Vai fazer Sli ou CrossFire? Tutorial de SLI de fontes.

[PeSaDo]

Banido
Banido
Como tem muita gente com essa dúvida me perguntando, resolvi fazer esse tópico:

Com esse nova safra de videocards, mta gente tá entrando no mundo do Crossfire ou do SLI, e eu vejo muitos usuários perguntando se "a fonte" aguenta e etc..

Então fica a dica; vc NÃO precisa de uma nova fonte caríssima de 1000watts, use uma fonte mais humilde ou alguma fonte encalhada q tenha por ae, ou na casa de um amigo ou simplesmente compre uma fonte meia boca usada e faça esse "complicadíssimo" mod:

psumod.jpg


Emende o fio verde da fonte principal com o da secundária, e a mesma coisa com o terra do lado (preto), como na foto.

O acabamento "ogro style" é dispensável.

Monte com potência a gosto, aqui no tri-sli de 8800 eu uso uma fonte 7Team 750w + uma fonte TT630w, totalizando 1400w, e é mais q suficiente pra rodar o tri-sli.

Só reparem q "fonte meia boca" é uma fonte confiável com potência mediana, não uma fonte vagabund4 de marca xingling, mas acho q mesmo uma fonte vagaba ordinária consegue alimentar uma Vga extra q vai consumir no máximo de 200 a 300w, mas ae já não sou nenhum técnico em eletrônica pra poder falar.

Não joguem dinheiro fora a toa. Dá pra fazer um Sli ou Crossfire fodão sem precisar de uma fonte caríssima de 1000w+, um sli ou cross mais modesto então, facinho facinho.

vc ainda pode usar a grana q economizou na fonte pra pegar um Cross ou Sli melhor.

* Já fiz isso com 3 fontes, junto das 2 acima botei uma xingling só pros hd's e fans, mas ficou meio "overkill" ae deixei só duas, fiz isso pq no início do tri-sli passei muito aperto com travamentos e reboots, ae queria eliminar totalmente o fator "fonte",mas pra quem vai fazer tri/sli ou quad crossfire tem ha a opção de emendar mais uma fonte, com 4 não sei se da pra fazer uauahuha mas 4 fontes tbm já é sacanagem :D

vlws ae, qqr dúvida é só postar.

ps. typo no título ae, tem como arrumar pls?

ps.2 *disclaimer* se esse mod explodir sua casa, matar sua familia e/ou abrir um portal tempo/espaço no seu quintal ou der qqr tipo de problema eu não me responsabiliso por nadinha :D
 
Muito bom esse tutoria.

Dificílimo! hahaha.

Devo utilizar isso lá pra setembro quando pegar minha nova VGA. Talvez minha coolermaster 460W não aguente a HD48XX que to de olho.
 
ai vc fica usando 2 fontes...nao puxa mais energia que 1 fonte soh?
 
ja fiz isso com fonte xiling...so pra recordar pois eu não lembro, as duas vão ligadas na tomada e o fio verde é apenas pra dar o arranque na segunda fonte ne?
 
ai vc fica usando 2 fontes...nao puxa mais energia que 1 fonte soh?

rapaiz, agora vc me pegou, não sei com ctz mas ACHO q não, pq quando eu fiz essa instalação mais "definitiva", eu botei 2 noBreaks, um pra cada fonte, e eles tem akeles softwares de acompanhamento, então liguei tudo de modo q o load ficasse bem distribuído.

Como o load variava de acordo com o uso do Pc, eu diria q não, mas ctza mesmo absoluta eu não tenho.

ja fiz isso com fonte xiling...so pra recordar pois eu não lembro, as duas vão ligadas na tomada e o fio verde é apenas pra dar o arranque na segunda fonte ne?


isso, o verde é só pra uma fonte mandar o sinal de ligar/desligar pra outra e ligar tudo junto quando vc liga o pc.
 
Ja fiz muito isso quando estava aprendendo a fazer RAID com HDs SCSI de 4GB. Mas existe um risco e ja aconteceu comigo, uma das fontes estourou um capacitor, e parte do sistema ficou funcionando e parte parou de funcionar, como eram HDs a máquina simplesmente travou, mas no caso de uma placa de vídeo espetada na placa mãe, creio que o prejuizo seja maior, por esse detalhe eu não faria isso pra ligar em placa de vídeo não.
 
Eu acho que vale o risco. Se tratando que o risco é muito pequeno. Se uma fonte queimar, queimou ora. Aí é só desligar o PC e trocar a fonte queimada.
 
nossa nem sei dizer quantas vezes eu esbarrei, desconectei ou desliguei uma das fontes sem querer, a última sendo quando eu fui tirar a foto uhsasuhaauh..

não sou profissional em eletrônica, mas "pifar por falta de energia" eu chutaria pela lógica da própria frase q é algo impossível.

Acho o raid 0 mais arriscado, não aconselharia a ligar um HD em cada fonte num raid 0 por motivos óbvios, acredito, tbm pela lógica, q o risco de perder dados caso um dos Hd's desligue é algo plausível, mas pifar hardware quando estoura uma fonte, se for pifar vai acontecer de qqr forma, com ou sem sli. Mas de novo, pela lógica, uma fonte usada pra suprir um Pc inteiro deve ter mais chances de queimar do q uma usada como auxiliar.

Teoricamente o "sli" diminuiria o risco e aumentaria a vida útil das 2 fontes, já q aliviaria o load de ambas, mas, é o q eu disse:

Se alguém fizer o mod e o Pc criar pernas e sair correndo ou sua geladeira explodir ou nascer um bigode na sua namorada eu não me responsabilizo :D

Mas falando sério, até onde eu sei vga quando falta energia ou apita ou entra em underclock.
 
ichis esse tipo de "gambiarra" eu não curto muito nao, ainda mais se tratando de fontes, acho bem melhor vender a fonte antiga ajuntar + $ e pegar uma melhorzinha
 
Otimo tutorial

Como vai chamar ele pesado?


Crosswatt? :cool:
 
verde com verde e preto com preto ... dificílimo ... ;D

UHAUHauhauhuahuauAHa
 
ichis esse tipo de "gambiarra" eu não curto muito nao, ainda mais se tratando de fontes, acho bem melhor vender a fonte antiga ajuntar + $ e pegar uma melhorzinha

Se vc confia na sua corsair pra alimentar o pc da sua sign inteiro pq não confiaria pra alimentar uma simples vga, ou apenas parte do pc?


**

Vlw ae os elogios ao tópic. Não sou de criar tópico mas fiquei incomodado com o tanto de gente q eu vi gastando uma nota preta em fonte apenas pra botar uma vga extra q na média consome no máaximo uns 200/300w e me senti na obrigação de compartilhar essa dica, q pra mim ajudou muito. Preço de fonte pra sli/tri-sli e afins é salgado, e o frete idem, chega a dar pra fazer up em algum outro componente ou até pegar um sli melhor no caso de quem vai montar do zero.
 
Nossa que estranho. Nunca tinha visto. :eek:
 
lembrem-se crianças de só fazer isso com fontes de média/alta qualidade pois se uma fonte estiver fornecendo 10v na saída de 12v e a outra 12v quando vc ligar as duas podem ocorrer problemas de sobretensão/corrente e uma das duas ir pro céu
 
bom ... apesar de pouco tempo frequentando o fórum ... vi q o pesado junto de alguns outros users sacam pra k*ralho ... então vou fazer isso ... apesar de dificílimo ... ;D

ps: é só isso mesmo?!?! verde com verde e preto com preto?! putz ... é uma mão na roda ... vou comprar uma enermax liberty de 400 wats reais e ser feliz ... o/
 
[PeSaDo];3460013 disse:
nossa nem sei dizer quantas vezes eu esbarrei, desconectei ou desliguei uma das fontes sem querer, a última sendo quando eu fui tirar a foto uhsasuhaauh..

não sou profissional em eletrônica, mas "pifar por falta de energia" eu chutaria pela lógica da própria frase q é algo impossível.

Acho o raid 0 mais arriscado, não aconselharia a ligar um HD em cada fonte num raid 0 por motivos óbvios, acredito, tbm pela lógica, q o risco de perder dados caso um dos Hd's desligue é algo plausível, mas pifar hardware quando estoura uma fonte, se for pifar vai acontecer de qqr forma, com ou sem sli. Mas de novo, pela lógica, uma fonte usada pra suprir um Pc inteiro deve ter mais chances de queimar do q uma usada como auxiliar.

Teoricamente o "sli" diminuiria o risco e aumentaria a vida útil das 2 fontes, já q aliviaria o load de ambas, mas, é o q eu disse:

Se alguém fizer o mod e o Pc criar pernas e sair correndo ou sua geladeira explodir ou nascer um bigode na sua namorada eu não me responsabilizo :D

Mas falando sério, até onde eu sei vga quando falta energia ou apita ou entra em underclock.

Colocar HDs em fontes separadas é loucura mesmo, concordo com vc, e se vc ja desligou o seu e não queimou nada é bom pra ter como referência hehehee, mas como disse, não correria esse risco não, mas parabéns por compartilhar.:p
 
Muito interessante isso.
Uma coisa tão simples, e nunca ninguem tinha pensado, euaheueah

Vi ali tambem o gabinete pra duas fontes, seria interessante tambem, hehehe
 
O dia que eu precisar de uma fonte melhor, certamente comprarei uma igual a minha CoolerMaster e vou correr pro abraço nisso aí!
 
Só pra tirar uma duvida.

Uma das das VGA eu ligo sozinho em uma fonte?
é isso?
e na otra eu ligo a otra VGA e o restante?

eu prefiro deixar a fonte mais fraca pra hd's e periféricos e usar a mais forte só pra mb e as vga's, mas isso depende do power das fontes, cada caso é um caso, vc tem q calcular direito a carga.

Se a mais fraca for de qualidade, dá pra ligar na vga sem problemas, mas se for xingling/mto fraca eu prefiro deixar só nos periféricos.

Aqui por exemplo, se eu ligar tudo quanto é fan e hd na 750(7team) e botar a 8800gtx junto ela peida feio.

Na verdade eu já liguei de tudo q é jeito, inclusive misturando várias fontes nos adaptadores de 12v, mas a melhor solução mesmo hj em dia é a 1300(tagan) nas vga's e mb e a 750 pra todo o resto. Eu to com um peltier de 230w, se for usar vo tacar em uma terceira, xing ling total. O foda q o bixo é um pão de forma, ae to sem coldplate, ae to "só" com 2 fontes msm.
 
Cara mto doido esse tutorial :D
 
Eu pensava em fazer isso...
agora sei q é possivel, só correr pro abraço ! :fist:
 
Muito bom mas isso se aprende nos primeiros dias de curso de info (eletrônica)... mas para os que não sabem funciona 100%. :yes:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo