• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

Acabei de terminar minha faculdade de Rede de Computadores na Uninove (Faculdade lixo, profissionais magníficos, da pra aprender desde que vc SE foque como aluno e tire qlq duvida que vc tenha com os professores invez de ficar esperando conteúdo do site ou da aula, da pra pegar MUUUIITAAA COISA, conteúdo que poderia cair em faculdade publica), e agora irei estudar pra concurso publico do RJ.
Alguem sabe o que eu deveria focar pra ter maiores chances???? O edital já saiu, o conteúdo programático já saiu, tudo no esquema. Mas alguém conhece algum macete que venha a calhar??? Fiz apenas 2 concursos publicos na vida, e vi que dependendo da banca da pra saber no que eu poderia focar mais na hora do estudo...

Faça as provas anteriores, faça o máximo de questões possíveis da banca examinadora que fará a sua prova
 
Sendo bem direto, tenho 20 anos, hoje estou no 2º semestre de Sistemas de Informação em uma faculdade particular (UNIP), sou bolsista 100%, não pago nada pelo curso, e gosto bastante dele, porém estou com uma duvida.
Posso participar de um processo de transferência para uma Faculdade Federal daqui da cidade, porém teria que ir cursar BC&T (Bacharelado em Ciências e Tecnologia) e Ciência da computação.
Minha duvida é, na área de tecnologia, a Faculdade Federal pesa no currículo? Vale a pena? Pois com certeza sera bem mais puxado, e provavelmente prolongara meu período na faculdade até a formação, a média de anos para se formar nessa federal é de 6~7 anos, já na UNIP, 4 anos.
E não, ainda não sei que área pretendo seguir/especializar. E ainda não trabalho na área.
Cursando Federal, vocês acham que facilita ingressar na área com estágios?
 
Sendo bem direto, tenho 20 anos, hoje estou no 2º semestre de Sistemas de Informação em uma faculdade particular (UNIP), sou bolsista 100%, não pago nada pelo curso, e gosto bastante dele, porém estou com uma duvida.
Posso participar de um processo de transferência para uma Faculdade Federal daqui da cidade, porém teria que ir cursar BC&T (Bacharelado em Ciências e Tecnologia) e Ciência da computação.
Minha duvida é, na área de tecnologia, a Faculdade Federal pesa no currículo? Vale a pena? Pois com certeza sera bem mais puxado, e provavelmente prolongara meu período na faculdade até a formação, a média de anos para se formar nessa federal é de 6~7 anos, já na UNIP, 4 anos.
E não, ainda não sei que área pretendo seguir/especializar. E ainda não trabalho na área.
Cursando Federal, vocês acham que facilita ingressar na área com estágios?
Olha amigo, sua pergunta é bem pertinente, mas vou te falar o que eu pensei antes de fazer a minha faculdade. Provavelmente pesará sim, em algum cargo ou processo seletivo e o empregador tenha varias opcoes, provavelmente a sua se destacaria, mas o que eu acho que é o principal empecilho atual do nosso Brasil é não ter oportunidade suficiente para todos que estão COMEÇANDO. Eu preferi fazer uma faculdade privada mesmo (UNINOVE), para poder me candidatar a vagas de nivel superior, e a partir da pós graduação me especializar e realizar a graduação em instituições melhores ou federais/públicas.

Claro que eu estou falando morando em SP, talvez nao seja seu caso se morar em outro estado, as vezes tem mais oportunidades, mas aqui e RJ, geralmente o cenário é esse, pelo que eu vejo, posso estar enganado...
 
Sendo bem direto, tenho 20 anos, hoje estou no 2º semestre de Sistemas de Informação em uma faculdade particular (UNIP), sou bolsista 100%, não pago nada pelo curso, e gosto bastante dele, porém estou com uma duvida.
Posso participar de um processo de transferência para uma Faculdade Federal daqui da cidade, porém teria que ir cursar BC&T (Bacharelado em Ciências e Tecnologia) e Ciência da computação.
Minha duvida é, na área de tecnologia, a Faculdade Federal pesa no currículo? Vale a pena? Pois com certeza sera bem mais puxado, e provavelmente prolongara meu período na faculdade até a formação, a média de anos para se formar nessa federal é de 6~7 anos, já na UNIP, 4 anos.
E não, ainda não sei que área pretendo seguir/especializar. E ainda não trabalho na área.
Cursando Federal, vocês acham que facilita ingressar na área com estágios?

Cara, se você estiver falando da UFABC, estudei lá por 5 quadrimestres (Equivalente a 3 semestres) no BC&T com ênfase para engenharias e tranquei para voltar ao curso que fazia antes (medicina). Acho bem interessante a transferência, muitos colegas que entraram comigo estão estagiando, seja em bancos (Itau, Bradesco e etc) ou em empresas na área de tecnologia, muitas empresas do grande ABC (São Paulo) tem uma boa visão sobre universidades públicas e consideram o fato como um adicional na hora de escolher o candidato. Porém, o curso é extremamente puxado, é necessário dedicação total por pelo menos 2 quadrimestres e é possível que você tenha que prolongar sua graduação por matérias que não são ofertadas o suficiente para cobrir a demanda do curso desejado.
É necessário colocar na balança e pensar que nem sempre o fato de estudar em uma universidade federal te faz um profissional melhor, conheço excelentes profissionais que fizeram ensino superior privado, assim como conheço profissionais meia boca que fizeram bacharelado e mestrado em universidade pública.
 
Segundo o MEC a data do Enem permanece sem modificações.
 
Gente, preciso tirar uma dúvida, alguém me ajuda, por favor.

Quem não tirou o título de eleitor, não participou das eleições desse ano, mas após as eleições, tirou a primeira via do título e quitou as multas consegue se matricular em uma universidade pública em 2021?
 
Gente, preciso tirar uma dúvida, alguém me ajuda, por favor.

Quem não tirou o título de eleitor, não participou das eleições desse ano, mas após as eleições, tirou a primeira via do título e quitou as multas consegue se matricular em uma universidade pública em 2021?
Sim, até se não tiver o titulo não tem problema.
Só é necessário para emissão do diploma, mas até o fim do curso é possível regularizar a documentação.
 
Gente, preciso tirar uma dúvida, alguém me ajuda, por favor.

Quem não tirou o título de eleitor, não participou das eleições desse ano, mas após as eleições, tirou a primeira via do título e quitou as multas consegue se matricular em uma universidade pública em 2021?
No meu caso, precisei da emissão da situação eleitoral pra poder fazer a matrícula na Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-árido). Vi gente correndo pra lá e pra cá no dia da matrícula porque não tinha ainda tirado o título de eleitor.
 
No meu caso, precisei da emissão da situação eleitoral pra poder fazer a matrícula na Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-árido). Vi gente correndo pra lá e pra cá no dia da matrícula porque não tinha ainda tirado o título de eleitor.

Pior que lembrei agora, se você já tiver mais de 18 anos e não tiver tirado o título podem te obrigar, porque aí você se encontra em situação irregular.
Mas pelo menos por aqui nunca vi ninguém ter a matrícula simplesmente recusada, dão pelo menos umas duas semanas para a regularização. Você assina um termo que vai entregar os documentos faltantes.

Caso você não tenha votado (tendo já mais de 18 anos) e não justificado ou pago a multa para regularizar sua situação também podem vir a recusar a matrícula. Mas mesmo nesses casos dão um prazo para regularização.

Mas se você não era obrigado a votar, ou entrou na faculdade com 17 sem ainda ter título acredito ser praticamente improvável te recusarem a matrícula.

Mesma coisa para certificado de reservista/alistamento, só é um problema caso você se encontre irregular.

Mas no geral, se você segue corretamente os protocolos, não está irregular em nenhuma esfera e nunca se encontrou irregular dificilmente terá algum problema.
 
.
 
Última edição:
As inscrições para o vestibulinho da FATEC e ETEC foram prorrogados para o dia 24. Lembrando que não serão feitas provas e sim análise do seu histórico escolar do ensino fundamental/médio.
 
Bom dia galera bonita que vai fazer o Enem, vcs estao estudando? (desculpa a falta de acento, meu teclado nao tem KKKKKKK)
 
Última edição:
Vi a noticia de que o vestibular da Fatec esse ano seria através do histórico escolar e resolvi olhar os resultados hoje por curiosidade. Essencialmente, só entrou quem estudou em escola pública
Foi uma grande oportunidade para quem sempre teve menos oportunidade. Agora é ver se a turma conseguirá se adaptar ao nível exigido dos cursos
 
Vi a noticia de que o vestibular da Fatec esse ano seria através do histórico escolar e resolvi olhar os resultados hoje por curiosidade. Essencialmente, só entrou quem estudou em escola pública
Foi uma grande oportunidade para quem sempre teve menos oportunidade. Agora é ver se a turma conseguirá se adaptar ao nível exigido dos cursos
Eu tava vendo que quem conseguiu as vagas foi mais pela nota alta que obteve no EM do que essencialmente ter estudado 100% em escola pública.

Outra coisa, eu apliquei pra fazer ETEC em Redes e já tinha até aceitado que não tinha passado, visto que não vi meu nome na lista de aprovados da primeira e segunda chamada. Porém ontem de surpresa recebi um e-mail da instituição da vaga dizendo que eu fui classificado para matrícula do segundo semestre. Eu fiquei tipo "???", então de três uma: Ou o número de vagas aumentou nas últimas hrs ou teve uma galera que não foi aprovada na matrícula ou não se matriculou no período de 48hr.

Pra mim será bom fazer algo enquanto estou desempregado, pois ficar parado é uma merda. Vou aproveitar e adiantar meus estudos em redes e inglês.
 
Eu tava vendo que quem conseguiu as vagas foi mais pela nota alta que obteve no EM do que essencialmente ter estudado 100% em escola pública.
No resultado dos curso que vi, a taxa de estudante de escola particular não passava de 10%, geralmente ficando em 5% ou chegando em caso de turma 100% de aluno de escola pública
 
Passando pra avisar à vcs mais uma vez que as inscrições para os vestibulinhos da ETEC e FATEC estão abertas! Para a ETEC elas vão até o dia 14 e para a FATEC até o dia 15.

Como estamos em um ano de pandemia, novamente as vagas serão por pontuação via histórico escolar.
 
É eu ainda não fiz ENEM e me disseram que vai ser dia 17 e 24 desse mês a prova e era pra ter feito a "matrícula" em maio de 2020, é verdade ? Se for verdade eu perdi, então eu vou ter que esperar até maio desse ano para poder fazer essa inscrição para o próximo ENEM ? O enem costumava ser realizado em qual mês do ano em uma situação "normal" ?
 
É eu ainda não fiz ENEM e me disseram que vai ser dia 17 e 24 desse mês a prova e era pra ter feito a "matrícula" em maio de 2020, é verdade ? Se for verdade eu perdi, então eu vou ter que esperar até maio desse ano para poder fazer essa inscrição para o próximo ENEM ? O enem costumava ser realizado em qual mês do ano em uma situação "normal" ?

Não faz inscrição a hora que quer não, rola bem antes e tem prazo, o que não falta e propaganda na tv quando esta nessa fase, desatenção sua, geralmente rola em novembro.
 
Não faz inscrição a hora que quer não, rola bem antes e tem prazo, o que não falta e propaganda na tv quando esta nessa fase, desatenção sua, geralmente rola em novembro.
É que até o final de 2020 eu tava desinteressado em fazer uma faculdade, fazer o que vou esperar a próxima data de inscrição vlw.
 
Enquanto isso fica esperto que neste ano vai abrir o segundo semestre para FATEC, ETEC e SENAI. Não custa nada tentar e fazer algo até lá.
Vou fazer jovem aprendiz, vou trabalhar na empresa e fazer um curso no SENAI, então não vou ter tempo, mas vlw. Eu tenho uma dúvida aqui, mas acho melhor eu deixar pra vida me tirar ela, eu já feito jovem aprendiz também com curso no SENAI, mas era de assistente administrativo e esse agora que vou fazer é algo relacionado a produção e paga mais, o anterior era só meio salário mínimo.
 
Vou fazer jovem aprendiz, vou trabalhar na empresa e fazer um curso no SENAI, então não vou ter tempo, mas vlw. Eu tenho uma dúvida aqui, mas acho melhor eu deixar pra vida me tirar ela, eu já feito jovem aprendiz também com curso no SENAI, mas era de assistente administrativo e esse agora que vou fazer é algo relacionado a produção e paga mais, o anterior era só meio salário mínimo.
Então só aproveita!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo