• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=- [2]

Por que o seu deus é o melhor/único/correto/certo e por que a bíblia está certa e não livros como o Corão ou a Torá?

Por que você acredita tão fortemente na bíblia? Nunca passou pela sua cabeça que você, talvez, seja católico por raízes sócioculturais?
Aproveitando, acho que foi Hawking que disse:
"Se você tivesse nascido em outro país, com crenças diferentes, sua religião atual seria errada" (algo assim)

Ou seja, não é "talvez", mas sim COM CERTEZA.
 
Incoerência é você vir com um argumento estupido desses e achar que fazes sentido. Vou te encaixar no mundo dos lunáticos que acreditam literalmente na bíblia, o que já seria o suficiente para eu para de escrever e argumentar com você, pois eu sei que não dará em nada.

Existem certos pressupostos implícitos na sua afirmação que você provavelmente passou batido. Como apareceram as palavras DNA e mutações no seu post, existe a probabilidade de que a ideia de evolução está englobada ao poder infinito de Deus. O que eu sinceramente não vejo problema em acreditar, mas não dessa forma literal como se Deus fizesse parte ativa da evolução e das mutações. Posso estar errado, você pode aceitar a ideia de DNA e mutações e simplesmente ignorar completamente a evolução dos seres vivos, eu não ficaria surpreso.

Vamos supor que não, que você é uma pessoa sã e coerente. O problema é que quando você usa uma frase dessas:



A ideia que estás passando é da infalibilidade e onisciência de Deus, portanto as chances de teres a bíblia, ou qualquer outro livro milenar religioso, como base de suas crenças é razoável. E é ai que entram os problemas, como:

*A linha temporal de bíblia:
>A terra e o universo possuem somente cerca de 10.000 anos de idade segundo a bíblia. Tempo tão curto que não serve de base para quase nenhuma evolução significativa. Para teres uma ideia o Cro-magnon (um homo-sapiens) existiu há 13.000 anos atrás. O homem atual e ele possuíam basicamente a mesma inteligencia, porte físico e aparência. A ideia de evolução exige dezenas/centenas/milhares de anos para termos algo significativo.
>Será que Ele acreditava que o homem era tão estupido, que jamais iria perceber que o universo possuía mais bilhões e bilhões de anos? Ou que nós jamais iriamos achar fosseis?

*Deus criou o homem com a sua imagem ("E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança"):
>É um ponto de vista ridículo. Se Deus criou o homem à sua imagem, não existe evolução. Ou você acredita que nós evoluímos e deixamos de ter semelhança com Deus? Ou simplesmente Deus escolheu os genes exatos que cada ser possuía e foi passando de geração em geração, até chegar em um ser que compartilhava semelhanças como Ele?

*Se Deus fez parte direta de tudo que você conhece, até onde ele fez parte para a gênese dessas mutações?
>Ou Deus simplesmente para de ter seu dedo na humanidade quando a coisa é ruim?

Você acredita no que você quiser, não vou ser eu que irá mudar sua cabeça. Porem tenha em mente que você tem que fazer sentido quando está falando em publico. Falar uma ***** dessas, cair fora e achar que fizeste sentido é uma vergonha. E se você é um deísta, peço desculpas. Mas por favor, não use "Deus criou tudo", isso remete diretamente a ideia de teísmo.


Você não entendeu...

Eu tava justamente metendo pau em quem diz que deus criou tudo, mas não atribuí as conseqüências como mutações no DNA a ele. :cereal:

Me referi a besteira que o cara disse anteriormente...

Quando Deus criou a terra, o universo, todos os animais e seres viventes e o homem, Deus os criou no Jardim do Édem em perfeição, morando no jardim do édem, lá não existia doenças, mais específico, não existia imperfeição.
Muitas pragas e doenças advirão por N motivos, pode ser clima, mutação genética ou etc.

... como se deus não fosse diretamente culpado pelas mutações genéticas, já que criou tudo.
 
Última edição:
Aproveitando, acho que foi Hawking que disse:
"Se você tivesse nascido em outro país, com crenças diferentes, sua religião atual seria errada" (algo assim)

Ou seja, não é "talvez", mas sim COM CERTEZA.

Não necessariamente. Hoje em dia você encontra cristãos, evangélicos e católicos em quase todos os países da Asia. Não vejo bem como algo sociocultural, mas sim pela forma agressiva e aleijadora que as religiões baseadas na bíblia agem. Elas geram medo, culpa, fazem você acreditar que tem sempre alguém te vigiando e etc... Com certeza nascer em uma país X ou Y pode mudar no que você crê, mas eu vejo que esse poder manipulador é que faz da bíblia e as religiões derivadas dela serem tão poderosas.

Você não entendeu...

Eu tava justamente metendo pau em quem diz que deus criou tudo, mas não atribuem as conseqüências como mutações no DNA a ele. :cereal:

Me referi a besteira que o cara disse anteriormente...



... como se deus não fosse diretamente culpado pelas mutações genéticas, já que criou tudo.

É verdade, peço desculpas. Quando li sua mensagem interpretei algo totalmente diferente.
 
Por que o seu deus é o melhor/único/correto/certo e por que a bíblia está certa e não livros como o Corão ou a Torá?

Isso é a definição de crença, o que exclui obrigatoriamente as outras coisas, são paganismos.

Por que você acredita tão fortemente na bíblia? Nunca passou pela sua cabeça que você, talvez, seja católico por raízes sócioculturais?

Não sou católico, sou protestante, mas antes disso sou cristão, e o cristianismo não dominou o ocidente e foi aceito pelos maiores e mais poderosos reis e impérios do mundo por acaso, "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." - Marcos 16.15, era pra ser assim e assim foi feito, e continua.
 

Sabia que iria aparecer essa velha crítica a moral do Antigo Testamento. Vamos lá, tais livros foram escritos num meio e numa época onde guerras eram rotineiras e as punições contra crimes era de fato bárbaras. Mas tais atos não eram vistos de forma alguma como algo fora do normal. Você acha que a milênios atrás existiam tribunais e prisões como as que temos hoje? Não, tudo era resolvido com apedrejamento, enforcamento, fogueiras e etc. E o povo hebreu não era diferente. O que eles tinham de diferente eram os valores morais que vinham do seu Deus Javé, a punição era totalmente determinada pela tradição da época.
Aí você me diz que tais livros foram inspirados, eram ordens diretas de Deus... Bom, com exceção dos livros dos profetas, os outros foram interpolações e inscrições feitas séculos depois por sacerdotes judeus baseados em fontes totalmente diferentes e na tradição religiosa. A inspiração se refere ao fato de que os hebreus tinham conhecimento de um único Deus transcendental e criador e de suas leis. Inspiração não significa que Deus ditava o que os escritores deviam redigir.
Resumo, as brutalidades e violentas formas de tratar inimigos e criminosos eram o "padrão" da época, não eram ordens invenções oriundas de Deus e não fugiam a moral da época.

A conduta moral de Deus, esta sim vinda da boca do próprio, é a de Jesus Cristo. Se você quiser saber o que é a moral de Deus, leia o sermão da montanha.


Para mim ensinar que se deve acreditar em algo, caso contrario a punição é o inferno, é uma atitude profundamente imoral. Maligna até. E isso está na base da crença, e não somente do cristianismo.

Na verdade esse é o pior erro que se pode cometer. Pessoas que reduzem a crença em Deus a uma simples gratificação ou punição no pós-vida estão erradas e perdidas.
Ensinar e aprender o "amar ao próximo como a ti mesmo" é que é o grande trunfo. Acima de qualquer crença ou falta dela.
 
Mas você está esquecendo de coisas importantes: a evolução aconteceu (e acontece) ao longo de milhões de anos, seria impossível que a nossa humanidade que detém traços (nada aproveitável para dizer - através de textos ou imagens, provas, etc... - se um bicho evoluiu ou não) de história de apenas alguns milhares de anos acompanhar o processo evolutivo de fato.

Quanto a não existir outras "espécies inteligentes", isso não é de todo verdade ainda que tenha muita especulação no meio, certa vez li uma reportagem que especulara que nossa (sub)espécie eliminara outra que também era inteligente (os neandertais) por competição e, claro, racismo, nós temos traços de racismo até os dias de hoje em que supostamente estamos no ápice de nossa civilização, o que dizer de nossos primitivos?

Fora que matematicamente uma vida inteligente como a nossa é um evento raro, vários deles e que ainda convivessem em paz seria extremamente raro, é importante salientar também que o universo é composto de um número tão alto de planetas que são grandes as chances (eu diria tendendo a 100% tendo como base as mais recentes teorias da área) de haver outros planetas com vida inteligente, então cairíamos na mesma história: por que você nasceu?

Muitos tendem a se achar especiais por terem nascido em meio a milhões de outros candidatos, mas matematicamente você não é nenhum pouco especial, o fato de ter sido você ou outro a nascer é irrelevante para o universo, outro no seu lugar também se sentiria especial, e também o outro, e o outro...

Vou comentar só essa parte.

Nós não viemos dos macacos, um ser ancestral comum aos dois sofreu seleção natural gerando novas espécies.

Conceito de tentativa e erro? Há a seleção natural e a mutação, isso no darwinismo. No neodarwinismo entra o papel da genética para elucidar o que Darwin não conseguiu.

Os animais continuam evoluindo até hoje, só que o processo é muito lento. O Homem, dependendo do contexto, vem diminuindo a força da seleção natural, caso possa se dizer isso.

Comentei essas coisas dentro do contexto do meu post, como exemplo dos principais pontos discordantes que alguém, vendo de fora, levantaria. Só por ilustração mesmo.

Analisá-los fora do contexto dará a impressão de que postei isso para provocar outra discussão. E, sinceramente, não é isso.
 
Verdade! na verdade o versículo esta em Gênesis 1,25

Lendo esse seu post fica muito claro que cada pessoa interpreta a bíblia como lhe convém, pegando esse versículo como exemplo, tirei a conclusão que se deus criou todas as coisas logo ele criou o mosquito da malária inclusive pensando muito bem nas crianças africanas, agora, é super legal como as pessoas gostam de atribuir somente as coisas belas na natureza como produto da criação de deuses, isso é tão simples, se ele fez todas as coisas e sabe de tudo, o que você irá pensar?

Cara você não quer entender, leia o meu post novamente.

Deus não criou o mosquito com o objetivo de matar seres humanos, seja na África ou em qualquer outro lugar do mundo (leia o meu post novamente).
Quando Deus criou o homem seu objetivo seu objetivo era outro, mas, Deus nós dá a escolha; qual caminho seguir, nós não somos robôs, foi nos dado o livre arbítrio. Quando o homem desobedeceu à Deus, pecando, consequências advieram de sua escolha e por isso muitos dos sofrimentos existem por causa dessa escolha.
Nunca foi o desejo de Deus que o homem se rebelasse contra ele, mas, mesmo assim, ele enviou seu único filho Jesus Cristo para morrer na cruz e perdoar os pecados de toda humanidade, mas, para isso é preciso crer no evangelho de Jesus Cristo.

Àqueles que falam de religião: Cristo não deixou religião, religião é criada pelo homem. Deus quer que sigamos sua palavra, olha o que diz em tiago 1:27:

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Cristo deixou a Igreja e seus ensinamentos e não a religião.
 
Estou vendo algumas coisas interessantes nesse post. O que me chama atenção é que, para desacreditar os cristãos, os ateus (ou simpatizantes) citam problemas genéticos.

Mas porque questionar isso, se não acreditam em divindades, ou no caso específico, o Deus bíblico? Que diferença faria se, a partir de agora, descobríssemos que somos resultado de inúmeras coincidências genéticas, e nada além disso? Em quem colocaríamos a culpa?

Em resposta, os crentes (ou cristãos) insistem em explicar as coisas com base EXATAMENTE no que os ateus não acreditam. Ninguém vai para lado nenhum assim, rs, rs, rs.

Vamos nos situar em uma sociedade que não tem religião, que se guia pela ciência. Nada de deuses ou crenças. A principal discussão filosófica seria entre os grandes pensadores. Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Bacon, Freud...

Será que haveria menos problemas? Afinal, a humanidade não é feita de pensadores, mas de povo comum. Os que se destacaram, acabaram criando o que nós conhecemos agora como filosofias.

Povos e raças, cada um defendendo sua linha de pensamento, sua sociedade.

Pessoal, quem criou o tópico perguntou "você acredita em Deus"? A resposta é, sim e não. Só isso.

Mas é mais fácil nos entrincheirar em nossas posições, lançando bombas (ora de provocação, ora de argumentação) e mostrar que, existindo Deus ou não, NÓS não sabemos conviver.

Volto a dizer: Não sei se deuses precisariam criar seres inferiores para ficar brincando com a vida deles, deixando que se matem. Afinal, se fossem superiores, não brincariam com vidas. Também não acho tão lógico que sejamos todos o resultado do desenvolvimento de organismos unicelulares que (de uma maneira tão estranha quanto a existência de Deus) de uma hora para outra, se transformaram no que a gente conhece.

Mais fácil deixar cada um na sua e tentar viver em paz.
 
Última edição:
Eu não conheço a teoria da evolução muito bem. Nunca me interessei por esse assunto.

Por isso eu pergunto: pq q de milhões de espécies, durante bilhões de anos e a evolução fez surgir apenas UMA espécie inteligente? Nenhuma outra espécie no planeta sequer se assemelha a nós em nossa capacidade de criar, pensar, amar, destruir, pensar em Deuses e adorar a esses seres que nunca viram, etc, etc, etc.

Não estou criticando. É que realmente não sei.
 
Eu não conheço a teoria da evolução muito bem. Nunca me interessei por esse assunto.

Por isso eu pergunto: pq q de milhões de espécies, durante bilhões de anos e a evolução fez surgir apenas UMA espécie inteligente? Nenhuma outra espécie no planeta sequer se assemelha a nós em nossa capacidade de criar, pensar, amar, destruir, pensar em Deuses e adorar a esses seres que nunca viram, etc, etc, etc.

Não estou criticando. É que realmente não sei.
Eu já penso diferente, Deus pode ter errado, não pode?
Por exemplo na biblia cita que Deus criou o mundo em 7 dias, mas o que seria um dia para Deus?, só existia ele e mais nada, logo ele pode ter falhado algumas vezes na sua construção até conseguir a especie que ele achou que seria melhor para o planeta.
Parece papo de maluco, mas leiam umas 20x tem sentido isso que eu tô falando.
 
Não sou católico, sou protestante, mas antes disso sou cristão, e o cristianismo não dominou o ocidente e foi aceito pelos maiores e mais poderosos reis e impérios do mundo por acaso, "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." - Marcos 16.15, era pra ser assim e assim foi feito, e continua.

Os muçulmanos também acreditam na mesma coisa com a mesma convicção, mas pregando a religião deles é claro, não por acaso estão começando a dominar a europa, logo é a américa latina, cuidado com eles.

http://umavisaodomundo.com/2013/02/...e-costumes-islamicos-em-regioes-da-inglaterra


:haters:


Isso é utopia! :bwahaha:


Alcorão 05:51 - O vós que credes! não tome os judeus e os cristãos por amigos, pois eles são amigos uns dos outros, e quem dentre vós os considerar como amigo, então certamente és um deles, certamente Deus não ilumina os iníquos.

Isso é a definição de crença, o que exclui obrigatoriamente as outras coisas, são paganismos.
 
Se o entendimento a respeito da relação com Deus é extremamente raso, realmente pode se pensar dessa forma.

É inacreditável a minimização e simplificação que vcs fazem da prática da fé, um teólogo lendo uma coisa dessas entraria em depressão.

Por acaso eu disse alguma inverdade, se sim, invés de me diminuir ofendendo a minha capacidade de compreensão, que tal explicar pq estou errado.

Até onde eu sei, no cristianismo, Jesus Cristo é o salvador, ele morreu pelos pecados do ser humano, e apenas seguindo ele as pessoas tem chance de ir para o paraíso. Ou seja, as pessoas tem que aceitar que ele é o salvador, crer nele e em sua mensagem, quem não cre, vai para o inferno. Eu já conversei com diversos padres e pastores, e embora usem palavras diferentes, NENHUM, foge disso. Fora o que está escrito na Bíblia. Logo temos o texto sagrado, e os interpretes.

Por acaso é possível conhecendo o cristianismo, sendo exposto a "palavra" e não crer nisso, e ainda assim ir para o paraíso? Segundo vc Issac. Mulçumanos, ateus, agnósticos, hinduístas, e tantos outros, se morrerem dessa forma, sem nunca acreditar em Jesus, poderiam ir para o paraíso?

Se vc responder que sim eu somente entendo que vc tem o seu cristianismo, que nada tem haver com nenhuma denominação que possui organização, ou seja, nem catolicos, nem protestantes, é o cristianismo segundo Issac. Sendo que segundo a Bíblia existe o pecado original e apenas crendo em Deus ele pode oferecer o perdão
Eu não to simplificando nada até pq tentar complicar e dizer “Deus é misterioso” é fuga, eu estou, como o Sam Harris e tantos outros já fizeram, demonstrando o alto grau de desapego com o outro, que esse tipo de fé leva, ao racionalizar a condenação de bilhões, simplesmente por pensar diferente. Para mim isso não é amor, e dizer que é se trata de uma afronta a qualquer resquício de solidariedade humana. O que a fé faz é tornar as pessoas incapazes de perceber isso, que como o Sam Harris aponta, é bem obvio.
 
Última edição:
Não sou católico, sou protestante, mas antes disso sou cristão, e o cristianismo não dominou o ocidente e foi aceito pelos maiores e mais poderosos reis e impérios do mundo por acaso, "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." - Marcos 16.15, era pra ser assim e assim foi feito, e continua.
Essa é uma das pérolas do discurso protestante que varia da mais simplória ingenuidade até a mais descarada desonestidade.

Quando interessa ao discurso como quando dizem "O cristianismo dominou o mundo..." e similares eles não tem qualquer ressalva em contabilizar os católicos, anglicanos e demais grupos não pertencentes a sua vertente protestante como legítimos representantes do cristianismo, no entanto, basta mudar de assunto como quando citam a inquisição ou as cruzadas para que sem demora digam "Catolicismo não é o verdadeiro cristianismo!!!" "Calvinismo (ou Armianismo) não fazem parte do verdadeiro evangelho!!!" "Grupo tal ou denominação qual são seitas e não são cristãos de verdade" e por aí vai...

Quando a condição de cristãos dos católicos e demais grupos varia de acordo com a conveniência do tema discutido fica claro como água cristalina que conceitos como honestidade intelectual e defesa da verdade é algo desconhecido no meio.
 
Última edição:
Eu não conheço a teoria da evolução muito bem. Nunca me interessei por esse assunto.

Por isso eu pergunto: pq q de milhões de espécies, durante bilhões de anos e a evolução fez surgir apenas UMA espécie inteligente? Nenhuma outra espécie no planeta sequer se assemelha a nós em nossa capacidade de criar, pensar, amar, destruir, pensar em Deuses e adorar a esses seres que nunca viram, etc, etc, etc.

Não estou criticando. É que realmente não sei.

Eu estou lendo "O Gene Egoísta" e "A Grande Historia da Evolução" do Richard Dawkins neste momento. Ainda não me deparei com uma explicação para isso. Se um dia eu encontrar algo que faça sentido, mandarei uma MP para você.
 
Eu não conheço a teoria da evolução muito bem. Nunca me interessei por esse assunto.

Por isso eu pergunto: pq q de milhões de espécies, durante bilhões de anos e a evolução fez surgir apenas UMA espécie inteligente? Nenhuma outra espécie no planeta sequer se assemelha a nós em nossa capacidade de criar, pensar, amar, destruir, pensar em Deuses e adorar a esses seres que nunca viram, etc, etc, etc.

Não estou criticando. É que realmente não sei.

Não saber algo e perguntar nunca pode ser considerado errado, amigo.

Na verdade nós não fomos os únicos hominídeos com inteligência, ao mesmo tempo existiam umas 5 ou 6 subfamílias (Australopithecus, Homo neanderthalensis, Homo erectus...) que, provavelmente, tinham inteligências muito semelhantes entre si. Por vários fatores, sejam catástrofes como a supererupção de Toba, ou até mesmo os próprios hábitos dessas espécies, elas foram sendo extintas, até que restou apenas a nossa espécie, Homo sapiens.

Agora por que, então outras espécies não desenvolvem inteligência "hoje em dia"?

Por 2 fatores extremamente simples:

1- Quando uma espécie é dominante como a nossa, ela "trava" a evolução de outras espécies, já que controlamos desde a cadeia alimentar até os habitats de outras espécies.

Imagine uma super extinção dos humanos e tantas outras espécies (como já aconteceram várias outras). Quem "restasse" por mais "insignificante" que possa ser, hoje em dia, iria lutar para se tornar dominante, para evoluir, para extinguir concorrentes... É um processo cíclico, que hoje em dia nós estamos ganhando.

2- Se compararmos com um relógio, de 24h, nós somos os 2 últimos segundos dessas 24h. Ou seja: NÃO HOUVE TEMPO para que qualquer outra espécie, na Terra, por enquanto, evoluísse! Se o humano for tirado de cena, como descrevi no item 1, todo aquele processo, o mesmo processo que passamos para sermos o que somos hoje, levaria VÁRIOS MILHÕES DE ANOS!!!

Entendeu porque não existe espaço para deuses nisso tudo?
 
A preocupação maior de quem acredita em deuses deveria ser se a divindade que ele escolheu (ou foi doutrinado a escolher) pra cultuar é a correta.

Qual deus ou conjunto de deuses é o correto?

infelizmente aceitar um determinado deus como correto só porque se está inserido ou foi doutrinado numa cultura específica serve pra 99% das amebas da espécie humana...
 
Última edição:
Sabia que iria aparecer essa velha crítica a moral do Antigo Testamento. bla bla

E eu mostrei que nem cheesus era flor que se cheire, muito pelo contrário.

Então concordamos que NÃO HÁ valores e ensinamentos morais na bíblia ? Ótimo, já é um começo. :joia:
 
E eu mostrei que nem cheesus era flor que se cheire, muito pelo contrário.

Então concordamos que NÃO HÁ valores e ensinamentos morais na bíblia ? Ótimo, já é um começo. :joia:

Até existem, mas ao lado de coisas desumanas e abomináveis (palavra vinda diretamente de lá!)...

Então seria como colocar um "herói" que é aclamado por todos, quando estupra sua filhinha de 9 anos e mata alguns milhões, mas é puro amor!
 
mas e aí? alguém viu ele?:seferrou:
 
Essa é uma das pérolas do discurso protestante que varia da mais simplória ingenuidade até a mais descarada desonestidade.

Quando interessa ao discurso como quando dizem "O cristianismo dominou o mundo..." e similares eles não tem qualquer ressalva em contabilizar os católicos, anglicanos e demais grupos não pertencentes a sua vertente protestante como legítimos representantes do cristianismo, no entanto, basta mudar de assunto como quando citam a inquisição ou as cruzadas para que sem demora digam "Catolicismo não é o verdadeiro cristianismo!!!" "Calvinismo (ou Armianismo) não fazem parte do verdadeiro evangelho!!!" "Grupo tal ou denominação qual são seitas e não são cristãos de verdade" e por aí vai...

Quando a condição de cristãos dos católicos e demais grupos varia de acordo com a conveniência do tema discutido fica claro como água cristalina que conceitos como honestidade intelectual e defesa da verdade é algo desconhecido no meio.

Não falei como protestante, falei como cristão, não tenho nada contra os católicos, nem contra outras religiões, apenas não os sigo, a expansão do cristianismo pelo mundo deve sim a instituição igreja católica, isso ninguém discute, principalmente após a reforma protestante com o movimento de contra reforma, até pq a igreja não ia aos confins do mundo pregar o catolicismo, e sim o cristianismo, já que os catequizados eram pagãos, politeístas, e a igreja lhes apresentavam o cristianismo monoteísta, depois é que introduziam os dogmas institucionais etc.

Cruzadas, inquisição são fenômenos históricos ligados a instituição igreja católica, isso é óbvio, se analisarmos as motivações não encontraremos respaldo algum no cristianismo, isso no entanto não anula ou minimiza o papel da igreja como pescadora de homens pelo mundo a fora, esse entendimento os cristãos possuem e fica evidenciado na paz geral que existe entre eles, pela unidade da crença em Jesus Cristo.
 
Para enriquecer o tópico, uma coleção de citações sobre o assunto em questão, valeu muito a pena a leitura:

“Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.” Bruce Calvert

“A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.” A. Einstein

“Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.” Stephen Henry Roberts

“(…) a natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente. Esta é uma das lições mais duras que os humanos têm de aprender. ” Richard Dawkins

“Os Deuses são a encarnação do que nunca poderemos ser. O cansaço de todas as hipóteses…” Fernando Pessoa

“Se não há um deus, estamos corretos; se há um deus indiferente, não sofreremos; se há um deus justo, não temos nada a temer pelo uso honesto da racionalidade; mas, se há um deus injusto, temos muito a temer – assim como o cristão.” George Smith

“se uma proclamação pública repentinamente anunciasse a anulação de todas as leis criminais, imagino que nenhum de nós teria coragem de ir para casa sob a proteção das causas religiosas.” Schopenhauer

“A religião pode ser comparada a alguém que pega um cego pela mão e o guia, pois este é incapaz de enxergar por si próprio, tendo como preocupação chegar ao seu destino, não olhar tudo pelo caminho.” Schopenhauer

“Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.” Friedrich Nietzsche

“Só tem convicções aquele que não aprofundou nada.” Cioran

“Tem razão quem usa a razão.” Desconhecido

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam.” Susan Brownell Anthony

“Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros.” Joseph Campbell

“Os crentes não acreditam nas religiões e nos deuses dos outros. Os ateus também não.” Desconhecido

“Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, porque os ama.” Steve Knight

“O maior pecado contra a mente humana é acreditar em coisas sem evidências. A ciência é somente o supra-sumo do bom-senso – isto é, rigidamente precisa em sua observação e inimiga da lógica falaciosa.” Thomas H. Huxley

“Os homens pensam que a epilepsia é divina meramente porque não a compreendem. Se eles denominassem divina qualquer coisa que não compreendem, não haveria fim para as coisas divinas.” Hipócrates

“Não importa o quão feliz me deixe, se não é verdadeiro, se não é real, muito obrigado. É assim que penso quanto aos deuses e mitos de todas as religiões.”Francisco Saiz

“Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários.” Friedrich Nietzsche

“O Universo não apresenta qualquer evidência de uma mente dirigente (…) Todos os bons intelectos têm repetido, desde o tempo de Bacon, que não pode haver qualquer conhecimento real senão aquele baseado em fatos observáveis.” Auguste Comte

“Afirma-se – não sei com quanta veracidade – que um certo pensador hindu acreditava que a Terra estava apoiada em um elefante. Quando lhe perguntaram no que o elefante de sustentava, respondeu que se sustentava numa tartaruga. Quando lhe perguntaram sobre o que a
tartaruga se sustentava, ele disse ‘Estou cansado disso. Vamos mudar de assunto’. Isso ilustra o caráter insatisfatório do argumento da Causa Primeira.” Bertrand Russell

“A religião nunca será capaz de reformar a humanidade porque religião é uma escravidão.” Ingersoll

“Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.” Feuerbach

“As características que foram dadas ao ‘Ser verdadeiro’ das coisas são características do não-Ser, do Nada. Construiu-se o ‘mundo verdadeiro’ a partir da contradição com o mundo efetivo: de fato, o mundo verdadeiro é um mundo aparente, à medida que não passa de uma ilusão
ótica de ordem moral.”Friedrich Nietzsche

“As pessoas vão à igreja pelos mesmos motivos que vão à taverna: para estupefazerem-se, para esquecerem-se de sua miséria, para imaginarem-se, de algum modo, livres e felizes.” Bakunin

“Não, nossa ciência não é uma ilusão. Ilusão seria imaginar que aquilo que a ciência não nos pode dar, podemos conseguir em outro lugar.” Freud

“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”Carl Sagan

“Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?”Epicuro

“Você diz que acredita na necessidade da religião. Seja sincero! Você acredita mesmo é na necessidade da polícia.” Friedrich Nietzsche

“Se é certo que um Deus fez este mundo, não queria eu ser esse Deus: as dores do mundo dilacerariam meu coração.” Schopenhauer

“A fé é um eufemismo para preconceito e a religião é um eufemismo para superstição.” Paul Keller

“O médico vê o homem em toda a sua fraqueza; o jurista o vê em toda a sua maldade; o teólogo, em toda a sua imbecilidade.” Schopenhauer

“A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.” Jason Stock

“Os teólogos dizem: isso são mistérios insondáveis. Ao que respondemos: são absurdidades imaginadas por vós próprios. Começais por inventar o absurdo, depois fazei-nos dele a imposição como mistério divino, insondável e tanto mais profundo quando mais absurdo. É sempre o
mesmo procedimento: credo quia absurdum [creio porque é absurdo].” Bakunin

“As religiões são como pirilampos: só brilham na escuridão.” Sebastièn Faure

“A idéia de um Ente supremo que cria um mundo no qual uma criatura deve comer outra para sobreviver e, então, proclama uma lei dizendo: ‘Não Matarás’é tão monstruosamente absurda que não consigo entender como a humanidade a tem aceito por tanto tempo.” Peter de Vries

“Se os bois e os cavalos tivessem mãos e pudessem pintar e produzir obras de arte similares às do homem, os cavalos pintariam os deuses sob forma de cavalos e os bois pitariam os deuses sob forma de bois.” Xenófanes

“É certamente prejudicial para as almas tornar uma heresia acreditar no que é provado.” Galileu Galilei

“A verdade nunca perde em ser confirmada.” Shakespeare

“Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus.” Mário Quintana

“Por simples bom senso, não acredito em Deus. Em nenhum.” Charles Chaplin

“O ‘puro espírito’ é uma pura estupidez: retire o sistema nervoso e os sentidos, o chamado ‘envoltório mortal’, e o resto é um erro de cálculo – isso é tudo!…”Friedrich Nietzsche

“Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força.” Hipácia

“A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.” Sigmund Freud

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?” Justin Brown

“O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão.” Benjamin Franklin

“Não acredito que, medindo vantagens e desvantagens, a crença religiosa tenha sido uma força a favor do bem. Embora esteja disposto a admitir que em certas épocas e lugares produziu bons resultados, considero-a pertencente à infância do raciocínio humano, a uma fase de
desenvolvimento que já estamos superando.” Bertrand Russell

“Eles vieram com uma Bíblia e sua religião – roubaram nossa terra, esmagaram nosso espírito… e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao ‘Senhor’ por sermos salvos.” Chefe Pontiac

“A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.” Ashley Montagu

“O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos.”Friedrich Nietzsche

“Para mim, um homem rezando e outro portando um pé de coelho para lhe dar sorte são igualmente incompreensíveis.” Mencken

“Enquanto o padre, esse negador, caluniador e envenenador da vida por profissão for aceito como uma variedade de homem superior, não poderá haver resposta à pergunta: Que é a verdade? A verdade já foi posta de cabeça para baixo quando o advogado do nada foi confundido com o representante da verdade.” Friedrich Nietzsche

“…se Deus existisse, só haveria para ele um único meio de servir à liberdade humana: seria o de cessar de existir.” Bakunin

“À medida que buscamos as origens, vamos nos tornando caranguejos. O historiador olha para trás; até que finalmente também acredita para trás.”Friedrich Nietzsche

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

“Duas mãos trabalhando fazem mais que milhares rezando.” Desconhecido

“Sou ateu porque não há evidência para a existência de Deus. Isso deve ser tudo que se precisa dizer sobre isso: sem evidência, sem crença.” D. Barker

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

“Homens convictos são prisioneiros.” Friedrich Nietzsche

“Deus é uma hipótese, e, como tal, depende de prova: o ônus da prova cabe ao teísta.” Desconhecido

“Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.” A. Einstein

“O fato de um crente ser mais feliz que um cético não é mais pertinente que o fato de um homem bêbado ser mais feliz que um sóbrio.” George B. Shaw

“‘Fé’ significa não querer saber o que é a verdade.” Friedrich Nietzsche

“Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas.”Napoleão Bonaparte

“Afirmar que ‘Deus fez isso’ não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação.” Peter Atkins

“Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida.” Anatole France

“Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro.” José Saramago

:joia:
 
Última edição:
Acho que o tópico já deu o que tinha que dar, gera mais brigas do que discussões em si.
O jeito é irmos curtindo a vida, quando chegar nossa hora,e o nosso corpo tornar-se apenas matéria, chegaremos a resposta para esse tópico:vish:
A razão de eu acreditar é simplesmente pelo fato de que tem muitas e muitas brechas inexplicadas primeiramente.
Tudo começou simplesmente do nada?
O universo é grande demais.
Não faz sentido que tudo isso foi criado do nada pra mim...
 
Última edição:
Sabe o que é mais "engraçado", quem não acredita na existência de Deus, e vêêm por aí pessoas "religiosas" , Jesus abomina religiosidade é um trecho bíblico, só penso o seguinte antes de julgar-mos de dar ctrl+c e ctrl+v de frases de outras pessoas, esses mesmos antes de debater qualquer tipo de assunto devem ficar à par do mesmo, e à par deste aqui descutido é no miínimo ter a leitura da bíblia, aí sim voltem e exponham o que pensam sobre, aqui ta cheio de religiosidade,e cheio de "falsos" pensadores, pessoas que simplesmente pensam com a cabeça dos verdadeiros "pensadores, na verdade são apenas cópias, só isso pessoal, abraço a todos;
 
Não faz sentido que tudo isso foi criado do nada pra mim...

Discordo dessa parte, eu e você não somos nada perante a imensidão do universo, a humanidade poderia ser extinta amanhã por um super virus que não representaria nada, e quem sabe depois de milhões de anos outra espécie evoluiria ao nosso patamar e se consideraria especial também.

E pra quem gosta de ameaçar com o inferno, leia isso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_baculum
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo