Vício oculto no smartphone. Garantia por vida útil é válida nesse caso?

MARquiavel

Hungry Member
Registrado
Fala pessoal, tudo bem? Vim aqui compartilhar meu problema com vocês e pedir o conselho dos entendidos no assunto. Bom, tenho um celular Samsung A50 (comprado em meados de 2019) que começou a apresentar problemas após a atualização do sistema. Sempre ignorava essas atualizações, até que um dia tive a infeliz ideia de realizar algumas delas. Aí que começou meu problema, o celular começou a apresentar falhas em alguns aplicativos, ficou sem som e com o vídeo acelerado. Tentei restaurar padrão de fábrica, hard reset, e nada de resolver o problema. Algumas vezes o celular até retorna a normalidade após o procedimento, mas não demora a voltar a apresentá-lo. Imaginando ser um bug de software, após isso fiz todas a atualizações até a mais recente, mas também sem sucesso. Pesquisando em fóruns da comunidade da Samsung (tópicos nacionais e gringos), identifiquei ser um problema de vários usuários do celular, não possuindo nenhuma solução apresentada pela empresa. A única solução que encontrei foi instalar uma versão mais antiga do sistema, que não sei como fazer, já que o binário do firmware da versão mais recente (Android 11, binário 9) é maior que de todas as versões anteriores. Vi que a empresa durante a assistência acusa ser um problema na placa mãe, mas vejo relatos do problema se repetindo após a atualização, mesmo depois da placa ser trocada pela assistência. Com esses relatos, eu conseguiria acusar que o problema se trata de um vício oculto do produto? Além disso, nesse caso, vocês acham que seria possível solicitar assistência e garantia por vida útil do produto? Vi que vida útil de celular é de 3 anos e que um problema de vício oculto dentro desse período pode ser passível de garantia. Isso procede? Caso alguém tenha passado por uma situação parecida ou tenha uma sugestão de como proceder, eu ficaria muito agradecido. O problema parece muito ser um bug de atualização do celular, que parece ser ignorado pela empresa.

Aqui tem os tópicos relatando o problema:

Muito obrigado pessoal!
 
Tenta o consumidor.gov, caso não funcione, vá ao Procon com estes relatos todos, pode tentar o JEC também, em teoria, não terá custo, pelo menos se a Samsung não quiser levar o processo para frente. Já tentou abrir reclamação, mesmo fora da garantia, no suporte da Samsung? Boa sorte.
 
Por isso sempre atualizo os meus celulares assim que sai a atualização, nunca tive problemas assim
 
Tenta o consumidor.gov, caso não funcione, vá ao Procon com estes relatos todos, pode tentar o JEC também, em teoria, não terá custo, pelo menos se a Samsung não quiser levar o processo para frente. Já tentou abrir reclamação, mesmo fora da garantia, no suporte da Samsung? Boa sorte.
Eu entrei em contato com a Samsung e falaram que seria necessária uma avaliação técnica por parte da assistência deles. Estou aqui buscando um celular reserva para poder enviar o aparelho. Seria melhor enviar para análise deles antes de acionar o consumidor.gov, certo? Muito obrigado pelas sugestões e dicas!
 
Eu entrei em contato com a Samsung e falaram que seria necessária uma avaliação técnica por parte da assistência deles. Estou aqui buscando um celular reserva para poder enviar o aparelho. Seria melhor enviar para análise deles antes de acionar o consumidor.gov, certo? Muito obrigado pelas sugestões e dicas!
Sim, acredito que se for algum problema recorrente nesta linha, eles façam o serviço de reparo sem nenhum custo. Não custa tentar.
 
Eu também enviaria pra eles e mencionaria os termos de 'vício oculto' e 'garantia de vida útil de 3 anos' pra eles verem que você talvez não seja um usuário tão leigo assim, isso pode induzi-los a fazer o serviço gratuitamente. Caso, eles queiram cobrar, aí eu iria pro consumidor.gov e procon...

Mas te digo uma coisa: recentemente troquei a bateria do meu A30S na assistência oficial, foi cerca de R$ 200, mas o meu caso é outro (não era vício oculto e já havia passado o 1º ano de garantia oficial).

Se você tiver uma graninha sobrando e quiser evitar dor de cabeça caso eles se neguem a fazer o serviço gratuitamente, talvez valha a pena pagar mesmo e deixar pra lá... às vezes não vale a dor de cabeça. Mas aí é uma escolha sua.
 
Sim, acredito que se for algum problema recorrente nesta linha, eles façam o serviço de reparo sem nenhum custo. Não custa tentar.
Eu também enviaria pra eles e mencionaria os termos de 'vício oculto' e 'garantia de vida útil de 3 anos' pra eles verem que você talvez não seja um usuário tão leigo assim, isso pode induzi-los a fazer o serviço gratuitamente. Caso, eles queiram cobrar, aí eu iria pro consumidor.gov e procon...

Mas te digo uma coisa: recentemente troquei a bateria do meu A30S na assistência oficial, foi cerca de R$ 200, mas o meu caso é outro (não era vício oculto e já havia passado o 1º ano de garantia oficial).

Se você tiver uma graninha sobrando e quiser evitar dor de cabeça caso eles se neguem a fazer o serviço gratuitamente, talvez valha a pena pagar mesmo e deixar pra lá... às vezes não vale a dor de cabeça. Mas aí é uma escolha sua.
Muito obrigado pessoal! Enviei hoje para avaliação da assistência técnica, seguindo a recomendação dos amigos. Aguardar o retorno da assistência e atualizo o tópico. Agradeço a todos pela dicas e sugestões.
 
Acho que é complicado provar que é um vício oculto, eles costumam dizer que é dano causado pelo usuário. Samsung de entrada/intermediário é sempre uma bagunça, e dura bem menos.

Bem, ainda bem que existe TWRP, Lineage OS (custom ROM) e kernel modificado hoje em dia, pra manter os aparelhos vivos.
 
Acho que é complicado provar que é um vício oculto, eles costumam dizer que é dano causado pelo usuário. Samsung de entrada/intermediário é sempre uma bagunça, e dura bem menos.

Bem, ainda bem que existe TWRP, Lineage OS (custom ROM) e kernel modificado hoje em dia, pra manter os aparelhos vivos.
Isso é complicado, vamos ver o que vão falar. Encaminhei no relato pra assistência os tópicos que citavam o problema. São 5 tópicos do mesmo problema, com muitos relatos. Tem um deles que tem até 9 páginas. Eu até pensei na opção de testar o Lineage OS, mas aí acabaria a chance de assistência eu imagino. Caso não funcione na assistência e decidam cobrar muito no reparo, vou verificar a possibilidade de testar ele pra tentar salvar o aparelho.
 
Tive o retorno da assistência técnica. Deram como laudo oxidação na placa sub, ficou em 219 reais. Não coloquei muita fé no diagnóstico, atendimento bem estranho, a atende fugia das perguntas que fiz questionando se o problema da placa que estava causando o defeito apresentado após a atualização e não respondia o que os fizeram a chegar nesse diagnóstico. Bom, por fim acabei aprovando o reparo pra ver se vai dar certo. Aguardar pra ver se isso vai sanar o problema, mas confesso que fiquei com um pé atrás depois de ver os reviews da assistência autorizada no Google e Reclame aqui. Me deram um prazo de até 10 dias úteis para o reparo, quando tiver alguma atualização, compartilho aqui no tópico.
 
Tive o retorno da assistência técnica. Deram como laudo oxidação na placa sub, ficou em 219 reais. Não coloquei muita fé no diagnóstico, atendimento bem estranho, a atende fugia das perguntas que fiz questionando se o problema da placa que estava causando o defeito apresentado após a atualização e não respondia o que os fizeram a chegar nesse diagnóstico. Bom, por fim acabei aprovando o reparo pra ver se vai dar certo. Aguardar pra ver se isso vai sanar o problema, mas confesso que fiquei com um pé atrás depois de ver os reviews da assistência autorizada no Google e Reclame aqui. Me deram um prazo de até 10 dias úteis para o reparo, quando tiver alguma atualização, compartilho aqui no tópico.
Algum tempo atrás precisei mandar um Samsung para a assistência, também fiquei receoso com as reclamações no Google daquela assistência (não vou citar o nome), porém fizeram o serviço ficar imperceptível e resolveram o problema, além de após a entrega perguntarem se estava tudo ok, se precisasse reabrir o chamado poderia fazer, etc. Comigo também foi feita a troca da placa sub, mas foi na garantia.
 
Tive um problema desse com a Xiaomi.

Poco M3 comprado em jun/21, em dez/21 deu o problema que está dando em TODAS as unidades. (Desliga e nao liga mais). Isso me ensinou a nunca mais comprar celular da xaina
 
Tive um problema desse com a Xiaomi.

Poco M3 comprado em jun/21, em dez/21 deu o problema que está dando em TODAS as unidades. (Desliga e nao liga mais). Isso me ensinou a nunca mais comprar celular da xaina
Os piores que já tive foram Brasileiros, Motorola e Lenovo. Os chineses foram os que mais duraram até agora.
 
Atualizando a situação pessoal: aparelho chegou na sexta com a placa sub trocada e utilizei ele normalmente durante o dia. Da mesma forma que antes de enviar para assistência, ele começou a apresentar no sábado travamentos em aplicativos e durante esse tempo ficar sem som. Só hoje ele já travou umas 5 vezes. A diferença do sintoma está no fato do vídeo não estar acelerado e do áudio retomar depois de reiniciar. No entanto, os travamentos estão cada vez mais frequentes e duradouros. Tentarei contatar novamente a Samsung, espero que não queiram cobrar um novo reparo alegando ser outro problema, sendo que o problema de oxidação da placa sub não era o problema do celular.
 
Atualizando a situação pessoal: aparelho chegou na sexta com a placa sub trocada e utilizei ele normalmente durante o dia. Da mesma forma que antes de enviar para assistência, ele começou a apresentar no sábado travamentos em aplicativos e durante esse tempo ficar sem som. Só hoje ele já travou umas 5 vezes. A diferença do sintoma está no fato do vídeo não estar acelerado e do áudio retomar depois de reiniciar. No entanto, os travamentos estão cada vez mais frequentes e duradouros. Tentarei contatar novamente a Samsung, espero que não queiram cobrar um novo reparo alegando ser outro problema, sendo que o problema de oxidação da placa sub não era o problema do celular.
Vá se preparando pra eles cobrarem sim, pois se trata de um problema diferente... mas assim, sinceramente, eu nao sei até que ponto tu pode 'cobrar' eles de terem resolvido ou nao teu problema... afinal a placa tava oxidada mesmo... agora se isso era o gerador/causador dos teus problemas que foram relatados na assistencia já são outros 500...

Sinceramente eu não sei se tu pode 'cobrar' isso deles, já que 'a causa' não foi resolvida...
 
Atualizando a situação pessoal: aparelho chegou na sexta com a placa sub trocada e utilizei ele normalmente durante o dia. Da mesma forma que antes de enviar para assistência, ele começou a apresentar no sábado travamentos em aplicativos e durante esse tempo ficar sem som. Só hoje ele já travou umas 5 vezes. A diferença do sintoma está no fato do vídeo não estar acelerado e do áudio retomar depois de reiniciar. No entanto, os travamentos estão cada vez mais frequentes e duradouros. Tentarei contatar novamente a Samsung, espero que não queiram cobrar um novo reparo alegando ser outro problema, sendo que o problema de oxidação da placa sub não era o problema do celular.
E ai que que deu, fiquei curioso
 
E ai que que deu, fiquei curioso
Eu levei pro primeiro reparo e fizeram a troca da placa sub. O aparelho chegou um dia e no outro já estava apresentando o mesmo problema. Reenviei o aparelho e informaram um novo diagnostico, agora indicando a necessidade de trocar a placa central (reparo seria R$ 1017,00). Não aceitei o reparo e solicitei um laudo detalhado do problema. A assistência mandou um migué falando que não podiam fazer um laudo assim, que por estar fora da garantia não podiam tirar foto do aparelho. Nem a relação do problema com a peça falaram. Tentei recuperar o dinheiro do primeiro reparo sem sucesso, informaram que somente poderia ser feito à partir da Samsung e a Samsung alega que isso é resolvido diretamente com a assistência. Por fim, entrei em contato com a Samsung para tentar conseguir uma cortesia de reparo. Semana passada entraram em contato pra que eu enviasse o aparelho novamente para a assistência, para avaliação e se não encontrado sinais de mal uso, iriam fazer o reparo por cortesia. Mas é muito confuso o sistema deles e onde pediriam pra solicitar esse envio não tinha informação sobre isso. Estou ainda tentando algum contato. A maior questão é que o celular voltou a funcionar do nada e agora estou usando ele normal. Aí estou naquela dúvida se corro atrás para enviar pra avaliação ou aguardo dar algum defeito de novo. Teve uma atualização de sistema nesse meio tempo, talvez alguma coisa nela reparou o problema, sei lá. O que vocês acham?
 
Eu levei pro primeiro reparo e fizeram a troca da placa sub. O aparelho chegou um dia e no outro já estava apresentando o mesmo problema. Reenviei o aparelho e informaram um novo diagnostico, agora indicando a necessidade de trocar a placa central (reparo seria R$ 1017,00). Não aceitei o reparo e solicitei um laudo detalhado do problema. A assistência mandou um migué falando que não podiam fazer um laudo assim, que por estar fora da garantia não podiam tirar foto do aparelho. Nem a relação do problema com a peça falaram. Tentei recuperar o dinheiro do primeiro reparo sem sucesso, informaram que somente poderia ser feito à partir da Samsung e a Samsung alega que isso é resolvido diretamente com a assistência. Por fim, entrei em contato com a Samsung para tentar conseguir uma cortesia de reparo. Semana passada entraram em contato pra que eu enviasse o aparelho novamente para a assistência, para avaliação e se não encontrado sinais de mal uso, iriam fazer o reparo por cortesia. Mas é muito confuso o sistema deles e onde pediriam pra solicitar esse envio não tinha informação sobre isso. Estou ainda tentando algum contato. A maior questão é que o celular voltou a funcionar do nada e agora estou usando ele normal. Aí estou naquela dúvida se corro atrás para enviar pra avaliação ou aguardo dar algum defeito de novo. Teve uma atualização de sistema nesse meio tempo, talvez alguma coisa nela reparou o problema, sei lá. O que vocês acham?
Acho que é que nem carro. Quando começa a dar muito problema, arrumamos e passamos pra frente.

Se tá funcionando ok, eu venderia e pegaria um outro. Mas pra ter voltado a funcionar, provavelmente foi algum problema de software que foi resolvido. Seja algum app que estava interferindo no sistema como um todo ou o OS tava bugado e foi corrigido com atualização.

Mas novamente, eu passaria pra frente e trocaria de celular.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo