• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

É a chave do sucesso é essa, mas você já manjava da teoria né? Pelo menos em exatas você tem que saber.. em linguagens e humanas deve dar pra estudar só por questões e ir aprendendo com comentários..

Tava a fim de assinar um site também de cursinho, me recomendaram o estuda.com mas acho que o Qconcursos é mais parrudo mas dizem que não tem muita questão de vestibular tem mais de concursos..
Sim eu já tinha uma boa base, pois fiz o ensino médio numa escola técnica (ensino médio + curso técnico juntos).

O qconcursos tem todas questões que vc imaginar, desde concursos até vestibulares e enem, eu recomendo e muito. Sobre o estuda.com não posso opinar, não conheço.
 
Terminei de corrigir toda a prova, dessa vez com o gabarito oficial.

Como já tinha dito antes, o segundo dia foi longe de ter sido o ideal, realmente faltou treinar mais matemática e estudar melhor química (principalmente).

Porém, dentro da minha realidade, do meu contexto, e do porque eu fiz a prova, posso dizer seguramente que estou extremamente feliz com o resultado.

humanas - 42
linguagens - 38
matemática - 36 ( contando questão anulada )
naturezas - 31
 
Terminei de corrigir toda a prova, dessa vez com o gabarito oficial.

Como já tinha dito antes, o segundo dia foi longe de ter sido o ideal, realmente faltou treinar mais matemática e estudar melhor química (principalmente).

Porém, dentro da minha realidade, do meu contexto, e do porque eu fiz a prova, posso dizer seguramente que estou extremamente feliz com o resultado.

humanas - 42
linguagens - 38
matemática - 36 ( contando questão anulada )
naturezas - 31
Você mandou muito bem na quantidade de acertos. Pretende tentar qual curso, local e vc possui cota?
 
Terminei de corrigir toda a prova, dessa vez com o gabarito oficial.

Como já tinha dito antes, o segundo dia foi longe de ter sido o ideal, realmente faltou treinar mais matemática e estudar melhor química (principalmente).

Porém, dentro da minha realidade, do meu contexto, e do porque eu fiz a prova, posso dizer seguramente que estou extremamente feliz com o resultado.

humanas - 42
linguagens - 38
matemática - 36 ( contando questão anulada )
naturezas - 31
Uma bolsa no ProUni no mínimo vc consegue. Parabéns!
 
Você mandou muito bem na quantidade de acertos. Pretende tentar qual curso, local e vc possui cota?
Bem, vamos lá. Moro em Belém, no Pará, e as universidades públicas daqui (UEPA e UFPA) concedem uma bonificação de 10% sobre a nota final do candidato, ou seja, não existe concorrência entre estudantes de várias partes do Brasil para as vagas, porque as notas de corte são artificialmente infladas em prol dos estudantes de todos os estados da região Norte.

Assim, se a minha nota de Humanas for suficientemente boa, eu acredito que passo em qualquer curso, até porque o cálculo da nota é uma média aritmética e a concorrência é mitigada pela bonificação, então daria pra passar em Medicina mesmo tendo feito uma prova medíocre de Naturezas, bastando que as minhas notas de Humanas e de Linguagens sejam ótimas. Conheço gente que acertou menos de 30 tanto em matemática quanto em naturezas e passou no listão, sem respescagem, tamanho o efeito desse aumento artificial das notas.

Quanto ao curso, eu já faço engenharia de produção, mas me apaixonei recentemente pelo mercado financeiro e pretendo trocar pra economia. Na inscrição para as universidades, coloquei economia na UFPA e Medicina na UEPA, só pra por na plaquinha de aprovado (se tudo der certo né) e comer umas meninas desavisadas desses cursinhos KKKKKKKKKKKKKKK

Enfim, foi um ano complicado, espero que dê tudo certo em 2022, pra mim e pro pessoal do fórum. Amo vocês.
 
Última edição:
Eu não sei se o INEP pensou na coisa mais óbvia de todas com vestibular digital. Primeiro a tela pode ter brilho exagerado, de menos e o refresh rate baixo atrapalha. Segundo que vc abrir texto no computador. Porra, tela de computador é mais larga do que alta e se a resolução for baixa, é muito pior q papel pra ler! Além do carregamento de figuras. No papel não tem loading, mas no computador pode ter uns ms perceptíveis de atraso.

Só por isso a prova já mereceria ter 30 min a mais de tempo.
 
Eaí pessoal, então, vou terminar o ensino médio esse ano, e já decidi que quero fazer ciência da computação, mas se tratando de universidades no Paraná, qual vcs acham mais adequada pr mim fazer? UEL ou UEM (são as duas que tenho condições de fazer pela localização)? Como elas são em questão do ensino e dos professores? Existe alguma diferença entre a área que elas são mais focadas em iniciação científica e coisas do tipo?
 
Eaí pessoal, então, vou terminar o ensino médio esse ano, e já decidi que quero fazer ciência da computação, mas se tratando de universidades no Paraná, qual vcs acham mais adequada pr mim fazer? UEL ou UEM (são as duas que tenho condições de fazer pela localização)? Como elas são em questão do ensino e dos professores? Existe alguma diferença entre a área que elas são mais focadas em iniciação científica e coisas do tipo?
sobre saber as faculdades, maios facil procurar alunos das universidades nesses cursos e entrar em contato com eles... e ver qual fica melhor pra morar ou nota no enade, infra da cidade e facilidade pra emprego na regiao
 
Eaí pessoal, então, vou terminar o ensino médio esse ano, e já decidi que quero fazer ciência da computação, mas se tratando de universidades no Paraná, qual vcs acham mais adequada pr mim fazer? UEL ou UEM (são as duas que tenho condições de fazer pela localização)? Como elas são em questão do ensino e dos professores? Existe alguma diferença entre a área que elas são mais focadas em iniciação científica e coisas do tipo?

Procura por alunos ou formados nessas universidades no Linkedin e conversa com eles sobre o curso e até mesmo sobre o mercado de trabalho.
 
Eaí pessoal, então, vou terminar o ensino médio esse ano, e já decidi que quero fazer ciência da computação, mas se tratando de universidades no Paraná, qual vcs acham mais adequada pr mim fazer? UEL ou UEM (são as duas que tenho condições de fazer pela localização)? Como elas são em questão do ensino e dos professores? Existe alguma diferença entre a área que elas são mais focadas em iniciação científica e coisas do tipo?
Cara, existe um drive alimentado por estudantes de Medicina que dissertam um pouco sobre as faculdades, mas com foco no curso de medicina. Talvez haja alguma informação que possa te ajudar na escolha:

https://drive.google.com/drive/folders/1PF57XxqaRBbGK-CXEImuNu9f5oYpFD87
 
Olhei o SAT americano e eles tem uma prova de 3 horas de duração, com intervalos. A prova é divida em partes e cada parte tem um tempo limite. Se vc terminar antes, tem q esperar pra começar a próxima parte. Não é igual aqui que vc tem 5 horas pra fazer 90 questões. Lá o total de questões passa de 100, só que tem muita pergunta simples. Eles cobram inglês, leitura e interpretação mais ou menos como o ENEM faz com português. O resto é só matemática. Tem questões de volume, gráfico de função, probabilidade, interpretação de tabelas, não é muito diferente do ENEM. Oq no ENEM é humanas e ciências naturais, no SAT são provas separadas e q por algum motivo deixaram de existir desde 2021. A redação também era separada, mas deixou de existir e provavelmente é pq as universidades americanas pedem uma carta motivacional q já é uma redação por si. Vc pagava por quantas provas iria fazer, diferente do vestibular q vc paga pra fazer tudo.

O calendário deles tem a prova 5 vezes por ano. Melhor dizendo, para um ano escolar a prova acontece 3 vezes no ano atual e mais duas vezes no ano seguinte.

No ENEM é muito difícil alguém acertar 40 - 42 em todas as áreas. Vê o SAT e compara a dificuldade. Eles não exigem leitura de livros clássicos, não cai eletricidade, não cai história, não cai questões de ciclo de carbono, nada disso.
 
Galera eu não manjo como funciona o enem ao certo, mas das áreas do conhecimento qual eu preciso tirar uma boa nota para ter 100% de bolsa no curso "análise e desenvolvimento de sistemas" ?
 
Galera eu não manjo como funciona o enem ao certo, mas das áreas do conhecimento qual eu preciso tirar uma boa nota para ter 100% de bolsa no curso "análise e desenvolvimento de sistemas" ?
Depende de qual será o programa de bolsas... se for Prouni, sem dúvidas Matemática e Redação. Agora se for um sistema próprio da faculdade vc precisa olhar se há pesos nas matérias.
 
Galera eu não manjo como funciona o enem ao certo, mas das áreas do conhecimento qual eu preciso tirar uma boa nota para ter 100% de bolsa no curso "análise e desenvolvimento de sistemas" ?
Na época que usei a nota do enem, através do prouni, não era necessário se destacar em uma área do conhecimento em específico. O que acontecia era, as faculdades ofereciam certas quantidades de bolsas de estudos, de 50% ou 100%, e aí era determinada uma nota de corte (que não sei ao certo como é definida) para você ser aprovado para aquela bolsa.
Por exemplo, se a nota de corte for 700 para ADS, se você tirar 700 ou mais tem grandes chances de conseguir a bolsa. Acho que até hoje é assim.

Agora se for pela própria faculdade, vai depender do critério que eles usam pra avaliar quanto te dar de desconto ou a bolsa integral.
 
Boa noite pessoal. Alguém sabe quais são as matérias com maior, peso na fuvest?

Na primeira fase não tem maior peso, na segunda fase depende do curso que você quer fazer
 
Dica de quem fez graduação na USP (em um dos cursos mais concorridos) e passou em todos os vestibulares que fez:

1) Se matem de estudar, mas estudem do jeito certo. Vestibular não é sobre aprender e ter conhecimento. Quem quer aprender e ter conhecimento só se fode. NÃO se estressem tentando entender tudo perfeitamente. Isso não é necessário.

2) Vestibular é sobre decorar o máximo de ladainha possível. Ninguém se importa se você entendeu ou não. Isso é válido também para a faculdade em si. Tirem isso da cabeça de vocês.

3) PROVAS ANTIGAS. PROVAS ANTIGAS. PROVAS ANTIGAS. Peguem na internet os últimos 50 anos de provas da FUVEST. Separem 3 dias para fazer cada uma até conseguir tirar 95-100% de acerto. 3 dias de 10 horas de estudo são 30 horas. Vocês terão em torno de 20 min para cada questão. Tente fazer a questão em 3-4 min e veja o gabarito. Se errar, corra nos livros e procure a informação que você precisa para acertar a resposta. Faça de novo até acertar.

Eu pagava cursinho para ter acesso aos livros e aos professores para tirar algumas dúvidas. Hoje, em retrospectiva, eu diria que cursinho é inútil. Vocês só precisam das provas antigas, dos gabaritos e dos livros dos cursinhos. Se vocês comprarem os livros usados, vocês têm tudo para passar com tranquilidade.

Por fim, administrar as emoções durante a prova também é importante. Se vocês conseguirem tirar 100% nas últimas provas que fizerem como treino, provavelmente vão acertar uns 95% na hora do vamos ver, devido ao nervoso. Foi o que aconteceu comigo. Mas uma nota dessa é suficiente para passar em qualquer curso.
 
Peguem na internet os últimos 50 anos de provas da FUVEST
Não exagera. A fuvest de 30 anos atrás mudou muito conteúdo e a prova inteira.

Se errar, corra nos livros e procure a informação que você precisa para acertar a resposta. Faça de novo até acertar.
Isso só funciona com quem tem conhecimento geral muito forte. Quem não sabe nada, nem o mais básico, vai perder tempo com dúvidas sem parar e não vai conseguir assim.

Vestibular não cobra aprendizado. Cobra acertar. Não querem saber como você acerta. No final o corretor só sabe se a resposta esta certa ou não. Ainda mais que quem faz as questões não é a mesma pessoa que corrige. Quem corrige não sabe quem fez a prova.
 
Não exagera. A fuvest de 30 anos atrás mudou muito conteúdo e a prova inteira.


Isso só funciona com quem tem conhecimento geral muito forte. Quem não sabe nada, nem o mais básico, vai perder tempo com dúvidas sem parar e não vai conseguir assim.

Vestibular não cobra aprendizado. Cobra acertar. Não querem saber como você acerta. No final o corretor só sabe se a resposta esta certa ou não. Ainda mais que quem faz as questões não é a mesma pessoa que corrige. Quem corrige não sabe quem fez a prova.
Eu comecei o cursinho num grau de quase semi-analfabetismo. Eu não sabia o que era um verbo. Não sabia o que era uma equação de primeiro grau.

Funciona para qualquer pessoa com a coragem de tentar.
 
Prestei concurso para entrar nas faculdades públicas e consegui 4 aprovações nas faculdades particulares e 3 aprovações na pública. Estudando 9h por dia. Estou já terminando a minha graduação. Não foi fácil, mas vale à pena. Bons estudos, galera!
 
Vocês acham que vale a pena começar uma faculdade com 30 anos? E tendo em vista minha idade, qual o melhor curso em questão de empregabilidade, ADS ou Contábeis?
Sei que com minha idade dificilmente consigo estágios de trainee nas big 4 com contabilidade... mas mesmo assim o curso é bom em questão de concursos

E da área de TI não consigo imaginar terminando um curso como Ciências da computação cheio de matérias de cálculo, então ADS termina sendo a única opção nessa área

Qual dos dois vocês recomendariam?
 
Vocês acham que vale a pena começar uma faculdade com 30 anos? E tendo em vista minha idade, qual o melhor curso em questão de empregabilidade, ADS ou Contábeis?
Sei que com minha idade dificilmente consigo estágios de trainee nas big 4 com contabilidade... mas mesmo assim o curso é bom em questão de concursos

E da área de TI não consigo imaginar terminando um curso como Ciências da computação cheio de matérias de cálculo, então ADS termina sendo a única opção nessa área

Qual dos dois vocês recomendariam?
Faculdade é algo muito particular, mas EU vejo uma vantagem a médio e longo prazo no curso de ADS. O mercado de trabalho na área de tecnologia só cresce ano após ano, e a tendência é que continue aumentando, a dificuldade maior será você encontrar o 1º emprego na área, visto que em quase 100% dos casos você precisa entrar através de um estágio ou como júnior se tiver um bom portfólio / indicação.

Sobre sua idade, tira isso da mente, nunca é tarde para adquirir conhecimento e se especializar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo