• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=-

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
E não inverta o ônus da prova, meu caro.

Se você faz afirmações baseado no Princípio Antrópico, cabe a você prová-lo.

Aliás, já estou acostumado com o uso indevido da Ciência para tentar dar embasamento a crenças infantis

Princípio Antrópico, bem como Design Inteligente, são nomes pomposos usados para dourar a mesma balela de que um ser superior teria criado o Universo.

Que tal começando por apresentar evidências de que o Universo tenha sido criado?

Sim, é claro, refutando a porcaria do PA

El argumento del diseño y el principio antrópico
http://astronomia.net/cosmologia/antropico.htm

Mais é claro, pessoal é tão mais fácil dizer que o ser humano veio de um salabim-pim-pim...

Por que vcs não acreditam...?

E somos sim descendentes direto dos Hebreus... a terra é plana e o centro do universo, e ele foi feito pra nos ...

Nunca existiu Australopitecos, nem Neanthertais e nenhum processo que exija uma compreensão mais aprofundada do assunto.... é tão mais fácil falar: “Salabim-pim-pim”... e do “Salabim-pim-pim” tirarmos uma costela...

Por fim , o Universo é como é. Se não fosse assim, seria de outra forma.
A atividade biológica não tem privilégios em relação a nenhum outro tipo de fenômeno físico ou químico. Mesmo que não houvesse vida, o Universo existiria do mesmo jeito.

Não foi o "universo" que foi esquematizou para a vida; é o fenômeno vida que se amoldou às características do "universo"

Além do mais, o Modelo Inflacionário que tem sido constantemente corroborado elimina essa história de “ajuste fino” das variáveis fundamentais.

Saravá
 
O engraçado aqui é que criticam o trabalho daquele cientista que ganhou o prêmio, mas duvido um aqui que foi ver as teorias dele. Ai é que está: Isso não é mais ciência, há um recusa a priori de qualquer coisa que envolva sobrenatural, mesmo na singularidade. Isso ai é materialismo filosófico travestido de ciência.

Poderia dar mais exemplos de cientistas e suas cosmologias, como Tipler, Bohm, etc

Eu não crítico o trabalho do téologo natural em questão, só estou colocando que seu trabalho não tem NADA de trabalho científico. Leia as referências que eu postei e você verá que ele mesmo diz não querer provar a existência de Deus (ou deuses).

Agora se você faz a opção de NÃO ler as referências postadas, fica difícil o diálogo. Alias, a palavra diálogo na sua origem nos mostra que para haver um ele é preciso que haja algo a ser dito, algo com sentido gerado na consciência. Caso contrário, se for apenas falar por dizer não existe mais um diálogo, mas um falatório.

Em nenhum momento quero propor uma discussão para a EXISTÊNCIA ou INEXISTÊNCIA de deuses. Como eu já disse em outros momentos, as colocações a cerca de deuses não levarão a lugar algum. Não há prova científica da existência ou da inexistência de Deus. Ou seja, qualquer visão seja de EXISTÊNCIA ou INEXISTÊNCIA passa a ser uma OPINIÃO PESSOAL.

O que estou discutindo aqui é 'o que é' [realmente] ciência. No tópico de arqueologia, eu disse e repito: a ciência, felizmente, possui métodos bem estabelecidos, que NÃO abrem espaço para convicções de natureza PESSOAL, as quais escapam aos critérios lógicos e empíricos.

TODOS tem o direito às suas crenças, mas isto não tem NADA A VER com ciência. Dogmas (crenças), adotam uma idéia confortável e na ciência as coisas NÃO funcionam assim.

Veja que eu não acho errado -- e nem estou julgando isso -- adotar essa idéia confortável, mas é preciso separar as coisas, porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Eu conheco dezenas de cientistas que tem suas crenças, mas sabem separar isso de seu trabalho científico, pois são coisas distintas e eles sabem disso.

Mais uma vez: "argumentos de que a "ciência é superior porque cura" são tão falaciosos como "a religião é superior porque emociona". A ciência não foi feita para emocionar nem a religião para curar. São diferentes formas de se expressar e conhecer."


Abraços.
 
E não inverta o ônus da prova, meu caro.

Se você faz afirmações baseado no Princípio Antrópico, cabe a você prová-lo.

Aliás, já estou acostumado com o uso indevido da Ciência para tentar dar embasamento a crenças infantis

Princípio Antrópico, bem como Design Inteligente, são nomes pomposos usados para dourar a mesma balela de que um ser superior teria criado o Universo.

Que tal começando por apresentar evidências de que o Universo tenha sido criado?

Sim, é claro, refutando a porcaria do PA

El argumento del diseño y el principio antrópico
http://astronomia.net/cosmologia/antropico.htm

Mais é claro, pessoal é tão mais fácil dizer que o ser humano veio de um salabim-pim-pim...

Por que vcs não acreditam...?

E somos sim descendentes direto dos Hebreus... a terra é plana e o centro do universo, e ele foi feito pra nos ...

Nunca existiu Australopitecos, nem Neanthertais e nenhum processo que exija uma compreensão mais aprofundada do assunto.... é tão mais fácil falar: “Salabim-pim-pim”... e do “Salabim-pim-pim” tirarmos uma costela...

Por fim , o Universo é como é. Se não fosse assim, seria de outra forma.
A atividade biológica não tem privilégios em relação a nenhum outro tipo de fenômeno físico ou químico. Mesmo que não houvesse vida, o Universo existiria do mesmo jeito.

Não foi o "universo" que foi esquematizou para a vida; é o fenômeno vida que se amoldou às características do "universo"

Além do mais, o Modelo Inflacionário que tem sido constantemente corroborado elimina essa história de “ajuste fino” das variáveis fundamentais.

Saravá

Eu acho muito mais dificil compreender o salabim-pim-pim, do que um suposto processo de evolução natural.
 
Eu acho muito mais dificil compreender o salabim-pim-pim, do que um suposto processo de evolução natural.

:D

O salabim não serve e nem dá pra se compreender, vc tem qeu simplesmente aceitar igual as ovelhas fazem qd seguem algum pastor, mas se discordar, vai pro inferno.
Qual a dificuldade?
 
:D

O salabim não serve e nem dá pra se compreender, vc tem qeu simplesmente aceitar igual as ovelhas fazem qd seguem algum pastor, mas se discordar, vai pro inferno.
Qual a dificuldade?

Porque não serve para compreender? Quem disse isso? Você? O Papa, o bispo, o padre, o rabino? Onde está escrito que eu tenho que aceitar ou rejeitar tudo o que dizem? Porque não posso compreender tudo?

Se eu simplesmente aceitar também vou pro inferno,e ai qual a solução?
 
A parte mais exata das ciências pode ser observada, provada e prevista (quimica, fisica, biologia).

As ciências humanas se baseiam em conceitos criados pelos seres humanos (redundância xD), como a filosofia e a lógica.

Se todos os seres humanos morressem, não haveria mais filosofia, sociologia ou lógica. Mas sim física, química e biologia.

Através do debate entre o ateu e o apologista acima, podemos concluir que, assim como a lógica ou filosofia, a religião ou o próprio conceito de deus depende de um ser humano. Sem pessoas, não existem crenças. A conceito da lógica ou filosofia, assim como o conceito de deus como algo imaterial, estão estritamente ligados ao ser humano. Afinal, são ciências humanas, não ciências da natureza.

Portanto as leis da lógica, assim com deus, não são perpétuas. Pois dependem da existência dos seres humanos.

A lógica existe, independente de alguem postular, compreender ou discordar.


Porque não serve para compreender? Quem disse isso? Você? O Papa, o bispo, o padre, o rabino? Onde está escrito que eu tenho que aceitar ou rejeitar tudo o que dizem? Porque não posso compreender tudo?

Se eu simplesmente aceitar também vou pro inferno,e ai qual a solução?

Cada relgiao tem uma autoridade eclesiastica que te condenaria se vc ousar duvidar dos sagrados ensinamentos dele.
Sendo que não dá pra se comprreender o qu é imposto sem explicações, todas religioes dependem da sua fé, ou seja, aceitação sem conhecimento.
 
A parte mais exata das ciências pode ser observada, provada e prevista (quimica, fisica, biologia).

As ciências humanas se baseiam em conceitos criados pelos seres humanos (redundância xD), como a filosofia e a lógica.

Se todos os seres humanos morressem, não haveria mais filosofia, sociologia ou lógica. Mas sim física, química e biologia.

Através do debate entre o ateu e o apologista acima, podemos concluir que, assim como a lógica ou filosofia, a religião ou o próprio conceito de deus depende de um ser humano. Sem pessoas, não existem crenças. A conceito da lógica ou filosofia, assim como o conceito de deus como algo imaterial, estão estritamente ligados ao ser humano. Afinal, são ciências humanas, não ciências da natureza.

Portanto as leis da lógica, assim com deus, não são perpétuas. Pois dependem da existência dos seres humanos.

Já estou PREVENDO que alguns irão dizer que os conceitos físicos, químicos e biológicos também foram elaborados por homens. :slap:

Ae completa mesmo: o ensino de ciência no Brasil é um desastre! :no:



Abraços.
 
A lógica existe, independente de alguem postular, compreender ou discordar.




Cada relgiao tem uma autoridade eclesiastica que te condenaria se vc ousar duvidar dos sagrados ensinamentos dele.
Sendo que não dá pra se comprreender o qu é imposto sem explicações, todas religioes dependem da sua fé, ou seja, aceitação sem conhecimento.

Eu não sei o que é ter fé de verdade aparentemente ter fé é isso que você falou. Apesar de voce estar certo e que as autoridades eclesiasticas manipulam os sagrados ensinamentos. Pelo que eu estudo de religiões principalmente as orientais deixam mais claro que primam pela busca do conhecimento. Incluse no templo de Delfos tem uma máxima que é "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o universo" é uma religião em desuso mas é uma religião.
 
Já estou PREVENDO que alguns irão dizer que os conceitos físicos, químicos e biológicos também foram elaborados por homens. :slap:

Ae completa mesmo: o ensino de ciência no Brasil é um desastre! :no:



Abraços.

Tava pensando isso também
É como dizer que antes de Newton não tinha gravidade.
 
E isso se aplica aos deuses do acaso, sorte, improbabilidade feliz, etc




Seu racional, então me PROVE que o Principio Antrópico NÃO é evidência de um Projeto. Se quiser, coloco alguns exemplos, de novo.

Olá, você por aqui denovo.

Você sumiu depois que eu postei aqui um video explicando como um flagelo bacteriano NÃO é compleximamente irredútivel, destruindo assim o "mascote" de vocês para o DI.

Talvez tenha sido muita ciência pra ti :)

Sugiro você variar suas leituras. Ler autores religiosos que aparecem com pseudo-ciências nos seus livros e falando nos mesmos que os ciêntistas ainda não conseguiram refuta-lo (ia ser engraçado ele escrevendo no próprio livro que na verdade ele já foi refutado e que teoria dele é uma imbecilidade completa) não é uma fonte muito confíavel.
 
Por fim , o Universo é como é. Se não fosse assim, seria de outra forma.
A atividade biológica não tem privilégios em relação a nenhum outro tipo de fenômeno físico ou químico. Mesmo que não houvesse vida, o Universo existiria do mesmo jeito.

Não foi o "universo" que foi esquematizou para a vida; é o fenômeno vida que se amoldou às características do "universo"

Além do mais, o Modelo Inflacionário que tem sido constantemente corroborado elimina essa história de “ajuste fino” das variáveis fundamentais.

Saravá

Tirou a resposta da minha boca.
Eu ainda nao acredito que tem gente que consiga considerar essa embromaçao do DI ou PA como uma coisa seria...
 
Parabéns! Vc entendeu... exatamente o contrário!!!

O que eu estou tentando falar até agora é que as "leis humanas" como lógica, filosofia e sociologia, bem como a religião, dependem da nossa existência pois elas dependem de nós para existir. Enquanto que as "leis naturais", como a física, química e biologia não dependem dos seres humanos.

Se todos os seres humanos morressem, a filosofia, sociologia, lógica e religiões iriam acabar. Já a natureza (que engloba todo o universo) não.

PORTANTO, antes de newton existia gravidade, porém não existia estudos sobre ela. Antes dos seres humanos existiam átomos, porém não existia humanos para estudarem os átomos. Antes dos seres humanos não existia lógica, nem filosofia, nem religião, nem sociologia.



Isso me lembra uma frase que um cara (que não me lembro se era cientista nem nada) disse.

Quando Eistein morreu, um homem tentou analisar o cérebro dele para ver se era diferente. Porém não achou nada que merecesse destaque.
O que acontece é que o que Eistein tinha de especial não estava na estrutura cerebral dele, não estava na "massa cinzenta", e sim no "psíquico", na mente. Não no cérebro.
E ele completou: Eistein não precisou PEGAR no átomo para formular a teoria da relatividade. Freud não precisou PEGAR no inconsciente para estudá-lo.

Comprendido?

O Taeeeeeeeeeels, meu quote foi para concordar com o seu post, não estava discordando. :)



Abraços.
 
Tirou a resposta da minha boca.
Eu ainda nao acredito que tem gente que consiga considerar essa embromaçao do DI ou PA como uma coisa seria...

Sim, é a mesma coisa que dizer que as orelhas se desenvolveram para se adaptarem aos óculos e nao o contrario
 
Sim, é a mesma coisa que dizer que as orelhas se desenvolveram para se adaptarem aos óculos e nao o contrario

Alias, lendo um livro do Sagan aqui (Variedades da Experiencia Cientifica: Uma Visão Pessoal da Buca por Deus - Companhia das Letras) ele fala deste principio antropico (isso lah em 1985) e propoe varios modelos de universo onde a vida poderia ter surgido se esta ou aquela constante fosse diferente.

Nego nao consegue entender que existia uma gama infinita de universos para surgir, todos com a mesma possibilidade de surgirem (jogue um dado para tirar seis e vc tem uma chance em seis, se vc jogar de novo, ainda vai ter uma chance em seis), alguns fadados ao "fracasso" (no sentido de nao surgir vida, nao que isso seja um fracasso, afinal, o universo em si nao tem objetivo algum) outro fadados ao sucesso.... aconteceu de surgir esse, sem proposito algum, da mesma forma que um asteroide tromba no outro lah no cinturao de kuiper... e mais por acaso ainda, graças ao fim dos dinossauros, nos estamos aqui!

Isso nao faz da gente menos importante ou especial, alias, faz da gente ateh mais importante do que se fossemos um bichinho de estimaçao de algum deus. Somos produto do universo, frutos do caos, somos poeira das estrelas, somos a parte do universo que o evoluiu o bastante para começar a pensar em si mesmo...
 
Alias, lendo um livro do Sagan aqui (Variedades da Experiencia Cientifica: Uma Visão Pessoal da Buca por Deus - Companhia das Letras) ele fala deste principio antropico (isso lah em 1985) e propoe varios modelos de universo onde a vida poderia ter surgido se esta ou aquela constante fosse diferente.

Belíssimo livro, assim como todos os outros do Carl Sagan. Este está entre meus cientistas e autores preferidos, não só pelo legado que deixou para a humanidade como pela humildade que ele tinha...

Ele tinha prazer no ensino (e conhecimento) da ciência. E seus livros mostram profundamente isso, só quem teve o prazer de ler sabe...

Não tão 'visível' como Bertrand Russell, ele tinha uma 'esperança' nos seres humanos.
 
Alias, lendo um livro do Sagan aqui (Variedades da Experiencia Cientifica: Uma Visão Pessoal da Buca por Deus - Companhia das Letras) ele fala deste principio antropico (isso lah em 1985) e propoe varios modelos de universo onde a vida poderia ter surgido se esta ou aquela constante fosse diferente.

Nego nao consegue entender que existia uma gama infinita de universos para surgir, todos com a mesma possibilidade de surgirem (jogue um dado para tirar seis e vc tem uma chance em seis, se vc jogar de novo, ainda vai ter uma chance em seis), alguns fadados ao "fracasso" (no sentido de nao surgir vida, nao que isso seja um fracasso, afinal, o universo em si nao tem objetivo algum) outro fadados ao sucesso.... aconteceu de surgir esse, sem proposito algum, da mesma forma que um asteroide tromba no outro lah no cinturao de kuiper... e mais por acaso ainda, graças ao fim dos dinossauros, nos estamos aqui!

Isso nao faz da gente menos importante ou especial, alias, faz da gente ateh mais importante do que se fossemos um bichinho de estimaçao de algum deus. Somos produto do universo, frutos do caos, somos poeira das estrelas, somos a parte do universo que o evoluiu o bastante para começar a pensar em si mesmo...

Bingo, é isso que incomoda os teistas, eles procuram depreciar palavras como casualidade, aleatoriedade, leis naturais e procuram dar muita ênfase a coisas como sentido, objetivo e complexidade

Parecem buscar algum tipo de muleta psicologica em acreditar que somos a ultima bolacha do pacote, o supra sumo da criação, bichinhos de estimaçao de um poderoso fantasma.

Acontece que isso cria mais problemas do que soluções.

Cria a contradição de que o universo tem que ser algo complexo, porque algo complexo nao pode surgir do nada, porem, o designer pra poder fazer isso tem quer ser tao ou mais complexo, ai pode :slap:

É muito mais provável que o universo tenha brotado de algo muito mais simples

Há ponto de um dia descartamos de uma vez por todas o fantasmao complexo e e começarmos a rir da nossa própria cara de tao simples que era a resposta

E o pior, é que é mais fácil explicar organização crescente do universo se desenvolvendo a partir de formas mais primitivas do que de fantasias mirabolantes

A biologia explica com uma elegância inigualável como uma cadeia de RNA auto-replicante se transformaria depois de muuuuito tempo em um ser humano capaz de pensamentos complexos por exemplo

Mas como que a teologia explica como um ser de inteligência infinita, ou seja, com uma sofisticação infinitamente maior do que a do ser humano simplesmente brota do nada?

Acho que teremos que dissecar um deus e ver como ele funciona?

Sera que ele evolui? he,he,he,he,
 
Vou lançar uma das minhas teorias pra derrubar a Bíblia:


-Dinossauros existiram, isso ninguém duvida e sabe desde criancinha que dinossauros existiram e existem muitas e muitas provas concretas, incontestáveis. Se eles existiram, foram segundo a Bíblica, criação de Deus, afinal ele criou animais, a Terra, plantas, todos os seres-vivos e muitas outras coisas.

Deus criou o homem, no primórdio, os primeiros habitantes da terra, segundo a Bíblia, os primeiros humanos que habitaram a Terra foram Adão e Eva, logo no final dos 7 dias da criação de tudo, então agora peguem minha linha de racioncínio:

Deus criou a Terra, colocou os Dinossauros, logo em seguida ele destruiu os

Dinossauros e já colocou todos os animais atuais e Adão e Eva na sequencia?! Para quê colocar Dinossauros e logo retirar eles?
Adão e Eva nunca viveram com Dinossauros, pois todos sabem que os "homens das carvernas" nunca viveram juntamente com Dinossauros, como mostra o desenho e o filme dos Flinstones.

E quando se trata de Dinossauros, a Bíblia os trata como o que, animais?! Mas os animais segundo a Bíblia foram todos criados "ao mesmo tempo"...



Na sequencia trago outro pensamento próprio sobre o assunto Humanos x Bíblia.
 
A bíblia é apenas um apanhado de lendas dos antigos semitas, e depois foi incrementada pelos gregos e romanos, nao da para levar aquilo a serio

Se voce olhar meio de lado em uma noite escura com muita chuva, ela tem lá algum valor literário, pra quem gosta de historia de terror é claro

Na primeira parte temos um deus sádico, cruel e genocida , mais bairrista que o Paulo Morsa, que só torce pro time de Israel e pulveriza os outros povos com um shazam.

Mas pelo menos o sofrimento era instantâneo

Ja na segunda parte temos um terço do deus anterior

Que finge-que-é-morto-pra-nos-livrar-da-ira-dos-outros-dois terços-dele

Mas desta vez o manso e humilde diz que te um lugar muito legal para quem nao babar ovo por ele, só que o sofrimento é eterno.

Ja para a outra parte, a meia dúzia de escolhidos, eles terão o prazer de ficar eternamente puxando o saco dela.

Daria um belo RPG
 
A raridade do nosso universo não serve como evidencia pra isso, pois caso esses fatores não existissem, nós simplesmente não estariamos aqui.
Obrigado, acabou de me evidenciar um Projeto NADA aleatório, já que estamos aqui.

Pois é justamente isso que o Princípio fez: Ele EXPLICOU pq estamos aqui, demonstrou que existe uma “misteriosa” relação entre diversas constantes da física, desde os primórdios, que tem justamente os valores necessários para a vida. A questão é: pq esses valores, e não qualquer outros?????????

Pensei que tu fosse argumentar usando a racionalidade e a ciência, mas não, me vem com pré-suposições filosóficas materialistas... Essa filosofia simplista ai não serve para nada: volte para os primórdios do universo, coloca-o num joguinho caótico e tenta explicar isso aqui:

1 - Por que existiu assimetria entre matéria e antimatéria (1 quark a mais a cada cerca de 1 bilhão de quarks e antiquarks), no primeiro milissegundo do universo, que compôs a massa do universo como conhecemos hoje????

2 - Por que houve uma surpreendente sintonia entre a quantidade total de massa, a energia que o universo apresentava e a força da constante gravitacional, cujo permitiu que o universo se expandisse, e a matéria se agrupasse em galáxias???

3 - Por que o universo iniciou com uma taxa crítica tão próxima de expansão que separa modelos que voltam a entrar em colapso daqueles que se mantêm expandindo eternamente, que, ainda hoje, 10 mil milhões de anos mais tarde, continuam se expandindo próximo da taxa crítica?

4 - Se a taxa de expansão um segundo após o Big Bang tivesse sido menor, mesmo em cada parte única de 100 mil milhões de milhões, o universo teria se destruído outra vez antes mesmo de atingir seu tamanho atual. A questão é: Por que não foi???

5 – Se a taxa de expansão um segundo após o Big Bang tivesse sido maior para cada parte única em um milhão, estrelas e planetas não poderiam ter se formado. A questão é: Por que não foi???

6 - Se a sólida força nuclear que mantém unidos os prótons e os nêutrons tivesse sido minimamente mais fraca, somente o hidrogênio teria, então, se formado no universo. A questão é: Por que não foi???

7 - Se a sólida força nuclear que mantém unidos os prótons e os nêutrons tivesse sido levemente mais forte, todo o hidrogênio teria se transformado em hélio. Com isso, as fornalhas de fusão das estrelas e sua capacidade de gerar elementos mais pesados jamais teriam ocorrido. A questão é: Por que não foi???

8 - Levando-se em consideração a 6 e 7, conclui-se que a energia nuclear parece estar ajustada apenas o bastante para a formação de carbono, elemento essencial às formas de vida na Terra. Por que esse ajuste, cujo a menor alteração teria convertido o carbono em oxigênio, impossibilitando a vida???

9 - A velocidade da luz, a potência das forças nucleares forte e fraca, diversos parâmetros associados ao eletromagnetismo, a força da gravidade, entre outros, simplesmente tem o valor que tem, são constantes. A questão é: Por que???, Já que as probabilidade de todas essas constantes terem os valores necessários para resultar em um universo estável, capaz de sustentar formas de vida complexas, quase tendem ao infinito. E, no entanto, elas apresentam exatamente os parâmetros que observamos... ????

10 - Já que as chances das condições iniciais serem inadequadas para a formação das estrelas eram o número 1 seguido de pelo menos mil bilhões de bilhões de zeros, por que existem estrelas hoje??? E planetas, já que dependem de estrelas??? E a vida, já que dependem dos planetas???

11 – Se a forçada gravidade ou a força fraca fosse alterada em somente uma parte de 10 seguido de 100 zeros, a vida jamais poderia ter surgido. A questão é: Por que não foi??? Por que esse ajuste fino???

Ainda mais que tão pouco conhecemos sobre a existencia desse universo pra sair tomando essa falta de conhecimento como evidencia.
Se o princípio antrópico é uma falta de conhecimento, imagino o que era as teorias do universo eterno, universo estável, universo aleatório, do século XIX e XX.... cujo muitos cientistas, filósofos e existencialistas ateus se abraçaram para viverem “tranquilos” na improbabilidade feliz.

Mas eu te entendo: Ainda há esperança, fé que um dia o universo volte a ser aleatório, fruto de uma improbabilidade feliz. Qualquer semelhança com as teorias do século XIX NÃO é mera coincidência.

Se hoje, no século XXI, temos pouco conhecimento, imagina então no século XIX, quando alguns ateus gritavam “Deus esta morto”, numa IGNORÂNCIA EXPLÍCITA, como se vê hoje, em parte pelo próprio princípio antrópico. Patético.

No fundo, essa desculpa da falta de conhecimento de hoje, não passa de mero artigo de fé, a conhecida “um dia saberemos” dos ateus, mas a questão é: SABEREMOS O QUE???????

Um exemplo bem grotesco,
imagine um ganhador da mega sena proclamando que ganhou o premio por ter feito uma oraçao pedindo por isso. È prova? Seria somente se pra qualquer um que rezasse fosse recebida tal graça.
É mesmo, bem grotesco, e fraco, já que teríamos que ganhar na mega sena umas 122 vezes seguidas. Alias, alguém já ganhou na mega sena 122 vezes seguidas???

Da mesma forma nosso universo,
esse tal principio antropico não sugere que a vida só existe devido a rarissimos fatores? Mas o Universo é tão vasto e desconhecido, mal conhecemos este nosso pedacinho. Se esses fatores fossem repetidos em pelo menos todos os planetas da redondeza, aí sim teríamos uma evidencia probabilistica forte.
Muito pelo contrário: No princípio Antrópico, há diversos valores, “constantes”, até onde se sabe, únicos em nosso planeta, além de muitos pertencentes ao universo, desde o seu princípio, expansão, que simplesmente tem o valor que tem, são como são. Uns 15. O mais engraçado disso não é apenas pq são constantes, e como surgiram assim no principio do universo, mas pq tem os valores que possuem, que os cientistas brincando de bagunçar o universo descobriram ser extremamante precisos e necessários para o surgimento da vida, numa probabilidade quase infinita de tudo ser diferente.

Dá uma olhada nesse texto rápido:

A realidade inteira repousa sobre um pequeno número de constantes cosmológicas: menos de quinze. Trata-se da constante de gravitação, da velocidade da luz, do zero absoluto, da constante de Planck, etc. Conhecemos o valor de cada uma dessas constantes com notável precisão.

Ora, se uma só dessas constantes tivesse sido minimamente modificada, então o Universo - ao menos, tal como o conhecemos - não poderia ter aparecido. Um exemplo impressionante nos é dado pela densidade inicial do Universo: se essa densidade se tivesse afastado minimamente do valor crítico que era o seu desde 10 (elevado a -35) segundo após o big bang, o Universo não poderia ter-se constituído.

Hoje, a relação entre a densidade do Universo e a densidade crítica original é da ordem de 0,1; ora, ela esteve incrivelmente perto da unidade na época remotíssima à qual retrocedemos, 10 (elevado a -35) segundo. O desvio em relação ao patamar crítico foi extraordina¬riamente fraco (da ordem de 10 elevado a -40) um instante após o big bang, de modo que o Universo esteve então "equili¬brado" logo após seu nascimento. Isso permitiu o desencadea¬mento de todas as fases que se seguiram.

Outro exemplo dessa fantástica regulagem: se aumentássemos de apenas 1 % a intensidade da força nuclear que garante à coesão dos núcleos atômicos, suprimiríamos qualquer possibilidade de que os núcleos de hidrogênio permanecessem livres; eles se combinariam com outros pró tons e nêu¬trons para formar núcleos pesados. Não existindo mais o hidrogênio, este não poderia mais combinar-se com os átomos de oxigênio para produzir água, indispensável ao nascimento da vida. Ao contrário, se diminuíssemos ligeiramente essa força nuclear, então a fusão dos núcleos de hidrogênio se tornaria impossível. Sem fusão nuclear, não haveria mais qualquer possibilidade de existirem sóis, fontes de energia, ou vida.

O que é verdadeiro para a força nuclear vale também para outros parâmetros, como a força eletromagnética. Se a aumentássemos muito ligeiramente,reforçaríamos a ligação entre o elétron e o núcleo; as reações químicas, que resultam da transferência• de elétrons para outros átomos não seriam mais possí¬veis. Muitos elementos não poderiam formar-se, e num tal Universo as moléculas de ADN não teriam tido qual¬quer chance de aparecer.

Outras provas da regulagem perfeita do nosso Universo? A força da gravidade: se esta tivesse sido ligeiramente mais fraca no momento da formação do Universo, as nuvens primitivas de hidrogênio jamais poderiam ter-se condensado para atingir o patamar crítico da fusão nuclear: as estrelas jamais se teriam acendido. Não estaríamos muito mais felizes no caso contrário: uma gravidade mais forte teria conduzido a um verdadeiro "disparo" das reações nucleares; as estrelas se teriam in¬cendiado furiosamente, para morrer rapidamente; a vida não teria tido tempo de se desenvolver.

De fato, quaisquer que sejam os parâmetros considerados, a conclusão é sempre a mesma: se modificarmos minimamente o valor desses parâmetros, suprimimos qualquer chance de surgimento da vida. As constantes fundamentais da natureza e as condições iniciais que permitiram o aparecimento da vida parecem, portanto, reguladas com uma precisão vertiginosa. Mais um último número: se as taxas de expansão do Universo em seu início tivessem sofrido um desvio da ordem de 10 (elevado a -40), a matéria inicial se teria dispersado no vácuo: o Universo não poderia ter dado origem às galáxias, às estrelas e à vida. Para dar uma idéia da inconcebível sutileza com a qual o Universo parece ter sido regulado, basta imaginar a proeza de um jogador de golfe que tivesse que acertar, da Terra, uma bola num buraco situado em algum lugar no planeta Marte!

Esses fatores são tão raros, que eu lí nao lembro onde, que um calculo de numero estimado de outros sistemas com vida inteliginete equivalent ao nosso no universo inteiro seriam ao todo 19.
Estatisticamente falando, somente na hipotese de 100% do universo existir vida que implicaria desses fatores antropico serem um ponto probabilistico a favor da existencia de um criador, pois o conehcimento de apenas 1 (o nosso) não é prova ou evidencia suficiente alguma pra isso.
Seria interessante se tu conseguisse essa fonte novamente, pois vai totalmente contra esse calculo abaixo:

O astrofisico Hugh Ross calculou a probabilidade de que essas e outras constantes pudessem existir hoje em qualquer outro planeta do universo por acaso (sem um projeto divino). Partindo da idéia de que existem 10(elevado ao 22) planetas no universo (numero bastante grande, ou seja numero 1 seguido de 22 zeros), sua resposta é chocante: uma chance em 10(elevado a 138) isto é, 1 seguido de 138 zeros. (Why I Belive in Divine Creation, 138-41). Existem apenas 10(elevado a 70) átomos em todo universo. Com efeito, existe chance zero de que qualquer planeta no universo possa ter condições favoráveis á vida que temos, a não ser que exista um Projetista inteligente por trás de tudo.

Tentam rebaixar esses valores comparando com hipotéticos outros universos, mas, temos alguma observação deles???????
 
E não inverta o ônus da prova, meu caro.

O Universo Pós-Secular, pelo ex ateu Patrick Glynn

Poucos parecem perceber isso, mas agora deveria estar claro: durante todo um século de grande debate entre a ciência e a fé, o feitiço virou contra o feiticeiro. Seguindo os passos de Darwin, os ateístas e os agnósticos como Huxley e Russell podiam apontar para aquilo que parecia ser um sólido conjunto de teorias testáveis, que implicavam mostrar a vida como acidental, e o universo, uma con¬tingência radical. Diversos cientistas e Intelectuais continuam man¬tendo-se fiéis a essa visão de mundo. Porém, eles encontram-se cada vez mais pressionados às mais absurdas dimensões na defesa dessa visão.

Hoje em dia, os dados concretos apontam, de maneira sólida, em direção à hipótese de um Deus. Trata-se da solução mais simples e mais óbvia para a charada antrópica. (Será que algum cientista crê, de fato, que a hipótese de Gaia é a mais sensata?) Os que desejam opor-se a isso não apresentam nenhuma teoria que possa ser testada à disposição, somente especulações sobre universos não observa¬dos, tecidos da fértil imaginação científica. Smolin escreve que o princípio antrópico "não possui força explicatória, uma vez que ex¬cluímos a explicação pela causa final". Trata-se de um modo edu¬cado de se afirmar que a hipótese de Deus é, por definição, não cien¬tífica. Talvez seja. Mas, se for o caso, então a ciência moderna deve render-se a sua pretensão de longa data de que pode fornecer respos¬tas às questões definitivas. Porque uma das respostas possíveis mais importantes - e talvez a mais provavelmente baseada em provas disponíveis- tem sido excluída desde o princípio.

Nem todos os cientistas, de forma alguma, ficam a favor dos argumentos de Hawking, Gribbin ou Smolin. Certamente o astrônomo Fred Hoyle reconheceu a validade do princípio antrópico. Paul Davies é o exemplo de um físico que, após uma revisão desapaixonada da evidência, em termos gerais, acabou favorável à hipótese do projeto. Além do mais, existe uma nova escola de cientistas, totalmente credenciados em ambos os campos - figuras como John Polkinghorne, Arthur Peacocke e Robert John Russell - que vem dando o máximo de si para informar o público das realidades sobre o mundo pós-secular: que o velho desafio ancião contra a fé simplesmente desabou.

As descobertas da ciência moderna relacionadas ao universo aleatório foram análogas à "descoberta" feita por CoJombo, nas Índias - somente mais tarde ficou claro que o mundo era um pouco mais extenso do que o grande explorador supunha e que ele havia tropeçado não na Ásia, mas em um novo continente. A ciência levou um tempo um pouco maior - na verdade, séculos - para expandir a uma imagem mais ampla do todo seus primeiros vislumbres da ordem natural. Tão recente como há vinte e cinco anos, uma pessoa sensata que ponderasse a pura evidência científica sobre o tema teria, provavelmente, abraçado o lado do ceticismo. Não se trata mais disso. Foi modificado o ônus da prova. A barreira que a ciência moderna parecia ter erguido contra a fé caiu. Claro que o princípio antrópico não nos diz nada a respeito da Pessoa de Deus ou da existência de um pós-vida; não tem nada a dizer contra esses temas ou a favor deles, ou sobre o "problema do mal", mas isso fornece uma indi¬cação tão forte quanto a razão e a ciência sozinhas possam esperar fornecer sobre a existência de Deus

Se você faz afirmações baseado no Princípio Antrópico, cabe a você prová-lo.

Aliás, já estou acostumado com o uso indevido da Ciência para tentar dar embasamento a crenças infantis
E eu já me acostumei a ver alguns ateus escravizando a ciência em prol de suas improbabilidades felizes, suas crenças nilistas, reducionistas, materialistas.

Princípio Antrópico, bem como Design Inteligente, são nomes pomposos usados para dourar a mesma balela de que um ser superior teria criado o Universo.

Que tal começando por apresentar evidências de que o Universo tenha sido criado?

Sim, é claro, refutando a porcaria do PA

El argumento del diseño y el principio antrópico
http://astronomia.net/cosmologia/antropico.htm
Fui olhar o link, e olha o que eu encontrei...

“Una pluralidad de universos”

Multiuniversos de novo???????

De acordo com a teoria do universo múltiplo, existe, na verdade, um numero infinito de universos, e nós simplesmente tivemos sorte demais para estar num universo com as condições corretas. Dado um número infinito de universos, dizem esses ateus, qualquer conjunto de condições vai acontecer, incluindo as condições que dão suporte a vida em nosso universo..

Existem múltiplos problemas para com essa explicação do universo múltiplo. Primeiramente e de maneira mais significativa, não existe evidencia para isso! A evidencia mostra que tudo o que faz parte da realidade finita passou a existir com o big bang. A realidade finita é exatamente aquilo que chamamos de "universo". Se existe outra realidade finita, então esta alem de nossa capacidade de detecta-la. Ninguém jamais observou uma evidencia sequer de nossa capacidade de detecta-la. Ninguém jamais observou uma sequer evidencia de que tais universos possam existir. É por isso que essa idéia de múltiplos universos nada mais é do que uma elaboração metafísica - um conto de fadas construído com base em uma fé cega - tão distante da realidade quanto o "tempo imaginário" de Stephan Hawking.

Em segundo lugar, não pode existir um numero infinito de coisas finitas.

Em terceiro lugar, mesmo que fosse possível haver outros universos, precisariam de um ajuste refinado para ter inicio, assim como o nosso universo teve. Assim, postular a idéia de múltiplos universos não elimina a necessidade de ter um Projetista - na verdade, isso multiplica a necessidade de ter um!

Em quarto lugar, a teoria do universo múltiplo é tão ampla que qualquer acontecimento pode ser explicado por ela. Por exemplo, se perguntarmos "Porque os aviões atingiram as torres do World Trade Center e o Pentágono?", não poderemos culpar os terroristas islâmicos: a teoria nos permites dizer que simplesmente aconteceu de nós estamos no universo onde aqueles aviões - embora parecesse que estivessem voando deliberadamente na direção daquele prédio - verdadeiramente atingiram os prédios por acidente. Com a teoria do universo múltiplo podemos até mesmo tirar a responsabilidade dos atos de Hitler. Talvez tenha calhado de estarmos no universo onde o Holocausto parece assassinato, mas, na verdade, os judeus secretamente conspiraram com os alemães e entraram sozinhos nos fornos.

O fato é que a teoria do universo múltiplo é tão aberta que pode ser mesmo usada como desculpa para os ateus que a criaram. Talvez estejamos por acaso no universo onde as pessoas são suficientemente irracionais para sugerir que tal falta de sentido é verdade!

Por fim, a teoria do universo múltiplo é simplesmente uma tentativa desesperada de evitar as implicações do Projeto. Ela não multiplica as probabilidades, mas, sim, os absurdos. Ela é aparentada da idéia de que os astronautas da Apollo 13 negaram o fato de que a NASA projetou e construiu sua espaçonave e é a favor da não fundamentada que existe um numero infinito de espaçonaves criadas naturalmente lá fora e que os astronautas simplesmente tiveram a sorte de estar em uma que, por acaso, permite a existência de vida. Naturalmente, uma teoria assim não tem sentido, e seu obvio absurdo revela quão forte é a evidencia de um projeto. Evidencias externas pedem teorias externas para contradize-las.

Como escreve John Polkinghorne, a respeito da Teoria dos Multiplos Universos: "pseudo-ciência", "adivinhação metafísica"

Como escreve Patrick Glynn,

"O universo atual é ordenado de uma maneira tão maravilhosa e misteriosa que muitos físicos de repente parecem sentir uma necessidade de encontrar outros, menos organizados, a fim de não explicar o universo presente."

”Principal estratégia dos físicos hoje: multiplicar universos imaginários, fruto de uma grande imaginação científica, ao imaginarem universos alternativos, que não podem ser detectados nem observados, para tornarem as probabilidades do início do universo e das constantes meros números num infinito de universos.”

Como disse John Wheller, que era o mais prestigiado entusiasta da teoria do multiuniversos: "há muita bagagem metafísica sendo transportada com esta idéia" {...} "que transforma a ciência em uma tipo de misticismo", antes de abandonar essa interpretação.

É verdade... a ateiazada se abraça a universos paralelos, universos imaginários, universos bebês, tempo imaginário, universos vivos (!), cujo não temos nenhum contato, nenhum vestígio, e provavelmente nunca teremos, para transformar todos esses números em mero acaso.

Por fim , o Universo é como é. Se não fosse assim, seria de outra forma.

Pois é, o universo é como é, o próprio princípio antrópico nos mostra isso. A questão é: POR QUE NÃO FOI DE OUTRA FORMA?????
TINHA POSSIBILIDADES QUASE INFINITAS DE DAR ERRADO, PQ DEU CERTO????

Cientificamente falando, é muito mais provavel a existência de um universo PROIBIDOR da vida do que um universo SUSTENTADOR da vida. A vida se equilibrou num fio de navalha.

A atividade biológica não tem privilégios em relação a nenhum outro tipo de fenômeno físico ou químico. Mesmo que não houvesse vida, o Universo existiria do mesmo jeito.

Não foi o "universo" que foi esquematizou para a vida; é o fenômeno vida que se amoldou às características do "universo"
Concordo, nessa área a biologia, e diga-se de passagem, a eEvolução, não tem NADA a declarar.

Se não existisse vida, o universo NÃO existiria desse jeito, como conhecemos. A vida foi conseqüência dos ajustes finos de nosso universo, basta olhar o texto que passei para o Farbus. Pelo menos, a forma de vida que sabemos existir, cujo somos nós e todos os seres vivos. Para existir essa vida, o universo, as leis da física, precisaram ser do jeito que conhecemos.

A vida não tem nenhuma relevancia sobre as constantes da física e diversos outros fatores, quanto a seus valores, origem, já essas constantes influenciaram profundamente a vida como a conhecemos. Ou melhor, permitiram que ela surgisse.

Aas inúmeras leis da Física foram orquestradas ordenadamente desde o início do universo até o aparecimento do homem; o universo em que habitamos aparenta ser explicitamente planejado para o surgimento dos seres humanos.

Brandon Carter e outros cientistas descobriram uma série de misteriosas coincidências ou acidentes de sorte no universo, cujo único denominador comum era preparar o aparecimento do homem. A mais leve alteração das forças fundamentais da Física - gravidade, eletromagnetismo, a sólida energia nuclear ou a fraca energia nuclear - teria como resultado um universo irreconhecível: universo formado de hélio, sem prótons ou átomos, sem estrelas, universo que desmoronaria sobre si mesmo antes dos primeiros momentos de sua existência.

Modificar as proporções exatas da massa das partículas subatômicas em relação umas às outras traria efeitos semelhantes. Mesmo a base da vida, como carbono e água, depende de uma fina sintonia extraordinária em nível subatômico, coincidências estranhas nos valores, para as quais os físicos não possuem explicação.

A profundidade do mistério envolvido aqui foi apresentada da melhor maneira pelo astrônomo Fred Hoyle, um antigo propositor da teoria do estado estático:

'Tudo o que vemos no universo de observações e fatos, em oposição ao estado mental dos esquemas e suposições, permanece inexplicado. E mesmo em seu supostamente primeiro segundo, o universo em si não é casual. Isso quer dizer que o universo precisa saber com antecedência o que irá acontecer antes de saber como iniciar a si próprio. Porque, de acordo com a Teoria do Big-Bang, por exemplo, em um período de 10E-43 segundos o universo precisa saber quantos tipos de neutrino irão existir no período de 1 segundo. Isso funciona de modo a iniciar a expansão na taxa exata para adequar-se ao número final de tipos de neutrino'.

O conceito de Hoyle sobre a necessidade do universo em 'saber com antecedência' resultados que viriam posteriormente, captou a profundidade do mistério. A sintonia fina de valores e proporções aparentemente heterogêneos, necessários para ir do Big-Bang à vida conforme a conhecemos, envolve uma coordenação intrincada sobre amplas diferenças na escala - desde o nível intergalático ao subatômico -, e através de sistemas de tempo de vários bilhões de anos"

Além do mais, o Modelo Inflacionário que tem sido constantemente corroborado elimina essa história de “ajuste fino” das variáveis fundamentais.
A inflação, a “mais nova” de hoje para tentar derrubar o Princípio Antrópico. Além de cheia de problemas, deixa um dos elefantes brancos que incomodam tanto os cientistas de fora: A gravidade. Não foi dessa vez....
 
Em prol do conhecimento

Tentando reproduzir as probabilidades do Princípio Antrópico
Jean Guitton

[...]Tais números só podem reforçar minha convicção: as galáxias e seus bilhões de estrelas, bem como os planetas e as formas de vida que contêm, não são um acidente ou uma simples "flutuação do acaso". Não aparecemos assim, um belo dia ao invés de outro, porque um par de dados cósmicos rolou para o lado bom. Deixemos isso para aqueles que não querem enfrentar a verdade dos números.

O cálculo das probabilidades argumenta a favor de um Universo ordenado, minuciosamente regulado, cuja existência não pode ser engendrada pelo acaso. É verdade que os matemáticos ainda não nos contaram toda a história do acaso: eles ignoram mesmo o que é isso.

Mas, graças a computadores geradores de números aleatórios, puderam proceder a certas experiências. A partir de uma regra derivada das soluções numéricas das equações algébricas, programaram-se máquinas para produzir acaso. Aqui, as leis de probabilidade indicam que esses computadores deve., riam calcular durante bilhões de bilhões de bilhões de anos - isto é, durante um tempo quase infinito - até que pudesse aparecer uma combinação de números comparável àquela que permitiu a eclosão do Universo e da vida. Em outras palavras, a probabilidade matemática de que o Universo tenha sido engendrado pelo acaso é praticamente nula.

Se o Universo existe tal como o conhecemos, é bem para permitir que a vida e a consciência se desenvolvam. Nossa existência estava, de certo modo, minuciosamente programada desde o início, no "tempo de Planck". Tudo o que me cerca hoje, desde o espetáculo das estrelas até as árvores que ornam o Jardim de Luxemburgo, tudo isso existia já em germe no Universo minúsculo dos primórdios: o Universo sabia que, em sua hora, o homem viria.

Reencontramos aqui o "princípio antrópico", proposto em 1974 pelo astrofísico inglês Bràndon Carter. Segundo ele, efetivamente, "o Universo possui, muito exatamente, as propriedades requeridas para engendrar um ser capaz de consciência e inteligência".



Deus não estava morto??
Patrick Glynn

Parecia que a ciência havia descoberto as explicações mecanicistas para tudo. O veredicto, aparentemente, era inevitável. Final¬mente, foi pronunciado em 1885, pelo filósofo alemão Friedrich Nie¬lzsche, o "shock jock" filosófico de sua era: "Deus está morto".

Os modernos da época de Friedrich Nietzsche e posteriormen¬te Bertrand Russell e Sigmund Freud ficaram convencidos que essa visão mecanicista do Cosmo consistia na última palavra. Nem Russell, nem Freud, nem Marx, nem Nietzsche jamais esperavam que o próprio modelo mecanicista poderia ser subvertido.

A era "moderna" na ciência e na filosofia poderia, em essência, ser definida como a era do triunfo do mecanicismo sobre a teleologia. A característica que define o pensamento moderno era que, neste, o mecanicismo era sempre predominante: Por esse motivo, o advendo do princípio antrópico é um acontecimento muito mais de momento na história intelectual do Ocidente do que muitas pessoas perceberam.

De súbito, pela primeira vez desde Galileu, a teleologia triunfara sobre o mecanicismo - e sobre a maior e mais fundamental questão imaginável, a própria natureza do universo. Pela primeira vez, em mais de 350 anos, a ciência encontra-se sem palavras para reduzir a princípios mecanicistas o universo e a ordem que observamos a nosso redor. Sem dúvida, é cada vez mais duvidoso se o princípio antrópico pode ser explicado em termos mecanicistas mesmo em princípio, como veremos.

Alguns cientistas (concentrando-se nos mistérios paralelos que revelaram simultaneamente o campo da mecânica quântica) Comentaram sobre a "morte do materialismo". A mudança que estamos testemunhando é ainda mais profunda. A grande era moderna - estendendo-se dos 350 anos entre o julgamento de Galileu e o 500º aniversário de nascimento de Copérnico - está chegando ao fim. É, de fato, justificável falar acerca de nosso período como a "era pós-moderna". E existem todos os motivos para admitir que esta era pós-moderna também será pós-secular, pois as suposições filosóficas originais nas quais a moderna visão secular do mundo se apóia foram despedaçadas, com bastante ironia, pela própria ciência.
 
Ai, ai Carraro, se vc estudasse cosmologia de verdade, ao inves de pegar textos de sites apologeticos voce ia ver que boa parte destas questoezinhas ae ja foram respondidas ha anos... as que ainda nao foram, serao muito em breve, graças a nova geraçao de telescopios e aceleradores de particula.


Agora, vc citar um filosofo cristao e um advogado quando nos tamo falando de CIENCIA eh bem engraçado!



Ah sim, apesar de eu nao ser a favor da teoria de multiplos universos... deixa eu explicar pq isso eh infinitamente mais valido do que aceitar a ideia de um projetista:

Multiplos universos sao passiveis de provas matematicas, seu deus... não!
Simples, nao eh?
 
Oração de Obrigado aos deuses do caos, acaso, sorte e improbabilidade feliz

Obrigado deus da improbabilidade feliz, por o oxigênio responder por 21% da atmosfera, pois se 25%, poderia haver incêndios espontâneos; se fosse de 15%, os seres humanos ficariam sufocados...

Obrigado deus da sorte pela transparência da atmosfera, pois se fosse menos transparente, não haveria radiação solar suficiente sobre a superfície da terra, se fosse mais transparente, seriamos bombardeados com muito mais radiação solar aqui embaixo...

Obrigado deus do acaso pela composição da atmosfera, com seus níveis precisos de nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono e ozônio, que me permitem viver...

Obrigado deus do caos pela interação gravitacional que a terra tem com a lua. Se essa interação fosse maior do que é atualmente, os efeitos sobre as marés dos oceanos, sobre a atmosfera e sobre o tempo de rotação seriam bastante severos. Se fosse menos, as mudanças orbitais provocariam instabilidades no clima. Em qualquer das situações, a vida na terra seria impossível...

obrigado deus da sorte pelo nivel de CO2 atual, pois se fosse mais alto, teríamos o desenvolvimento de um enorme efeito estufa (todos nos seriamos queimados). Se o nível fosse menor, as plantas não seriam canazes de manter uma fotossíntese eficiente (todos nos ficaríamos sufocados, já que teria menos oxigênio produzido pelas plantas)...

Obrigado deus da improbabilidade feliz, pelo valor da gravidade, pois se ela fosse alterada em 0,0000000000000000000000000000001 por cento, o nosso sol não existiria e, portanto, nos também não...além de que a lua se lançaria contra a terra ou se perderia no espaço, sem contar que qualquer aumento na gravidade, as estrelas seriam bem maiores do que o nosso sol, fazendo com que o sol queimasse de forma inconstante demais para sustentar a vida...
Se esta tivesse sido ligeiramente mais fraca no momento da formação do Universo, as nuvens primitivas de hidrogênio jamais poderiam ter-se condensado para atingir o patamar crítico da fusão nuclear, e assim as estrelas jamais se teriam acendido. Se fosse mais forte, teria conduzido a um verdadeiro "disparo" de reações nucleares; e as estrelas se teriam incendiado furiosamente, para morrer rapidamente, e a vida não teria tido tempo de se desenvolver...


obrigado deus das sorte pela distância média entre as estrelas de nossa galáxia ser de 48 milhões de quilômetros, pois se fosse alterada apenas ligeiramente, as orbitas ficariam errantes, e haveria variações extremas de temperatura na terra..

obrigado deus do caos pela força centrifuga do movimento planetário equilibrar precisamente as forças gravitacionais, pois se não fosse assim nada poderia ser mantido numa órbita ao redor do sol...

obrigado deus do acaso pela taxa com que o universo se expandidiu, pois se fosse um milionésimo mais lento, a expansão teria parado, e o universo desabaria sobre si mesmo antes de qualquer estrela pudesse ser transformada. Se tivesse expandido mais rapidamente, então as galáxias não teriam sido formadas... qualquer desvio nas taxas de expansão do Universo em seu início tivessem sofrido um desvio da ordem de 10 (elevado a -40), a matéria inicial se teria dispersado no vácuo, o Universo não poderia ter dado origem às galáxias, às estrelas e à vida.

obrigado deus das improbabilidades felizes, por qualquer uma das leis da física poder ser descrita como uma função da velocidade da luz (agora definida em 299.792.458 m por segundo), e por ela ser constante, pois mesmo uma pequena variação na velocidade da luz alteraria as outras constantes e impediria a possibilidade de vida no planeta...

obrigado deus da sorte pelos níveis de vapor d'água na atmosfera, pois se fossem maiores do que são agora, um efeito estufa descontrolado faria as temperaturas subirem níveis muito altos para a vida humana; se fossem menores, um efeito estufa insuficiente faria a terra ficar fria demais para a existência de vida humana...

obrigado deus das improbabilidades felizes, por colocar júpiter onde está, pois se não estivesse em sua rota atual, a terra seria bombardeada com material espacial, já que o campo gravitacional de júpiter age como um aspirador de pó cósmico, atraindo asteróides e cometas que, de outra maneira atingiriam a terra...

obrigado deus da caos pela espessura da crosta terrestre, pois se fosse maior, seria necessário transferir muito mais oxigênio para a crista para permitir a existência de vida. Se fosse mais fina, as atividades vulcânica e tectônica tornariam a vida impossível...

obrigado deus das improbabilidades felizes pela rotação da terra não durar mais que 24 horas, pois se durasse mais, as diferenças de temperatura seriam grandes demais entre a noite e o dia. Se o período de rotação fosse menos, a velocidade dos ventos atmosféricos seria grandes demais...

obrigado deus da sorte pela taxa de descarga de 23 graus do eixo da terra ser exata. Se essa inclinação se alterasse levemente, a variação da temperatura da terra seria muito extrema...

obrigado deus do caos pela atual taxa de descarga atmosférica (raios), pois se fosse maior, haveria muita destruição pelo fogo, se fosse menor, haveria pouco nitrogênio se fixando no solo...

obrigado deus do acaso pelas baixas atividades sísmicas, pois se fossem mais altas, muito mais vidas seriam perdidas; se houvessem menos, os nutrientes do piso do oceano e do leito dos rios não seriam reciclados de volta para os continentes por meio da sublevação tectônica...

obrigado deus da sorte pelo surgimento das estrelas, necessárias para a formação dos planetas, necessários para a vida, já que as chances de não surgirem eram do número 1 seguido de pelo menos mil bilhões de bilhões de zeros.

obrigado deus das improbabilidades felizes pela gravidade ser cerca de 1039 vezes mais fraca que a força eletromagnética, se a gravidade fosse 1033 vezes mais fraca, as estrelas teriam um bilhão de vezes menos massa e queimariam um milhão de vezes mais rápido...

obrigado deus do caos pela energia nuclear fraca ter 1028 vezes a força da gravidade, pois se a energia nuclear fraca fosse levemente mais baixa, todo o hidrogênio no universo se teria transformado em hélio, impossibilitando a existência de água, por exemplo...

obrigado deus do acaso pela energia nuclear forte ter o valor que tem, pois se fosse 2% maior, teria impedido a formação dos prótons, produzindo um universo sem átomos. Decrescendo seu valor em 5%, teríamos um universo sem estrelas...

obrigado deus sorte pela diferença em massa entre um próton e um nêutron ser o exatamente a que é - cerca de duas vezes a massa de um elétron -, pois senão todos os nêutrons se transformariam em prótons e vice-versa. E diríamos "adeus" à química como a conhecemos, e à vida...

Obrigado deus das improbabilidades felizes pela natureza da água - tão vital para a vida, única entre as moléculas, por ser mais leve em estado sólido que em estado líquido: o gelo flutua. Se isso não acontecesse, os oceanos congelariam de baixo para cima e a Terra, agora, estaria coberta de gelo sólido. Por sua vez, essa propriedade pode ser atribuída a propriedades exclusivas do átomo de hidrogênio...

obrigado deus do caos pela síntese do carbono - o núcleo vital de todas as moléculas orgânicas - em uma escala de importância, envolve aquilo que os cientistas denominam uma 'estarrecedora' coincidência na proporção da energia forte (strong force) para o eletromagnetismo. Essa proporção permite ao Carbono 12 atingir um estado estimulado de exatidão da ordem de 7,65 MeV na temperatura típica do centro das estrelas, o que cria uma ressonância que envolve o Hélio 4, o Berilo 8 e o Carbono 12, possibilitando a ligação necessária que ocorre durante uma janela diminuta de oportunidade, que dura 10E-17 segundos..

obrigado deus do acaso pelos valores que tem as constantes cosmológicas, tais como constante de gravitação, da velocidade da luz, do zero absoluto, da constante de Planck, etc, pois, se uma só dessas constantes tivesse sido minimamente modificada, então o Universo - ao menos, tal como o conhecemos - não poderia ter aparecido, e nem eu...

obrigado deus das improbabilidades felizes pelo valor da densidade inicial do Universo, pois se essa densidade se tivesse afastado minimamente do valor crítico que era o seu desde 10 (elevado a -35) segundo após o big bang, o Universo não poderia ter-se constituído... nem eu...

obrigado deus da sorte intensidade da força nuclear qu garante coesão nos núcleos atômicos, poi se aumentássemos apenas 1 %, suprimiríamos qualquer possibilidade de que os núcleos de hidrogênio permanecessem livres; eles se combinariam com outros pró tons e nêutrons para formar núcleos pesados. Não existindo mais o hidrogênio, este não poderia mais combinar-se com os átomos de oxigênio para produzir água, indispensável ao nascimento da vida. Ao contrário, se diminuíssemos ligeiramente essa força nuclear, então a fusão dos núcleos de hidrogênio se tornaria impossível. Sem fusão nuclear, não haveria mais qualquer possibilidade de existirem sóis, fontes de energia, ou vida...

obrigado deus do caos pelos parâmetros da força eletromagnética, pois se a aumentássemos muito ligeiramente, reforçaríamos a ligação entre o elétron e o núcleo; as reações químicas, que resultam da transferência de elétrons para outros átomos não seriam mais possíveis, muitos elementos não poderiam formar-se, e num tal Universo as moléculas de ADN não teriam tido qualquer chance de aparecer...

Reconheço humildemente minha insignificância sobre esses números, e sei que há muitos outros ainda a que deveria agradecer.

AMÉM

:fun::fun::fun:
 
obrigado deus do acaso pelos valores que tem as constantes cosmológicas, tais como constante de gravitação, da velocidade da luz, do zero absoluto, da constante de Planck, etc, pois, se uma só dessas constantes tivesse sido minimamente modificada, então o Universo - ao menos, tal como o conhecemos - não poderia ter aparecido, e nem eu...

obrigado deus das improbabilidades felizes pelo valor da densidade inicial do Universo, pois se essa densidade se tivesse afastado minimamente do valor crítico que era o seu desde 10 (elevado a -35) segundo após o big bang, o Universo não poderia ter-se constituído... nem eu...
Tah vendo pq chega um momento onde vc vê que nao adianta mais discutir?
O problema deste tipo de pensamento eh exatamente o que tah expressado aqui, o antropocentrismo, essa mania de achar que o ser humano tah com tudo e nao que nao tem pra nada nem ninguem no universo, essa mania, como disse o Flanker, de achar que somos a ultima bolacha do pacote, que o universo, essa coisa altamente hostil e destrutiva esta aí pra gente, por causa da gente, qeu projetaram tudo simplesmente pra num planetinha qlq aparecer uma especie que tah a beira de se matar...

Eh... o egocentrismo, o antropocentrismo, o desejo quase infantil, a necessidade absurda de fugir do medo da solidão cosmica... sao coisas que nao da pra mudar...


Regozije-se, meu caro Carraro, tudo isso foi feito pra voce!
ultradeepfield.jpg
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo