• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

tem como se manter lá?
Sim, já pesquisei sobre o custo de vida e acredito que vou conseguir me manter. Provavelmente irei alugar um quarto, caso não consiga uma vaga no alojamento da Universidade (que gira em torno de 160 euros, no caso da UAlg). Enfim, devo gastar uns 500 reais a mais do que gastaria estudando em SP.

Como se inscreve? e qual é a media pra conseguir algum curso lá?
No caso da Universidade do Algarve e da Universidade de Coimbra, as inscrições para a primeira fase de candidaturas já se encerraram, porém ainda haverá mais 2 fases para as vagas remanescentes (que, no ano passado, foram muitas para a maior parte dos cursos).
Os documentos exigidos para a inscrição são poucos: documento de identidade (pode ser o passaporte), um print de suas notas do ENEM, o certificado de conclusão do Ensino Médio e uma declaração, assinada, dizendo que você atente a todos os pré-requisitos para a seleção de alunos internacionais (não ser cidadão da União Européia, não ter graduação...). A documentação para o visto de estudante é um pouco mais rígida.

Quanto às médias para conseguir uma vaga por lá, depende muito do curso desejado. Neste pdf você pode ver as notas, no padrão português, dos candidatos brasileiros aprovados na Universidade do Algarve em 2017.

Aqui vai um link constando todas as universidades portuguesas que aceitam o ENEM como forma de seleção para estudantes brasileiros.
 
A procura de alguém que já fez ou irá fazer o vestibular da UFRJ pra conseguir umas dicas aqui.
 
A procura de alguém que já fez ou irá fazer o vestibular da UFRJ pra conseguir umas dicas aqui.
fiz o tradicional em 2007 da própria Universidade, desde 2012 é pelo Enem. então, estude para o Enem, entre no site do vestibular e veja qual a nota de corte média do curso q vc quer. estude pra superar essa nota.
 
Alguém ai faz bacharel em design no rj? Se sim, qual faculdade? Ou se conhece alguém que faz..
Tô quase 80% indo pra Unicarioca mas não sei, to com medo de me ferrar depois.
Caso eu vá pra lá, pretento assim que terminar o curso, fazer intercambio e depois tentar fzr uma pós la fora. (se a grana der).

Porem, minha principal escolha era pra Comunicação Visual e Design na UFRJ, ate passei no Teste de Habilidade Específica, porem não consegui nota suficiente no enem :/.
Alguém da uma opinião? Preciso de ajuda urgente..
tenho medo de entrar na privada e dps me ferrar por causa do peso no currículo pq é unicarioca e não uma puc, espm etc
 
Eu tenho apostilas de um cursinho q faliu faz muitos anos. É um material velho, alguém quer? Vai demorar pra scanear tudo e fazer PDF. Direitos autorais valem pra apostilas de um cursinho q não existe mais?

Curiosidade: o vestibular da UNB são 300 questões em dois dias?? Q porra é essa? Tem mais questões do q o ENEM.
 
Última edição:
fiz o tradicional em 2007 da própria Universidade, desde 2012 é pelo Enem. então, estude para o Enem, entre no site do vestibular e veja qual a nota de corte média do curso q vc quer. estude pra superar essa nota.
Sim, eu prestei a prova pra lá uma vez, mas me lasquei em física/matemática na época.... Diria que agora estou mais preparado mas ainda assim é mt dificil conciliar estudos e trabalho, principalmente qd vc quer trocar de estado pra fazer as provas.
 
Eu tenho apostilas de um cursinho q faliu faz muitos anos. É um material velho, alguém quer? Vai demorar pra scanear tudo e fazer PDF. Direitos autorais valem pra apostilas de um cursinho q não existe mais?

Curiosidade: o vestibular da UNB são 300 questões em dois dias?? Q porra é essa? Tem mais questões do q o ENEM.
Meio tarde já para uma resposta imagino, mas creio que não, esses direitos precisam ser renovados, duvido muito que um cursinho falido tenha renovado o copyright.
 
Psicologia UNESP: Assis e Bauru
A concorrência em Assis é bem menor que em Bauru. O curso é pior em Assis? Por que essa diferença? Ainda vale a pena fazer o curso em Assis?
Imagino que o tamanho da cidade deva influenciar um pouco, pela busca de estágios e tal, assim como o tamanho do campus. Mas queria saber se a qualidade do curso, as matérias e as oportunidades durante e após a graduação são diferentes.
Me iluminem, por favor! ;)
 
O tamanho da cidade sempre influencia, mas está difícil em qlq lugar na minha opinião
 
Terminei Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP, pensando em começar Engenharia da Computação na UNIVESP (versão EAD da UNESP) antes de partir para o mestrado.

Tem polo na cidade vizinha e eu só gastaria 4 horas por semana indo lá, o resto é 100% EAD. Fora que posso eliminar muitas matérias por ter feito Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Engenharia ou você faz em uma boa faculdade e se dedica muito ou você nem faz.
Conselho de um ex-engenheiro.
Você se formou em um curso legal e em uma instituição que tem credibilidade. Se é esta a área mesmo que você quer eu lhe aconselharia a tentar entrar já no mercado.
Emendar um mestrado e um doutorado logo após a graduação é mais para quem quer seguir a carreira acadêmica, ser docente ou pesquisador.
Grande Abraço!
 
Editado por um moderador:
Engenharia ou você faz em uma boa faculdade e se dedica muito ou você nem faz.
Conselho de um ex-engenheiro.
Você se formou em um curso legal e em uma instituição que tem credibilidade. Se é esta a área mesmo que você quer eu lhe aconselharia a tentar entrar já no mercado.
Emendar um mestrado e um doutorado logo após a graduação é mais para quem quer seguir a carreira acadêmica, ser docente ou pesquisador.
Grande Abraço!
Curiosamente foi isso que aconteceu.
Larguei o curso de engenharia da computação no começo do ano passado e comecei um mestrado em Engenharia Mecânica.
 
Curiosamente foi isso que aconteceu.
Larguei o curso de engenharia da computação no começo do ano passado e comecei um mestrado em Engenharia Mecânica.

Então pra vc, que provavelmente quer se profissionalizar na área docente, é a melhor coisa. Para quem quer seguir focado em trabalhar na área sem ser docente, estes mestrados não "servem". Acho que só o PÓS, dependendo da instituição, vale a pena, pois o cara que trabalha numa empresa estuda para se manter atualizado na área.

Engenharia ou você faz em uma boa faculdade e se dedica muito ou você nem faz.
Conselho de um ex-engenheiro.
Você se formou em um curso legal e em uma instituição que tem credibilidade. Se é esta a área mesmo que você quer eu lhe aconselharia a tentar entrar já no mercado.
Emendar um mestrado e um doutorado logo após a graduação é mais para quem quer seguir a carreira acadêmica, ser docente ou pesquisador.
Grande Abraço!

Posso dizer que tecnicamente vc está certo. Estou fazendo faculdade na FMU (quem é de SP conhece essa universidade), ela tem um bom nome, mas nem de longe é uma faculdade onde só pelo nome te contratam. Para eu conseguir me destacar na área infelizmente estou tendo que estudar por fora e por conta, pois o conteúdo da facul, somado à alguns professores, te desanima e é uma bosta. Só para um bom exemplo semestre passado tive aula de Acionamento de Motores e a professora, além de ser boliviana, tinha dificuldades em passar a matéria e o pior, não tive aula prática, coisa que nessa matéria é importantíssima. A aula dela não foi boa e passei pq ela deu um boi na regimental pra gente. Quem fizer engenharia nessas universidades que passam toda hora na TV precisam saber que ou vc aprende por conta ou se tornará um analfabeto engenheiro funcional.
 
@Alberth-OC Isso não se aplica somente a sua professora amigo, existem professores e materias na minha faculdade (Uninove) que se vc não se esforçar e buscar conteudo por fora, ou mesmo tirar dúvidas essenciais após a aula com o professor, voce se torna obsoleto no mercado também. Existem ótimos professores em escolas particulares, mas o método que a instituição força eles a ensinar é muito arcaico, existem Youtubers professores que tem mais liberdade de ensino e por consequencia, conseguem melhor didatica que alguns professores contratados...
Eu particularmente fico muito triste por esses professores, mas fazer o que, enquanto nosso pais for desse jeito, as pessoas não vão se esforçar tanto pra mudar essa situação.
 
atualizando:

Curso de engenharia de produção (trancado 6 período (pucgo))
Iniciado > Análise e desenvolvimento de sistemas 2,5 anos (SENACGO)

Começando a estudar java.. antes tarde do que nunca, 27 anos :xorinho:
 
atualizando:

Curso de engenharia de produção (trancado 6 período (pucgo))
Iniciado > Análise e desenvolvimento de sistemas 2,5 anos (SENACGO)

Começando a estudar java.. antes tarde do que nunca, 27 anos :xorinho:

Preciso começar a estudar mais linguagem C/C++, pois como estou estudando Arduino (sei o básico de C) necessitarei de saber essa linguagem, fora que na engenharia que faço é praticamente obrigatório. neste semestre vai cair técnicas de programação, logo é importante eu estar bem preparado.

Recomendo vc tmb a estudar JavaScript, dizem ser uma linguagem mto importante tmb nos dias de hj.
 
Linguagem de programação que está em bastante utilização ultimamente é Python, tem grandes promessas pra diversas aplicações cotidianas. Eu tenho desejo pessoal de aprender Javascript ou C.
Uma pergunta: Porque trancou sua faculdade de produçaõ no 6 periodo pra iniciar outro projeto?? Não seria melhor focar em terminá-la e depois começar outra coisa??? Depois que vc terminar essa faculdade vc pode mudar seus planos de forma que não volte a ela mais, e ai acho que vc teria gasto tempo e dinheiro a toa.
 
Linguagem de programação que está em bastante utilização ultimamente é Python, tem grandes promessas pra diversas aplicações cotidianas. Eu tenho desejo pessoal de aprender Javascript ou C.
Uma pergunta: Porque trancou sua faculdade de produçaõ no 6 periodo pra iniciar outro projeto?? Não seria melhor focar em terminá-la e depois começar outra coisa??? Depois que vc terminar essa faculdade vc pode mudar seus planos de forma que não volte a ela mais, e ai acho que vc teria gasto tempo e dinheiro a toa.

1. preço elevado do curso (1900 reais)
2. mudar para outra faculdade eu perco boa parte da grade curricular.
3. fazer o que "gosta" trabalhar com informática no geral, resta saber se desenvolvimento será o caminho mesmo..

Tava tentando procurar algum site tipo school of net, devmedia... mas todos pagam né?
Gratuitos só conseguirei no youtube mesmo ? (tô vendo naquele canal curso em vídeo)
 
SSe vc quer um site pra aprender por vídeo aula com professor, recomendo fortemente a Udemy, so esperar uma promoção que diversos cursos ficam por 15$. e Tem MUITO Conteúdo, muito mesmo, da pra baixar as vídeo aulas e deixar no celular, da pra entrar em contato com os professores pra tirar duvidas especificas, é muito bom. assim que acabar minha faculdade, irei pagar cursos de física e matemática para concursos públicos por ele. (Tenho um amigo que comprou mais de 100 cursos por lá já)
 
SSe vc quer um site pra aprender por vídeo aula com professor, recomendo fortemente a Udemy, so esperar uma promoção que diversos cursos ficam por 15$. e Tem MUITO Conteúdo, muito mesmo, da pra baixar as vídeo aulas e deixar no celular, da pra entrar em contato com os professores pra tirar duvidas especificas, é muito bom. assim que acabar minha faculdade, irei pagar cursos de física e matemática para concursos públicos por ele. (Tenho um amigo que comprou mais de 100 cursos por lá já)

É mto bom a Udemy, porém a maioria dos cursos são ensinando o básico para vc dar prosseguimento sozinho, dificilmente vc encontra um curso verdadeiramente completo. Mas msm assim eu recomendo o site, graças a ele eu tinha uma boa noção de C semestre passado.
 
Concordo com sua opinião sobre a plataforma, mas acho que todo processo de aprendizado precisa ser feito exatamente isso, até mesmo nas melhores faculdades onde vc paga horrores, os melhores métodos de ensino necessitam que os alunos busquem grande parte do conhecimento por conta própria, pois isso estimula seu senso crítico e descobre muito mais do que se fosse um livro cheio de regras a seguir. Digo isso por experiencia própria também, pois muita coisa que sei em diversas áreas foi muito mais amplo devido a eu buscar conhecimento de diversas fontes e saber filtrar coisas erradas ou coisas que teria mais proveito para mim.
Não concordaria caso ficassemos por conta própria, mas como temos contato com professores para tirar duvidas(o que pra mim é meu maior empecilho para estudar as matérias que ficaram pra traz no ensino médio) acho a plataforma perfeitamente válida pra aprender a máteria em questão.
 
Fiz o cadastro aqui na udemy e já estou olhando.. bem "completa" a plataforma, eu conhecia somente por nome mesmo.
 
Só tome cuidado com alguns cursos que se dizem completos, mas na vdd só introduzem o básico de qualquer livro de ensino.
Acho que vc está sendo muito duro com a plataforma de ensino, o propósito dela nunca foi de graduar ninguém em algum assunto, mas sim de passar um método de ensino de forma EaD em que vc tenha uma experiencia de ensino como se tivesse com um professor, matéria por matéria.
Vi até cursos em que ensinavam a fazer Chá, em que eles não se limitaram e ensinar o preparo do chá, e fizeram capitulos e mais capitulos sobre os porques, fundamentos, dicas, técnicas de relaxamento, yoga, meditação, e todo um pacote que é condizente com o produto.
 
Acho que vc está sendo muito duro com a plataforma de ensino, o propósito dela nunca foi de graduar ninguém em algum assunto, mas sim de passar um método de ensino de forma EaD em que vc tenha uma experiencia de ensino como se tivesse com um professor, matéria por matéria.
Vi até cursos em que ensinavam a fazer Chá, em que eles não se limitaram e ensinar o preparo do chá, e fizeram capitulos e mais capitulos sobre os porques, fundamentos, dicas, técnicas de relaxamento, yoga, meditação, e todo um pacote que é condizente com o produto.

Não é questão de pegar no pé e sim de alertar o que realmente acontece. Já vi cursos na Udemy que se diziam completos, mas que na vdd eram apenas a parte básica de conteúdo de qualquer livro de ensino profissionalizante passava. E outra, os próprios comentários e notas do curso já podem servir para sacar isso, cansei de ver nota baixa e vários relatos de pessoas acreditando ser um curso completo (pq o anúncio dizia isso), mas que na vdd não chegavam perto disso. Infelizmente não é culpar a Udemy e sim aqueles que usam a plataforma para vender gato por lebre.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo