• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=-

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Mas essa foi demais, cientistas são na maioria crentes ou ateus??? Não faz o menor sentido isso...
Pra sua informação são na grande maioria ateus ou agnóstico, minuscula parcela de crentes.

Tem alguma pesquisa que prova isso?

edit: Pesquisa séria, não me venha como uns e outros que postam coisas da wikipedia achando que é argumento ciencitico...

Tu já posto mais umas 3x e ainda estou no aguardo de pesquisas sérias sobre isso.
 
Pros entendidos, o Hórus provavelmente não foi o mais antigo "deus sol", tem algum registro da fonte original que inspirou tantos outros povos de diferentes culturas, como mithra, dionisio, jesus, buda e etc?

Eu pensei que Ra fosse o deus sol mais antigo. :huh:
 
Bom, não sou ortodoxo pois não levo nenhuma doutrina religiosa como verdadeira, apenas argumento como se fossem, afinal, os crentes são ortodoxos.

Ih, véio, entendeu tudo errado!! Não disse que você era ortodoxo, mas que eu lamentava a sua maneira ortodoxa de pensar!!


Até porque os livros não provam nada, senão eu poderia argumentar que os gibis provam a existencia do super-homem.

Péra, ele não existe?? Droga, fui enganado esses anos todo que comprei os gibis dele!!

Não me diga que o Homem-Aranha tbém não existe, vai!!

Não me tome por ignorante, por favor.

Novamente meu profundo respeito pela sua opinião. Só não esqueça que mais de 1 bilhão de cristãos acreditam nesse deus vingativo, infanticida, invejoso e que nos ama demais.

Minha mãe costuma dizer que o filho dela sou eu, e não qualquer outra pessoa. Se esse bilhão acredita nesse cara aí que você disse, o problema é delas. Outro bilhão pode muito bem acreditar no carinha que eu citei, mas é fácil só falar do ruim, né?? Tudo bem, eu te compreendo.

Bom, de acordo com o Dogma da santissima trindade, deus é deus, jesus é deus e espirito santo é deus mas eles não são 3 deuses e sim um só, então jesus e o deus que tu chama de colérico são as mesmas "pessoas". Claro, tu não deve acreditar nisso também, dai passa a ser uma opinião sua (que difere daquele 1 bilhão de cristãos) e eu vou respeita-la profundamente.

Viu o que eu disse sobre sua maneira ortodoxa de pensar?? O homem não compreende certas coisas e as intepreta da maneira que o apraz. Tem tanto que ainda não entendemos!!!

Como disse ali em cima, Jesus e o carinha vingativo são as mesmas pessoas.

Mas isso não quer dizer que a sua palavra seja lei. Você leu isso, acha isso e discorda disso. Eu li isso, mas não acho outra coisa, portanto nem tenho do quê discordar. Eu tenho uma opinião diferente quanto a Jesus. Aliás, já a expus aqui. Não preciso seguir nenhum "dogma" pra acreditar n'Ele.

Isso é uma opinião pessoal sua, certo?? Nunca ouvi falar disso antes no cristianismo.

Hoje em dia já se debate que muitos o viam como o salvador dos hebreus e, por conseguinte, o nêmesis dos romanos. É pessoal, mas nem tanto. Xá pra lá!!

Pois é, tu tropeçou em uma das muitas contradições e agiu como não se espera de um crente, raciocinou sobre o assunto e não simplesmente aceitou com fé.

Putz!! Droga!! Não acredito mais em Superman e nem em Homem-Aranha!!

Ainda bem que você me abriu os olhos!! Huauhahuahuahuahuahuauha

Pô, tô falando desde que o tópico começou que eu acredito em Deus, então..... por qual motivo eu não iria aceitar com fé?? É cada uma!!!

Eu poderia citar aqui trechos maravilhosos da bíblia sobre esse "pai amoroso" mas como tu falou que não acredita na bíblia, fica sua opinião e meu respeito pro ela.

Ué, então nem precisava ter se dado ao trabalho de escrever isso aqui.

Não tô nem um pouco curioso em ler tais trechos, mesmo porquê, o meu Deus é um Pai amoroso. Sem bem que dizer que Ele é "meu" é de um egoísmo ímpar!! :lol:

Aqui tu ja acredita em um dogma do ESPIRITISMO e não no dogma do cristianismo de que quando morremos vamos todos para o céu encontrar quem ja se foi e viver feliz pelo resto da eternidade. Me parece que tu junta o que tu acha de melhor em cada religião e faz a tua própria crença. Minha namorada faz isso também. E novamente ressalto meu respeito nas suas escolhas.

Putz!! Matou a charada!! É isso mesmo. Tenho minha própria crença. E isso me satisfaz completamente!! Na verdade, eu pendo um pouco pro Umbandismo, mas é porque compreendo essas nuances. É legal ler sobre isso. Eu curto.

Bom, eu faço isso com quem acredita na bíblia e no deus dela. Não é o seu caso então não se preocupe. :)

De boa. Debate é legal e saudável. Só não podemos nos exceder, não concorda?? ;)

Eu não diria ignorancia, mas sim fé. E não generalizemos, tem por exemplo mta gente bem sucedida na vida indo lá na universal dar dinheiro para tirar o encosto.

Sim, mas é porque os caras sabem vender o peixe. Nao confundamos "fé" com ignorância. Eu, por exemplo, tenho fé, mas não me considero de todo ignorante, mesmo sabendo que nada sei!! É complicado, mas já é um começo.

Isso é o que você acredita. E porque achar que o seu deus é que é o verdadeiro? Porque não Alla? Horus? Krishna? Tezcatipolca? Jupiter?

Mas quem disse que eu não acho?? Como eu disse antes, não importa o nome que dêem pra ele, sacou?? Nomes são apenas nomes. Ou acha que Yeshua era mesmo o nome de Jesus?? Hehehehehehehehehehehehehe

Com certeza. É sua opinião e respeito ela. E sobre a interpretação eu concordo. Como já falei acima, cada um interpreta como achar melhor e pronto. Como num supermercado, escolha sua religião.

Boa!! Gostei disso, tbém!!

Acho que a escolha da religião tem a ver com o que sentimos no interior. Tipo, conheço gente que não curte macarrão (coisa que não dá pra entender, por sinal), mas respeito, pois como costumamos falar, gosto é que nem bumbum. Cada um tem o seu.

Mas gostei do papo. Tudo o que eu escrevi não foi especialmente direcionado a você, mas a todos os que se aventuram pelas parágens desse tópico. Mesmo eu o quotando, minhas palavras não são direcionadas a você, mas a todos. Eu acho que um debate como esse nosso é o mais legal. Ninguém precisa atacar ninguém aqui. Só conversamos sobre o que cremos ou não.

Desculpe se, às vezes, pareci irônico. Não tive a intenção, mas algumas coisas são complicadas de escrever sem dar essa impressão. É sério, meio que ignore a ironia, beleza?? Eu agradeço!!

Ótimo papo, véio!! Valeu!! :thumbs_up
 
Eu pensei que Ra fosse o deus sol mais antigo. :huh:

Não entendo nada de mitologia, mas dei uma pesquisadinha. Ra, horus e nef fazem parte de uma especie de santíssima trindade, O pai, o filho e o espirito santo. Horus foi enviado pelo seu pai Ra à terra para nos "salvar", nasceu em 25 de dezembro de uma virgem fecundada por nefer, seu nascimento foi anunciado por uma estrela, sendo seguida por 3 reis. Horus foi um prodígio desde os seus 12 anos, dando sinais de que seria um líder no futuro. Foi batizado aos 30, dando inicio à sua jornada, sendo que teve 12 seguidores, executava diversos milagres, curava enfermos, andava sobre a agua e etc, mas foi traído por um dos seus seguidores. Foi cruscificado e morto, mas ressuscitou 3 dias depois ascendendo ao céu.
Essa história astrologica é exatamente repetida em várias culturas (como na hebraica que é a mais recente) e está representada tambem nas constelações (afinal foi a partir delas que surgiu o mito), só detalhes sao acrescentados ou nomes alterados, mas será que a mitologia egipcia foi mesmo a fonte original?
 
Não entendo nada de mitologia, mas dei uma pesquisadinha. Ra, horus e nef fazem parte de uma especie de santíssima trindade, O pai, o filho e o espirito santo. Horus foi enviado pelo seu pai Ra à terra para nos "salvar", nasceu em 25 de dezembro de uma virgem fecundada por nefer, seu nascimento foi anunciado por uma estrela, sendo seguida por 3 reis. Horus foi um prodígio desde os seus 12 anos, dando sinais de que seria um líder no futuro. Foi batizado aos 30, dando inicio à sua jornada, sendo que teve 12 seguidores, executava diversos milagres, curava enfermos, andava sobre a agua e etc, mas foi traído por um dos seus seguidores. Foi cruscificado e morto, mas ressuscitou 3 dias depois ascendendo ao céu.
Essa história astrologica é exatamente repetida em várias culturas (como na hebraica que é a mais recente) e está representada tambem nas constelações (afinal foi a partir delas que surgiu o mito), só detalhes sao acrescentados ou nomes alterados, mas será que a mitologia egipcia foi mesmo a fonte original?

Cara na boa acho que voce não deveria restringir sua perquisa somente na internet.
Pelo que eu li em livros sobre cultura egipcia a santissima trindade são Osiris, Isis e Horus. Horus matou os demónios de Seth que era irmão e inimigo de seu pai Osiris.
Bom a internet é uma boa fonte de pesquisa porem não muito confiavel, sugiro umas passadas na biblioteca tambem
 
Não entendo nada de mitologia, mas dei uma pesquisadinha. Ra, horus e nef fazem parte de uma especie de santíssima trindade, O pai, o filho e o espirito santo. Horus foi enviado pelo seu pai Ra à terra para nos "salvar", nasceu em 25 de dezembro de uma virgem fecundada por nefer, seu nascimento foi anunciado por uma estrela, sendo seguida por 3 reis. Horus foi um prodígio desde os seus 12 anos, dando sinais de que seria um líder no futuro. Foi batizado aos 30, dando inicio à sua jornada, sendo que teve 12 seguidores, executava diversos milagres, curava enfermos, andava sobre a agua e etc, mas foi traído por um dos seus seguidores. Foi cruscificado e morto, mas ressuscitou 3 dias depois ascendendo ao céu.
Essa história astrologica é exatamente repetida em várias culturas (como na hebraica que é a mais recente) e está representada tambem nas constelações (afinal foi a partir delas que surgiu o mito), só detalhes sao acrescentados ou nomes alterados, mas será que a mitologia egipcia foi mesmo a fonte original?

ué, esse história toda de 25 de dezembro e de ressucitar foi copiada pelos hebreus? eu pensei que outras cultura tivessem copiado deles

Cara na boa acho que voce não deveria restringir sua perquisa somente na internet.
Pelo que eu li em livros sobre cultura egipcia a santissima trindade são Osiris, Isis e Horus. Horus matou os demónios de Seth que era irmão e inimigo de seu pai Osiris.
Bom a internet é uma boa fonte de pesquisa porem não muito confiavel, sugiro umas passadas na biblioteca tambem

e Ra? ele não era o deus sol?
 
ué, esse história toda de 25 de dezembro e de ressucitar foi copiada pelos hebreus? eu pensei que outras cultura tivessem copiado deles

Essa historia é exatament repetida em muitas outras culturas, muito antes dos hebreus, sendo que a deles nada mais é que um plagio de outro plagio, nada de original, talvez só adaptações devido a mudança das eras, por exemplo o jesus representa a era de peixes.

Cara na boa acho que voce não deveria restringir sua perquisa somente na internet.
Pelo que eu li em livros sobre cultura egipcia a santissima trindade são Osiris, Isis e Horus. Horus matou os demónios de Seth que era irmão e inimigo de seu pai Osiris.
Bom a internet é uma boa fonte de pesquisa porem não muito confiavel, sugiro umas passadas na biblioteca tambem

Foi superficial mesmo a pesquisa, mas o rá era sim o principal deus egipicio.
 
Pelo que eu ja li Rá era o deus do Sol e principal e dele derivam todos os outros deuse egipcios
 
Minha mãe costuma dizer que o filho dela sou eu, e não qualquer outra pessoa. Se esse bilhão acredita nesse cara aí que você disse, o problema é delas. Outro bilhão pode muito bem acreditar no carinha que eu citei, mas é fácil só falar do ruim, né?? Tudo bem, eu te compreendo.

Na verdade o numero de cristãos no mundo é perto de 1 bilhão e eles acreditam nesse deus aí. Se outro 1 bilhão acreditar no teu Deus tu ta grandão!!

Viu o que eu disse sobre sua maneira ortodoxa de pensar?? O homem não compreende certas coisas e as intepreta da maneira que o apraz. Tem tanto que ainda não entendemos!!!

Essa não é a MINHA maneira, isso que tu não intendeu. É a maneira CRISTÃ de pensar.

Mas isso não quer dizer que a sua palavra seja lei. Você leu isso, acha isso e discorda disso. Eu li isso, mas não acho outra coisa, portanto nem tenho do quê discordar. Eu tenho uma opinião diferente quanto a Jesus. Aliás, já a expus aqui. Não preciso seguir nenhum "dogma" pra acreditar n'Ele.

Também não é a MINHA palavra, é a palavra da Igreja Católica. É um dogma do cristianismo.

Hoje em dia já se debate que muitos o viam como o salvador dos hebreus e, por conseguinte, o nêmesis dos romanos. É pessoal, mas nem tanto. Xá pra lá!!

Isso que eu acho engraçado. Jesus devia ser o salvador da humanidade e não só dos Hebreus e Romanos. O resto não valia a pena?
Pô, tô falando desde que o tópico começou que eu acredito em Deus, então..... por qual motivo eu não iria aceitar com fé?? É cada uma!!!

Você não aceita com fé isto: Outros dizem que ele veio perdoar os pecados e o escambau. Mas, se Deus é amor então que mané pecado que tem que ser perdoado?? Complicado isso, não?

O motivo só tu pode dizer.

Não tô nem um pouco curioso em ler tais trechos, mesmo porquê, o meu Deus é um Pai amoroso. Sem bem que dizer que Ele é "meu" é de um egoísmo ímpar!! :lol:

Certo.

Putz!! Matou a charada!! É isso mesmo. Tenho minha própria crença. E isso me satisfaz completamente!! Na verdade, eu pendo um pouco pro Umbandismo, mas é porque compreendo essas nuances. É legal ler sobre isso. Eu curto.

:thumbs_up

De boa. Debate é legal e saudável. Só não podemos nos exceder, não concorda?? ;)

Eu só falei que tu não acredita no deus bíblico como você mesmo disse. Mas de qualquer forma, desculpe se lhe ofendi.

Sim, mas é porque os caras sabem vender o peixe. Nao confundamos "fé" com ignorância. Eu, por exemplo, tenho fé, mas não me considero de todo ignorante, mesmo sabendo que nada sei!! É complicado, mas já é um começo.

Com certeza. São coisas totalmente diferentes e se eu dei a entender que eram sinonimos foi sem querer. Só quis dizer que tem pessoas que se aproveitam da fé das pessoas para beneficio proprio.

Mas quem disse que eu não acho?? Como eu disse antes, não importa o nome que dêem pra ele, sacou?? Nomes são apenas nomes. Ou acha que Yeshua era mesmo o nome de Jesus?? Hehehehehehehehehehehehehe

Sim, entendi. Tu acha que todos os deuses são só um. Alla, Krishna, Netuno, Tezcatipolca, Jesus, Horus, Rá, etc. Todo mundo erroneamente acha que são deuses diferentes mas na verdade são um só, não é isso?

Boa!! Gostei disso, tbém!!

Acho que a escolha da religião tem a ver com o que sentimos no interior. Tipo, conheço gente que não curte macarrão (coisa que não dá pra entender, por sinal), mas respeito, pois como costumamos falar, gosto é que nem bumbum. Cada um tem o seu.

Sim! Como eu digo: se lhe faz feliz, lhe da forças e tudo mais, então acredite sempre. Não importa a crença.

Mas gostei do papo. Tudo o que eu escrevi não foi especialmente direcionado a você, mas a todos os que se aventuram pelas parágens desse tópico. Mesmo eu o quotando, minhas palavras não são direcionadas a você, mas a todos. Eu acho que um debate como esse nosso é o mais legal. Ninguém precisa atacar ninguém aqui. Só conversamos sobre o que cremos ou não.

Desculpe se, às vezes, pareci irônico. Não tive a intenção, mas algumas coisas são complicadas de escrever sem dar essa impressão. É sério, meio que ignore a ironia, beleza?? Eu agradeço!!

Ótimo papo, véio!! Valeu!! :thumbs_up

Isso mesmo. Otimo debate como todos deveriam ser. Peço desculpas adiantadas por qualquer coisa.

:wave:
 
Cara na boa acho que voce não deveria restringir sua perquisa somente na internet.
Pelo que eu li em livros sobre cultura egipcia a santissima trindade são Osiris, Isis e Horus. Horus matou os demónios de Seth que era irmão e inimigo de seu pai Osiris.
Bom a internet é uma boa fonte de pesquisa porem não muito confiavel, sugiro umas passadas na biblioteca tambem

isso é muito engraçado... enchem o topico de mitologia, tentando associar com a história da bíblia, e colocam como fonte sites da internet... daí tomam suas conclusões, que, se questionadas, são respondidas mostrando o site, cujo não tem fontes... Muito engraçado e convincente.

e agora me vem com o dia 25/12...qualquer um sabe q não foi nesse dia q Jesus nasceu, que a data não tem nada a ver com cristianismo, mas com religiões pagãs... mas é compreensível, na vontade de convencer qualquer porcaria vale... Ainda, com os relatos do Novo Testamento, não me lembro bem agora, mas acho q de pastores com suas criações no campo, comparando com o clima da região, se conclui q não é em dezembro do hemisfério norte, inverno, mas lá por maio, junho, na primavera ou verão (é mais ou menos isso)


ainda não parei para pesquisar (e acho q nem vo perde esse tempo), mas vcs querem dizer que os judeus nos primórdios de sua civilização adotaram Rá (ou sei lá quem) como seu Deus... e millhares de anos depois disso, de osiris existindo no pateão egipcio, no ano 0, resolveram inventar uma história de nascimento para osiris, digo, Jesus??? ah, por favor, ninguém merece ouvi uma besteira dessas... Daqui a pouco vão tenta me convencer q Jesus na verdade tinha cabeça de falcão, e de Zeus e Hércules foi inventado Deus/Jesus... Comparar Espírito Santo um deus egípcio diferente dos demais, chega a soar como ridículo. Ué, pq sera q os judeus não copiaram os outros deuses tambem??? "Copiaram" dos egipcios 1 deus de muitos outros, e depois escreveram q os outros deuses são falsos, soa como estranho, não??? O pior de toda essa "teoria", é os judeus, um povo historicamente recluso e fechado, "copiarem" sua religião inteira, que tanto se identificavam e se baseiam, em cima de povos historicamente inimigos, da qual chegaram a ser escravos e odiavam (muito diferente dos romanos q venceram os gregos)... dai é demais!!!
 
e agora me vem com o dia 25/12...qualquer um sabe q não foi nesse dia q Jesus nasceu,

eu não sabia :eek:

que a data não tem nada a ver com cristianismo, mas com religiões pagãs...

e que religiões pagãs dizem isso? aliás, qual é o critério pra definir uma religião pagã de uma não pagã?

mas é compreensível, na vontade de convencer qualquer porcaria vale...

com isso eu já não concordo...

Ainda, com os relatos do Novo Testamento, não me lembro bem agora, mas acho q de pastores com suas criações no campo, comparando com o clima da região, se conclui q não é em dezembro do hemisfério norte, inverno, mas lá por maio, junho, na primavera ou verão (é mais ou menos isso)

acho que me lembro de ler em algum lugar que, de acordo com o calendário ainda utilizado naquela época, foi em abril...

ainda não parei para pesquisar (e acho q nem vo perde esse tempo), mas vcs querem dizer que os judeus nos primórdios de sua civilização adotaram Rá (ou sei lá quem) como seu Deus... e millhares de anos depois disso, de osiris existindo no pateão egipcio, no ano 0, resolveram inventar uma história de nascimento para osiris, digo, Jesus??? ah, por favor, ninguém merece ouvi uma besteira dessas...

olha, eu acho que ninguém aqui viveu naquele tempo pra descobrir se isso realmente aconteceu ou não... eu acho que tudo é possível :huh:

Daqui a pouco vão tenta me convencer q Jesus na verdade tinha cabeça de falcão, e de Zeus e Hércules foi inventado Deus/Jesus...

mas essa pode ser a interpretação antiga de um povo antigo.
não eram os egípcios que tinham uma deusa (acho que era Bast) que tinha cabeça de gato?

Comparar Espírito Santo um deus egípcio diferente dos demais, chega a soar como ridículo. Ué, pq sera q os judeus não copiaram os outros deuses tambem??? "Copiaram" dos egipcios 1 deus de muitos outros, e depois escreveram q os outros deuses são falsos, soa como estranho, não??? O pior de toda essa "teoria", é os judeus, um povo historicamente recluso e fechado, "copiarem" sua religião inteira, que tanto se identificavam e se baseiam, em cima de povos historicamente inimigos, da qual chegaram a ser escravos e odiavam (muito diferente dos romanos q venceram os gregos)... dai é demais!!!

existem registros históricos que narram o surgimento da religião deles?
 
Não se trata de copiar ou inventar.

Quando o homem passou a dominar a natureza, ou seja, percebeu que podia plantar e receber frutos e determinadas épocas, que podia criar animais e come-los em determinadas épocas, ele também passou a perceber que viviam em um ciclo.

Ao perceberem que poderiam dominar e controlar certos aspéctos da natureza como animais e plantas, eles também passaram a desconfiar que os demais deres também pudessem ter esse poder. Antes disso eles não acreditavam em Deuses ou controle. Antes disso tudo era simples mágica, a chuva, o calor, o frio, o vento, etc...

A primeira percepção de tempo e que o tempo tinha ciclos foi percebendo que a mulher menstruava a cada 28 dias.

Ao perceberem isso eles passaram a observar a natureza, o tempo que demorava para as plantas florire, darem frutos, etc..

Osprimeiros templos sagrados construidos pelo homem na verdade eram calendários e um espaço para a observação do Céu. Por isso os templos eram construidos em lugares favoráveis a observação do movimento do sol, da Lua e das estrelas.

Observando a posição da sombra que o sol fazia no templo, eles sabiam ver a estação do ano que estavam por exemplo.

Todas essas observações tinham um único propósito que era saber quando deveriam começar a plantar, quando deveriam começar a colher, quando deveriam começar a estocar. Com essas observações eles queriam saber quando ia chover, fazer calor, fazer frio, quando o rio ia ficar cheio e vazio,etc..

Como diz o primeiro vídeo que postei, os homens logo perceberam que o sol influenciava na plantação, como também a chuva, os rios. A lua influência nas marés e ilumina a noite. etc...

Logo, passamos a pensar, se nós os homens influênciamos os animais, fazendo-os reproduzir e matando quando queremos e a mesma coisa com as plantas. O Sol, a lua e as estrelas fazem a mesma coisa conosco. E está certo, a diferençaé que n´so temos vontades e a natureza não e disso eles não sabiam.

Então, os primeiros deuses na verdade eram personificações dos astros e fenômenos naturais. Da mesma forma que se um gato acreditasse em Deus ele diria que Deus é um gato sagrado. Se uma flor acreditasse em Deus, ela diria que Deus é a sua semelhança.

Mas também os deuses foram associados aos animais. Pois observando os animais dava para saber se o clima, o rio, a época iria mudar. Logo encaracam os animais como mensageiros dos Deuses, ou como um sibal, aviso. Ou então como se os Deuses se transformassem nos animais para informar algo.

Logo, não é novidade nenhuma que os primeiros Deuses de quase todos osPovos eram na verdade o Sol, E que em quase todosos povos o Sol se reproduz com a Deusa Terra e esse crizamento geram os frutos que são os alimentos.

Ou seja, os deuses e suas mitologias eram formas de contar sobre algum fenômeno que acontecia, ou que aconteceu, mas eles não sabiam explicar de outra forma. Eles sabiam que as plantas de alimentam da luz do sol e que Brota na Terra, o que para nós hoje parece ser simples de entender e explicar, para eles eram novidades que nãp faziam a menor idéia de como fuincionava exatamente e nem como explicar esses fenômenos com palavras. Por isso personificaram a natureza e criaram histórias para os feômenos naturais, pois seria a forma mais fácil e lógica de entender, explicar e educar as gerações futuras.

Simples assim.

Quanto a Jesus...

Na época que Jesus apareceu existiam milhares de outras pessoas se dizendo profetas e filho de Deus e que pregavam alguma crença ou falava sobre algum deus novo. (No filme A vida de Brian eles fazem uma sátira sobre isso).

Todos eles eram marginais e considerados loucos pela maioria da população. Mas também tinham os seus seguidores.

Com Jesus foi a mesma coisa. Era um cara que igualmente outros milhares de pessoas, tentava convencer a população que existia um novo Deus e que ele era o Escolhido de Deuspara pregar a palavra...

Na verdade, Jesus nunca pregou religião alguma. O que ele pregava era apenas uma filosofia. A filosofia da Paz e harmonia entre os indivíduos. E fazia sentidopois a época que vivia era de muita violência, vinganças, desrespeito aos demais e injustiças. A difereça de Jesus é que ele conseguiu convencer várias pessoas, depois de um tempo sendo considerado louco igual aos outros que se diziam filho de Deus.

Mas o cristianismo só tem a dimensão que chegou a ter na idade média e nos dias de hoje graças ao apostolo João (se não meengano o nome). João era um dos soldados que caçavam e matavam cristãos mas que um dia se converteu e passou a viajar o mundo pregando sobre o que Jesus havia ensinado sobre o novo Deus.

João Chegou até a Grécia e passou a pregar pela Europa difundindo o cristianismo.

Os Romanos caçavam e matavam os cristãos, mas como com o passar dos anos muita gente foi acreditando no cristianismo, o império romano deixou de propibir o culto a esse Deus Cristão. E mais para frente fez com que fosse a religião oficial do império, isso quando a grande maioria da população era cristã.

Graças e esses fenômenos que o cristianismo é o que é hoje e o que foi na idade média. Se não talvez seriamos mulsumanos(que é a religião que mais cresce hoje) ou algum outro...

Sobre as datas cristãs...

Não é segredo algum que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro... Jesus era do signo de Peixes. Como também as demis datas cristãs não aconteceram, se aconteceram, nosdias que são comemorados.

As datas foram escolhidas para serem associadas as datas dos cultos pagãos... Ou seja, se era costume comemorar a época da colheita, ou a chegada do verão em uma data que não tinha nada a ver com o cristianismo mas sim a um Deus pagão, a igreja católica tentava proibir ou tirar esses costumes das pessoas. Mesmo que as pessoas não acreditassem mais no Deus pagão, o costume da comemoração da colheita em tal dia já estava enraizada nas pessoas. Logo, como a igreja não conseguia tirar esse costume ela passa a associar a data a fenômenos cristãos.

É bom observar que os antigos deuses passaram a ser associado ao mal ou ao Diabo. Baco, o Deus grego da festa e do vinho, por exemplo, era selebrado nos teatros gregos. Antes da peça começar, os gregos matavam um bode no palco para oferecer ao Baco. O grito da morte do bode significava que a peça ia começar. Então os chufres do Bode foi colocado no Diabo, como se o Baco fosse o Diabo.

Pois isso, ao ver pinturas da idade média e renascimento em que aparece um bode, ele está sempre associado ao preságio ou influência do mal, ou do Diabo. Da mesma forma que o ganso nas pinturas também simboliza o pressagio do pecado, pois Zeus era conhecidopor se transformar e ganso para seduzir as mulheres mortais.

A coruja, que era cultuada pelos nórdicos também é associada ao mal, como também o gato. Eles são símbolos do conhecimento pagão.
O conhecimento pagão era aqueles que tinham os Bárbaros antes de se tornarem cristãos, mesmo depois de se tornarem cristãos muitos indivíduos, principalmente mulheres, ainda cultuavam ou seguiam os costumes pagãos da cultura bárbara.

Esses conhecimentos eram as curas por ervas medicinais, a tentativa de prever os fenômenos futuros observando a natureza, etc...

Assim surgiram as Bruxas. Ela eram as mulheres que ainda praticavam os costumes de seus antigos. E a vassoura é sim o símbolo de um pênis. As bruxas são retratadas voando em vassouras porque geralmente as culturas dos antigos barbaros comemoravam a chegada do verão fazendo sexo em grupo., como faziam os gregos e outros povos antigos.

Vários outros simbolos que enxergamos de forma inocente hoje em dia, surgiram para retratar costumes,crenças e divindades pagãs.

É possível concordar com tudo o que disse e aceitar sem deixar de ser religioso?

Sim, possível.

Da mesma forma que o cristianismo tem suas semelhanças e influências de outras crenças antigas como a muçulmana, as religiões da idade antiga (muçulmana e católica) também tiveram semelhanças e influências de cultos antigos. O carnaval que comemoramos até hoje teve origem no Egito antigo.

Os templos católicos (igrejas), costumam ser locais silenciosos, mas que fazem eco, nos faz sentir ser observados pelas estátuas como também nas faz sentir pequenos perto delas e da construção. Tudo isso é intencional. O objetivo é simular o Céu. Ou seja, o templo é um pedaço do céu na Terra. Essa lógica e costume eram de povos mais antigos do que o cristianismo.

A reza católica são repetições de frases como é a reza muçulmana. O som da voz do padre é relaxante e o eco da igreja faz parecer que as palavras são repetidas por outros ou divindades... Ou seja, rezar é meditar. É deixar de pensar nos problemas, nas aflições, nas tentações para se concentar apenas nas palavras da reza. Ou seja, é limpar a cabeça, os pensamentos. Tal como fazem os budistas, mas no lugar da reza eles ficam repetindo mentalmente sons ou palavras em que estão se concentrando.

Por isso, quando se sente tentado ao pecado pedem para que reze. O efeito é semelhante a meditação budista,quando alguém realmente se concentra na reza.

A confição aos padres ajudaram muitas pessoas angustiadas como ajudam os psicólogos hoje em dia.
Sabe-se que quando alguém está aflito, angustiado com alguma questão que não consegue resolver ou exteriorizar é falando de seus conflitos internos que as pessoas passaram a se sentir melhor. A terapia nos consultórios psiquiátricos nada mais é do que o paciente falar sobre o que o incomoda como faziam os fiéis aos padres.

Logo a religião tem sua importância, os templos tem sua importância e a fé tem a sua importância. Sendo Deus um ser perfeito com a nossa aparência, sendo vários deuses que cometem erros iguais aos homens, ou sendo apenas as forças mecanicas, quimicas e biológicas da natureza, que também pode ser cultuado e chamar de deus.
 
É possível concordar com tudo o que disse e aceitar sem deixar de ser religioso?

Sim, possível.

Da mesma forma que o cristianismo tem suas semelhanças e influências de outras crenças antigas como a muçulmana, as religiões da idade antiga (muçulmana e católica) também tiveram semelhanças e influências de cultos antigos. O carnaval que comemoramos até hoje teve origem no Egito antigo.

Os templos católicos (igrejas), costumam ser locais silenciosos, mas que fazem eco, nos faz sentir ser observados pelas estátuas como também nas faz sentir pequenos perto delas e da construção. Tudo isso é intencional. O objetivo é simular o Céu. Ou seja, o templo é um pedaço do céu na Terra. Essa lógica e costume eram de povos mais antigos do que o cristianismo.

...

Muito bem colocadas as suas palavras Thor Croix e imparcial. Isso que a gente gostaria de ler de um ateu imparcial, respeitar e sendo respeitado pelas suas colocações (opiniões). Isso que engrandece o homem. Parabéns.
Por gentileza, onde assino? :p

[]'s, jcjcosta
 
eu não sabia :eek:
tudo bem, mas antes de tomar conclusões, e expressá-las, acho que é bom se informar, dos 2 lados... ou reconhecer que não sabe e nada falar (não sei se foi o teu caso nos topicos anteriores)


e que religiões pagãs dizem isso? aliás, qual é o critério pra definir uma religião pagã de uma não pagã?

cara, na verdade me referi a pagã por ser o nome na época, mas significa apenas que não é a cristã.
 
Não se trata de copiar ou inventar...

gostei do texto, o problema é que tem alguns que,desconhecendo o passado (pq o que nós mais temos no passado são dúvidas, incertezas e traduções contemporâneas) , taxam tudo como mitologia, de onde nada pode ser tirado... acredito que uma mente do seculo XXI não tem condições de imaginar uma mente, uma época de 2000, 4000, 10000 anos atrás, sem ele próprio se influenciar pela própria cultura, pela própria época.
 
pq os mandamentos são uma farsa????? se é verdade, mentira, se foi escrito por homens, ou dito por Deus, não seria, de qualquer forma, uma boa forma de vivermos em sociedade????

essa história de "o que importa é ser feliz", "energia positiva" e tantas outras frases q jám vi em comunidades no orkut, eu acho uma verdadeira besteira, desculpa daqueles q só se preocupam consigo mesmos, que querem apenas e sempre o seu bem próprio, usando de qualquer meios, pq, o que pode ser bom para uns, é ruim para outros.

É maior realidade das verdades...Nos somos seres individuais, mas vivemos em uma sociedade...Eu procuro sempre pensar em mim primeiro, dps nos outros... Se vc nao esta bem consigo mesmo como pode ajudar alguem?
 
Sou obrigado a me desdizer, quanto a não fazer mais comentário... Derradeira vez.
Deixa eu ver se eu entendi: teu deus não prega sobre bens materias. OK. Vamos levar isso como verdade nesse caso. Então como tu mesmo disse, qndo ele fala de rico e pobre ele ta falando de fé, espiritualidade. Então Jesus sabiamente nos diz: Entreguemos "todo nosso saber da palavra de deus" aos "que não sabem a palavra de deus". E lhes digo mais! Aqueles que sabem muito sobre a palavra de deus, como nós, não entrarão no reino de deus.

É exatamente isso mesmo. Não entrará se não doar o que sabe a quem não sabe. O dever do ser humano é pregar a palavra, do mesmo modo como Jesus fez. Não existe incoerência ai, seja de que forma for a maneira de expor.
Nota-se que substitui rico por SABER A PALAVRA DE DEUS e pobre por NÃO SABER A PALAVRA DE DEUS, como você falou que era.
É muito bom deixar bem explicadinho, pros mais variados tipos de leitores.

Ficou coerente pra você essa sua "engembração"? É, pra mim também não.
"Engembração" é engenhoca de sua cabeça usada hehe, pois tudo está perfeitamente coerente, mesmo dentro de sua colocação como verdade. Você tropeçou no seu próprio entendimento. A pedra de tropeço certamente vive. Fiquemos alertas e de olhos bem abertos para não cair...

Só mais uma ressalva: Se o moço rico (rico, dinheiro “riqueza”) não doou seus bens, não foi digno, então, se eu ou você não doar o que sabemos (saber, conhecimento “riqueza”), não seremos dignos da mesma forma. Mais uma vez digo, não existe incoerência, o que existe é não entendimento, ou simplesmente se fazer de... hehe.

Você é um moço inteligente, entendeu perfeitamente minha explicação desde o começo, entendo você...
Afrontar é estimulante para mim também, só que prefiro outros temas e outras formas, que não me condenam...
Fique com o criador e seu filho, único salvador, não existe outro:wave:.
 
ainda não parei para pesquisar (e acho q nem vo perde esse tempo), mas vcs querem dizer que os judeus nos primórdios de sua civilização adotaram Rá (ou sei lá quem) como seu Deus... e millhares de anos depois disso, de osiris existindo no pateão egipcio, no ano 0, resolveram inventar uma história de nascimento para osiris, digo, Jesus??? ah, por favor, ninguém merece ouvi uma besteira dessas... Daqui a pouco vão tenta me convencer q Jesus na verdade tinha cabeça de falcão, e de Zeus e Hércules foi inventado Deus/Jesus... Comparar Espírito Santo um deus egípcio diferente dos demais, chega a soar como ridículo. Ué, pq sera q os judeus não copiaram os outros deuses tambem??? "Copiaram" dos egipcios 1 deus de muitos outros, e depois escreveram q os outros deuses são falsos, soa como estranho, não??? O pior de toda essa "teoria", é os judeus, um povo historicamente recluso e fechado, "copiarem" sua religião inteira, que tanto se identificavam e se baseiam, em cima de povos historicamente inimigos, da qual chegaram a ser escravos e odiavam (muito diferente dos romanos q venceram os gregos)... dai é demais!!!

Nao, nao distorça as palavras

Ninguem esta afirmando que os deuses egipcios foram adotados pelos semitas

Aconteçe que nao há nada de original na mitologia hebraica

Pra começo de conversa, quem estuda religião sabe que o judaísmo evoluiu de uma religião politeísta, dos outros povos semitas. Os deuses do crescente fértil, Baal, Eloin, entre outros, eram adorados juntamente com Jave o deus da guerra.

A criação do mundo do Gênesis é por exemplo uma cópia escancarada da lenda babilônica de Tiamat e Marduk, com a diferença de que, em vez de um só deus criar tudo, a deusa Tiamat criou um deus, que criou outro, que criou outro etc. e cada um criou uma parte do universo, na mesma sequência dos "dias" do Gênesis.

No fim, "cansados", criaram o homem para continuar o trabalho.
Mais tarde ainda, irritados com o barulho que o homem fazia, tentaram destruí-lo com o dilúvio.
Se você for procurar no velho testamento, verá indícios disso.

Os hebreus passaram do politeismo para a monolatria e para o monoteismo apos o contato com a cultura persa e apos a queda dos outras cidades estados semitas.

Os judeus, depois de libertados pelos persas de seu cativeiro na Babilônia tornaram-se súditos deles por 2 séculos e adotaram muitos de seus costumes, palavras e crenças.

Eles foram muito influenciados pelo zoroatroismo e pelo mitrianismo persa (fariseu=farsi=persa)

Adotaram conceitos como juizo final, um unico deus e a vinda de um messias

A história da religião, está infestada desse fenómeno.

As mitologias em geral são contos, e quando se conta um conto, acrescenta-se um ponto. Força-se a adotar uma religião, e eis a prova para a sua veracidade. Adapta-se crenças anteriores, e eis mais provas.

Com o cristianismo a mesma coisa, ideias persas adotadas por judeus, que ja estavam divididos em muitas seitas. e quando o cristianismo chegou a europa recebe uma dose cavalar de mitos celtas e germanicos
 
nao acredito e ele entre aspas nao faz minima diferença na minha vida!
 
Sumiu mesmo uma cacetada de posts...

ps. Prova que o pessoal daqui não segue os ensinamentos divinos, porque jesus salva.
 
Sou obrigado a me desdizer, quanto a não fazer mais comentário... Derradeira vez.

É exatamente isso mesmo. Não entrará se não doar o que sabe a quem não sabe. O dever do ser humano é pregar a palavra, do mesmo modo como Jesus fez. Não existe incoerência ai, seja de que forma for a maneira de expor.

É muito bom deixar bem explicadinho, pros mais variados tipos de leitores.


"Engembração" é engenhoca de sua cabeça usada hehe, pois tudo está perfeitamente coerente, mesmo dentro de sua colocação como verdade. Você tropeçou no seu próprio entendimento. A pedra de tropeço certamente vive. Fiquemos alertas e de olhos bem abertos para não cair...

Só mais uma ressalva: Se o moço rico (rico, dinheiro “riqueza”) não doou seus bens, não foi digno, então, se eu ou você não doar o que sabemos (saber, conhecimento “riqueza”), não seremos dignos da mesma forma. Mais uma vez digo, não existe incoerência, o que existe é não entendimento, ou simplesmente se fazer de... hehe.

Você é um moço inteligente, entendeu perfeitamente minha explicação desde o começo, entendo você...
Afrontar é estimulante para mim também, só que prefiro outros temas e outras formas, que não me condenam...
Fique com o criador e seu filho, único salvador, não existe outro:wave:.

Você realmente escreve só o que convem ou esquece mesmo da outra parte? Bom, vou repetir só o final aqui: "É mais facil um camelo passar pela ponta de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus"

Entao tu concorda que Jesus não vai pro céu pois ele é RICO.

OK! Sem mais perguntas meretissimo.
 
na minha opnião existe um ser superior sim, ou preciso acreditar que sim pois como tudo foi criado? como eu existo?
 
na minha opnião existe um ser superior sim, ou preciso acreditar que sim pois como tudo foi criado? como eu existo?

Colocar deus no meio disso tudo só complica mais a questão. Como deus foi criado? Como ele existe?
 
Colocar deus no meio disso tudo só complica mais a questão. Como deus foi criado? Como ele existe?

Será que chegará a época que, após o ser humano descobrir a resposta dessas perguntas, pensará: "-Nossa, como é que nossos antepassados viveram sem saber disso!"

Hmmm...intrigante!
 
Será que chegará a época que, após o ser humano descobrir a resposta dessas perguntas, pensará: "-Nossa, como é que nossos antepassados viveram sem saber disso!"

Hmmm...intrigante!

Difícil. Acho mais facil a medida que a ciencia for evoluido as religiões irem aos poucos *acabando.

*Ou se adaptando é claro. Não inventaram agora novos pecados? Ninguem mais queima bruxas tambem. Enquanto o pessoal for engolindo isso acho que ainda irão sobreviver por um tempo.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo