Usina de Belo Monte

Quando vocês falam que não há problema ambiental ou que não devemos nos preocupar espero que vocês tenham muita certeza porque caso estejam errado vocês serão responsáveis por acabar com a humanidade...

Acho que a maioria dos cientistas defendem o aquecimento global...

o principal fator que vejo é a realação CO2 e temperatura, só procurar no google que aparecerá tanto contras ou a favor dessa comparação, no começo não se vê relação mais depois a relação se torna intima... conhecidência? se olhar pro potencial humano e o quanto ele já destruiu, confiar na maioria dos cientitas e olhar para os dados, eu sou a favor de que existe efeito estufa....

agora um problema, não adianta o Brasil parar de poluir se China e Eua continuarem...
 
Quando vocês falam que não há problema ambiental ou que não devemos nos preocupar espero que vocês tenham muita certeza porque caso estejam errado vocês serão responsáveis por acabar com a humanidade...

Acho que a maioria dos cientistas defendem o aquecimento global...

o principal fator que vejo é a realação CO2 e temperatura, só procurar no google que aparecerá tanto contras ou a favor dessa comparação, no começo não se vê relação mais depois a relação se torna intima... conhecidência? se olhar pro potencial humano e o quanto ele já destruiu, confiar na maioria dos cientitas e olhar para os dados, eu sou a favor de que existe efeito estufa....

agora um problema, não adianta o Brasil parar de poluir se China e Eua continuarem...

É pensando nisso que nossa matriz energética é 85% renovável ;)


Brasil é exemplo em tudo para o mundo. Exceto quanto a educação. O vídeo de Belo Monte manipulando as pessoas é um exemplo disso. :poker:
 
+ um video



Novamente volto a bater na mesma tecla:

Crescimento econômico não é sinônimo de desenvolvimento

Fomentar a economia como um todo, para tentarmos alcançar o modelo de países de primeito mundo, que diga-se de passagem já entrou em um processo de colápso, ouu, reduzir a aceleração e buscarmos por alternativas 100% socioambiental sustentável?

Uma coisa é certa. O homem será expulso do planeta. Mas isso era para ocorrer em eras geológicas de milhões de anos. Estamos criando um ambiente favorável para o colápso ambiental ainda este século.

E o que isso significa? O primeiro efeito será a falta de água generalizada, reduzindo a capacidade de produção de alimento, que irá gerar um colápso geral na economia. Pelo menos 99% da população sofrerá as consequencias de um mundo semelhante a ficção pós-apocalíptca. Aliás, não precisa nem olhar ficção. Veja imagens do Iraque, África, etc... Aquilo irá ocorrer em todo o mundo, simplesmente por falta da sustentabilidade ambiental.

Países de primeiro mundo já não tem mais água potável suficiente para consumo próprio!

Cada 1kg de carne de boi precisa alguns milhares de litros de água, por exemplo. Por isso eles importam tanto produtos básico dos países em desenvolvimento, em troca da exportação de tecnologia. E na hora que os ciclos ambientais, incluindo o da água, não conseguir mais sustentar 7 bilhões de pessoas consumindo carros zeros e ipads?


A discussão é sobre construir ou não Belo Monte.
Ela será muito favorável para a economia, disso eu não discordo. Mas terá sua contribuíção contra o meio ambiente. E não se resumi apenas as arvorezinhas que serão afogadas.
E sim a possibilidade de surgir novas siderúgicas e mineradoras, pra mandarem aços pra China, pra nós importarmos produtos feitos de aço.
Ou vcs acreditam que o maior consumidor de energia são as pessoas, q terão acesso à inclusão digital, informação etc e tal.

Vc sabe que a maioria das águas dos rios vão parar no oceano né?
Então diz ai, é melhor a água dos rios indo parar no capim e no gado pra produzir leite e carne ou ir diretamente pro oceano? :poker:
 
Vc sabe que a maioria das águas dos rios vão parar no oceano né?
Então diz ai, é melhor a água dos rios indo parar no capim e no gado pra produzir leite e carne ou ir diretamente pro oceano? :poker:

Toda a água vai para o oceano.

As arvorezinhas permitem os ciclos e as parada q não manjo, para que tenha chuva e etc e tal no continente. A expansão agropecuária tá matando a floresta.
É só olhar no google earth. A terra na região do equador já é quase que toda deserto, exceto aqui.
 
O que a gente tem que se preocupar é com Blairo Maggy! Ele disse que, por ele, transformaria a Amazonia em soja. :yuno::yuno: . E ele já está fazendo. Podem ver aí a expansão das plantações. Volta e meia vc vê na TV clarões no meio da floresta.
Belo Monte é uma "nesguinha" de impacto ambiental para o bem que irá gerar ao país. Sou a favor tanto de Belo MOnte quanto de Jiraú e, ainda por cima, das usinas nucleares que, se tudo der certo, serão implantadas na Bahia-Pernambuco.

A diversificação da matriz energética é altamente necessária. Daqui a uns anos a 2ª matriz energética do país será bagaço de cana. Já está coladinha nas hidrelétricas. Diversificar é a palavra chave.
Estamos vendo o Japão entrar em recessão por não ter p0rra nenhuma pra produzir energia a não ser pela via nuclear.

Uma boa notícia para os temerosos do fim da agua. Foi descoberto no ano passado (se nao me engano) um manancial ,na Amazonia, que pode alimentar a populaçao mundial por quase 400 anos.:fovhappy::fovhappy: . Aí é que entram os "ambientalistas" mundiais. Vcs acham que já não existem governos que estão de olho nessa fortuna?
Isso é apenas uma das razoes para a "preservaçao" da floresta.
 
Tem esse cara Daniel Fraga, apesar de o extremismo de direita dele me incomodar as vezes, ele até que fala umas coisas legais =)

[video=youtube;OJuxqXBPLPI]http://www.youtube.com/watch?v=OJuxqXBPLPI[/video]

Em relação a questão ambiental, acho que tinha q se pesquisar mais, pois se for pequenos os estragos, ambientalmente falando está "aceitável" em termos, pois eu mesmo acho que deveriamos investir em outras formas de energia, porém fazer o quê =b

Mas achei bem interessante essas questões que ele abordou, é de se pensar =)

Olha achei um video do TED, com o Jared Diamond, muitoo bom:

http://www.ted.com/talks/lang/en/jared_diamond_on_why_societies_collapse.html

Peço para vocês, assistam com a mente aberta, acho que o maior problema de se discutir em fóruns é que a pessoa já tem uma ideia pré aceita e talvez por questão de ego, mesmo sabendo que está errado, não admite e nem sequer discute a ideia da outra pessoa rejeitando-a usando argumentos ad hominem e qlqr outra falácia ou tentativa de desqualificar a opinião do outro. Mas de qualquer forma, tentem assistir com a mente aberta =b
 
Última edição:
Sou a favor.
O impacto ambiental é minusculo e a demanda por energia é gigante. Simples assim. Não sei como o chapéu não ta servindo em muita gente.
 
Prefiro que destruam logo essa ***** e geral se fod* do que ficar preservando pra gringo vir e botar a mao.

O que o aristeu falou e verdade, acho engracado artista global vir dar licao de moral ou tentar dar exemplo sobre consumo consciente, sendo que a atividade deles e uma das que mais consome recursos naturais (horas no salao com secador de cabelo ligado, cenarios gigantes que consomem muita luz etc). O proprio exemplo dado nas novelas, aquelas casas imensas e decoradas de tudo qto e jeito, suntuosidade, desperdicio de material, estilo de vida extremamente dispendioso e tudo mais.

Tem varios artigos sobre amazonia na internet e principalmente sobre uso de recursos naturais e seu esgotamento. Diz por ex que EUA E EUROPA SOMENTE TEM 4% DE FLORESTAS ORIGINAIS PRESERVADAS, ai vem um bando de gringo otario pra nos dizer o que n devemos fazer.

Amaznia: esto de olho nela!

So sei que deve ter diversos "planinhos" e tudo armado ja pra pegar isso aqui. Ja falei, Br tinha mesmo era que desenvolver um programa nuclear gigante pra botar terror nos americanos e europeus.
 
[#Vergonha_Alheia] Movimento Gota D'Água

Se não bastasse a influência de empresas externas para evitar o Desenvolvimento pleno no Brasil, financiaram essa propaganda rídicula, com argumentos esdruxulos e a fazer dos actores de ignorantes, devido as besteiras sem pé nem cabeça, publicam uma propaganda que é apenas uma cópia descarada de uma propaganda veiculada nos EUA a incentivar a população a votar, dirigida por Steve Spielberg.

Mas olha a diferença: um tenta evitar que se leve electricidade a todos no Norte do país, tal como podem ter no Sul e Sudeste, e o outro a votar, para poder garantir um sistema justo a todos, uma vez que o voto não é obrigatório.

Para um efeito de comparação simples, à parte da desinformação veiculada no vídeo (que deveriam ser processados por mentir a população), imaginem um Brasil sem Itaipú ou Furnas? Bom, esses actores, que moram todos no Sul e Sudeste, não viveriam sem, mas se a população, que está no Norte, viver, não tem problema, pois não é problema deles.

Energia Eólica ainda não é viável economicamente em larga escala, e solar muito menos. Se a Usina custará 24 mil milhões de reais para ficar pronta, para Eólica, aumente esse valor x5, e solar x20, além de que seria necessário alterar e desmatar uma area muito maior do que a que vai ser ocupado pela Hidroelectrica.

Quando se falava em construir dezenas de Usinas Nucleares, reclamaram feito malucos, a exclamar a potencialidade existente na captação de energia através de hidroeléctricas, e agora, reclamam, pois hidroelectrica já não presta, pois sei lá porque, pois os motivos no vídeo são apenas mentiras baratas, para criar polêmica...

Quem dera Portugal pudesse recorrer a esse tipo de energia...

Ficam aqui os vídeos:

Brasil:



EUA:



Se for old, desculpa pelo repost, mas é algo do vosso interesse, e que deve ser repetido tantas vezes quanto seja necessário, para contrapor o ataque vergonhoso de ONG's e Empresas que visam lucrar com um Brasil eternamente Não-Desenvolvido.
 
Sobre a úsina não pesquisei o suficiente para decidir, mas como amante da tecnologia e desenvolvimento do país tendo a apoiar o projeto.

Sobre os atores: Tendêncioso de mais, eles são profissionais da área? P0rra nenhuma.
 
Tem esse cara Daniel Fraga, apesar de o extremismo de direita dele me incomodar as vezes, ele até que fala umas coisas legais =)

[video=youtube;OJuxqXBPLPI]http://www.youtube.com/watch?v=OJuxqXBPLPI[/video]

Em relação a questão ambiental, acho que tinha q se pesquisar mais, pois se for pequenos os estragos, ambientalmente falando está "aceitável" em termos, pois eu mesmo acho que deveriamos investir em outras formas de energia, porém fazer o quê =b

Mas achei bem interessante essas questões que ele abordou, é de se pensar =)

Olha achei um video do TED, com o Jared Diamond, muitoo bom:

Jared Diamond on why societies collapse | Video on TED.com

Peço para vocês, assistam com a mente aberta, acho que o maior problema de se discutir em fóruns é que a pessoa já tem uma ideia pré aceita e talvez por questão de ego, mesmo sabendo que está errado, não admite e nem sequer discute a ideia da outra pessoa rejeitando-a usando argumentos ad hominem e qlqr outra falácia ou tentativa de desqualificar a opinião do outro. Mas de qualquer forma, tentem assistir com a mente aberta =b

bom video

Ja postei essa entrevista aqui.

aqui
Revista Época - Belo Monte, nosso dinheiro e o bigode do Sarney - notícias em Sociedade
 
Foi postado no outro tópico...

 
tem q fazer mesmo, depois aumenta preço de energia, fica inviavel produzir as coisas aqui e neguinho vai reclamar
isso é tudo coisa de ong internacional q não quer q o brasil vai pra frente!
palhaçada essas coisas...
uma coisa é desmatar grandes areas da amazonia pra fazer pasto(isso dá pra fazer em outros lugares sem desmatar), outra é desmatar uma area relativamente pequena pra fazer energia, pra desenvolver a economia do país
vai alagar a floresta, claro q vai, mas o brasil tem tanta area disponivel, planta em outro logar porra!
******* viu, estou me graduando em engenharia agronomica e nego q não sabe de nada, que mora em metropole, q nunca plantou uma arvore sequer e falando de questão ambiental, querendo dar liçãozinha de moral me irrita!
pqp!
 
Quando eu vejo um monte de ator global fazendo esse papel ridículo de manipulação, ou meia dúzia de estudantes de ***** querendo fuder com a USP, ou quando eu vejo o Congresso e o Senado discutindo assuntos idiotas e não fazendo nada de útil, ou quando eu vejo um país onde seus direitos são comprados (saúde, educação, segurança, só tendo grana mesmo, ou nem assim) eu fico pensando: Isso que é democracia? Poder fazer qualquer ***** sem consequência nenhuma?

Militares voltem por favor.
Alguém conhece uma pessoa que tinha um vida normal reclamar da Ditadura?
Nunca vi meu pai falar mal da ditadura, mas o que ele odeia esses governos atuais é uma grandeza. Principalmente porque ele é aposentado e recebe 1% de aumento por ano enquanto a inflação la em cima.
 
sinto muito ecobois, gosto mesmo de gastar, consumir e usar papel higienico. É inevitavel q cedo ou tarde, este planeta nao dê conta mesmo de nos acomodar, mas nao é por isso q eu vou viver igual a um hippie q nao limpa a bunda ou da descarga na privda... Este planeta aguenta qq rojao muito mais do q a nossa pobre especie, muito mais sensato concentrar esforços pra desenvolvimento cientifico tendo como objetivo colonizaçao extra planetaria.
 
Quando eu vejo um monte de ator global fazendo esse papel ridículo de manipulação, ou meia dúzia de estudantes de ***** querendo fuder com a USP, ou quando eu vejo o Congresso e o Senado discutindo assuntos idiotas e não fazendo nada de útil, ou quando eu vejo um país onde seus direitos são comprados (saúde, educação, segurança, só tendo grana mesmo, ou nem assim) eu fico pensando: Isso que é democracia? Poder fazer qualquer ***** sem consequência nenhuma?

Militares voltem por favor.
Alguém conhece uma pessoa que tinha um vida normal reclamar da Ditadura?
Nunca vi meu pai falar mal da ditadura, mas o que ele odeia esses governos atuais é uma grandeza. Principalmente porque ele é aposentado e recebe 1% de aumento por ano enquanto a inflação la em cima.

pior q é verdade, meu pai sempre fala q na época as coisas funcionavam
se bem q se não me engano os caras fuderam com a economia nacional, alguem me corrija se eu estiver errado:hmm:
 
pior q é verdade, meu pai sempre fala q na época as coisas funcionavam
se bem q se não me engano os caras fuderam com a economia nacional, alguem me corrija se eu estiver errado:hmm:

Sim, mas lá era ditadura, eles faziam o que queriam e como queriam. Hoje é "democracia", batemos de novo record de arrecadação e não temos 1 centavo de benefício de volta.
Por que esses atores analfabetos não falam sobre a Copa do Mundo no Brasil, isso para mim que é a Gota d'água. Estamos(sim estamos o dinheiro é nosso) gastando dinheiro demais. Até o Heick Batista(sei la o nome dele) ganhou dinheiro para reformar um hotel de luxo(tadinho ele é pobre) e até hoje não foram construído nenhum aeroporto novo, nenhum metrô, nenhuma estrada, nenhum campo de futebol, nada nada, vai ser o maior EPIC FAIL de todos os tempos para os brasileiros... os gringos só vão vir mesmo por causa da prostituição isso é fato.

Sobre a usina: Criticar é fácil, me dê uma solução MELHOR.
Sobre o problema ambiental: Qualquer coisa que o homem faz prejudica o ambiente, uma usina prejudica tanto quanto uma frota de carro.
 
Fora o desmatamente, o problema com a populaçao, o volume do rio varia muito, acho meio inviavel, duvido que vão construir uma usina ali
 
Pessoal tá manjando legal :seferrou:

Mas falando sério. Solução melhor que hidrelétrica, infelizmente não temos. E esse é o grande problema, era para se estar buscando as soluções para a causa, e não apenas remediando e adiando um pouco o colápso ambiental.

A quantidade de pessoas que há no mundo hoje, com o nível de consumo que elas têm, vai dar em m&rda nas próximas décadas, provavelmente antes de 2040. Tudo aumentou exponencialmente.
 
Acho engraçado como pegam algumas pra cristo e esquecem de todo o resto, isso só já mostra como a propaganda é tendenciosa. Há projetos e licitações de 5 barragens nos rios Tapajós e Teles Pires que vão inundar uma área maior que Belo Monte, alguém ouviu falar? Será que esses atores sabem a respeito? Garanto que não. Aqui no Sul, no Rio Pelotas, a usina de Barra Grande foi um dos maiores crimes ambientais que o RS e SC já presenciaram, com fraudes e maracutaias nos estudos e laudos ambientais. Uma barreira de 180m sobre o rio que inundou uma dar últimas áreas remanescente de mata de araucárias do sul que estava bem preservada. Hoje querem fazem uma barragem acima desta chamada Pai Querê, que foi trancada várias vezes por órgãos ambientais, mas que por pressão dos governos caminha para sua aprovação, que gerará apenas 290Mw ao custo da inundação do restante de florestas de araucárias que sobraram a inundação de Barra Grande. Nínguem fala nada. E o desmatamento da Amazônia, muito dos quais nos mega latifundios de estrangeiros? Cadê os atores? Cadê as ONGs? O buraco é bem mais em baixo, ou vale pra tudo ou pra nada, ou protesta contra tudo que está errado ou fica quieto. Pegar um único caso, que é bem discutível, e tratar dessa maneira como está aí é extrapolar as barreiras da tendenciosidade e ir contra a inteligência do cidadão. Na minha opinião o maior problema de Belo Monte não é e nunca foi o ambiental (que existem outros bem piores aí), mas sim o que vai ser desviado de verbas (ordem de dezenas de bilhões).
 
Última edição:
Eu pelo menos acredito que deveriam investir pesado em energia nuclear. Se um dia tivermos reatores de fusão, totalmente controláveis e seguros etc, a energia seria tão abundante, que poderíamos produzir Hidrogênio para veículos, eliminando problemas de poluição de carros elétricos alimentados por bateria. Inclusive, com energia sobrando, podemos aplicá-la em processos para reabsorver o carbono que foi adicionado na atm.
O universo já nos fez o favor de acumular energia ao formar os átomos. Quebrá-los, ou melhor ainda, fundi-los, ao meu ver é a forma de geração de energia que melhor irá se sustentar no longuíssimo prazo. A energia que pode ser liberada ao converter hidrogênios em hélios, não vai esgotar esses átomos antes de alguns milênios.

Concordo. Nuke é o futuro.

Travamos o crescimento econômico. Mas essa é a grande questão. O modelo econômico está errado.
(...)
Novamente, o problema é do modelo econômico que pressupoem a possibilidade de crescimento infinito, onde o meio não é considerado.

Mas é o único que considera crescimento populacional infinito. Até agora, ao menos, a tendência, no crescimento populacional, tem sido essa.
Agora...vai convencer 7 bilhões de gentes a "procriar com moderação" (ou "procriar proceduralmente", LOL).
Por outro lado, um modelo econômico como o descrito no vídeo, demandaria exatamente isso: "procriação moderada".

As poucas propostas que surgem, inclusive esta de ir contra esse desmatamento em Belo Monte, está atacando os sintomas do problema. Deveríamos estar atacando as causas, e ele resume-se a unir as duas pontas do modelo econômico atual, a extração com o jogar fora. Com modelos energéticos sustentáveis.

Em resumo, ainda não existem soluções energéticas que reúnam a sustentabilidade necessária para suportar o modelo econômico atual, sem que causem impactos. Tentar implantar aquela que causa o menor impacto faz com que apenas adiemos em alguns anos o colapso ambiental.

Quando penso em sustentabilidade, a primeira coisa que lembro é $ (economia). Em segundo lugar, o meio ambiente. Nessa ordem. Por que?
Pq o primeiro viabiliza o projeto. Não adianta se ter uma idéia revolucionária: sem $, ela não sai do papel.
Idéia sustentável -> idéia que se sustenta economicamente. Projeto sustentável -> projeto que se sustenta economicamente.
O segundo é a fonte e o destino de tudo o que utilizamos, como vc citou. Unir as 2 pontas é igual a minimizar/reduzir o desperdício. Reduzir o desperdício gera aquela primeira coisa q pensei (economia), portanto, $.

Caramba negada, praq tanta raiva? não vejo o pq de construir essa usina, pq não investimos em pesquisas para ter energia limpa? qrem a resposta? R: Muita gente ia perder MUITO dinheiro, só por causa disso que não usamos energia limpa, não estou falando de usina nuclear, pois os estragos que podem causar são MUITOS, mas sim energia renovável.

Quer ser radical, tudo bem, então vamos lá: energia limpa? Já fizeram estudos, ainda que duvidosos, sobre a emissão de metano da hidrelétrica, certo? Posso dizer que, tanto termoelétricas quanto hidrelétricas não são limpas, então. Posso dizer que eólicas também não são limpas, pois imagina o montante de recursos naturais necessários p/ um parque eólico; fora a manutenção. Falando em manutenção, dá p/ resumir todo o resto: energia renovável, assim como energia limpa, tb não existe (hein?). Pois é, manolo. Ou vai me dizer que não vai 1mL de óleo/graxa p/ fazer funcionar qq tipo de usina? Que é tudo na base do grafite? :coolface:
Energia limpa, então, é aquela com emissão zero? Poluição visual também zero? Não existe.
Energia renovável, radicalmente falando, seria aquela que demanda zero de recursos p/ ser mantida. Também não existe.
Se é pra ser radical, faça corretamente.:yuno:

A demanda energética precisa ser suprida, o Brasil mudou. Acho que a solução com menos impacto é a usina de Belo Monte.

Concordo. Seria até melhor sem o "acho". Não é nem questão de "menos impacto" ou "mais impacto". Tem que construir e pronto. E é melhor que seja bem-feito, já desde o começo.
Senão, daqui a pouco, isso aqui vira uma China. Já viram como tá a situação energética por lá? Nego tá matando cachorro no susto! O que aparecer, praquele povo, tá valendo! Se precisar construir mais 15 nucleares, eles vão e constroem; se precisarem de 20 termoelétricas, vão construir! Pq não tem pra onde correr! É isso ou ficar no escuro!
A matriz energética dos caras parece uma colcha de retalhos: não tem como dizer "ah, agora temos superávit de geração, temos distribuição de qualidade, vamos detonar uma ou outra termoelétrica".

A geraçã da região norte atualmente é feita po Diesel. Sabe quem paga a conta? Nós. Chama-se Conta de Consumo de Combustíveis, é uma parcela da sua tarifa e energia. É caríssimo para o país fornecer energia para aquela região, sem contar que é uma fonte nada alternativa. Agora o país quer levar energia para aquela região, interligá-la com o resto do Brasil, e somos contra e nem sabemos direito o porquê, somos contra por causa de um comercial.

Me inclua fora dessa.:haha:
 
Tem esse cara Daniel Fraga, apesar de o extremismo de direita dele me incomodar as vezes, ele até que fala umas coisas legais =)

[video=youtube;OJuxqXBPLPI]http://www.youtube.com/watch?v=OJuxqXBPLPI[/video]

Em relação a questão ambiental, acho que tinha q se pesquisar mais, pois se for pequenos os estragos, ambientalmente falando está "aceitável" em termos, pois eu mesmo acho que deveriamos investir em outras formas de energia, porém fazer o quê =b

Mas achei bem interessante essas questões que ele abordou, é de se pensar =)

Olha achei um video do TED, com o Jared Diamond, muitoo bom:

Jared Diamond on why societies collapse | Video on TED.com

Peço para vocês, assistam com a mente aberta, acho que o maior problema de se discutir em fóruns é que a pessoa já tem uma ideia pré aceita e talvez por questão de ego, mesmo sabendo que está errado, não admite e nem sequer discute a ideia da outra pessoa rejeitando-a usando argumentos ad hominem e qlqr outra falácia ou tentativa de desqualificar a opinião do outro. Mas de qualquer forma, tentem assistir com a mente aberta =b

off-topic:
ele não tem nadinha de nada de extrema direita... até porque apóia o liberalismo, é contra totalitarismos... e é a favor do estado mínimo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo