• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Upgrade de B450 para B550 ou ir logo para AM5 ?

Frango Jones

know-it-all Member
Registrado
Olá pessoal !

Venho aqui compartilhar uma dúvida que pode ser até de outros usuários ....

Compensa sair de uma B450 para uma B550 só por conta do PCI-E 4.0 que sabemos que está mais dando resultado em SSDs de alta performance e que ainda sim são bem caros ou melhor aguardar os AM5 ?

Estou dizendo isso pois no nosso cenário atual, tudo está muito caro e olhando por exemplo pra B550 (especificamente a Asus TUF Gaming Plus) estamos falando de uma placa que hoje 14/10/21 está saindo pela "bagatela" de 1000.00 reais ... e posso estar errado, mas o fim da linha dela é nos Ryzen 5000 certo ?

Não que os Ryzen 5000 sejam ruin, muito pelo contrário... devem durar seus bons 5 anos ou mais em termos de jogos e produtividade, mas sabendo que uma B450M TUF Pro S tem praticamente o mesmo suporte à CPUs chegando até os Ryzen 5.000 e com um VRM bem decente, será que vale a pena as B550 ?

Aguardo comentários do pessoal aqui da comunidade.

Valeu !
 
se vc já tem a B450 óbvio que não vale a pena, não teria nenhum ganho em nada, Placa mãe é a ultima coisa que eu trocaria, só se tivesse mudando de plataforma.

A não ser que esteja montando uma máquina nova daí pode valer a pena a B550 pq a diferença de preço é pequena e como no meu caso que queria usar 2 SSDs NVME. Mas nem pretendo usar a porta 4.0 tão cedo. só decidi pegar ela pelos 2 SSDs mesmo.
 
se vc já tem a B450 óbvio que não vale a pena, não teria nenhum ganho em nada, Placa mãe é a ultima coisa que eu trocaria, só se tivesse mudando de plataforma.

A não ser que esteja montando uma máquina nova daí pode valer a pena a B550 pq a diferença de preço é pequena e como no meu caso que queria usar 2 SSDs NVME. Mas nem pretendo usar a porta 4.0 tão cedo. só decidi pegar ela pelos 2 SSDs mesmo.
Então mas a exemplo da Asus TUF Gaming Pro B450, ela possui suporte a 2 NVME só não vão ser ambos com suporte Gen 3 x4.. então nem seria por isso no seu caso a não ser que queira ter no mínimo 2 nvme trabalhando a gen 3 x4
 
jamais faria uma troca destas nesse momento, se quiser gastar dinheiro, espero os próximos lançamentos da AMD e já troque tudo.

a diferença entre os hardwares seriam baixos demais pelo nivel de investimento, a menos q sua mobo esteja apresentando falhas...
 
jamais faria uma troca destas nesse momento, se quiser gastar dinheiro, espero os próximos lançamentos da AMD e já troque tudo.

a diferença entre os hardwares seriam baixos demais pelo nivel de investimento, a menos q sua mobo esteja apresentando falhas...
É exatamente o que estou pensando ainda mais com o eminente lançamento dos novos ryzen.. Ainda que devam vir mais caros e até memória tenhamos que trocar acho melhor eu ficar quieto com meu R5 1600 que paguei um bom preço...
 
É exatamente o que estou pensando ainda mais com o eminente lançamento dos novos ryzen.. Ainda que devam vir mais caros e até memória tenhamos que trocar acho melhor eu ficar quieto com meu R5 1600 que paguei um bom preço...
vc considerou trocar mobo que não traz benefício nenhum. Pq não considerou mudar processador? que traria um ganho enorme. as B550 nem tem suporte oficial aos ryzem 1000. não entendi pq considerou essa possibilidade.
 
vc considerou trocar mobo que não traz benefício nenhum. Pq não considerou mudar processador? que traria um ganho enorme. as B550 nem tem suporte oficial aos ryzem 1000. não entendi pq considerou essa possibilidade.
Suporte a 2 nvme rodando em gen 3 x4. Trabalho com edição de vídeo 4k e o SSD pra cache me faz diferença.. CPU já tive até 3700x... vendi pra pegar 5800x mas subiu demais então resolvi ficar com o 1600AF por enquanto...
 
Perguntou respondendo:

"sair de uma B450 para uma B550 só por conta do PCI-E 4.0"
"sabendo que uma B450M TUF Pro S tem praticamente o mesmo suporte à CPUs chegando até os Ryzen 5.000 e com um VRM bem decente"

Se montar um PC do zero é claro que recomendo ir par uma B550. (Não recomendo X570 pelo preço, sendo B550 entrega praticamente o mesmo). Quem já tem uma B450/X470, principalmente se forem bons modelos, não tem necessidade nenhuma pensar nesse "upgrade".


Edit: Lembrando que a B550 tem 2 slots para nvme mas apenas o slot 1, que é controlado pela CPU, tem suporte a Pcie 4.0. O Slot 2 roda obrigatoriamente PCie 3.0.

Edit 2: No meu caso não poderia (poderia mas perderia desempenho) ter uma B450 porque tenho uma Radeon 6600XT que roda Pcie 4.0 X8. Se tivesse uma B450 essa placa rodaria Pcie 3.0 x8 (Nesse caso teria o desempenho reduzido por não ter o PCIe 4.0. Achei uma estratégia ruim da AMD lançar esse placa Pcie 4.0 8x pois meio que obriga você comprar essa placa apenas se vc já tem pelo menos o chipset B550).
 
Última edição:
É, Diego, mas acho interessante a troca da placa sim. O amigo iria ganhar em longevidade para o soquete AM4. Hoje o PCIE4 não faz muita diferença, mas com o tempo fará.

Além do PCIE 4.0 e dos dois slots NVME que são super importantes, o B550 tem mais potencial de overclock de memórias e mais lanes pcie.

Na hora de fazer upgrade para AM5 provavelmente vai ter que mudar tudo, de memórias RAM a fonte.

Acho que por enquanto é uma ótima opção.
 
Então mas a exemplo da Asus TUF Gaming Pro B450, ela possui suporte a 2 NVME só não vão ser ambos com suporte Gen 3 x4.. então nem seria por isso no seu caso a não ser que queira ter no mínimo 2 nvme trabalhando a gen 3 x4

Eu tenho essa situação de 2 NVME... Um esta em x4 entregando toda velocidade do NVME, o outro esta em X2 entrega 1500 de leitura e gravação +- e poderia entregar 2400 mb/s
Sinceramente eu duvido que eu vá sentir diferença que compense trocar para esse NVME ficar em X4

Eu recomendo é atualizar a BIOS, a Steel Legend B450 não funcionava bem 2 NVME, agora resolveram
 
Eu tenho essa situação de 2 NVME... Um esta em x4 entregando toda velocidade do NVME, o outro esta em X2 entrega 1500 de leitura e gravação +- e poderia entregar 2400 mb/s
Sinceramente eu duvido que eu vá sentir diferença que compense trocar para esse NVME ficar em X4

Eu recomendo é atualizar a BIOS, a Steel Legend B450 não funcionava bem 2 NVME, agora resolveram

Não é só isso. Com as duas lanes extras de PCIe você pode até usar o outro slot x16 com um adaptador e colocar outro NVME nele rodando em 4x.

O B550 também tem suporte a LAN mais rápida, outra coisa é o maior "espaço" para overclock.
 
Bem, eu particularmente, não faria essa troca para B550. Afinal são R$ 1.000,00 em um upgrade que não vejo ganhos que justifiquem nem perto esses R$ 1.000,00.

Como falado, essa plataforma vai mudar ano que vem... novo socket, ddr5, talvez até a implementação do Pcie 5.0...
 
Bem, eu particularmente, não faria essa troca para B550. Afinal são R$ 1.000,00 em um upgrade que não vejo ganhos que justifiquem nem perto esses R$ 1.000,00.

Isso desconsiderando que ele irá vender a B450...
 
Não é só isso. Com as duas lanes extras de PCIe você pode até usar o outro slot x16 com um adaptador e colocar outro NVME nele rodando em 4x.

O B550 também tem suporte a LAN mais rápida, outra coisa é o maior "espaço" para overclock.

Não vi vantagem em ter outro slot x16 a menos que a pessoa vá realmente fazer uso disso, slot pra ficar de enfeite não serve pra nada hehe
A minha Steel legend B450 tem PCIE x1 Gigabit LAN 10/100/1000 Mb/s
Outra vez digo qual a vantagem? que rede ou internet se tem que vá precisar mais que 1000 Mb/s
Raro alguém ter uma internet com velocidade maior que 250mega...
Overclock se a pessoa vai investir nisso pra tirar um pouco a mais ai vem gasto com cooler tambem
Ou seja, se quer rasgar dinheiro fique a vontade pois cada um faz o que quiser
A menos que se tenha uma necessidade especifica por exemplo tem 2 NVME e usa um software que vai fazer muito uso dessa velocidade extra
 
Perguntou respondendo:

"sair de uma B450 para uma B550 só por conta do PCI-E 4.0"
"sabendo que uma B450M TUF Pro S tem praticamente o mesmo suporte à CPUs chegando até os Ryzen 5.000 e com um VRM bem decente"

Se montar um PC do zero é claro que recomendo ir par uma B550. (Não recomendo X570 pelo preço, sendo B550 entrega praticamente o mesmo). Quem já tem uma B450/X470, principalmente se forem bons modelos, não tem necessidade nenhuma pensar nesse "upgrade".


Edit: Lembrando que a B550 tem 2 slots para nvme mas apenas o slot 1, que é controlado pela CPU, tem suporte a Pcie 4.0. O Slot 2 roda obrigatoriamente PCie 3.0.

Edit 2: No meu caso não poderia (poderia mas perderia desempenho) ter uma B450 porque tenho uma Radeon 6600XT que roda Pcie 4.0 X8. Se tivesse uma B450 essa placa rodaria Pcie 3.0 x8 (Nesse caso teria o desempenho reduzido por não ter o PCIe 4.0. Achei uma estratégia ruim da AMD lançar esse placa Pcie 4.0 8x pois meio que obriga você comprar essa placa apenas se vc já tem pelo menos o chipset B550).

Sim, por isso que estava pensando na B550 pois teria um "pouco" de folga se mais pra frente fosse colocar um SSD Gen4 mas não tenho necessidade disso tudo, pegaria a B550 principalmente pra poder usar os dois em Gen 3 x4, já está bom demais porém o preço de uma B550M Plus mesmo na china está salgado demais .. não acho que valha tudo isso (não desmerecendo a placa que é fantastica, mas tá tudo muito caro)... a B450M Pro S me chamou atenção por ter um preço legal e eu conseguir usar os dois NVME mesmo que o segundo rode a Gen 2 x4
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É, Diego, mas acho interessante a troca da placa sim. O amigo iria ganhar em longevidade para o soquete AM4. Hoje o PCIE4 não faz muita diferença, mas com o tempo fará.

Além do PCIE 4.0 e dos dois slots NVME que são super importantes, o B550 tem mais potencial de overclock de memórias e mais lanes pcie.

Na hora de fazer upgrade para AM5 provavelmente vai ter que mudar tudo, de memórias RAM a fonte.

Acho que por enquanto é uma ótima opção.
Sim , era neste sentido que estava pensando na B550M porém como disse ao outro amigo, a diferença entre as duas ASUS lá fora era coisa de 300 reais ... num produto que custa 800 estava dando quase 30% a mais na B550M sem falar que apesar de muitos locais mostrarem ela rodando com CPUS "gen 1" como o 1600AF que na verdade é um Gen 1+", seria um risco já que CPU por hora não devo trocar dados os preços exorbitantes mesmo na China.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tenho essa situação de 2 NVME... Um esta em x4 entregando toda velocidade do NVME, o outro esta em X2 entrega 1500 de leitura e gravação +- e poderia entregar 2400 mb/s
Sinceramente eu duvido que eu vá sentir diferença que compense trocar para esse NVME ficar em X4

Eu recomendo é atualizar a BIOS, a Steel Legend B450 não funcionava bem 2 NVME, agora resolveram
Aqui na Steel eu poderia usar o adaptador que tenho aqui , mas acabei nem testando ... meu NVME queimou faz um tempinho e estou esperando o outro chegar. De toda forma fiquei interessa no VRM DRMOS da B450M Pro S que é superior ao da Steel e mesmo não sendo relevante pra um R5 1600AF que vai rodar bem em qualquer uma das duas, estou preferindo vender a Steel e agora pegar a B450M da Asus só por esta questão dos NVMEs nativos ainda que o segundo rodando a Gen2 x4
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não é só isso. Com as duas lanes extras de PCIe você pode até usar o outro slot x16 com um adaptador e colocar outro NVME nele rodando em 4x.

O B550 também tem suporte a LAN mais rápida, outra coisa é o maior "espaço" para overclock.
Essa B450M Pro S que estou vendo usa o mesmo chipset de Lan, aquele 2.5G... acho que é praticamente a mesma mobo que a B550M Plus mas com o chipset B450...
Sobre a capacidade de overclock, realmente não sei dizer se os B550 são melhores até pq a capacidade de subir memo e cpu acha que advem do CPU e a capacidade de manter eles bem alimentados do VRM não é isso ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bem, eu particularmente, não faria essa troca para B550. Afinal são R$Justa,e 1.000,00 em um upgrade que não vejo ganhos que justifiquem nem perto esses R$ 1.000,00.

Como falado, essa plataforma vai mudar ano que vem... novo socket, ddr5, talvez até a implementação do Pcie 5.0...
Justame
Isso desconsiderando que ele irá vender a B450...
Por isso que pensei bem e se for fazer a troca pra não gastar nada será da Steel para Pro S da Asus e mais nada por enquanto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não vi vantagem em ter outro slot x16 a menos que a pessoa vá realmente fazer uso disso, slot pra ficar de enfeite não serve pra nada hehe
A minha Steel legend B450 tem PCIE x1 Gigabit LAN 10/100/1000 Mb/s
Outra vez digo qual a vantagem? que rede ou internet se tem que vá precisar mais que 1000 Mb/s
Raro alguém ter uma internet com velocidade maior que 250mega...
Overclock se a pessoa vai investir nisso pra tirar um pouco a mais ai vem gasto com cooler tambem
Ou seja, se quer rasgar dinheiro fique a vontade pois cada um faz o que quiser
A menos que se tenha uma necessidade especifica por exemplo tem 2 NVME e usa um software que vai fazer muito uso dessa velocidade extra
Sim sim, concordo
Por isso comentei ai em cima que se eu for trocar por hora pra não gastar nada e ter uma placa um pouco melhor em termos de VRM será saindo da Steel para a Pro S da Asus...
 
Última edição:
Se eu fosse você aguardaria a chegada das novas gerações, eu já estou juntando grana para um novo Ryzen 9, aliado as novas DDR 5 vai dar um salto gigante de desempenho, se eu fosse você faria o mesmo...
 
Se eu fosse você aguardaria a chegada das novas gerações, eu já estou juntando grana para um novo Ryzen 9, aliado as novas DDR 5 vai dar um salto gigante de desempenho, se eu fosse você faria o mesmo...
Sim.. acho que não compensa mexer no setup por hora, a diferença entre as placas não é tão grande.. no caso da nova geração, guarde bastante pois um KIT de R9 com DDR5 e uma possível B650 / X670 deve vir bem caro além de ser uma plataforma nova (tem isso tbm).
 
Sim.. acho que não compensa mexer no setup por hora, a diferença entre as placas não é tão grande.. no caso da nova geração, guarde bastante pois um KIT de R9 com DDR5 e uma possível B650 / X670 deve vir bem caro além de ser uma plataforma nova (tem isso tbm).

Ciente..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo