• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Utilidade de Placas de Vídeo

Fenris

Que fofo =)
Como se dá o funcionamento das placas de vídeo...
Tipo, pra que serve exatamente? me disseram que é só pra Colocar na tela o que acontece no jogo... Só pra colocar em imagem os calculos feitos pelo CPU, como a trajetoria da bala, ou quanto de dano ela fez e etc..

é isso mesmo?!?!

[]s, Valeu

DaRkReN

Usuário Registrado
Pensar na pergunta antes de falar ia ser rox..

mas tipow... ela faz os cauculos tridimencionais dos jogos assim o processador naum precissa trrabalhar tanto pois dexa de fazer algumas funções e pode c preucupar mais com outras como o AI, e tamem já que a placa de video soh fais os caulculos de imagem ela pode fazer melhor que o processador, tipow assim ela tem filtros e umonte de balangandam q nem vo explica.. mais ah moral eh o seguinte.. a placa de video melhora o desempenho e a imagem por que dexa de fazer com o processador c preucupe com isso..

e como assim aparece na tela ? Na maioria dos jogos de hj (tirando quake 1 que eu jogo ainda de qnd em qnd :D ) tem já nos menus a opção de OpenGL, Dirct3d, 3dfX, 3dMetal e etc.. em alguns casos tipow GTA3 o jogo soh usa um desses negocios tipow no caso do GTA3 eh o Direct3d (D3d)...

Poutz cara eh mt rolo falar tudo que a placa de video fais pq eh mt coisa... isso influencia até no windows... principalmente em programas graficos tipow corel e até mesmo no proprio windowsXP e Win2k q tem varios efeitos graficos nos menus...

Fenris

Que fofo =)
Originally posted by DaRkReN
Pensar na pergunta antes de falar ia ser rox..

Por quê? Seu feio!

Tah, saquei.

Tipo, OpenGL, Direct3D, e 3DMetal (acho que eh isso, neh?) são exatamente o que? Me definiram com sendo "bibliotecas de tecnologias de renderização"... Eh isso mesmo?!

[]s, Valeu

OldMan

Congelado
quase.. são especificações de tecnologias de renderização.. podem ser implementados na forma de bibliotecas ou de hardware.

Fenris

Que fofo =)
Originally posted by OldMan
quase.. são especificações de tecnologias de renderização.. podem ser implementados na forma de bibliotecas ou de hardware.

Explica melhor como elas funcionam, please! :D

Mas eu sei q o uso da tecnologia errada causa uma perda de performance notável... coloquei meu cs em D3D e ele abaixou em 20 o fps e ficou com lag no mouse... :p

[]s

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
cara, eh mto grande a explicação da utilidade de uam palaca de vídeo, bem simples msmo: eh ela que recebe o comando pra por na tela tudo que tu tah vendo... tipo qndo vc vai jogar e tal o que possibilita akela perfeição na imagem eh a placa de vídeo... ela que lança a imagem até seu monitor "projetando" os milhos de pontinhos que tem na sua tela.... e por aí vai..... ela presta pra vc poder usar programas de renderização de imagem entre outros.. serve pra vc poder mexer em aplicativos de vídeo..... eh por esse caminho.....
e OpenGL e Direct3d são modos diferentes para a renderização das imagens que serão enviadas à sua tela do computador.... eh mais ou menos isso.... tipo, eh que vc aprende sobre cada componente com o tempo, não eh tao simples assim.... eu tenho computador desde os 8 anos de idade (agora tenho 14) ou seja, durante esses 6 anos eu fui vendo e aprendendo pra que servia cada coisa e tal.... mas isso era mto lento e mto simples, só dps que eu entrei pra essa comunidade do fórum que eu aprendi realemtne A FUNDO sobre cada componente do computador.... mas napo eh tudo de uma vez só.... eu LI mto antes de começar a postar!!!! pega as primeiras paginas ae e durante uns 6 meses tu vai lendo..... eu me reguistrei em julho..... desde de março que eu lia o fórum!!! eu catei de umas 50 paginas a tras e comecei a fuçar.... aí qndo começaram a surgir as inumeras duvidas eu comecei a postar uam por uma e tal, e tmb encandeando uma na outra, até no msmo topic msmo..... eh mto complicado querer aprender tudo de uma vez só..... relaxa ae e pergunta mais EXATAMENTE.... sako? ;) :) começa pelo mais fácil e dps vc vai se aprimorando!!! e olha que até hj eu nao sei uam porrada de coisa ae qe nego fala..... coisa sobre PIPELINES do processador e tal e uns baguio sobre processador..... hj a unica parada que falta ainda eu começar a pesquisar a fundo msmo eh sobre os processadores..... e qndo vc acha que jah tah sabendo tudo no assunto surgem milhares de coisas a mais que vc nao faz nem idéia do que seja!!!! então fica frio!!!!!!!
FALOWSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!

p.s. nossa me empolguei nesse post! heuehuehuehue :D:);)

Demetrius

New Member
cara, eh mto grande a explicação da utilidade de uam palaca de vídeo, bem simples msmo: eh ela que recebe o comando pra por na tela tudo que tu tah vendo... tipo qndo vc vai jogar e tal o que possibilita akela perfeição na imagem eh a placa de vídeo... ela que lança a imagem até seu monitor "projetando" os milhos de pontinhos que tem na sua tela.... e por aí vai..... ela presta pra vc poder usar programas de renderização de imagem entre outros.. serve pra vc poder mexer em aplicativos de vídeo..... eh por esse caminho.....
e OpenGL e Direct3d são modos diferentes para a renderização das imagens que serão enviadas à sua tela do computador.... eh mais ou menos isso.... tipo, eh que vc aprende sobre cada componente com o tempo, não eh tao simples assim.... eu tenho computador desde os 8 anos de idade (agora tenho 14) ou seja, durante esses 6 anos eu fui vendo e aprendendo pra que servia cada coisa e tal.... mas isso era mto lento e mto simples, só dps que eu entrei pra essa comunidade do fórum que eu aprendi realemtne A FUNDO sobre cada componente do computador.... mas napo eh tudo de uma vez só.... eu LI mto antes de começar a postar!!!! pega as primeiras paginas ae e durante uns 6 meses tu vai lendo..... eu me reguistrei em julho..... desde de março que eu lia o fórum!!! eu catei de umas 50 paginas a tras e comecei a fuçar.... aí qndo começaram a surgir as inumeras duvidas eu comecei a postar uam por uma e tal, e tmb encandeando uma na outra, até no msmo topic msmo..... eh mto complicado querer aprender tudo de uma vez só..... relaxa ae e pergunta mais EXATAMENTE.... sako? ;) :) começa pelo mais fácil e dps vc vai se aprimorando!!! e olha que até hj eu nao sei uam porrada de coisa ae qe nego fala..... coisa sobre PIPELINES do processador e tal e uns baguio sobre processador..... hj a unica parada que falta ainda eu começar a pesquisar a fundo msmo eh sobre os processadores..... e qndo vc acha que jah tah sabendo tudo no assunto surgem milhares de coisas a mais que vc nao faz nem idéia do que seja!!!! então fica frio!!!!!!!
FALOWSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!

p.s. nossa me empolguei nesse post! heuehuehuehue :D:);)
tenho pc desde os 8 anos, comprei em 96, lembro q recebi no dia da abertura das olimpiadas de atlanta, um pentium 100 com 32mb, 2giga de hd, placa mae asus, cdrom creative de 8x ou 16x nao me lembro, placa de som sound blaster e modem 14.4k e samsung de 15´polegadas, :cool: , na epoca eu nao tinha acesso a internet, soh fui ter em 97 pra 98, mas acho q devia ser bem potente, na epoca :), tinha uma plaquinha de video de 2 ou 4mb nao lembro mais e nem a marca lembro.

as placas de video de aceleracao grafica 3d existem, desde 96 com a voodoo, q pertencia a 3dfx, q faliu no inicio de 2001, mas anteriormente ja existia como as produtoras de placa de video 2d, a matrox e a ati, a primeira voodoo c nao me engano, soh fazia as texturas 3d, tendo q usar em conjunto uma placa 2d, para navegar, etc... com a voodoo2, a 3dfx integrou aceleracao 2d e 3d, entao dispensando o uso de uma placa em conjunto, para navegar, a voodoo2, foi a primeira grande revolucao no mercado de placas de video 3d, hj em dia temos 4 produtoras de placas de video caseira: ati com a serie radeon, nvidia com a serie ge force e tnt(bem antiga), matrox com a serie parhelia e matrox gxxx e sis com a serie xabre, e sis xxx , onde xxx sao numeros correspondentes a cada serie. As primeiras placas de video usavam o slot pci, sendo q esse tem uma largura mto estreita pra placas3d, entao as placas de video atualmente usam o slot Agp 8x ou 4x, q permite uma "velocidade" para passagem de dados do pc pra placa de video, maior q no caso da pci, tal slots, servem pra "espetar" a placa de video na placa mae, pci atualmente eh usado pra placa de som, modem, placa de rede, controladora scsi e etc, e agp SOMENTE pra placas de video 3d.
Vc tb v placa de Video 128mb, as placas de video atuais, trazem "on-board" nelas, memoria ddr, dedicada pra placa de video, ou seja nao compartilhada com a do sistema, serve pra armazenar as texturas 3d, q passa do pc pra placa de video atraves do agp, q armazena a textura na memoria da placa de video, e o processador da placa de video, vai "lendo" os dados, e jogando na sua tela, qto maior a memoria, maior a capacidade para armezenar as texturas. Antigamente, as placas de videos utilizavam a memoria do sistema, atualmente somente as placa de video "onboard" fazem isso, placas onboard sao as q vem integrada na placa mae, e compartilha a memoria do sistema pra armazenar a textura ex: tu tem 256mb de memoria total, atraves da bios vc pode escolher, qtos mb tu quer pra placa de video, ai tu escolhe 32mb, ai tu vai ficar 224 mb pro sistema, e 32mb pra armazenar as texturas, tem algumas placa onboard, q trazem consigo memoria integrada, mas sao raras, mas placa onboard, sao infinitamente inferiores, as offboard, q sao as espetadas no agp, e soh sao recomendadas c vc nao for fazer mto uso de jogos 3d, somente navegacao, word, windows, ou jogos antigos.

bom opengl e direct3d, sao tipo linguagem de programacao pra graficos, sao apis, direct3d eh da microsoft, soh roda em windows, e eh mais complicado, pra c programar nele e opengl foi lancado atraves de uma equipe da silicon graphics, usando como base o irisgl, e roda em windows e linux, ambos fazem basicamente a mesma coisa, jogar os dados 3d na placa de video, q ela c encarregue de processalos e joga-los na sua tela, sendo com ou sem filtro anisotropico ou anti-alias entre outros, tu pode ativar esses filtros em um tweak, pra melhorar a qualidade de imagem,sendo q tem placas como as geforce q parece q roda com mais desempenho o opengl q direct3d, por isso q tem jogos quando usam directd na geforce, pode ter alguma queda de fps, mas nada mto brusco, a queda de fps, nao chega nem a 10% de perda, deve ficar em 10 fps no maximo, mas a perda c da mais mesmo por uso de fre fre como anti alias e af do que necessariamente pelo uso da api: direct3d ou opengl
outra api, q foi baseado no opengl, foi o glide, q era fechado, pertecente a 3dfx, e tinha bastantes jogos baseado em glide, o q fazia na epoca, as placas da 3dfx rodarem melhor o jogo no q das nvidia, a placa pra rodar jogos em direct3d ou opengl, precisa ter suporte ao mesmo, ou seja suporte ao directx 9 ou 8 e opengl 1.3 ou 2.0, c a placa nao tiver suporte a aquela versao especifica de uma das api, nao vai conseguir rodar nenhum jogo baseada especificamente na api, por exemplo uma placa baseada no directx 8 e no opengl 1.3, for lancado um directx 9, e opengl 2.0 e um jogo baseado totalmente em um deles, o jogo nao roda.

anti-alias- tira os "jaggies" dos graficos, os jaggies sao aquelas escadinhas q aparecem nas armas, ou em pontos "retos" do mapa, como uma calçada, na camisa de jogadores e talz, vai de 1x a 4xs nas geforces, a parhelia suporta 16x, quanto maior o numero, mais vai tirar os serrilhados, mas tb perde mais na performace.

anisotropico filtro ou af- serve pra tirar uma embaçado q fica em mapas grandes, no chao, tipo um borrado, deixando a imagem mais nitida, varia de 1x a 8x, sendo q em tweak vai a 64x pras ge force, quanto mais alto, vai deixando a img mais nitida, tirando mais borrão, mas no caso das geforce o uso mto alto do af, da uma perda de performace bem grande.

nas ge force a melhor combinacao pra mim eh: antia alias em modo quincunx e af em 4x, e nas radeon pode c usar tudo no maximo, pois a perda de performace eh minima, na radeon af leva o nome de truform, c nao me engano o anti alias recebe outro nome especial, mas nao me recordo agora, mas truform e af eh mesma coisa, sendo q truform, usa uma tecnologia nova, para q haja perda de performace minima, quando ativado, mas o resultado eh o mesmo.

falou.

ultra7-ecq

Arqs & Urbs
..........Na maioria dos jogos de hj (tirando quake 1 que eu jogo ainda de qnd em qnd :D ) tem já nos menus a opção de OpenGL, Dirct3d, 3dfX, 3dMetal e etc.. ..........

Só uma colocação.... o quake original tem patches que fazem ele funcionar com openGL ou D3D. Mudam muito a cara do quake original.
Procura na net por glquake ou d3dquake. Pode baixar os dois pra testar, mas recomendo o glquake, muito melhor desenvolvido, sem bugs e infinitamente mais leve pra rodar.
falow.
[]'s

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
orra a explicação ali em cima foi otima!! clap! clap! clap! :)
mas ae, agora eu entendi o pq da sua personal message ali em baixo do nick eh JOGADOR DE QUAKE! heheehhe sabe até as modificações de quake 1 heheheh :D
falows!

DaRkReN

Usuário Registrado
cara eu sei q tem GLquake e D3dQuake eu tenho eles aki e tudo.. mais to dizendo que eles naum tem menu originalmente... e nem tem menu extra officialmente mesmo.. pq tens q botar os comandos pelo console e tudd =P

Mais tipow c duvidar tem GlDoom até... mais foi geito de dizer q jogos antigos nem tem saca.. q naum precissavaum de aceleradoras 3d.. soh uma plaquinha on board ou uma Trident já davam conta...

Fenris

Que fofo =)
Porra!!! DEMETRIUS!! Arrebentasse!!

Acho que não tenho mais nenhuma dúvida...

AH! PERA!! E QUANTO ÀS FREQÜÊNCIAS DAS CPUS DAS PLACAS DE VÍDEO?! Basicamente são quais hoje em dia? Uma Radeon 9700 PRO e Uma GeForce 4 TI 4600??

Um Overclock básico de 50mhz muda muita coisa?!

E o Clock das Memórias?!

[]s, Valeu galera!

P.S.: Eu tenho PC há uns 8 anos, tenho 15... mas só agora eu começei a pesquisar e to indo bem, eu acho... inicio do ano eu não sabia o q era um slot AGP! :) Valeu galera!

Demetrius

New Member
Porra!!! DEMETRIUS!! Arrebentasse!!

Acho que não tenho mais nenhuma dúvida...

AH! PERA!! E QUANTO ÀS FREQÜÊNCIAS DAS CPUS DAS PLACAS DE VÍDEO?! Basicamente são quais hoje em dia? Uma Radeon 9700 PRO e Uma GeForce 4 TI 4600??

Um Overclock básico de 50mhz muda muita coisa?!

E o Clock das Memórias?!

[]s, Valeu galera!

P.S.: Eu tenho PC há uns 8 anos, tenho 15... mas só agora eu começei a pesquisar e to indo bem, eu acho... inicio do ano eu não sabia o q era um slot AGP! :) Valeu galera!
ti 4600 roda 300/650 e a 9700 325/620, core e memoria respectivamente.
50mhz no core nao muda mta coisa, agora 90 de core e 125 na memoria da pra ter um aumento significativo, mas 50 somente no core nao, c for pra ter aumento de fps com oc, tem q da oc na memoria e no core, mas pra ter aumento brutal mesmo, soh com nitrogenio ou oc na placa de video, ai sim tu consegue um aumento brutal, com air cooller, o aumento eh razoavel, mas nada extraordianario.

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
orra a Ti4600 tem masi clock de mem que a 9700????? e como a 9700 ainda eh MUITO superior à Ti4600?????? mal explicado isso ae :rolleyes:
falows!

Fenris

Que fofo =)
Originally posted by Demetrius
7ti 4600 roda 300/650 e a 9700 325/620, core e memoria respectivamente.
50mhz no core nao muda mta coisa, agora 90 de core e 125 na memoria da pra ter um aumento significativo, mas 50 somente no core nao, c for pra ter aumento de fps com oc, tem q da oc na memoria e no core, mas pra ter aumento brutal mesmo, soh com nitrogenio ou oc na placa de video, ai sim tu consegue um aumento brutal, com air cooller, o aumento eh razoavel, mas nada extraordianario.

Processador Temperatura máxima Suportada pelo sistema antes do desligamento 75°.
Qual a temperatura normal da CPU de uma placa de vídeo assim como o processador de um pc vai normalmente a 60°C??
Eu preciso ter uma placa com algum tipo de sensor ou Posso simplesmente pegar um programa que meça isso? Se precisar, isso é instalável ou só comprando placa que tem, mesmo??
Temperatura de MEM vai aumentar mto com oc?
Tipo, CORE???

[]s, Valeu a paciência! :)

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
eh por ai Fenris... tipo TUDO que dá OC aumenta o desempenho, logo a temperatura vai junto... ou seja QUALQUER componente Overclockado (overclock=acima do padrão, está forçando o componente) esquenta, então eh mto bom nao fazer OC, apesar de que mtos fazem por "hobby"... inclusive em placas de vídeo! que eskentam mto! todos os componentes (core ou mem) se vc OC neles, vão eskentar tmb... e eu nao conheço placa de vídeo que venha com sensor! talvez as mais modernas até tenham... mas acho que não...
só um detalhe tmb pq o Demetrius comento ali em cima: não eh pq qnto mais frio vc poderá Overclockar mais.... eh +/-, pois tmb os componentes nao são "inesgotáveis" neh... chega uma hora que pode tá frio o qnto quiser, mas msmo estando a -45ºC o Core pode dar problemas pq a tecnologia dele nao vai aguentar o tanto de potência que o computador está exigindo... e o msmo com as mem... exemplo do Petrus (usuário do fórum que eh um dos maiores overclockers do brasil, ou até do mundo) o cara tem um sistema de resfriamento FODIDO de bom (Prometeia) mas msmo assim ele chego a um limite! e com a msma temperatura! (negativa) ele cnseguiu levar o processador (acho que um Xp2000+ a mais de 2Ghz, sendo que o XP2000+ eh 1.7 (algo por perto disso)... isso prova que todo componente tem seus limites... sem falar que OC diminui tempo de vida do componente e tal, se nao for feito direito pode causar danos a ele msmo e à outros componentes do compoutador! então cuidado com essas paradas! pra ter uma noção nego paga U$600,00 pra ter esse tal sistema de resfriamento chamado Prometeia... (+ de 600 DÓLARES!) pra ter um desses soh pra ser como hobby! eu jah acho Water Cooler exagero (mas bem que eu adoraria ter um Kit F1!) mas eh o preço do negócio neh... hobby eh hobby... cada louco com sua mania! tem ngo que faz até uma espécie de "peçinha" (um Hardware feito em casa msmo) pra alterar a voltagem do processador e das memórias pra poder fazer Oveclocks maiores e tal... mas aí acaba estorando um processador ou uma memória e dps investe tudo de novo... sem falar que, como eu jah disse acima, se for mal feito vc fode mais uma pá de coisas no computador! e se exagerar (mas nao chegar a queimar nem nada) eh bem capaz que o computador fike com milhares de problemas (instabilidade, problema na hora de ligar, na hora de rodar o SO e etc...)
eh tudo! ufa! falei de mais! hehehe :);)
[]'s
guilherme!

p.s. relaxa que todos aki jah perguntaram pra caramba que nem vc tah fazendo! se estamos aki eh para ter paciencia com todos! :p:)
falowww

Fenris

Que fofo =)
sim, eu to ligado dessa limitação... já estourei um P3 500 tentando colocar ele pra 800... a temperatura tava 57 graus parado.. mas quando entrou no windows ele não aguentou e queimou... "rodou demais", ta ligado?

Tipo, eu tenho uma TNT2 32mb e não to nem um pouco satisfeito ocm ela e por isso queria fazer uns overclocks... ela não tem Cooler ou ventoinha, só um dissipador bem tosco em cima da CPU... Queria saber se dá pra colocar um cooler ali... (auhaua colcoar um Vulcano 7 em uma Trident 1mb! :D)
Até que ponto eu posso fazer um overclock e ficar sossegado sem saber a que temperatura que tá?

[]s, Valeu!

P.S.: eu estou aki pra aprender meu velho... adoro caras q, como vocês, não se cansam de falar o que sabe pro leigos como eu.
Perguntas? tenho caminhões! e não vou deixar vocês sussegados até ter me saciado! Valeu! =õ)

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
com ctza mano! eu tmb até hj (dps de 700 msgs nesse fórum) tenho minhas dúvidas! hehe
mas vamos ao que interessa:
cara, essa eh a hora do bom senso... vc vai até onde o jogo que vc joga normalmente entrar em tudo e tal SEM TRAVAR... pq se começar atravar vc vai perceber (óbvio) que vc fez um OC exagerado... se fizer ALGO mto exagerado (tipo + de 25%) eh bem capaz que o computador nem entre no windows, ou melhor, entrar entra, mas fica tudo zuando, embaralhado e tal.... essa hora que fode... pq até achar o ícomne do RivA Turner! huehuehe :D
mas eh o chamado BOM CENSO.... vai de cada um neh mano! hehe
falows!

p.s. DAki a poko eu vo eh durmi! hehe + 15 minuto
falows!

Fenris

Que fofo =)
Só... mas temperatura também, né!! Tem q saber até aonde a CPU aguenta sem fundir...

[]s

P.S.: Entra rapidao no mirc! #Adrenaline

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
nao uso mirc! me acha no ICQ amnah! pq agora eu jah saí e eu vo durmi: 91666677
mas qnto a fundir o processador eh algo bem provável se houver um grande descuido!
falows!

p.s. por isso que vale mais a pena comprar um processador mais potente e investir menos em refrigeração!
falows!

Fenris

Que fofo =)
Prefiro comprar um gabinete 4 baias, um vulcano 7 dois coolers de slot q joguem o calor pra fora, dois orbs de hd e coolers de memória... Saca? com isso com certeza eu tenho uma temperatura vez razoável pra OC...

[]s

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
orb nao eh pra hd nao! pra hd sao os Harcanos! ;)
e msmo assim neh... nao adianta vc ter nada disso dentro de um forno!!!! junto com isso seria bom vc comprar um ar-condicionado pro lugar onde tem seu computador que jah ajudaria muito! ;):p
mas o pior eh que eh verdade..... nao adianta nada se nao tiver uma OTIMA ventilação interna, o correto seria assim: 2 na frente 2 atrás (da frente ventilando de trás exaustor) um do lado (tacando ar na MOBO), e um em cima (tirando o ar quente que sobe) e aí sim.... com isso vc pensa em comprar os "apetrechos" pra memoria, hd.... etc etc etc...
falows

p.s. VOU DURMI que jah tah quase fikando claro!!!!!!!!!!!!!!! me acha no ICQ ae fenris: 91666677 amnah eu entro no ICQ (ou melhor, eu entro todo dia! direto! ainda mais agora de férias! hehehe)
falows!!!!!!!!!!!!!!!!

Prophet

Fotógrafo
guismarquesrj:
1) O OC do Petrus é de um XP2000+ pra 2.170mhz(170mhz é muita coisa pra um XP) só nao lembro se é da serie Agoga ou Agoia (Ambas que nao eram muito boas para OC aparentimente :p)

2) Sabia que os processadores por ex: XP1600+ na verdade São em media os modelos 2000+ e 2100+ entre outros, por isso que nao teria tanto problema em fazer OC no processador, pois na verdade vc ja estaria usando ele na mesma frequencia ou menor, é claro que tb tem os que usam acima, vc deve esta se perguntando o pq disso né, simples é pq é mais barato vc fazer todos os processadores como processadores de ponta e só travar ele pra rodar abaixo, pois é inviavel e caro ter uma maquina pra cada processador (Isso vale pra intel também)
Sendo assim vc nao vai esta forçando o processador :)

3) o Processo de alterar a voltagem é chamado de "vmod"

---------------------

Fenris:

1) A temperatura pros atlhon max é de 90ºC, dai vc deve pensar mais pow se é 90, pq falam que a 60/65ºC ta alto... é que acima de 60 pode começar a dar alguns problemas como instabilidade do SO, o problema ainda é maior nas placas que mostram a temperatura errada e 90 é o max que ele pode chegar, entao para nao ter problemas sempre falamos que a temp deve ficar abaixo dos 50/55ºC...

2) Na placa de video vai aumentando de 5 em 5 o over do cpu e de 10 em 10 o da memorias, caso vc nao se sinta seguro assim, vai fazendo 2 em 2 cpu e 5 em 5 a memoria. Para testar use o 3Dmark e tente rodar alguns jogos. Infelizmente como vc nao sabe o max de sua placa vc nao pode pular direto pra um clock base mais alto, teria que ir testando, uma opção é postar no forum na parte de placa de video e ver se alguem ja ver over com uma Riva TNT igual a sua, mais antes de postar procure nos topicos pra ver se ja tem a sua pergunta respondida :)

3) Sobre ventilação vc pode dar uma olhada no topic Ventilação Correta da sessão Case mods, la explica muita coisa e que pode ser de grande ajuda pra você

----------------

Bom acho que é tudo pessoal :p

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
Originally posted by Prophet
Bom vms por partes...
guismarquesrj:
1) O OC do Petrus é de um XP2000+ pra 2.170mhz(170mhz é muita coisa pra um XP) só nao lembro se é da serie Agoga ou Agoia (Ambas que nao eram muito boas para OC aparentimente :p)

2) Sabia que os processadores por ex: XP1600+ na verdade São em media os modelos 2000+ e 2100+ entre outros, por isso que nao teria tanto problema em fazer OC no processador, pois na verdade vc ja estaria usando ele na mesma frequencia ou menor, é claro que tb tem os que usam acima, vc deve esta se perguntando o pq disso né, simples é pq é mais barato vc fazer todos os processadores como processadores de ponta e só travar ele pra rodar abaixo, pois é inviavel e caro ter uma maquina pra cada processador (Isso vale pra intel também)
Sendo assim vc nao vai esta forçando o processador :)

3) o Processo de alterar a voltagem é chamado de "vmod"

---------------------

Fenris:

1) A temperatura pros atlhon max é de 90ºC, dai vc deve pensar mais pow se é 90, pq falam que a 60/65ºC ta alto... é que acima de 60 pode começar a dar alguns problemas como instabilidade do SO, o problema ainda é maior nas placas que mostram a temperatura errada e 90 é o max que ele pode chegar, entao para nao ter problemas sempre falamos que a temp deve ficar abaixo dos 50/55ºC...

2) Na placa de video vai aumentando de 5 em 5 o over do cpu e de 10 em 10 o da memorias, caso vc nao se sinta seguro assim, vai fazendo 2 em 2 cpu e 5 em 5 a memoria. Para testar use o 3Dmark e tente rodar alguns jogos. Infelizmente como vc nao sabe o max de sua placa vc nao pode pular direto pra um clock base mais alto, teria que ir testando, uma opção é postar no forum na parte de placa de video e ver se alguem ja ver over com uma Riva TNT igual a sua, mais antes de postar procure nos topicos pra ver se ja tem a sua pergunta respondida :)

3) Sobre ventilação vc pode dar uma olhada no topic Ventilação Correta da sessão Case mods, la explica muita coisa e que pode ser de grande ajuda pra você

----------------

Bom acho que é tudo pessoal :p

realmente já tinham me falado que os XP's são (até certo clock) iguais, apenas a AMD reduzindo o Multiplicador... mas também jah me falaram que dá mais desemepenho um 2000+ do que um [email protected]+ qual a explicação para isso?!:confused: estranho nao?! outra coisa também é (
O OC do Petrus é de um XP2000+ pra 2.170mhz(170mhz é muita coisa pra um XP)
) mas calma ae, o XP2000+ não é 2Ghz! então na verdade ele aumentou BEM mais do que míseros 170Mhz! 170Mhz até eu aumento aki sem destravar a CPU! hehe :p:rolleyes:
acho que era isso!
falows!

p.s. Na CASE MODS tá com otimos tópicos tmb! é bom a galera da HARDWARES começar a dar uma espiada por lá pq tem coisas MUITO interessantes msmo! ;)

Fenris

Que fofo =)
Ei Prophet: valeu velho! Você pode me "receitar" algum programa de monitoramento de temp. de placa de vídeo?? Pra CPU e pra Chipset da placa mãe eu uso o MBM5 q me disseram q eh mto bom!

[]s, Valeu!

Usuários que está vendo este tópico