• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Vale a pena usar um pc antigo como servidor de arquivos?

SupCansado

New Member
Registrado
Quero usar meu pc antigo como um servidor de arquivos pra fruit loops e after effects. Vale a pena, ou um hd externo ja daria conta?
 
Se tem um pc antigo, e o hd dele ta em bom estado, e vc dispõe de espaço usa ele.
 
Quero usar meu pc antigo como um servidor de arquivos pra fruit loops e after effects. Vale a pena, ou um hd externo ja daria conta?

Hoje em dia não vale a pena, pelo simples fato de um PC antigo consumir (muito) mais energia do que qualquer PI da vida.
 
Se vc for usarsó pra fazer backup de arquivos mesmo da uma olhada nos NAS usando Raspberry Pi, vai ser bem mais barato e consumir muito menos energia. Agora se for pra vc acessar os arquivos toda hora talvez valha a pena investir em um NAS bacana (ou montar um seu proprio) pq o RPi vai ficar todo engasgado
 
Fala-se de economia e indicasse o Pi.
Realmente o Pi de fato eh mais economico, mas a pergunta do colega foi referente a usar o que ele já tem.
Fora que pegar um Pi, ele terá q investir se não tiver em um HD externo, energizado por um hub usb, pois o Pi nao tem força suficiente para tal coisa.
Se tiver uma fonte usb sobrando ok, caso contrario tera que investir nisso tb.
Fora ter que ter conhecimento em linux pra configurar ele, claro que acha-se no google facilmente mas ainda sim terá um trabalhinho para tal coisa.

Tao falando de consumo, mas o colega sequer disse qual configuração ele tem.
 
Não vejo problemas, se os componentes estão aí parados juntando poeira.
 
Fala-se de economia e indicasse o Pi.
Realmente o Pi de fato eh mais economico, mas a pergunta do colega foi referente a usar o que ele já tem.
Fora que pegar um Pi, ele terá q investir se não tiver em um HD externo, energizado por um hub usb, pois o Pi nao tem força suficiente para tal coisa.
Se tiver uma fonte usb sobrando ok, caso contrario tera que investir nisso tb.
Fora ter que ter conhecimento em linux pra configurar ele, claro que acha-se no google facilmente mas ainda sim terá um trabalhinho para tal coisa.

Tao falando de consumo, mas o colega sequer disse qual configuração ele tem.

Como é um servidor de arquivo, supõe-se que irá ficar ligado muitas horas durante o dia.
O gasto inicial com PI + fonte irá se pagar nos primeiros meses, ainda mais com as altas que temos nas contas de energia elétrica.
 
Cuidado com a integridade do HD. Além disso, como disseram, ele consome mais energia que um HD portátil. Seria uma boa em um ambiente de escritório, com vários usuários. Se for só você, não acho que valha à pena.
 
Qual tamanho dos arquivos? Se for para uso individual, HD externo é mais simples, mais portatil e mais economico
 
como disseram acima se for so para armazenar um pi resolve facil , se for para trabalhar em rede , editando e salvando pdf , word etc.. e varios pcs nao indico nem um NAS nao , indico realmente qualquer pc basico antigo 775 com 4gb de memoria um hd em bom estado e usar ou o linux ubuntu ou algo mais voltado para o assunto como o openmediavault e o freenas
 
como disseram acima se for so para armazenar um pi resolve facil , se for para trabalhar em rede , editando e salvando pdf , word etc.. e varios pcs nao indico nem um NAS nao , indico realmente qualquer pc basico antigo 775 com 4gb de memoria um hd em bom estado e usar ou o linux ubuntu ou algo mais voltado para o assunto como o openmediavault e o freenas
Pq não indicaria um NAS? Em casa eu tenho um que armazeno fotos, tem 2 HD's de 1Tb cada e acesso os arquivos nele como se estivessem no HD externo sem crise nenhuma. E olha que o meu NAS é o mais safado da internet kkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo