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Deleted member 142984
Guest
Olá, um dia desses (sempre começa assim) eu terminei G.R.A.W. pela terceira vez e pensei "Cara, que jogasso" daí eu fiquei vendo os créditos e pensei "Essa então é a Cidade do México. Eu matei um cara e terminei o jogo. Agora deve tá tudo legal lá, né?" e pensei. "Bem, num tá tudo legal... Tá uma guerra civil lá e etc" e continuei "Aff, nem sei pq eu tinha matado aquele cara, aliás, pq eu fiz isso? nem sei. nem sei o que tava acontecendo, só que que fui matando os caras..."
e me dei conta
"Não sei a história desse jogo"
(Antes de começar essa tese de mestrado, gostaria de dizer que não sou um expert em história de jogos)
Foi então que eu percebi que na maioria das vezes eu zerava os jogos sem nem saber a história. Está bem, tá certo que em jogos tipo Half Life, a história é que teve uma confusão com um experimento de laboratório.... e daí? O que me leva então, a ir pra outra dimensão, a matar TANTA GENTE, e a no final do jogo, matar um bixo enorme e um cara de terno azul que eu não faço a mínima idéia quem é fica falando comigo.
Poucos jogos eu entendi bem a história. Max Payne, Max Payne 2, Splinter Cell... Só. E alguns outros.
Oblivion por exemplo, quando alguém me pergunta eu falo "O Imperador morreu, tem umas confusão lá, abre umas portas tipo de um inferno, e vc tem que fechar as portas =D" mas não sei o objetivo das quests do jogo nem nada mais.
Claro também que às vezes o jogo tem seus defeitos tipo, vc só sabe a história da missão, por exemplo: Counter Strike. cs_rio os terroristas estão protegendo reféns e vc tem que resgatar. de_aztec os terroristas vão platar bomba e vc tem que desarmar. E SÓ ISSO. O jogo em si não tem história nenhuma.
HITMAN, QUE DECEPÇÃO!!!
Joguei o Demo, tive que encarar aquela jogabilidade COMPLETAMENTE lesada, várias vezes quis desistir de jogar mas pensei "Po, os caras do adrena falaram que é doido" então continuei. O jogo é extremamente MECÂNICO. Tudo que vc tem que fazer está escrito no MENU: "Pula aquele lugar" "Entra na sala" "Esconde no Armário" "Sai do armário" "Pega sua faca" "Mata o cara" "Pega a roupa dele" "Sai andando"...
Achei isso HORRÍVEL! Quando cheguei no meu "OBJETIVO" fui matar o cara, DAÍ QUANDO AQUELE CARECA "O AGENTE 47" RESOLVEU FINALMENTE ABRIR A BOCA, O QUE ELE DIZ?
"Meu cliente mandou eu fazer isso"
AHHH vai tomar no cu, eu chego lá, mato uma porrada de cara, quase me mato, e tudo por que?
"Meu cliente mandou"
Aff!! Não tive que pensar 2 vezes antes de deletar aquela porra de demo que eu joguei até o final com a esperança de melhorar um pouquinho.
Isso além de ser um jogo completamente mecânico. Quer um exemplo? SÓ TEM JEITO DE SUBIR EM CERTOS CAIXOTES DETERMINADOS POR "SCRIPT" pois o jogo é só isso, SCRIPT. É como jogar homem aranha, só que não o de ps2 e xbox, IGUALZINHO ao do filme, vc faz AS MESMAS COISAS, não tem chance nenhuma de fazer de outro jeito, as mesmas falas, as mesmas animações. Daí por mais que seja gráficos de F.E.A.R. fica chato. é. chato mesmo.
Quer um jogo que seja do mesmo estilo (espião) mas completamente diferente?
Splinter Cell
Durante o tempo todo do jogo, seu chefe e seus "companheiros de trabalho" Te dão informações sobre a missão, a intel e tudo, MAS NUNCA, NUNCA TE FALAM EXATAMENTE O QUE VC TEM QUE FAZER, ISSO É ESCELENTE. Exemplo: O chefe dele fala assim: "Seu objetivo é infiltrar no banco e coletar tais informações e fazer tal coisa (objetivo principal). Se possível faça tal coisa, ou implante câmera em tal lugar (objetivo secundário).
Agora, quem vai descobrir como que faz isso? VOCÊ!!! Como a jogabilidade é extremamente fluída, vc não tem dificuldade nenhuma E ENTENDE A HISTÓRIA POIS SABE O QUE VC ESTÁ FAZENDO, NINGUÉM FICA TE MANDANDO FAZER TAL COISA.
DAÍ QUE O JOGADOR DESCOBRE JEITOS DIFERENTES DE CUMPRIR A MISSÃO E NUM FICA NAQUELA MESMICE E JOGABILIDADE MECÂNICA O TEMPO TODO.
A história é importante, mas não é só ela que faz o sucesso de um jogo.
Por exemplo: Grand Theft Auto
o GTA3: História-> Vc acabou de sair da prisão.... Daí vc conhece uns caras e tal, mas eles sempre ficam te mandando fazer as coisas.
GTA: VC História-> Vc perde dinheiro pra carái e tem que arranjar um jeito de conseguir mais (melhorou um pouco) Mas o esquema é o mesmo do GTA3, os caras ficam te mandando fazer as coisas.
GTA SA: História-> Pô, o que eu posso dizer, sua mão morreu, os policiais cismam contigo e tal, e vc começa o jogo do lado de uma bicicleta... Legal né? E olha só o sucesso que os GTAs fizeram, se tivesse história melhor, que tal um 10 no gamespot?
Jogos de esporte não tem história, mas aí já é pedir demais, né? hehhehe ahh, Dead or Alive Xtreme tem história!! vc sai de férias e resolve jogar volei na práia! ahuhuaehuaeuheahueau
Alguns jogos é quase impossível entender sua história pois o jogo É TÃO GRANDE que é preciso prestar atenção em cada detalhe.
Seria um jogo no estilo Código da Vinci, no qual vc NEM RELAXA, pois toda hora tem informações em que se vc perder, acaba o sentido do jogo.
G.R.A.W. acho que é tipo isso, vê lá, não sei NEM se as missões tem alguma conexão entre si. Afinal, VC VAI FICAR PRESTANDO ATENÇÃO NA TELINHA DO CANTO DA TELA ENQUANTO TEM UMA PORRADA DE CARA ATIRANDO EM VC?
Impossível.
Prince of Persia eu mau mau entendi a história. Começei jogando o 2... Gostei, só não entendi o início, já que parece meio ligado ao Prince of Persia 1. Comprei o Prince of Persia 3, o jogo é tão grande, é tanto caos, e DE 1 EM 1 HORA vc encontra alguém pra conversar, ufa! Mas 1 hora sem entender quase nada é muita coisa, eu sempre gostei de PoP, mas o PoP3 nem cheguei a zerar por causa disso.
Outros jogos poucos japoneses sabem a história, Dead Or Alive, por exemplo durante o 1, 2, 3 e 4 o jogo muda de personagens, um personagem vira outro... e tudo acaba em que? briga!
Existem jogos em que vc é OBRIGADO a se adaptar à história, como é o caso de jogos de SERES ALIENÍGENAS/ZUMBIS, RESIDENT EVIL, DEAD RISING, DOOM3, PREY, HALO (PRINCIPALMENTE)
Nesses jogos, a cada 10 minutos de jogo vc é obrigado a apertar START e pensar "Tá, o que tá acontecendo, apareceu um tanto de zumbi na minha nave, blz. Não sei o que tenho que fazer, mas quero muito sair vivo. Ok vamo lá, pera, pera, dexa eu rezar um pai nosso e uma ave maria antes (Eu jogando Doom 3)"
E se vc consegue, vc tem aquele gás em terminar o jogo.
Enquanto tem aqueles jogos que começam de mansinho "Uns aparelhos explodem alí, aquele suspense de lá, tudo parece muito bem..."(HALF LIFE) Daí quando vc menos espera vc tá matando um tanto de zumbi numa terra alienígena
Jogos de Guerra se privam disso, especialmente SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (A MAIORIA)
Vc tá na guerra!! PERGUNTA PRA HITLER O QUE TÁ ACONTECENDO!!!
A HISTÓRIA: SIMPLES, EIXO VS ALIADOS, BORA GANHAR A GUERRA!
Existem jogos em que a história é sua missão: Rainbow Six por exemplo, as missões não são interligadas (ou quase, pois seus objetivos não tem nada a ver uma com a outra) e por isso, cada missão tem um história diferente da outra.
Enquando existem outros jogos em que os parece que os desenvolvedores esquecem da história ao longo do jogo. Quer exemplo? FAR CRY O jogo inteiro vc mata gente, Só no início e no final que a história se manifesta.
Outros jogos não tem história (Need For Speed, a história é qual? bah!) e se tem é sem pé nem cabeça... (Conker, Tony Hawk's)
Alguns jogos são poupados dessas críticas, sabem quais? Matrix, Spider Man... Baseados em filmes, tem coisa mais fácil?
E ae gente? Dei minha opinião, e vcs? O que vcs acham sobre as histórias dos jogos?
e me dei conta
"Não sei a história desse jogo"
(Antes de começar essa tese de mestrado, gostaria de dizer que não sou um expert em história de jogos)
Foi então que eu percebi que na maioria das vezes eu zerava os jogos sem nem saber a história. Está bem, tá certo que em jogos tipo Half Life, a história é que teve uma confusão com um experimento de laboratório.... e daí? O que me leva então, a ir pra outra dimensão, a matar TANTA GENTE, e a no final do jogo, matar um bixo enorme e um cara de terno azul que eu não faço a mínima idéia quem é fica falando comigo.
Poucos jogos eu entendi bem a história. Max Payne, Max Payne 2, Splinter Cell... Só. E alguns outros.
Oblivion por exemplo, quando alguém me pergunta eu falo "O Imperador morreu, tem umas confusão lá, abre umas portas tipo de um inferno, e vc tem que fechar as portas =D" mas não sei o objetivo das quests do jogo nem nada mais.
Claro também que às vezes o jogo tem seus defeitos tipo, vc só sabe a história da missão, por exemplo: Counter Strike. cs_rio os terroristas estão protegendo reféns e vc tem que resgatar. de_aztec os terroristas vão platar bomba e vc tem que desarmar. E SÓ ISSO. O jogo em si não tem história nenhuma.
HITMAN, QUE DECEPÇÃO!!!
Joguei o Demo, tive que encarar aquela jogabilidade COMPLETAMENTE lesada, várias vezes quis desistir de jogar mas pensei "Po, os caras do adrena falaram que é doido" então continuei. O jogo é extremamente MECÂNICO. Tudo que vc tem que fazer está escrito no MENU: "Pula aquele lugar" "Entra na sala" "Esconde no Armário" "Sai do armário" "Pega sua faca" "Mata o cara" "Pega a roupa dele" "Sai andando"...
Achei isso HORRÍVEL! Quando cheguei no meu "OBJETIVO" fui matar o cara, DAÍ QUANDO AQUELE CARECA "O AGENTE 47" RESOLVEU FINALMENTE ABRIR A BOCA, O QUE ELE DIZ?
"Meu cliente mandou eu fazer isso"
AHHH vai tomar no cu, eu chego lá, mato uma porrada de cara, quase me mato, e tudo por que?
"Meu cliente mandou"
Aff!! Não tive que pensar 2 vezes antes de deletar aquela porra de demo que eu joguei até o final com a esperança de melhorar um pouquinho.
Isso além de ser um jogo completamente mecânico. Quer um exemplo? SÓ TEM JEITO DE SUBIR EM CERTOS CAIXOTES DETERMINADOS POR "SCRIPT" pois o jogo é só isso, SCRIPT. É como jogar homem aranha, só que não o de ps2 e xbox, IGUALZINHO ao do filme, vc faz AS MESMAS COISAS, não tem chance nenhuma de fazer de outro jeito, as mesmas falas, as mesmas animações. Daí por mais que seja gráficos de F.E.A.R. fica chato. é. chato mesmo.
Quer um jogo que seja do mesmo estilo (espião) mas completamente diferente?
Splinter Cell
Durante o tempo todo do jogo, seu chefe e seus "companheiros de trabalho" Te dão informações sobre a missão, a intel e tudo, MAS NUNCA, NUNCA TE FALAM EXATAMENTE O QUE VC TEM QUE FAZER, ISSO É ESCELENTE. Exemplo: O chefe dele fala assim: "Seu objetivo é infiltrar no banco e coletar tais informações e fazer tal coisa (objetivo principal). Se possível faça tal coisa, ou implante câmera em tal lugar (objetivo secundário).
Agora, quem vai descobrir como que faz isso? VOCÊ!!! Como a jogabilidade é extremamente fluída, vc não tem dificuldade nenhuma E ENTENDE A HISTÓRIA POIS SABE O QUE VC ESTÁ FAZENDO, NINGUÉM FICA TE MANDANDO FAZER TAL COISA.
DAÍ QUE O JOGADOR DESCOBRE JEITOS DIFERENTES DE CUMPRIR A MISSÃO E NUM FICA NAQUELA MESMICE E JOGABILIDADE MECÂNICA O TEMPO TODO.
A história é importante, mas não é só ela que faz o sucesso de um jogo.
Por exemplo: Grand Theft Auto
o GTA3: História-> Vc acabou de sair da prisão.... Daí vc conhece uns caras e tal, mas eles sempre ficam te mandando fazer as coisas.
GTA: VC História-> Vc perde dinheiro pra carái e tem que arranjar um jeito de conseguir mais (melhorou um pouco) Mas o esquema é o mesmo do GTA3, os caras ficam te mandando fazer as coisas.
GTA SA: História-> Pô, o que eu posso dizer, sua mão morreu, os policiais cismam contigo e tal, e vc começa o jogo do lado de uma bicicleta... Legal né? E olha só o sucesso que os GTAs fizeram, se tivesse história melhor, que tal um 10 no gamespot?
Jogos de esporte não tem história, mas aí já é pedir demais, né? hehhehe ahh, Dead or Alive Xtreme tem história!! vc sai de férias e resolve jogar volei na práia! ahuhuaehuaeuheahueau
Alguns jogos é quase impossível entender sua história pois o jogo É TÃO GRANDE que é preciso prestar atenção em cada detalhe.
Seria um jogo no estilo Código da Vinci, no qual vc NEM RELAXA, pois toda hora tem informações em que se vc perder, acaba o sentido do jogo.
G.R.A.W. acho que é tipo isso, vê lá, não sei NEM se as missões tem alguma conexão entre si. Afinal, VC VAI FICAR PRESTANDO ATENÇÃO NA TELINHA DO CANTO DA TELA ENQUANTO TEM UMA PORRADA DE CARA ATIRANDO EM VC?
Impossível.
Prince of Persia eu mau mau entendi a história. Começei jogando o 2... Gostei, só não entendi o início, já que parece meio ligado ao Prince of Persia 1. Comprei o Prince of Persia 3, o jogo é tão grande, é tanto caos, e DE 1 EM 1 HORA vc encontra alguém pra conversar, ufa! Mas 1 hora sem entender quase nada é muita coisa, eu sempre gostei de PoP, mas o PoP3 nem cheguei a zerar por causa disso.
Outros jogos poucos japoneses sabem a história, Dead Or Alive, por exemplo durante o 1, 2, 3 e 4 o jogo muda de personagens, um personagem vira outro... e tudo acaba em que? briga!
Existem jogos em que vc é OBRIGADO a se adaptar à história, como é o caso de jogos de SERES ALIENÍGENAS/ZUMBIS, RESIDENT EVIL, DEAD RISING, DOOM3, PREY, HALO (PRINCIPALMENTE)
Nesses jogos, a cada 10 minutos de jogo vc é obrigado a apertar START e pensar "Tá, o que tá acontecendo, apareceu um tanto de zumbi na minha nave, blz. Não sei o que tenho que fazer, mas quero muito sair vivo. Ok vamo lá, pera, pera, dexa eu rezar um pai nosso e uma ave maria antes (Eu jogando Doom 3)"
E se vc consegue, vc tem aquele gás em terminar o jogo.
Enquanto tem aqueles jogos que começam de mansinho "Uns aparelhos explodem alí, aquele suspense de lá, tudo parece muito bem..."(HALF LIFE) Daí quando vc menos espera vc tá matando um tanto de zumbi numa terra alienígena
Jogos de Guerra se privam disso, especialmente SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (A MAIORIA)
Vc tá na guerra!! PERGUNTA PRA HITLER O QUE TÁ ACONTECENDO!!!
A HISTÓRIA: SIMPLES, EIXO VS ALIADOS, BORA GANHAR A GUERRA!
Existem jogos em que a história é sua missão: Rainbow Six por exemplo, as missões não são interligadas (ou quase, pois seus objetivos não tem nada a ver uma com a outra) e por isso, cada missão tem um história diferente da outra.
Enquando existem outros jogos em que os parece que os desenvolvedores esquecem da história ao longo do jogo. Quer exemplo? FAR CRY O jogo inteiro vc mata gente, Só no início e no final que a história se manifesta.
Outros jogos não tem história (Need For Speed, a história é qual? bah!) e se tem é sem pé nem cabeça... (Conker, Tony Hawk's)
Alguns jogos são poupados dessas críticas, sabem quais? Matrix, Spider Man... Baseados em filmes, tem coisa mais fácil?
E ae gente? Dei minha opinião, e vcs? O que vcs acham sobre as histórias dos jogos?