Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=-

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Discordo totalmente.

Você não tem a mínima idéia do que é ceticismo. Esse seu primeiro modo de operar de manneira alguma é cetiscismo. Jamais. Querer encaixar o Sagan nessa categoria é um ABSURDO.

O segundo grupo você descreveu corretamente, mas para suportar ele é preciso de evidências. Buscar respostas sem uma base e ainda acreditar nelas sem uma, não é científico.

Que desespero, heim, Soro? Inventar essa pátaguada toda pra tentar criar um grupo cético e querer encaixar todos nele.
 
Eu não entendo porque chama isso de desespero. É apenas a forma como você e mais alguns aqui se posicionam colocada duma maneira clara e sintética.
Eu não tenho porque me desesperar com um troço fútil desses, ou você acreditar que eu teria razões para tanto?
Estou apenas lhe mostrando como você se parece, e como muitos cientificistas se parecem.
Você por exemplo agora vem aqui e fala de evidências. Mas está ai mesmo confirmando o que eu acabei de lhe dizer.
Você já sai negando tudo, pedindo evidências.
Max Planck não tinha evidências quando foi fundo no quanticismo. E Sheldrake tem evidências mas a Nomenklatura não os aceita, dizendo que isso "non equisiste".
E meu caro interlocutor, da maneira que você sempre se posiciona, tende muito mais pra Quevedo do que pra Sagan, portanto não se ache tanto assim...
 
Ok, anotado.

Faltou ainda uma analogia sem sentido. No próximo argumento tente faze-la.
 
é Deus recrutando gente pro céu uauahuahauhauh
 
andrebrait, quem você pensa que é pra tentar entender Deus?! Por acaso não sabe que ele escreve certo por linhas tortas, e que o coração do homem não pode entender o coração de Deus, e que os caminhos de Deus são obscuros para os limitados olhos humanos, e que bla-bla-bla?

:slap:

Eu tentei me segurar, mas não deu. Vou ter que falar.

O que eu acho mais non-sense quando acontecem essas tragédias é o comentário dos parentes depois. Semana passada morreu o irmão do tio da minha esposa (ROFL! Relacionei parente igual mulher fofoqueira) e a esposa dele. Eles tavam voltando de Aparecida em um ônibus, com mais um monte de gente, quando o ônibus ficou sem freio e o motorista o jogou em um barranco (morreram 8 no total, se não me engano). Eles íam todos os anos pra pagar uma promessa dela, que foi [supostamente] curada de câncer pela Santa Mãe do Menino Deus. Bom, só aí já tem bastante pano pra manga, mas o que eu vi um parente falando na TV foi ainda mais "rlz"... O parente acidentado ligou e disse que estava vivo, só tinha se machucado um pouco, e o que recebeu a ligação e estava sendo filmado: "Ah, que bênção! Foi um milagre você estar vivo! Que bom!".

Cara, esse não tem nem graça de comentar, de tão absurdo. E agora esse do teto da igreja. "Nossa, olha que milagre de Deus! O teto desabou bem na hora de troca de fiéis entre os cultos, 10 min. antes ou depois a igreja estaria cheia, mas tinha só uns quarenta e poucos na hora do ocorrido! Ainda bem!".

:thumbs_up



Agora voltando a discussão do tópico e aproveitando pra me intrometer no papo do Soro, com licença :p.
Antes de tudo, deixo claro que não sou paga-pau de ninguém, como de repente pode vir a parecer.

Não vou falar de Sagan porquê a única coisa que eu li dele foi o começo de "O mundo assombrado pelos demônios". Mas esse ponto que você cutucou, Soro, acho que não é relevante. Na verdade, não entendi onde entra a fé, de fato, no método científico. Você comentou que "Max Planck não tinha evidências quando foi fundo no quanticismo". Bom, não sei nos mínimos detalhes a história de Planck, mas o bom senso "me diz" que ele não foi "procurando a quanticidade". Isso aconteceria se ele tivesse uma revelação divina sobre o assunto ou algo que o valha, o que eu desconheço ter acontecido. Pelo contrário, imagino que ele fez investigações e experimentos sobre o comportamento da estrutura e do funcionamento dos átomos e, com baso no que encontrou, esboçou a teoria dele. Não foi isso?

Toda teoria esboçada por alguém não tem de ser préviamente "bolada e acreditada", pra depois a pessoa procurar por evidências que a sustentem. Ou melhor, pelo menos é isso que se espera de uma teoria científica. Primeiro observa-se um comportamento estranho, ou qualquer coisa estranha (ou desconhecida até o momento), daí se faz um trabalho de investigação pra juntar mais informações sobre a "coisa estranha", e quando se tem informação suficiente pra se montar uma teoria, surge a dita cuja. E conforme se encontra mais informações, mais completa (ou estranha, no caso da quântica :lol:) fica a teoria, que vai sendo sempre complementada. Ou refeita completamente.

Enfim, antes de achar a evidência que sustenta a teoria, não existe teoria nenhuma pra se ter "fé". De acordo com o método científico, claro. Aliás, isso me lembra uma outra coisa que eu pensei esses tempos... Qual a evidência da memória da água? Falar do "fato" da eficiência dos remédios homeopáticos não é válido, pois eles são feitos já levando em conta que "de fato" existe a memória da água, e que a sucução funciona e tudo mais. O que me intriga é como se observou a "memória da água"? E a eficiência do método da sucução? Esse exemplo, dos remédios homeopáticos, esse sim me parece que primeiro se bolou e acreditou numa teoria, e depois foi feito o remédio baseado nessa teoria, que [supostamente] serve de evidência a favor da veracidade da teoria.

Percebe a diferênça? No segundo grupo, o da "ciência" dos remédios homeopáticos (ou de cara pseudo-ciência, como diria o guicn), a fé tem papel fundamental, pois é a base de tudo. No primeiro grupo, ela não é necessária.

Você pode até falar agora que precisa ter fé pra aceitar a teoria cientifica. Bem, a aceitação da teoria é sim algo pessoal, e cada pessoa pode ou não aceitar determinada teoria como explicação para alguma coisa. Aliás existem vários casos, principalmente quando se tem poucas evidências do que se quer explicar, onde a mesma coisa é explicada por teorias [bem] diferentes. Mesmo assim, porém, a aceitação de uma teoria elaborada de acordo com o método científico não tem nada a ver com "fé" (Fé é uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.), e sim com lógica, razão e bom senso.

Darwin não bolou uma história e depois achou alguma coisa que funcionasse como muleta para aquilo em que queria acreditar. O criacionismo, em suas mais diversas manifestações (geralmente religiosas), por outro lado, me parece bem simpatizante à esta linha...
 
Max Planck não tinha evidências quando foi fundo no quanticismo.

O problema dos anos 2000 eh esse. Nego conhece muito nome e muita palavra bonita mas nao tem a menor ideia de como usar.

Quanticismo? Que isso!? Terapia quantica? uahauhuahuaha


Agora Soro, me desculpa, mas fala menos sobre o que vc nao conhece, blz? Plank nao tinha evidencia fisica, eh verdade, mas ele tinha algo que pelo visto vc e o carraro tem uma dificuldade imensa de compreender (nao os culpo, esse tipo de coisa nao eh dada a qualquer pessoa) que sao os modelos matematicos que descrevem o mundo.
Eu sei que pode parecer muito frio, muito impessoal... sabe como eh, neh? Modelo Matematico desconsidera deus e funciona perfeitamente.... mas enfim... ele tinha isso e tava seguro do que era e nao verdade. Entao, repetindo pra vc nao chorar: Ele nao tinha evidencia fisica, mas tinha evidencia matematica.
 
Se você acha que a matemática não é divina, é questão sua. Eu acho, então você corrobora meu ponto de vista.

A ciência não se satisfaz com a matemática, pois enquanto uma teoria não é comprovada pela física, ela continua sendo apenas uma teoria, e isso pode permanecer assim, por décadas, séculos, até que seja desmentida ou afirmada.

Inclusive o LHC se preza a isso. Por enquanto, sem boson, o que sobra aos cientistas é fé, na matemática no caso...

Mas acho que sua mente fechada, sua postura refratária, não vai concordar com isso também.

A ignorância se torna insuperável quando se traveste de conhecimento. Travestis da cultura, é assim que os vejo... gostei do termo...
 
Se você acha que a matemática não é divina, é questão sua. Eu acho, então você corrobora meu ponto de vista.
Achar.... eh... vc pode achar o que quiser!

A ciência não se satisfaz com a matemática, pois enquanto uma teoria não é comprovada pela física, ela continua sendo apenas uma teoria, e isso pode permanecer assim, por décadas, séculos, até que seja desmentida ou afirmada.
Eh meu caro, mas ainda sim a matematica continua descrevendo o mundo friamente, independente de nos comprovarmos fisicamente ou nao!
Como disse Einstein "Eh possivel compreender o universo com o pensamento puro".

Inclusive o LHC se preza a isso. Por enquanto, sem boson, o que sobra aos cientistas é fé, na matemática no caso...
Vixe... nao fala do que vc nao sabe, meu caro.
Voce acha MESMO que a unica teoria quantica valida pra a massa da materia eh o boson de higgs? auhuiahuiahiahiahahiahiuahiah
Vai estudar, juninho!

Mas acho que sua mente fechada, sua postura refratária, não vai concordar com isso também.
Ai...:rolleyes:

A ignorância se torna insuperável quando se traveste de conhecimento. Travestis da cultura, é assim que os vejo... gostei do termo...
Entao coloque debaixo do seu avatar... eh a sua cara!!!:yes:
 
Sim, posso achar o que quizer assim como você também pode achar o que bem entender. O seu achar não desqualifica o meu e vice-versa, uima vez que são apenas pontos de vista bem subjetivos, não é isso mesmo?

E sim, e a matemática prova de forma fria e perfeita que existe algo muito inteliegente regendo todo o Universo (ou todos os multiversos, como preferir), quer possamos provar fisicamente ou não.

O pensamento puro a que Eisten se referia com certeza não abriga sua grande intolerância.

Eu não falei que o LHC só se preza a encontrar o boson, falei? O mente curta... Deus me livre!

Doeu? Passa gelol.

Muda o seu avatar, quem vive no mundo da lua sou eu, não é isso?

A propósito, eu tenho fé em Deus (só pra voltar pro assunto do tópico, ok?).
 
Modelo matemático desconsidera Deus?...tu não sabe oq fala.
oq a matemática tenta desvendar é o funcionamento das coisas, mas nunca vai saber da criação de tudo. Para pra pensar, olha em seu redor, e conclui q vc não ta aqui por acaso. a física é burra se não considerar deus.
 
É, a física precisa urgentemente de deus!

Ela é burrissima sem ele.

PS: Nego Tiziu, não entra nessa da memória da água que o Soro tem um chilique. Para ele isso já é mais do que provado. E viva a homeopatia!
 
Guicn, para de ser estúpido my friend.
Você nunca me viu dizer que a homeopatia está provada. O que eu digo é que ela não faz mal e funciona em muitos casos, e por isso mesmo não vejo o menor problema em adota-la.
Agora, quanto a dizer como isso funciona (efeito placebo, memória da água (sic), etc) não me importa, pois nem tudo que se faz nessa vida precisa de uma explicação lógica por trás.
Muito antes do iluminismo o homem já existia e vivia. Engraçado isso né...

Índio 1 fala pra Índio 2:

- Mim cavoca tronco e põe na água. Tronco flutua. Mim vai sair pegar peixe.

Índio 2 (Guicn) retruca:

- Mim não entende como tronco flutua porque ainda não descobriram o empuxo. Mim não entra nessa *****. Mim comer mandioca.
 
4

O pensamento puro a que Eisten se referia com certeza não abriga sua grande intolerância.

Guicn, para de ser estúpido my friend..



Agora ja sei o que te dar de presente Soro... um espelho!
Quem sabe assim vc nao se enxerga um pouquinho?:rolleyes:



Lidar com moleque eh triste!
 
Essa parte dos modelos matemáticos avançados e tal eu nem comento, sou novo ainda e não tive tempo de sobra suficiente pra ler tanto. Mas vou deixar minha opinião sobre o assunto.

Quando não se tem evidências empíricas, o pessoal monta um modelo com base no que sabe e "estima" o que se quer explicar, tipo uma "interpolação", certo? Mas de qualquer forma, se parte de alguma coisa que é sabido existir, e não se bola uma teoria, se tem fé nela e depois inventa um modelo matemático pra sustentar.

Agora tem umas teorias que carecem de evidências (não sei muito do assunto, mas os palpites sobre o número de dimensões ou universos existentes me parecem bem apropriados como exemplo), e aceitá-las é sim dar um "voto de confiança" a elas. O que ainda é (ou deveria ser) bem diferente da , porquê a fé não depende de nenhum critério de seleção, é simplesmente acredito-porquê-quero; e a aceitação de uma teoria depende da "solidez de sua base". Claro, porém, que tem aqueles que "querem acreditar" que existem 11 dimensões e então acreditam e depois saem catando coisa pra sustentar a crença, e nesse caso eu acho que podemos falar que se usa a fé. Nesses casos específicos de alguns, mas isso não torna a fé necessária pra se aceitar qualquer teoria. Falar que quem não tem fé não pode aceitar nenhuma teoria é uma falha.

Acho que essa não é uma boa arma pra atacar o pensamento crítico ou o ceticismo, no fim das contas.

p.s.: Eu ri com a dos índios :D
 
Agora ja sei o que te dar de presente Soro... um espelho!
Quem sabe assim vc nao se enxerga um pouquinho?:rolleyes:

Lidar com moleque eh triste!

Não entendi. Qual o lance entre chamar alguém de estúpido (dentro de um contexto o qual você excluiu, diga-se de passagem) e outro alguém de intolerante?

Eu não sou intolerante, você é. Eu tolero a Ciência, a Religião, as manias dos outros. Tolero até os intolerantes como você.

Depois eu que to no desespero... Oh Lord! Já te falei, vai procurar um psicólogo rapá :lol:

ps: lido com moleques aqui o tempo todo e acho engraçado...
 
Nao só a física, como a biologia tambem

Veja só as maravilhas maravilhosas de deus

http://clubecetico.org/forum/index.php/topic,18815.0.html

Exatamente por essas e outras que eu fui cético durante boa parte da minha vida.

Hoje em dia eu simplesmente não resisto à "tentação" de dobrar meus joelhos de vez em quando para agradecer ao meu Pai por tantas graças recebidas, e até por coisas que aos meus olhos de outrora seriam mero lixo.

É complicado, mas cada um deve achar seu caminho...
 
Não entendi. Qual o lance entre chamar alguém de estúpido (dentro de um contexto o qual você excluiu, diga-se de passagem) e outro alguém de intolerante?
Nada nao, deve ser loucura minha.
Acho me melhor nem discutir mais com voce... seu enorme senso de realidade me assombra....


Fica na paz ae.... e calma, tah? Senao vc nao volta mais!
 
Índio 1 fala pra Índio 2:

- Mim cavoca tronco e põe na água. Tronco flutua. Mim vai sair pegar peixe.

Índio 2 (Guicn) retruca:

- Mim não entende como tronco flutua porque ainda não descobriram o empuxo. Mim não entra nessa *****. Mim comer mandioca.

Esse é o Soro que eu conheço. Fazer analogias sem sentido é contigo mesmo!

Cá entre nós, quem tu consegue convencer com essa abobrinha?
 
Na verdade, todos vocêss estão falando:

a) *****
b) abobrinha
c) usando conceitos de 1950 pra trás
d) sendo um bando de frescos e vindo com xingamentozinhos ridículos!

Discutam que nem gente, mostrem ambos sua aclamada SUPERIORIDADE.

Parei de discutir nesse tópico por isso

Parem a rasgação de Seda
 
Exatamente por essas e outras que eu fui cético durante boa parte da minha vida.

Hoje em dia eu simplesmente não resisto à "tentação" de dobrar meus joelhos de vez em quando para agradecer ao meu Pai por tantas graças recebidas, e até por coisas que aos meus olhos de outrora seriam mero lixo.

É complicado, mas cada um deve achar seu caminho...

Cuma?

Agradecer aos deuses?

E porque os deuses devem receber agradecimentos?

O melhor que eles puderam fazer foi isso?

Pessoas como vc tem uma visão um pouco míope e macrocósmica do universo, tudo é bonitinho e colorido

Vc é o tipo de pessoa que olha para o céu noturno, olha as estrelas e suspira: nossa que beleza esse universo criado por deus bonzinho.

Você olha para um jardim e suspira ante a beleza das flores, obrigado Sinhô gizuiz

Você olha para a floresta e se deslumbra com o vento acariciando as folhas das árvores, oh deus-deus que lindo

Você vai a um encontro com um grupo de pessoas da sua classe social e se maravilha como essas pessoas são tão saudáveis, obrigado pai misericordioso

Mas, quando vc olha para o céu, não percebe que muitas daquelas estrelas estão sucumbindo, levando para a morte, todo um sistema estelar. ( cade o designer?)

Não percebe os buracos negros que consomem pequenas galáxias inteiras. (droga, os meus ets)

Você olha para o jardim, mas não percebe a vespa, desovando sua cria dentro de uma lagarta paralisada pelo veneno da vespa, condenada a servir de alimento vivo para a cria da vespa. :evil::evil::evil:

Você olha para a floresta e não percebe a onça, comendo lentamente as entranhas de um veado ainda agonizante. ( sangue, sangue, sangue) brigado Javé

Você olha para o seu grupo de amigos, mas desvia o olhar daquela criança de 7 anos, alí na pracinha, cheirando cola e vendendo seu corpo para poder sobreviver. ( mistérios misteriosos de deus)

Comece a ter uma visão mais microscópica, e vc perceberá que a natureza não é bem aquilo que vc imaginava...

Ou melhor, que a natureza nao é nem boa e nem má, é indiferente, nos nao somos o supra sumo e nem a razão de tudo, a natureza segue leis frias e impessoais e nao tá nem ai para questões humanas, vide tetos desabando
 
Me desculpem, mas eu não me aguento. Eu falei que isso ía acontecer. E como falaram em tetos desabando e fecharam o outro tópico por causa dos excessos religiosos e não-religiosos, vou compartlilhar duas ótimas notícias:

Uma nota dos líderes da igreja sem teto:
Os líderes da Igreja Renascer em Cristo, Estevam Hernandes e Sônia Hernandes, divulgaram uma nota sobre o desabamento do teto da sede mundial da Igreja, no bairro do Cambuci. O casal permanece nos Estados Unidos, onde cumpre prisão domiciliar.

Leia a seguir a nota:

"Estamos todos absolutamente consternados, tristes e pasmos com a tragédia que nos abateu neste domingo, ceifando vidas, ferindo pessoas, trazendo tanto horror. Mas temos que ser firmes, cada vez mais fortes, unidos, para superarmos. Nós temos Jesus Cristo que nos deixou o Consolador, o Espírito Santo. Essa mensagem agora deve trazer esperança e a confiança. E ser viva dentro de cada um de nós. Acima de tudo, nós oramos e pedimos ao Espírito Santo que console o coração de cada um. Nós acreditamos na eternidade com Cristo. As pessoas foram colhidas por Deus. Nós cremos naquilo que a Bíblia nos fala em Filipenses 1:21: 'Para mim o morrer é ganho e o viver é Cristo'. E acreditamos no Salmo 116:15: 'Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos'.

[...]".

Fonte
:thumbs_up


E a segunda, que não podia ser melhor:

A jovem contou nesta segunda-feira (19) ao G1 que, desde criança, costuma ir bem cedo aos cultos dos domingos, que começam por volta de 19h. Ela disse que, geralmente, chegava ao local com meia hora de antecedência para conseguir ficar sentada durante o culto, porque a igreja costuma ficar lotada aos domingos.

A estudante disse que seu pai pediu que a mãe dela fizesse um café e, por causa disso, ela, sua mãe e a tia a continuarem em casa, na Chácara Klabin, na Zona Sul da capital.


“Não vou falar que o atraso nos salvou porque seria medíocre da minha parte. Quem nos salvou foi Deus. E talvez ele tenha usado um café para isso”, afirmou a estudante, que chegou ao local, acompanhada da mãe e da tia, momentos antes de o teto desabar.

[...]

Fonte
Falar que o atraso salvou ela é medíocre. E falar que Deus salvou ela e não as 600 pessoas que estavam na igreja na hora? Ou só falar dos cento e tantos feridos? Ou dos 9 mortos (até agora)? Sem falar no que ela provavelmente pensou do pai quando ele pediu pra mulher fazer um café (como se ele não fosse capaz) bem na hora delas saírem (como se ele não soubesse) :lol:.

E pra fechar com chave de ouro, enquanto eu escrevia o post, a secretária da loja, aqui ao lado, falando com dois clientes no balcão:
"Pra você ver como Deus é bom, né? Se tivesse sido 10 minutos mais tarde, olha quanta gente teria morrido! Olha só, como Deus faz tudo perfeito..."

Exatamente com essas palavras, até escrevi rápido pra não perder. Que caia o teto aqui da loja se eu estiver mentindo!

.
..
...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!!!!!!!
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo