Valeria a pena vender um game desse naipe na steam?

slitaz159

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Atualmente, estou criando um jogo nas horas vagas, somente por hobby, construindo sprites, programando e etc. O jogo é esse de cima, um city builder inspirado no Sim City clássico, aquele mesmo que tinha versão pra SNES.

Não tenho experiencia com produção de jogos e nem tenho interesse de levar isso muito a sério, porém, tenho certa curiosidade sobre vender na steam, se um jogo de certa forma "amador" teria espaço na loja e poderia render pelo menos os 300 reais de investimento iniciais.

Alguém aqui tem alguma experiencia com vendas na steam ou coisa do tipo?

Comentários sobre o jogo são bem vindos.
 
Parece bem interessante e eu acho um barato a temática de construção de cidades, esse é um dos gêneros que eu mais gosto mas que infelizmente se vê poucos jogos novos.

Então, sobre a Steam é o seguinte, antigamente muitos jogos de iniciativa indie eram lançados na loja através do Greenlight onde usuários comuns da steam podiam votar nos projetos que consideravam interessantes e dessa forma os projetos aprovados acabavam indo para a loja.
Com o fim do Greenlight a algum tempo atrás os jogos na Steam (Vindos de desenvolvedores indie) passaram a serem adicionados através do Steamworks que é nas palavras da Valve um método "simplificado, transparente e acessível para que novos desenvolvedores de jogos de qualquer lugar do mundo possam trazer jogos ao Steam.".

Existe toda uma documentação e explicação sobre e bem, vou deixar os links caso você queira conferir (E eu recomendo que faça.)

https://partner.steamgames.com/steamdirect
https://partner.steamgames.com/

Mas enfim, existe uma tarifa de 100US$ que deve ser paga para começar o protocolo de adicionar um jogo lá, além de documentação e todo um processo legal e burocrático.

Aqui já vou estar dando mais a minha opinião, mas eu particularmente acho que talvez não seja tão vantajoso adicionar um jogo inacabado e que como você disse, um no qual você trabalha como hobbie, pois afinal existe uma tarifa que não é muito baratinha.
A minha sugestão sincera é que talvez você encontre um lugar mais amigável para compartilhar seu jogo na plataforma https://itch.io/ que é uma plataforma de jogos Indie e nesse ponto muito mais amigável com desenvolvedores solitários.
Talvez uma boa ideia ao invés também de monetizar o jogo seja disponibilizar ele de forma gratuita e criar um patreon de forma que receba doações de pessoas que queiram ajudar. Dessa forma o jogo ganharia naturalmente um raio de alcance um pouco maior por ser gratuito mas ainda te dando a possibilidade de ter algum retorno e feedback.

De qualquer forma, achei realmente muito interessante a iniciativa do jogo e espero poder ver ele quando estiver acabado. Com certeza vai estar divertido :)

Um abraço amigo, lhe desejo sorte e sucesso, e espero ter lhe ajudado mesmo que um pouco.
 
Parece bem interessante e eu acho um barato a temática de construção de cidades, esse é um dos gêneros que eu mais gosto mas que infelizmente se vê poucos jogos novos.

Então, sobre a Steam é o seguinte, antigamente muitos jogos de iniciativa indie eram lançados na loja através do Greenlight onde usuários comuns da steam podiam votar nos projetos que consideravam interessantes e dessa forma os projetos aprovados acabavam indo para a loja.
Com o fim do Greenlight a algum tempo atrás os jogos na Steam (Vindos de desenvolvedores indie) passaram a serem adicionados através do Steamworks que é nas palavras da Valve um método "simplificado, transparente e acessível para que novos desenvolvedores de jogos de qualquer lugar do mundo possam trazer jogos ao Steam.".

Existe toda uma documentação e explicação sobre e bem, vou deixar os links caso você queira conferir (E eu recomendo que faça.)

https://partner.steamgames.com/steamdirect
https://partner.steamgames.com/

Mas enfim, existe uma tarifa de 100US$ que deve ser paga para começar o protocolo de adicionar um jogo lá, além de documentação e todo um processo legal e burocrático.

Aqui já vou estar dando mais a minha opinião, mas eu particularmente acho que talvez não seja tão vantajoso adicionar um jogo inacabado e que como você disse, um no qual você trabalha como hobbie, pois afinal existe uma tarifa que não é muito baratinha.
A minha sugestão sincera é que talvez você encontre um lugar mais amigável para compartilhar seu jogo na plataforma https://itch.io/ que é uma plataforma de jogos Indie e nesse ponto muito mais amigável com desenvolvedores solitários.
Talvez uma boa ideia ao invés também de monetizar o jogo seja disponibilizar ele de forma gratuita e criar um patreon de forma que receba doações de pessoas que queiram ajudar. Dessa forma o jogo ganharia naturalmente um raio de alcance um pouco maior por ser gratuito mas ainda te dando a possibilidade de ter algum retorno e feedback.

De qualquer forma, achei realmente muito interessante a iniciativa do jogo e espero poder ver ele quando estiver acabado. Com certeza vai estar divertido :)

Um abraço amigo, lhe desejo sorte e sucesso, e espero ter lhe ajudado mesmo que um pouco.

Agradeço pelo incentivo. Esse itch.io parece bem interessante, pois permite doações, criação de página e exposição do conteúdo do game. Não pretendo adicionar o game agora, mas sim daqui alguns meses, quando tiver mais "encorpado" e seja de fato um jogo.
 
Então pessoal, aos poucos estou implementando mais coisas no jogo. Também modifiquei os assets e parte da UI.



Deixem seus feedbacks.

Tá ficando legal, já começa a lembrar bastante o estilo de gameplay dos Sim Citiy's antigos mesmo.

Sei que ainda está em uma fase de desenvolvimento e implementação de sistemas básicos, por isso é difícil dar muito feedback já que provavelmente muita coisa que eu talvez vá sugerir já esteja no seu caderninho de planos.
Mas acho que é interessante colocar um fundo para facilitar a leitura ali naquele menu informativo no canto superior direito, onde mostra o dinheiro e etc..

Outra coisa que pensei aqui foi o seguinte, *eu acho* que o terreno até agora está mais ilustrativo não afetando tanto a gameplay, mas eu acho que seria bem interessante se houvesse alguns tipos de construção que só pudessem ser construídos em algum tipo de terreno específico. Que eu me lembre o Sim City nunca foi muito de ter interações com o terreno, mas alguns outros city builders tem essas interações, como por exemplo o Tropico.
 
Tá ficando legal, já começa a lembrar bastante o estilo de gameplay dos Sim Citiy's antigos mesmo.

Sei que ainda está em uma fase de desenvolvimento e implementação de sistemas básicos, por isso é difícil dar muito feedback já que provavelmente muita coisa que eu talvez vá sugerir já esteja no seu caderninho de planos.
Mas acho que é interessante colocar um fundo para facilitar a leitura ali naquele menu informativo no canto superior direito, onde mostra o dinheiro e etc..

Outra coisa que pensei aqui foi o seguinte, *eu acho* que o terreno até agora está mais ilustrativo não afetando tanto a gameplay, mas eu acho que seria bem interessante se houvesse alguns tipos de construção que só pudessem ser construídos em algum tipo de terreno específico. Que eu me lembre o Sim City nunca foi muito de ter interações com o terreno, mas alguns outros city builders tem essas interações, como por exemplo o Tropico.

Sim, é exatamente essa a ideia, focar em interação com os diferentes tipos de terrenos. Outra questão que estou pensando em implementar é identificar melhor o tipo de produção da industria, tornar algo mais personalizável e estatístico, colocar alguns elementos de RPG, como tomadas de decisões e acontecimentos aleatórios nessas construções específicas, etc.
 
Deu até vontade em me aventurar em criar "jogos". Mas ai eu lembro que não sei, nem por onde começar. :nps:
Ué, se você não tem muito conhecimento de programação ou não tem conhecimento nenhum, existem algumas Game Engines como o RPG Maker ou o Construct 3 que são voltadas para pessoas que não tem base de programação. Obviamente que fica meio limitado, pois além de ficar preso a uma engine, você não vai conseguir extender as funções da engine com scripts e código, mas é possível criar projetos simples.
 
Caralho mano esse delay nas mensagens um seculo pra por a mensagem na tela e esse barulho de cada character sendo escrito eu dava hage quit na hora sou sincero. critica construtiva. Tira isso do jogo pelo amor de Deus, faz as mensagens aparecerem mais rapido. Tira esse barulho insuportavel meu deus. Vai virar outro game bem melhor.
 
Última edição:
É... o que saltou aos meus ouvidos foram os efeitos sonoros também. Estão bem irritantes, principalmente o da caixa de diálogo. Se der uma limada nisso, já melhora um bocado.
 
Ué, se você não tem muito conhecimento de programação ou não tem conhecimento nenhum, existem algumas Game Engines como o RPG Maker ou o Construct 3 que são voltadas para pessoas que não tem base de programação. Obviamente que fica meio limitado, pois além de ficar preso a uma engine, você não vai conseguir extender as funções da engine com scripts e código, mas é possível criar projetos simples.

RPG Maker possui suporte a scripting em Ruby em versões anteriores, e as duas últimas possuem suporte a JavaScript. E mesmo em versões antigas a engine te dá recursos de programação como switches, variáveis e afins que podem ser usados pra criar elementos mais sofisticados que os que vem por padrão usando os Events da engine.
 
Pessoal, refiz o projeto na última semana, aproveitando o que tinha feito. Nesse vídeo tem uma amostra das mudanças. Queria um feedback honesto sobre o editor de mapa, GUI e sprites, assim como também, o que houve de evolução, comparando com as primeiras versões.

 
quer uma dica?
steam é um programa. substantivo masculino.
vender um jogo nO steam.
a nao ser que vc fale: vender na loja do steam (loja, substantivo feminino)
é o que posso dizer pra ajudar
 
quer uma dica?
steam é um programa. substantivo masculino.
vender um jogo nO steam.
a nao ser que vc fale: vender na loja do steam (loja, substantivo feminino)
é o que posso dizer pra ajudar
Certo, e quanto a ideia do jogo (é apenas um protótipo, longe de ser um jogo), algum feedback?
 

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