Vale a pena trocar a placa mãe?

Fiuza

Member
Registrado
Então galera, podem me xingar por isso, mas fiz upgrade em um cpu jurássico! :haha:

O lance foi o seguinte, já tenho esse pc a vários anos, e o ideal era estar comprando tudo novo e estar montando um do zero, mas como eu ainda não trampo (to na metade da facul) decidi fazer um upgrade nessa budega ultrapassada mesmo só pra conseguir jogar jogos um pouco mais pesados.

Troquei um dual core 2180 que conseguia 2,66Ghz em over, por um core 2 duo e8400 3Ghz, comprei também um Cooler Master TX3 (com intenções de over) e uma 9800gt da zotac gastando muito poucas dilmas.

Só que no final das contas eu me ferrei, é claro! :feelbad:

Parece que a minha placa mãe (Gigabyte GA-945GCM-S2C) não permite clocks maiores que esse (3GHz), porque tentei de diversas formas subir o multiplicador e quando não tinha que resetar a bios aparecia aquela mensagem que não tinha reconhecido o HD.

Pergunto a vocês, vale a pena eu fazer um ultimo upgrade e trocar a placa mãe por uma que me permita atingir esses clocks mais altos? O desempenho vai melhorar alguma coisa se eu conseguir pelo menos uns 4Ghz em over? Exemplo: Utilizando o emulador de wii (dolphin), alguns jogos variam de 35-50 fps (mario galaxy, mario kart) e fica insuportável jogá-los, pela lentidão e o áudio travando, esse over vai me permitir cravar nos 60fps?

Só mais uma coisa, tenho duas memorias ram, uma de 2 Gb e outra de 1Gb, sera que as mesmas podem estar atrapalhando? Porque eu não entendi muito como elas trabalham quando se faz overclock..

Se algum idoso puder me ajudar nessa, ficarei grato! :haha:
 
Última edição:
Primeiro, emulador de games mais modernos como Wii nunca presta, então não use ele como base pra nada. Tenta rodar algum jogo de verdade e ve o que acontece. Quanto a trocar de mobo, só se voce achar alguma muito barata, praticamente dada, que valeria a pena. E esses processadores mais novos já não eram bloqueados não? Não lembro quando a intel inventou essa palhaçada...
 
Uma boa dica é verificar se a mobo tem suporte a dual channel, se tiver, basta ficar com duas memórias iguais que o desempenho muda muito (principalmente nessa era DDR2).
 
Man, acho que não vai ter ganho de desempenho que compense algum investimento...

E essa mobo, é muito fraca pra over.. as DDR dela são 667 ainda..
 
Invés de comprar uma mobo vc deveria ter pego um quadcore mais high end do seu socket 775 do que o e8400
 
Então pelo visto eu fiz uma grande burrada mesmo, não entendi uma coisa, estava pesquisando preco das socket 775 e vi que algumas sao mais caras que a da atual geracão, pelo visto n compensa mesmo trocar então.


Invés de comprar uma mobo vc deveria ter pego um quadcore mais high end do seu socket 775 do que o e8400
achei que a diferenca de preco n ia compensar no custo x beneficio.
 
Já que comprou tudo você vai ter que dar um jeito com o que tem, mais não vai conseguir o ver muito alto mais acho que pra você já foi um bom up a bios da placa está atualizada?
 
o E8400 é um bom processador, tive um. Mas hj em dia pra jogos é complicado, vc devia ter pego um Quad mesmo 775.

OC com essa mobo é limitado mesmo...
 
o E8400 é um bom processador, tive um. Mas hj em dia pra jogos é complicado, vc devia ter pego um Quad mesmo 775.

OC com essa mobo é limitado mesmo...

Você me recomendaria alguma placa mãe (nova ou usada) de até umas 150 pilas que eu consiga um bom overclock?
 

Não da pra consider que um ganho de 12 FPS já não é uma coisa boa? Porém pra comprar uma nova placa mãe só pra essa finalidade realmente não vai valer a pena...

Pra constar, tenho o far cry 3 e jogo no medium com as minhas config's, no high fica insuportável.. Mas eu gostaria mesmo de ganhar uns FPS's em alguns jogos do wii e gamecube no dolphin, mas faz parte, agora é esperar até eu arrumar o dinheiro pra montar um CPU digno. :trollfail:
 
Não da pra consider que um ganho de 12 FPS já não é uma coisa boa? Porém pra comprar uma nova placa mãe só pra essa finalidade realmente não vai valer a pena...

Pra constar, tenho o far cry 3 e jogo no medium com as minhas config's, no high fica insuportável.. Mas eu gostaria mesmo de ganhar uns FPS's em alguns jogos do wii e gamecube no dolphin, mas faz parte, agora é esperar até eu arrumar o dinheiro pra montar um CPU digno. :trollfail:

12 pra um overclock desses? Eu acho pouco querido.

Quem gosta de jogar nos emuladores pesados (Pcsx2 e o Dolphin) precisa de bom CPU.

O teste que te passei estavam usando uma 7970, uma ótima placa. Dá logo pra ver que a CPU que não está ajudando.

Dê a vc mesmo esse presente confrade. Afinal trabalhamos pra que né :joia:
 
Não da pra consider que um ganho de 12 FPS já não é uma coisa boa? Porém pra comprar uma nova placa mãe só pra essa finalidade realmente não vai valer a pena...Pra constar, tenho o far cry 3 e jogo no medium com as minhas config's, no high fica insuportável.. Mas eu gostaria mesmo de ganhar uns FPS's em alguns jogos do wii e gamecube no dolphin, mas faz parte, agora é esperar até eu arrumar o dinheiro pra montar um CPU digno. :trollfail:
Se você tirar umas notas top, será que seus pais não dão um help ? Faz aquela cara do gato de botas UHAUEHUAHe
 
Se você tirar umas notas top, será que seus pais não dão um help ? Faz aquela cara do gato de botas UHAUEHUAHe

Cara, eu já sou meio burro velho pra pedir grana pra minha família pra fazer upgrade no pc, se eu tivesse cursando pelo menos uma área voltada pra computação, mas nem isso! HUAEHUAE'

E o pior, meu curso é integral na ufrrj, não tem nem como arrumar um trampo, então só esperando mesmo! :haha:


EDIT: http://produto.mercadolivre.com.br/...te-ga-g31m-es2l-socket-775-ddr-2-fsb-1333-_JM

100 dilmas apenas e é perto da minha casa!! Sera que rola o over nessa?
http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3134#sp
 
Última edição:
Acho que não vale mais a pena investir nesta maquina.
Ta certo que são apenas 100 reais.
Mas se você parar para pensar, são 100 reais a mais que você pode guardar para comprar um novo conjunto CPU, placa mãe e memória.
Com 600 reais da para pegar Core I3, placa mãe e memória no mercado livre ou ir comprando as peças e ir guardando para montar depois.
O desempenho da terceira geração dos Core I da intel já ganha facil dos Phenon II X6 e até dos FX fácil.
 
Nesse seu caso, melhor você salvar pra ir de Fx 6300 e uma placa mãe simples.. não gasta nem 500 pila eu acho
 
Galera, vou trocar minha placa mãe, ela é LGA 1155, eu comprei uma outra 1155 também, meu sistema operacional atual é o Windows 7, e vou passar para Windows 8.1, eu formato o pc antes ou depois de trocar a placa mãe??

Muito obrigado!
 
Galera, vou trocar minha placa mãe, ela é LGA 1155, eu comprei uma outra 1155 também, meu sistema operacional atual é o Windows 7, e vou passar para Windows 8.1, eu formato o pc antes ou depois de trocar a placa mãe??

Muito obrigado!

Depois que trocar, tecnicamente não deveria dar nenhum problema se trocar antes, mas é melhor depois.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo