EDIT: Bom, eu não sei se esse post ainda é útil nos dias de hoje. Eu estava em casa e me lembrei de ter feito ele e resolvi dar uma passadinha por aqui. Primeiramente eu queria me desculpar pela linguagem que usei, na época que escrevi esse post eu era adolescente e achava que sabia de tudo mesmo! hahah
Mas enfim, fiz algumas alterações e removi muitos comentários vulgares que acho desnecessários.
Sei que é um tópico antigo, mas muita gente ainda tem um PS3 por aí parado e talvez se beneficiedas informações nele, por isso achei que valia apena esse edit.
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Seu PS3 foi FEITO para estragar dentro de alguns anos apartir da fabricação, bem como muitos eletrônicos hoje no mercado. Isso se chama obsolescência programada, é possível ler mais sobre isso pesquisando no Google, inclusive o que empresas gigantes como Samsung e Apple fazem em seus produtos.
Vamos lá!
1)Bom YLOD oque significa? Yellow Light of Dead
Na maioria dos casos significa que houve um desligamento de emergência, só isso. Não é possível, apenas pela luz, especificar de onde vem o problema.
Para isso é necessário avaliar o hardware em questão.
2)Oque causa o YLOD?
Como eu disse, só da pra saber exatamente vendo o hardware, mas a maioria dos casos é por aquecimento.
E agora o ponto chave de ouro, a maioria dos caso é: adivinhem?! AQUECIMENTO NO DIE DOS PROCESSADORES.
Essa palavrinha DIE é o ponto mais importante.
Pra quem não conhece, die é o nome popular para a superfície de um CI de silício. CI Siginifica Circuito Integrado(ou chip popularmente).
Essa superfície obviamente é de silício(um mineral), então não é o metal que você encherga quando vê um processador na placa, aquilo chama-se IHS sigla para "Integrated Heat Spreader", ou Dissipador de Calor Integrado de Metal, e muito menos o metal grande que se solta dele, aquilo é o Dissipador de Calor.
Bom, mas quando eu olho o processador eu vejo o metal, e o problema que você ta falando é no DIE, abaixo desse metal, alguma coisa não está se encaixando..
Perfeitamente, unindo os dois existe uma pasta térmica feita para conduzir o calor gerado no CI.
A questão é: Toda pasta térmica tem uma vida útil e a pasta térmica utilizada no PS3 tem uma vida útil particularmente curta. Isso nos leva a suspeitar de obsolescência programada por parte da Sony.
Bem retomando, essa pasta térmica, entre o DIE e o IHS, é que causa todo alvoroço, agora vocês entendem melhor o quebra cabeças?
Como solucionar o problema, de uma forma mais duradoura.
Remove-se o IHS dos processadores e é feita aplicação de pasta térmica a base de cerâmica, comum, que não custa quase nada, e tem uma vida útil muito longa.
Uma marca boa nesse caso é recomendada, como a artic silver ceramique.
Importante lembrar que a pasta térmica que se fala aqui NÂO é aquela que se vê ao remover o dissipador de alumínio mais a ventoinha sobre o processador.A pasta térmica em questão está abaixo do metal (heatspreader) do processador, onde se lê SONY.
3)A fonte pode causar o YLOD
Pode, mas óbviamente, nesse caso trocando a fonte o problema é resolvido, já que a culpa é dela. Pode-se fazer o teste ligando o PS3 numa fonte ATX comum. Se for a fonte o PS3 irá parar de apresentar erro.
Agora gostaria de contestar algumas informações que é possível encontrar na internet.
1)O principal problema causador de YLOD é perda de conexão entre os pontos de solda do processador com a placa mãe.
Isso é uma ideia boa, porém, muitas pessoas que defendem esse argumentam se esquecem de levar em consideração a questão da pasta térmica. Se a pasta térmica não for trocada e não estiver conduzindo adequadamente o calor, o problema de YLOD vai persistir, mesmo com o reball.
A troca da pasta térmica também é uma operação mais simples e com menos chance de danificar os componentes do entorno, por não envolver aquecimento. O que torna ela especialmente indicada para se tentar antes de fazer o reball.
Por outro lado, o aquecimento e resfriamento dos pontos de solda, mesmo que não sejam suficientes para atingir o ponto de liquidificação da solda, causam o que se chama estresse no metal, que pode levá-lo a rachar. Isso é especialmente relevante nos casos onde o PS3 já está com a pasta térmica velha e empoeirado, ou seja, funcionando numa temperatura acima do normal e resfriando novamente ao ser desligado. Isso gera mais estresse e tem mais chances de danificar os pontos de solda com o tempo.
Isso nos leva novamente a pensar em obsolescência programada, pois são questões que uma multinacional certamente tem ciência antes de lançar seus produtos.
3)A mas o meu amigo, ele reparou o PS3 dele com uma pistola térmica, que derrete a solda por baixo do CI e resolve o problema.
É possível que a pistola de ar quente funcione na verdade derretendo a pasta térmica e não a solda. De modo que a pasta térmica volta a ter uma boa eficiência por alguns dias ou semanas, porém, se não for trocada o problema deve voltar a ocorrer. O derretimento da solda é mais custoso e tem menos chance de acontecer com apenas alguns segundos de aplicação da pistola de ar quente como muitos tutoriais recomendam.
4)Mas eu ouvi falar que só é necessário trocar a pasta térmica do DIE quando o cooler gira muito rápido.
Se a pasta térmica estiver tão ruim a ponto de o PS3 aquecer logo nos primeiros segundos então ele não irá ligar e o cooler não irá girar.
6)O reball com solda de chumbo é a única coisa que realmente adianta. Porque a solda usada hoje nos eletrônicos não contém chumbo e derrete com uma temperatura mais baixa que as soldas antigas.
Isso é verdade para os casos em que os pontos de solda estão danificados. A solda com chumbo, por ser mais maleável é mais resistente ao estresse causado pelo calor com o tempo.
7)Deixar o PS3 em pé ajuda em 90% a "combater o YLOD".
Isso só é verdade se alguma saída de ar for desobstruída colocando o console em pé, no caso de o YLOD ser causado por superaquecimento.
8)Quando o PS3 precisa de várias tentativas para ligar é porque a fonte está com defeito.
Pode ser simplesmente porque as várias tentativas acabam esquentando a solda por debaixo do CPU e os metais ao serem esquentados aumentam de volume, o que pode ser suficiente para refazer a conexão em algum ponto. Além disso, esse aquecimento também pode melhorar a performance da pasta térmica antiga e fazer com que ela volte a conduzir calor de maneira suficiente. É questionável se isso realmente está relacionado com a fonte.
9)A fonte é o causador primordial do YLOD, e a fonte preta ou a de 3 plugues é muito melhor. Dito pelo cara ai debaixo.
Pensando pelo lado de que a pasta térmica tem uma vida útil bem menor que os componentes eletrônicos na fonte, é possível pensar que essa sim seja a maior causadora de problemas.
Um último adendo: cuidado com pessoas que anunciam kits para refrigeração ou coolers para PS3.
Muitas vezes esses kits não resolvem o problema que já existe e é questionável se eles realmente ajudam a prevenir que aconteça YLOD no futuro. Em teoria poderiam ajudar a manter as temperaturas no console mais baixas, porém não se sabe se a redução na temperatura que eles causam pode realmente ser suficiente para prevenir o erro no futuro. Talvez a melhor solução para se tentar inicialmente seja a troca da pasta térmica.
Mas enfim, fiz algumas alterações e removi muitos comentários vulgares que acho desnecessários.
Sei que é um tópico antigo, mas muita gente ainda tem um PS3 por aí parado e talvez se beneficiedas informações nele, por isso achei que valia apena esse edit.
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Seu PS3 foi FEITO para estragar dentro de alguns anos apartir da fabricação, bem como muitos eletrônicos hoje no mercado. Isso se chama obsolescência programada, é possível ler mais sobre isso pesquisando no Google, inclusive o que empresas gigantes como Samsung e Apple fazem em seus produtos.
Vamos lá!
1)Bom YLOD oque significa? Yellow Light of Dead
Na maioria dos casos significa que houve um desligamento de emergência, só isso. Não é possível, apenas pela luz, especificar de onde vem o problema.
Para isso é necessário avaliar o hardware em questão.
2)Oque causa o YLOD?
Como eu disse, só da pra saber exatamente vendo o hardware, mas a maioria dos casos é por aquecimento.
E agora o ponto chave de ouro, a maioria dos caso é: adivinhem?! AQUECIMENTO NO DIE DOS PROCESSADORES.
Essa palavrinha DIE é o ponto mais importante.
Pra quem não conhece, die é o nome popular para a superfície de um CI de silício. CI Siginifica Circuito Integrado(ou chip popularmente).
Essa superfície obviamente é de silício(um mineral), então não é o metal que você encherga quando vê um processador na placa, aquilo chama-se IHS sigla para "Integrated Heat Spreader", ou Dissipador de Calor Integrado de Metal, e muito menos o metal grande que se solta dele, aquilo é o Dissipador de Calor.
Bom, mas quando eu olho o processador eu vejo o metal, e o problema que você ta falando é no DIE, abaixo desse metal, alguma coisa não está se encaixando..
Perfeitamente, unindo os dois existe uma pasta térmica feita para conduzir o calor gerado no CI.
A questão é: Toda pasta térmica tem uma vida útil e a pasta térmica utilizada no PS3 tem uma vida útil particularmente curta. Isso nos leva a suspeitar de obsolescência programada por parte da Sony.
Bem retomando, essa pasta térmica, entre o DIE e o IHS, é que causa todo alvoroço, agora vocês entendem melhor o quebra cabeças?
Como solucionar o problema, de uma forma mais duradoura.
Remove-se o IHS dos processadores e é feita aplicação de pasta térmica a base de cerâmica, comum, que não custa quase nada, e tem uma vida útil muito longa.
Uma marca boa nesse caso é recomendada, como a artic silver ceramique.
Importante lembrar que a pasta térmica que se fala aqui NÂO é aquela que se vê ao remover o dissipador de alumínio mais a ventoinha sobre o processador.A pasta térmica em questão está abaixo do metal (heatspreader) do processador, onde se lê SONY.
3)A fonte pode causar o YLOD
Pode, mas óbviamente, nesse caso trocando a fonte o problema é resolvido, já que a culpa é dela. Pode-se fazer o teste ligando o PS3 numa fonte ATX comum. Se for a fonte o PS3 irá parar de apresentar erro.
Agora gostaria de contestar algumas informações que é possível encontrar na internet.
1)O principal problema causador de YLOD é perda de conexão entre os pontos de solda do processador com a placa mãe.
Isso é uma ideia boa, porém, muitas pessoas que defendem esse argumentam se esquecem de levar em consideração a questão da pasta térmica. Se a pasta térmica não for trocada e não estiver conduzindo adequadamente o calor, o problema de YLOD vai persistir, mesmo com o reball.
A troca da pasta térmica também é uma operação mais simples e com menos chance de danificar os componentes do entorno, por não envolver aquecimento. O que torna ela especialmente indicada para se tentar antes de fazer o reball.
Por outro lado, o aquecimento e resfriamento dos pontos de solda, mesmo que não sejam suficientes para atingir o ponto de liquidificação da solda, causam o que se chama estresse no metal, que pode levá-lo a rachar. Isso é especialmente relevante nos casos onde o PS3 já está com a pasta térmica velha e empoeirado, ou seja, funcionando numa temperatura acima do normal e resfriando novamente ao ser desligado. Isso gera mais estresse e tem mais chances de danificar os pontos de solda com o tempo.
Isso nos leva novamente a pensar em obsolescência programada, pois são questões que uma multinacional certamente tem ciência antes de lançar seus produtos.
3)A mas o meu amigo, ele reparou o PS3 dele com uma pistola térmica, que derrete a solda por baixo do CI e resolve o problema.
É possível que a pistola de ar quente funcione na verdade derretendo a pasta térmica e não a solda. De modo que a pasta térmica volta a ter uma boa eficiência por alguns dias ou semanas, porém, se não for trocada o problema deve voltar a ocorrer. O derretimento da solda é mais custoso e tem menos chance de acontecer com apenas alguns segundos de aplicação da pistola de ar quente como muitos tutoriais recomendam.
4)Mas eu ouvi falar que só é necessário trocar a pasta térmica do DIE quando o cooler gira muito rápido.
Se a pasta térmica estiver tão ruim a ponto de o PS3 aquecer logo nos primeiros segundos então ele não irá ligar e o cooler não irá girar.
6)O reball com solda de chumbo é a única coisa que realmente adianta. Porque a solda usada hoje nos eletrônicos não contém chumbo e derrete com uma temperatura mais baixa que as soldas antigas.
Isso é verdade para os casos em que os pontos de solda estão danificados. A solda com chumbo, por ser mais maleável é mais resistente ao estresse causado pelo calor com o tempo.
7)Deixar o PS3 em pé ajuda em 90% a "combater o YLOD".
Isso só é verdade se alguma saída de ar for desobstruída colocando o console em pé, no caso de o YLOD ser causado por superaquecimento.
8)Quando o PS3 precisa de várias tentativas para ligar é porque a fonte está com defeito.
Pode ser simplesmente porque as várias tentativas acabam esquentando a solda por debaixo do CPU e os metais ao serem esquentados aumentam de volume, o que pode ser suficiente para refazer a conexão em algum ponto. Além disso, esse aquecimento também pode melhorar a performance da pasta térmica antiga e fazer com que ela volte a conduzir calor de maneira suficiente. É questionável se isso realmente está relacionado com a fonte.
9)A fonte é o causador primordial do YLOD, e a fonte preta ou a de 3 plugues é muito melhor. Dito pelo cara ai debaixo.
Pensando pelo lado de que a pasta térmica tem uma vida útil bem menor que os componentes eletrônicos na fonte, é possível pensar que essa sim seja a maior causadora de problemas.
Um último adendo: cuidado com pessoas que anunciam kits para refrigeração ou coolers para PS3.
Muitas vezes esses kits não resolvem o problema que já existe e é questionável se eles realmente ajudam a prevenir que aconteça YLOD no futuro. Em teoria poderiam ajudar a manter as temperaturas no console mais baixas, porém não se sabe se a redução na temperatura que eles causam pode realmente ser suficiente para prevenir o erro no futuro. Talvez a melhor solução para se tentar inicialmente seja a troca da pasta térmica.
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