vdimm máximo na m3a78-em, tem como ir além?

vokox

know-it-all Member
Registrado
Esses dias eu tava pesquisando na net sobre as temperaturas da minha mobo (que em idle fica mais quente que meu processador, 42º, enquanto o processador fica 40º) e achei um cara falando que tirou o Elastômero, passou pasta termica e isso resolveu o problema de temperatura dele.


A dúvida é a seguinte, esse meu PC da sign a primeira vez que montei, fisicamente, um PC, na hora da montagem, tinha um tipo de um plastico/durex em cima daonde tá escrito ASUS nessa foto:

big_photo.jpg


E eu o tirei pensando que era plástico aleatório, isso era o Elastômero?

Se sim, o que eu posso fazer para remediar isso? Passar pasta térmica ali?

Se não, aonde fica o tal Elastômero na mobo?


Duvida do elastomero resolvida, duvida nova no post #8, relacionado ao novo titulo do topico
 
Última edição:
o plastico colado em cima do asus pode remover de boa, é so uma proteçao contra-risco!

o elastometro fica embaixo desse dissipador com o logo asus e embaixo desse outro ao lado (onde na tua foto se ve claramente duas presilhas branca)!

o elastometro seria uma pasta termica "adesiva"!
 
como eu removo aquelas duas presilhas? pra chegar no elastômero?

posso colocar Artic Silver 5 no lugar dele? se sim, o que eu devo usar para remove-lo?
 
Vishh, kkkkk voce me divertiu mto agora...

Bom, vc vai precisar de alicate de bico fino, cotonete, alcool isopropilico, paciencia e conhecimento, existe uma moldura isolante ao redor do elastomero q impede o dissipador de encostar nos capacitores ao redor do die do chip evitando um curto. Ao limpar o elastomero existe uma grande chance de danificar essa moldura isolante.

Ou seja... 42C nao tem nada demais, deixa assim. O risco de danificar a placa e perder a garantia nao vale o esforco.
 
Também acho que 42° não seja nada abusivo para a placa. Creio eu, que esteja dentro do suportado... e com folga ainda!!
 
42º em Idle, em Full Load, num dia como hoje (28º) fica em 45º

se é complicado, nem irei fazer, só faria se fosse algo simples mesmo.

Grato pela ajuda em relação ao elastomero.

aproveitando o topico:

minhas memos novas são 2.3v, porém na bios da modo, só consigo subir até 2.24v, tem alguma coisa que eu possa fazer para chegar aos 2.3v? (já estou com a ultima versão da bios)
 
Última edição:
ele é um pino com uma mola! voce retira empurrando um pouco ele do lado da placa mae e apertando o bico do lado da placa com um alicate de bico bem fino que ele sai!

Problema que pode ocorrer:
Perder a mola
Estragar o bico desse pino, por conseqüência ele vai ficar frouxo!
Ao remover (dependendo) do elastometro tu pode quebrar/trincar o nucleo do chipset!
Ao re-encaixar pela força exercida tu pode acabar quebrando/trincando o nucleo do chipset e ai é placa mae jogada fora!

e se baixar uns 5º graus ai vai ser muito!

seria melhor, se conseguisse adaptar uma ventoinha no dissipador maior (com logo asus), mas 50 a 60 graus nao é muito pra ele!
 
Faz igual eu, adapta uma ventuinha no disiparo e vera a diferença..

Adaptei um pequenino que comprei em uma loja de eletronicos, diminuiu 7° ^^..
 
oloko, tu prendeu essa fan ali com o que?
 
Nao ha como aumentar mais a voltagem!

essa placa tem varias limitaçoes, a ASUS diz que é o chipset que nao tem mais variedade de voltagem (780G +SB700) entre outros "recursos"!

pra mim quem capou ela foi a ASUS, mesmo assim é uma boa placa (ate pelo preço)!

queria ver se as "raras" placas da Gigabyte com os mesmos chipsets tem esse "mesmos problemas"!
 
use 2.2v, no maximo pra nao sobrecarregar os vrm das dimm.... a memoria trabalhara mais fria e vai durar mais. 2.3V eh um abuso...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo