Valores de placas hj, qual melhor custo x beneficio?

Andersongamer

Member

Estou dando um up na minha placa de vídeo, e orcei hoje os seguintes valores (todas a prazo):

RX 460 4GB = 715,00

RX 470 4GB = 976,00

RX 470 8GB = 1288,00

RX 480 4GB = 1160,00

RX 480 8GB = 1348,00

São esses os valores mesmo? Se encontra preços melhores? Qual o melhor custo beneficio? Qual seria uma valor justo a se pagar em cada placa? Não sou de jogar com tudo no ultra, se der tudo no ultra beleza, se não der não me tira o sono, haha, o que os amigos podem ajudar com relação a estas placas e estes valores? Abraços.

Na minha opinião o melhor CxB é a GTX 1060 3GB se for jogar em 1080p.

Devido a baixa procura da versão de 3GB os preços estão despencando.

Está na mesma faixa de preço da RX 470 mas tem performance de RX 480.

http://www.babeltechreviews.com/evga-gtx-1060-3gb-vs-red-devil-rx-470/6/

Por que será, né? :haha3:

Eu é que não arriscaria pegar nada abaixo dos 4GB, principalmente considerando que os jogos que rodam em DX12 fazem eles mesmos a gestão de VRAM e não o "driver milagroso" da nVidia. Quer um exemplo?

ERKdjAw.jpg

1080p, tudo no máximo e com filtro SMAA. Detalhe: rodando no DX11 e joguinho patrocinado pela nVidia... Se for pra sacrificar gráfico devido à falta de VRAM, que seja pelo menos com a placa mais barata, pois de nada adianta ter "performance da 480" se ela não consegue entregá-la no mesmo nível de performance devido à limitação de VRAM :true:

Falouws :cool:

Acho a RX 470 4GB disparado.

Veja que mesmo com apenas 3gb ela tem 10%-15% mais desempenho do que a RX 480. e tem 5% de perda com relação a GTX 1060 6gb
http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2016-nvidia-geforce-gtx-1060-3gb-vs-6gb-review

Alem disso, a tecnologia do FastSync tem deixado bem mais fluido os jogos com FPS baixo (no meu caso, jogo em 4K com a 970). Entao, se eu fosse vc, ficaria entre 1060 6gb ou 1060 3gb
http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/fast-sync-melhor-configuracao.599637/

obs: minha opiniao pessoal e nao sei se vale a pena discutir: em todos os mnodelos que tem diferença de VRAM, o ganho e bem pequeno em termos de FPS. Talvez o maior ganho seja no tempo de processamento, que no caso do amigo acima esteja em 18ms.
obs: no link do Fastsync tem meus videos em 4k com tudo no maximo. vc pode dar uma comparada

Por que será, né? :haha3:

Eu é que não arriscaria pegar nada abaixo dos 4GB, principalmente considerando que os jogos que rodam em DX12 fazem eles mesmos a gestão de VRAM e não o "driver milagroso" da nVidia. Quer um exemplo?

1080p, tudo no máximo e com filtro SMAA. Detalhe: rodando no DX11 e joguinho patrocinado pela nVidia... Se for pra sacrificar gráfico devido à falta de VRAM, que seja pelo menos com a placa mais barata, pois de nada adianta ter "performance da 480" se ela não consegue entregá-la no mesmo nível de performance devido à limitação de VRAM :true:

Eu priorizo estabilidade ao invés de gráficos ultra e SMAA.

Vi na sua SS que o fps em uma área tranquila do jogo está 55, eu baixaria os gráficos até conseguir pelo menos 80 fps, para não correr risco do fps mínimo cair abaixo de 60.

Qual jogo é?

A RX 470 da XFX está sendo vendida por 800 reais novamente em uma loja. IMHO é a melhor opção CxB.

Se quiser usar durante vários anos é melhor pegar uma placa com a maior quantidade de VRAM possível. Se faltar VRAM os dados (texturas e afins) são puxados do armazenamento da plataforma, isso pode causar queda de fps durante determinado trecho.

Meu filho estava jogando Rise of Tomb Raider e Deus Ex Mankind Divided com uma RX 460 4GB. Ambos puxam mais de 3GB de VRAM.

Pelo menos 4GB de VRAM amigo para os jogos atuais... se estiver querendo AMD, vai de RX480 que tem 8GB que é a melhor escolha. Isso pensando no lado da AMD apenas.

Quando eu comprei minha R9 290 4GB eu quase peguei uma GTX 780 3GB porque sempre usei Nvidia.

Naquela época em 2013:
https://tpucdn.com/reviews/AMD/R9_290/images/perfrel_1920.gif
GTX 780 3GB 99%
R9 290 4GB 100%

Hoje até a GTX 780 Ti perde da R9 290 em muito jogo:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...idia-envelhecendo-mal-verdade-ou-mito.602449/

A R9 290 até consegue competir com a GTX 970 haha.

Então se for pegar hoje uma placa, não é má ideía uma placa com no mínimo 4GB de VRAM. Mas vai da preferência de cada um hehehe.

Nvidia é ótima, eu sempre usei placa deles mas provavelmente meu próximo upgrade será AMD, vamos ver o Vega. Gostei como a R9 290 envelheceu bem.

Veja que mesmo com apenas 3gb ela tem 10%-15% mais desempenho do que a RX 480. e tem 5% de perda com relação a GTX 1060 6gb
http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2016-nvidia-geforce-gtx-1060-3gb-vs-6gb-review

Alem disso, a tecnologia do FastSync tem deixado bem mais fluido os jogos com FPS baixo (no meu caso, jogo em 4K com a 970). Entao, se eu fosse vc, ficaria entre 1060 6gb ou 1060 3gb
http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/fast-sync-melhor-configuracao.599637/

obs: minha opiniao pessoal e nao sei se vale a pena discutir: em todos os mnodelos que tem diferença de VRAM, o ganho e bem pequeno em termos de FPS. Talvez o maior ganho seja no tempo de processamento, que no caso do amigo acima esteja em 18ms.
obs: no link do Fastsync tem meus videos em 4k com tudo no maximo. vc pode dar uma comparada

O problema é que ela consegue esse resultado em jogos DX11, onde o driver da nVidia participa integralmente da gestão dos recursos enviados à VRAM; por conta dessa gestão, o impacto dos stutters na performance devido ao estouro de VRAM é amenizado, mas a questão não são os jogos DX11 e sim os DX12, onde o driver da nVidia não tem mais esse controle e ele é transferido diretamente pras mãos do desenvolvedor, o que acabava meio que ferrando tudo (não é todo mundo que está disposto a otimizar seu código pras diferentes placas e quantidades de VRAM disponíveis no mercado).

O que eu sei do FastSync é que ele reduzi a aparição de tearing quando o FPS está acima da taxa de atualização do monitor. Nesse processo, ele insere um pequeno delay adicional, mas comparado com o Vsync, é bem menor; o problema mesmo é que ele ainda não está perfeito, como pode ser visto nesse vídeo:

No dia anterior à chegada da minha 480, joguei MGSV na 750 TI e percebi que a imagem estava lagando demais, coisa que não costuma acontecer... Ora ficava de boa, ora dava uns lags como se eu tivesse jogando com FPS muito abaixo dos 60, coisa que não acontece com esse jogo. Depois de muito pensar, lembrei-me que ativei o FastSync no driver da nVidia pra ver como funcionava no BF4 (que estava rodando acima dos 60 FPS) e só pode ter sido ele o culpado, pois antes disso eu deixava a configuração de Vsync desativado no driver e o jogo rodava com extrema fluidez. MGSV, por natureza, é travado em 60 FPS e eu jogo ele com o Vsync ativado, pra não gerar tearing; não sei se foi a mistura do Fast com o Vsync, mas é fato que a minha experiência não foi das melhores, provavelmente porque o Fast bugou pelo fato do FPS não estar acima dos 60, que é a taxa da minha TV.

A questão da VRAM é bem simples: ela não faz a placa ganhar performance, mas impede que a mesma perca devido ao estouro de VRAM (onde o excedente é transferido pra RAM, que tem uma velocidade de acesso muito menor) e é justamente isso que eu e alguns aqui estão argumentando. Quem quer jogar no máximo da qualidade e não quer perder performance no processo, é melhor investir numa placa que tenha mais VRAM, mesmo que custe mais caro. Em suma, VRAM, pra mim, resume-se à isso: é melhor ter e sobrar, do que precisar e faltar... :true:

Agora, quem quer sacrificar qualidade gráfica, bem... Melhor partir pra placa mais barata :true:

Eu priorizo estabilidade ao invés de gráficos ultra e SMAA.

Vi na sua SS que o fps em uma área tranquila do jogo está 55, eu baixaria os gráficos até conseguir pelo menos 80 fps, para não correr risco do fps mínimo cair abaixo de 60.

Qual jogo é?

Sim, até certo ponto eu faria também (se o FPS ficar muito tempo abaixo dos 45 frames), mas a questão em si não é necessariamente essa, e sim o nível de sacrifício exigido para deixar o FPS fluído numa placa com menor quantidade de VRAM, que será muito maior do que numa placa que possua mais VRAM. Pra mim, uma das piores coisas que se pode ter, numa placa de vídeo, é limitar a qualidade gráfica com a qual uma determinada GPU pode rodar (mesmo sabendo que ela é capaz disso), por conta da limitação imposta pela quantidade de VRAM...

Gerar 80 FPS não é garantia de que o mínimo ficará dentro dos 60 FPS; isso varia conforme o nível de exigência do jogo para com o hardware. Além disso, pra que gerar 80 FPS num monitor que só consegue exibir 60 no máximo? Vai gerar tearing e consumo de energia desnecessário :true:

É o Rise of The Tomb Raider. Essa parte é uma das mais pesadas do jogo, ao menos pra minha CPU: em alguns momentos o FPS cai para 30-35, o que acaba comprometendo a mira, mas coloquei no máximo pra mostrar que, dependendo do jogo, é possível sim estourar até mesmo os 6GB disponíveis na 1060 1280 CUDAs, então o que dizer da 1060 3GB? No DX11 ela até pode se safar, mas no DX12 a banda toca de um jeito diferente. Abaixo segue um trecho do vídeo do Digital Foundry comparando o modelo de 3GB com o de 6GB e com a 480 4GB no jogo citado:

No primeiro momento, as 1060 estão praticamente empatadas, mas quando mudamos para a próxima cena, que é bem mais intensa no uso de VRAM, a 1060 3GB gera stutter devido ao estouro de VRAM (como pode ser visto no gráfico da direita) e o FPS despenca em relação à 1060 6GB. E olha que o benchmark dele só consome pouco mais de 6GB de VRAM, enquanto que dentro do jogo está beirando quase os 8GB da minha placa...

Eu não acho que a 1060 3GB seja uma placa ruim, porque enquanto o consumo de VRAM estiver dentro do que a placa possui, ela entrega boa performance, mas é fato notório que o consumo de VRAM vem subindo drasticamente com os últimos lançamentos e isso tenderá a piorar ainda mais com o lançamento do Xbox Scorpio que, supostamente, possuirá 12GB de RAM, e com o surgimento de VGAs com 16GB ou mais... Ela é uma VGA relativamente forte para a quantidade de VRAM que possui, mas eu entendi a estratégia da nVidia com seu lançamento: primeiro, não queria jogar fora chips danificados que se tornariam a 1060 1280 CUDAs e, segundo, sabendo que a diferença de performance entre elas não seria muito grande, limitou sua quantidade de VRAM para que a mesma não canibalizasse as vendas da sua irmã mais velha (se tivessem versões com 6 GB de ambas as placas e a 1060 1152 CUDAs custasse mais barato, qual você levaria? A de 1152 CUDAs, não é? Pois é, a nVidia pensou exatamente o mesmo e foi por isso que ela lançou a 1060 1152 CUDAs com apenas 3GB...).

No final das contas, ela é uma placa que entrega boa performance, mas que acaba sendo limitada por conta da sua quantidade ínfima de VRAM. Ela tem o seu nicho, é fato, mas ele é bem específico, ao meu ver: ela é para quem quer usar uma placa quebra-galho até o lançamento da nova geração; para quem não se importa em jogar tudo no máximo, mesmo sabendo que a placa é perfeitamente capaz disso e para quem se importa com qualidade, mas faz upgrades a cada nova geração e, portanto, gosta de economizar o máximo possível na aquisição de uma nova VGA. Agora, quem pretende ficar por mais do que 1 ano com o novo "investimento", é melhor procurar outra opção, como a 470 4GB, que custa menos e tem mais memória, ou então partir logo para a 480 8GB :true:

A RX 470 da XFX está sendo vendida por 800 reais novamente em uma loja. IMHO é a melhor opção CxB.

Se quiser usar durante vários anos é melhor pegar uma placa com a maior quantidade de VRAM possível. Se faltar VRAM os dados (texturas e afins) são puxados do armazenamento da plataforma, isso pode causar queda de fps durante determinado trecho.

Meu filho estava jogando Rise of Tomb Raider e Deus Ex Mankind Divided com uma RX 460 4GB. Ambos puxam mais de 3GB de VRAM.

Na minha também. Se eu não quisesse ficar tanto tempo com essa nova placa, e não quisesse maximizar a qualidade gráfica (até onde a GPU aguentasse, claro), teria sem dúvida economizado uns trocados e pego a 470 4GB :true:

Pelo menos 4GB de VRAM amigo para os jogos atuais... se estiver querendo AMD, vai de RX480 que tem 8GB que é a melhor escolha. Isso pensando no lado da AMD apenas.

Apoiado em gênero, número e grau :joia:

Na minha também. Se eu não quisesse ficar tanto tempo com essa nova placa, e não quisesse maximizar a qualidade gráfica (até onde a GPU aguentasse, claro), teria sem dúvida economizado uns trocados e pego a 470 4GB :true:
Ah sim, se a pessoa puder gastar mais a RX 480 8GB é melhor opção. Nos próximos anos é certeza que o consumo de VRAM será elevado.

IMHO a GTX1060 3GB não é uma boa escolha visando longevidade, só se a pessoa quiser comprar de todo jeito uma Nvidia e não tiver grana pra pegar uma GTX1060 6GB. A Nvidia lançou a GTX1060 1152 cudas 3GB pra reaproveitar chips que não passaram no teste pra funcionar na especificação da GTX1060 full 6GB. IMO pra Nvidia é win win mas pro consumidor nem tanto.

O pessoal pode brigar mas placa da AMD anda envelhecendo bem. Imagino que a RX 480 8GB vai seguir o mesmo caminho.

A minha R9 290 envelheceu muito muito bem. Assim se a Vega vier forte é certeza que eu vou novamente de AMD. Fico imaginando se eu tivesse comprado uma GTX 780 hehehe.

Com grana curta a RX 470 da XFX dualfan você encontra hoje por 825 reais. Se a pessoa tiver 800 reais justo não tem nem o que pensar.

O problema é que ela consegue esse resultado em jogos DX11, onde o driver da nVidia participa integralmente da gestão dos recursos enviados à VRAM; por conta dessa gestão, o impacto dos stutters na performance devido ao estouro de VRAM é amenizado, mas a questão não são os jogos DX11 e sim os DX12, onde o driver da nVidia não tem mais esse controle e ele é transferido diretamente pras mãos do desenvolvedor, o que acabava meio que ferrando tudo (não é todo mundo que está disposto a otimizar seu código pras diferentes placas e quantidades de VRAM disponíveis no mercado).

O que eu sei do FastSync é que ele reduzi a aparição de tearing quando o FPS está acima da taxa de atualização do monitor. Nesse processo, ele insere um pequeno delay adicional, mas comparado com o Vsync, é bem menor; o problema mesmo é que ele ainda não está perfeito, como pode ser visto nesse vídeo:

No dia anterior à chegada da minha 480, joguei MGSV na 750 TI e percebi que a imagem estava lagando demais, coisa que não costuma acontecer... Ora ficava de boa, ora dava uns lags como se eu tivesse jogando com FPS muito abaixo dos 60, coisa que não acontece com esse jogo. Depois de muito pensar, lembrei-me que ativei o FastSync no driver da nVidia pra ver como funcionava no BF4 (que estava rodando acima dos 60 FPS) e só pode ter sido ele o culpado, pois antes disso eu deixava a configuração de Vsync desativado no driver e o jogo rodava com extrema fluidez. MGSV, por natureza, é travado em 60 FPS e eu jogo ele com o Vsync ativado, pra não gerar tearing; não sei se foi a mistura do Fast com o Vsync, mas é fato que a minha experiência não foi das melhores, provavelmente porque o Fast bugou pelo fato do FPS não estar acima dos 60, que é a taxa da minha TV.

A questão da VRAM é bem simples: ela não faz a placa ganhar performance, mas impede que a mesma perca devido ao estouro de VRAM (onde o excedente é transferido pra RAM, que tem uma velocidade de acesso muito menor) e é justamente isso que eu e alguns aqui estão argumentando. Quem quer jogar no máximo da qualidade e não quer perder performance no processo, é melhor investir numa placa que tenha mais VRAM, mesmo que custe mais caro. Em suma, VRAM, pra mim, resume-se à isso: é melhor ter e sobrar, do que precisar e faltar... :true:

Agora, quem quer sacrificar qualidade gráfica, bem... Melhor partir pra placa mais barata :true:

Eu acho que o DX12 vai micar... nao sai nada e muito menos com as promessas que a MS falou que iria acontecer...mas enfim, nao sou mae dinah,,,,

Quanto ao Fastsync eu já tinha vistoe sse video, mas deve ter informação ai que a Nvidia não dvulga ou foi mal explicado. Em teoria ele é um Vsync melhorando, com menos input lag, principalmente. Então deveria apenas agir quando o FPS está maior do que a frequência suportada pelo monitor.
Acontece que ele dá mais fluidez para baixos FPS, diminuindo os stuttering, porém, aumentanto input lag (veja meu video no topico do fastsync), por isso, para jogar FPS e corrida online, nao recomendo ativar o Fastsync, o melhor e baixar qualidade gráfica.
Tentei procurar o pq dele melhorar a fluidez com baixo FPS e ainda nao descobri. (veja como jogo o TW3 em 4k com tudo no maximo e hairworks ativado)

Mas concordo, melhor ir para a de 6gb

Gerar 80 FPS não é garantia de que o mínimo ficará dentro dos 60 FPS; isso varia conforme o nível de exigência do jogo para com o hardware. Além disso, pra que gerar 80 FPS num monitor que só consegue exibir 60 no máximo? Vai gerar tearing e consumo de energia desnecessário
Eu sei que não é garantia amigo, foi só um exemplo, suponhamos que o jogo para manter um mínimo de 60 FPS tenha que ser rodado com tudo no High, então vou escolher está opção, posso travar o FPS em 60 para economizar energia, só não quero que caia abaixo de 60.

Recomendo que você não utilize VSYNC pois aumenta a latência dos comandos.

Sim, não tenho coragem de pagar mais de 1000 reais em uma placa de vídeo, todas as minhas placas nunca passaram de 600 reais, saí de uma GTX 750 Ti para a GTX 1060 por que achei ela por 850 reais, o plano original era trocar por uma GTX 1050 Ti ou RX 470, mas para mim não faria sentido economizar apenas 100 - 150 reais e não pegar a 1060, que é muito mais potente e roda mais fria (tenho build mini itx).

Para mim também não faz sentido pagar 30% à mais para ter a versão de 6 GB só para poder subir as texturas de High para Ultra, sendo que todo o resto vou deixar em High. Até porque meu processador vai dar uma gargalada.

Última edição:
Eu sei que não é garantia amigo, foi só um exemplo, suponhamos que o jogo para manter um mínimo de 60 FPS tenha que ser rodado com tudo no High, então vou escolher está opção, posso travar o FPS em 60 para economizar energia, só não quero que caia abaixo de 60.

Recomendo que você não utilize VSYNC pois aumenta a latência dos comandos.

Sim, não tenho coragem de pagar mais de 1000 reais em uma placa de vídeo, todas as minhas placas nunca passaram de 600 reais, saí de uma GTX 750 Ti para a GTX 1060 por que achei ela por 850 reais, o plano original era trocar por uma GTX 1050 Ti ou RX 470, mas para mim não faria sentido economizar apenas 100 - 150 reais e não pegar a 1060, que é muito mais potente e roda mais fria (tenho build mini itx).

Para mim também não faz sentido pagar 30% à mais para ter a versão de 6 GB só para poder subir as texturas de High para Ultra, sendo que todo o resto vou deixar em High. Até porque meu processador vai dar uma gargalada.

Apesar de ser a situação ideal (60 FPS constantes), eu não faço questão dele cair para uns 55-50, talvez 45, dependendo do jogo, desde que a fluidez se mantenha. O meu foco principal é qualidade, mas se a alta qualidade influenciar negativamente na geração de frames, eu faço o sacrifício que for necessário, principalmente se ele for daquele onde o impacto na qualidade é mínimo, mas na performance é gigantesco (tipo jogar o Mirror's Edge Catalyst no Hyper).

Sim, eu sei que influencia na latência dos comandos, mas o MGSV não é tão fast paced ao ponto de atrapalhar a jogabilidade, portanto prefiro deixar ativado nele do que ficar vendo tearing na tela.

Eu também não tenho e só abri uma exceção agora pra essa 480 porque era o jeito (a placa mais cara que tinha pego antes dessa foi uma 270X por pouco mais de R$ 900). Essa placa era pra custar muito mais barato do que cobram hoje por ela, mas infelizmente esse dólar escroto acabou ferrando com tudo :damn: Comprei com intuito de ficar 3 anos ou mais com a mesma e só trocaria antes disso se surgisse uma excelente oportunidade de revendê-la por um preço bom, a fim de bancar parte dos custos da placa nova.

Entre a 1050 TI por R$ 800 e pouco e uma GTX 1060 3GB na mesma faixa de preço, realmente a escolha da GTX 1060 3GB é no brainer :true: Agora, quanto à ser mais fria que a 470, por mais que o chip seja menor, tenha menos transistores e, portanto, dissipe menos calor, a temperatura atingida vai depender do tipo de refrigeração usado pela placa. Veja o caso da Zotac GTX 1060 AMP:

Fans pequenas, com dissipador pequeno, 2 heatpipes apenas, sem o devido contato com a GPU causam isso aí que você viu no vídeo (e olha que o case usado no teste nem era compacto) :true: Eu não sei se a 470 seria tão quente com essa 1060 apresentada no vídeo, mas mesmo que fosse, uma custom fan curve + undervolting resolveriam muito bem essa questão :joia:

Pode não fazer sentido pagar 30% a mais pra pegar a 1060 6GB que, na minha opinião, vai envelhecer tão "bem" quanto a 960, mas acredito que daria pra ter pego uma 470 4GB por um pouco menos do que tu pagou na 1060 3GB, ao menos comparando os preços do dia de hoje. Esse GB adicional até pode parecer pouco, mas ele fará a diferença nos jogos que demandarem mais que 3GB de VRAM, mesmo que configurados no High. Porém, como você já fez a compra, não há muito o que fazer além de ajustar a qualidade quando necessário :true:

Users who are viewing this thread

Voltar