Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

lfaller

know-it-all Member
Registrado
Com esse título ai fica até difícil de imaginar do que se trata o tópico, entretanto vocês irão entender logo logo. Venho me debatendo há muito tempo sobre o quão danoso pode vir a ser um estabilizador em uma alimentação para nosso PC.. A maioria dos colegas leitores até conseguem me entender quando falo na substituição do estabilizador por um filtro, quando falo nas "benesses" de um bom filtro ou de um supressor de transientes..

O que eu tenho visto uma maior resistência dos leitores é sempre na questão... Mas um estabilizador faz mal mesmo??? Sempre fica aquele misto de dúvida no ar, associado com um apego à coisa, com um misto de medo da ruptura com aquele ente tão querido que nos deu tanta segurança de que nosso PC estava muito protegido na na sua gestão... Então resolvi tirar uma foto do Tlec...

Primeiramente vamos apresentar o Tlec para quem não o conhece, ou não o ouviu ainda. O Tlec é aquela batida de relé, de dentro do estabilizador, quando a sua lógica decide que está na hora de comutar a saída para uma nova posição, uma nova tomada de energia, cerca de 6 volts ou mais alta ou mais baixa do que aquela em que se está tirando energia nesse momento.
Sempre disse a todos que me ouviam, liam, que a comutação desses taps é uma proeza mais ou menos catastrófica, uma vez que esses contatos dos relés, dos quais não tenho (ainda) nenhuma foto, ficam ao longo do tempo iguais a uma galocha furada. O nível de "bouncing" ou repicar, de um contato desses é alguma coisa muito grande. Nesse repicar de contato nossa fonte está sendo estressada e espúrios de tensão alta estão sendo gerados na entrada. Ai seu PC tem tudo para entupir, congelar, quer por falta de corrente na entrada da fonte quer pela RFI/MFI gerada pelo faiscamento desse contato. Já mostrei no outro dia como é que fica uma chave de luz ao longo do tempo, imagine o relé do estabilizador, chaveando uma carga maior e com não linearidade de corrente.
Interruptor03.jpg

Interruptor02.jpg


Hoje tive tempo para montar um velho estabilizador abandonado, um Variac (dispositivo que através de um botão se ajusta a tensão de saída, como se fosse um potenciômetro de volume), e meu osciloscópio de memória..

Feito isso resolvi mostrar a vocês a foto do Tlec, penso até que em primeira mão...

Logo abaixo uma foto do Tlec em um momento em que o estabilizador estava chaveando, via relé, de uma tensão baixa para uma tensão cerca de 6 volts mais alta... ai está o Tlec de subida, podemos dizer..
Mudandoparacima.jpg


Logo logo, seu estabilizador resolveria baixar a tensão de saída, e chamaria de novo seu amigo Tlec, agora um Tlec de rebaixamento, de diminuição da tensão de saída em cerca de 6 Volts, para a inútil tarefa de escolher uma tensão mais próxima aos 115 Volts para sua fonte do PC, pois alguém desligou o chuveiro e a tensão da tomada subiu um pouco. Note que a fonte do PC já deu conta dessa correção há muito tempo.. Ai está o Tlec de descida..
Mudandoparabaixo.jpg


Mas esses Tlec´s estão muito longe, a gente quase que não consegue vê-los.. Vamos dar uma olhadinha mais de perto no Tlec... Vamos abrir a forma de onda um pouco...

Ai está um Tlec visto mais de perto. Esse é o comportamento da tensão, e conseqüentemente com reflexo na corrente de entrada de sua fonte, da presença do Tlec..
DetalhedoBouncing02.jpg


Vejam uma repetição muito parecida do comportamento de abertura desse relé. Ficou um Tlec irmão do outro...
DetalhedoBouncing03.jpg


Se ainda chegarmos mais perto desse Tlec, se pode ver a esculhambação que eles fazem ai na entrada de sua fonte... No visual, lá dentro do relé, aonde não tenho acesso, nessa hora dai nós veríamos umas chispas elétricas, faíscas de repicar de contato, e, na prática sua fonte estaria se ligando e desligando a cada subida e decida dessa tensão dai...

Observe mais de perto...
DetalhedoBouncing01.jpg


Então, agora vocês conhecem o Tlec, de fotografia, e sabem, com mais propriedade porque não quero essa coisa chamada estabilizador ai nem perto de meu PC...

Abraço meu e de meu amigo Tlec...
 
Tópico excelente. Nunca pensei que alguém fosse ter paciência pra montar algo assim.
Quem sabe agora fica mais fácil tirar o pensamento de que estabilizador é "bom" pregado por muitos "técnicos" de informática...
Five stars. Parabéns.
 
e me diz uma coisa
e como fica aki em casa onde existe uma variacao GIGANTESCA de tensao 24hs por dia??

keima 1 lampada por mes.

usar estabilizador entre o filtro e o pc, ou nao?
 
Parabés Faller, gosto muito de seus tópicos. Te conheço do Forumpcs.
Acho que realmente o que vc mostrou, foi em primeira mão. Principalmente com um osciloscópio. Achei excelente...
 
Comprem 1 nobreak e sejam felizes...

é por isso que eu comprei um nobreak... foi em um tlec desse ae que queimou tudo aqui em casa usando estabilizador...estabilizador nunca +!!!! :ranting3: :yucky: :fist:
 
Exelente tópico!!!!
Muito bom mesmo !!!

Antes eu sempre usava estabilizador mas hoje em dia nao uso mais , isso já fazem 5meses e até agora a fonte tá sussa!!
 
é por isso que eu comprei um nobreak... foi em um tlec desse ae que queimou tudo aqui em casa usando estabilizador...estabilizador nunca +!!!! :ranting3: :yucky: :fist:

humm, mas dependendo do nobreak nao deixa de ser um estabilizador mais caro!!

dizem que os melhores sao aqueles chamados "isolados", cujo o pc sempre usa a energia da bateria, e a energia da rua so entra no nobreak para carregar a bateria interna!!

mas o faller (que tbm conheço do forum pcs) pode explicar melhor que ele eh o cara !!! :yes:
 
Eu tenho um SMS revolution III microprocessado e de acordo com as normas brasileiras, ele pode queimar meu pc, isso tudo que ele tem não seve para nada e ainda prejudica?

A linha de estabilizadores Revolution III L de 300VA fornece pura energia para equipamentos de informática e eletroeletrônicos de empresas e residências.


Moldados em plástico de alto impacto e antichama, os estabilizadores Revolution III L são produzidos segundo o Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na NBR ISO 9001:2000, e atendem à norma de segurança e desempenho NBR14373 da ABNT. Com 4 estágios de regulação, o Revolution III L possui microprocessador e função True RMS (para redes instáveis ou com geradores), que corrige a tensão de saída e evita tensões inadequadas aos equipamentos conectados nas suas saídas.


Disponível em vários modelos, a linha Revolution III L é dotada de auto-teste, protetor telefônico e filtro de linha, que depura "ruídos" provenientes da rede elétrica. A inovação se completa no design moderno e arrojado. Este produto é apresentado em duas cores: cinza e grafite.

Características Gerais

* Microprocessado com 4 estágios de regulação: analisa as condições da rede com mais rapidez e precisão, evitando tensões de saída inadequadas aos seus equipamentos.
* Porta fusível externo (modelos S com unidade reserva).
* Função TRUE RMS.
* Auto-teste.
* Filtro de linha integrado.
* Led multifuncional com indicações de tensão: rede normal - rede alta crítica - rede baixa crítica.
* Atende a norma brasileira para estabilizadores de tensão NBR 14373.
* Chave liga/desliga embutida: evita o desligamento acidental.
* Proteção para internet, linha telefônica/fax: nos modelos FX (acompanham cabo).
* Construído em plástico antichama.
* Modelos bivolt: entrada 115-127/220V e saída 115V (modelos Bi).
* Modelos monovolt: entrada 115V e saída 115V ou entrada 220V e saída 220V (modelos S).
FamiliaExibeImagem.asp
 
Esse Faller, sempre um tópico melhor q o outro... :)

E RickRj, tenho um desses aqui em casa q só é ligado quando preciso transformar 220V pra 115V em algum ponto da casa. Olha ai o interior dele:

dsc01516rp2.jpg


Nota-se aí q ele não possui um filtro de linha adequado, é um filtro muito pobre, mas mesmo assim diz que possui filtro de linha na embalagem dele, mas não especificam nada! Note tb que tem um espaço vazio pra instalação da proteção anti-surto, VR1. Mesmo que uma proteção básica, é melhor q nada, mas não foi instalada! Isso aí aumentaria sabe quanto a mais no preço? Não chegaria a 3 reais...

Eu num to ganhando nada com isso, mas tenho indicado nos foruns lojas que tão vendendo bons filtros no Brasil. Infelizmente quase todos pra 110-127V...

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

http://www.e-store.com.br/estore/in...buscape&kw=HT23036&bsc=buscape&origem=buscape

O único pra 220V que é muito bom pelas suas caracteristicas técnicas, mas preço meio salgado, só que parcelando acho q vale á pena:

http://compare.buscape.com.br/redir...52d&cn=573298196&nc=2001015311220071029163623
 
rau, o que eu fiz foi ligar ele(o estabilizador) num filtro de linha para proteger melhor, e caramba, ele não tem nada dentro! É por isso que ele é levinho, mas fica a dúvida ainda é bom usá-lo ou pode prejudicar o Computador/fonte ?
 
Uso PC a mais de 10 anos... E nunca usei estabilizador. Nunca aconteceu NADA.
 
e me diz uma coisa
e como fica aki em casa onde existe uma variacao GIGANTESCA de tensao 24hs por dia??
keima 1 lampada por mes.
usar estabilizador entre o filtro e o pc, ou nao?
Tente entender, diagnosticar o que significa "variação GIGANTESCA". Em números, para que você mesmo possa compreender, em valores, essa variação. O vale da tensão está muito baixo, o pico muito alto, ou ambos... Está fora do especificado ou não. Não é difícil a tarefa de fazer um levantamento. Necessita de um multímetro, uma folha de papel, caneta e um saco do tamanho de um trem... De vez em quando você vai até o multímetro, mede a tensão da tomada e anota. Horas diferente do dia, dias diferentes do mês.. Tente entender porque ela, a variação acontece. Tem a ver com a colocação em operação de outros equipamentos em sua casa, o chuveiro, a máquina de lavar roupas, etc...
Somente sabendo dados quantitativos você poderá enfrentar o problema. As lâmpadas queimam, e seu TV, amplificador, DVD, quantas vezes danificaram nos últimos 3 anos??? Isso se compara a PC, não uma lâmpada...

Abraço...
 
Aqui os tlec do estabilizador se resolveu trocando o meu velho revolution de 300va por um de 1000va aí os tlec pararam.E olha que as veses a energia oscila feio que chega até as lampada a apagarem e o estabilizador não faz tlec nenhum.Esses tlec se devem a esses estabilizadores vagabundos que as lojas de informatica vendem e ainda dizem que da para ligar até dois micros sendo que não sustenta nem um direito.
 
Ótimo tópico, nota 5 de 5.

Cuida que logo os conservadores vão te perseguir com toxas na rua, e esse tipo de coisa. Ou vai parar uma Van preta da SMS aí e vão te levar pra uma sala 1x1 com uma lampada no teto. E te deixar lá uns dias comendo pão de sal e água.

Aqui os tlec do estabilizador se resolveu trocando o meu velho revolution de 300va por um de 1000va aí os tlec pararam.E olha que as veses a energia oscila feio que chega até as lampada a apagarem e o estabilizador não faz tlec nenhum.Esses tlec se devem a esses estabilizadores vagabundos que as lojas de informatica vendem e ainda dizem que da para ligar até dois micros sendo que não sustenta nem um direito.

Aqui os tlecs pararam quando tirei o estabilizador. E melhor ainda, o PC, por ter uma fonte chaveada, leia se, DECENTE, aguenta. Vejo as lampadas piscarem as vezes, quando liga o chveiro, quando liga o compressor do split, mas, o PC, firme e forte..
 
é por isso que eu comprei um nobreak... foi em um tlec desse ae que queimou tudo aqui em casa usando estabilizador...estabilizador nunca +!!!! :ranting3: :yucky: :fist:
Infelizmente a grande maioria dos no-breaks tem ultimamente dentro de si um estabilizador também. Essa é a a primeira das razões que me separam de ter um desses aqui em casa. A segunda razão que me separa de um no-break é a não necessidade, pois a tarefa mais importante que desenvolvo nesse PC talvez seja essa que faço agora. Se faltar energia agora mesmo, deixa eu ver... perco três linhas de texto.. A terceira e mais importante razão para que eu não tenha um no-break aqui em casa é que sei que para buscar proteção elétrica não necessito dele, posso buscar através de um filtro/supressor de surto, muito mais barato. Finalmente a quarta e última razão para que eu não tenha um no-break em minha casa é a de que um no-break para gerar energia para meu PC somente o teria se essa geração fosse no formato de onda senoidal pura, como o é a tensão da rede elétrica, e ainda de preferência se ele sempre gerasse essa forma de onda, o tempo todo, fornecendo uma energia mais limpa para meu PC. Esse tipo de no-break se denomina no-break senoidal puro on-line com dupla conversão. Ou seja, a rede sempre mantém as baterias carregadas, ao mesmo tempo que alimenta os inversores PWM que fazem a geração, em tempo real, da tensão AC que meu PC necesita. ai sim o sistema é bem bolado... Problema.. O custo disso dai é igual ou maior que o valor de meu PC inteiro...
Por exemplo:
OnLine1KVA.jpg


Tudo isso para salvar, agora aumentou, 10 linhas de texto... Tô fora !

Esses outros no-breaks mais baratos e acessíveis, não interagem com seu PC em 99,99% do tempo, na função de geração de energia. Ai eles são estabilizadores. Repassam a energia da tomada e tentam escolher, desnecessariamente, a tensão mais próxima dos 115 Volts que eles podem, num universo de umas 4 escolhas que eles tem, todas elas separadas de uns 6 volts uma da outra. Dá prá ver lá na foto, das primeiras, uma comutação de uma tensão para uma tensão pouco superior (a maioria das pessoas pensam que estabilizador deixa lá a tensão de 115 Volts cravada e linearmente a alteram para que se estabilize nessa tensão. Não mesmo, tudo acontece a base do soluço, igual embreagem de sapo, aos pulos...). No tempo em que a energia se vai, ai eles passam a gerar, apartir da energia acumulada na sua bateria, uma forma de onda retangular, rica em harmônicas, um verdadeiro stress para sua fonte de alimentação. Fique ligado ai o tempo mínimo necessário para você desligar seu PC. Isso não é energia, isso é uma visão do inferno... Por isso também não tenho no-break. Não é ter uma coisa chamada de no-break que irá fornecer proteção elétrica ao meu PC. Existem muitas variantes nesse tema e, aquela realmente decente sai mais caro que meu PC...

Abraço...
 
Sempre usei estabilizador aqui, isso porque já uso PC a mais de 12 anos...nunca deu problema...mas vai saber né...
 
Amigo Rickrj. Você sabe que o Mkt veio para resolver todos os nossos problemas. Me permita comentar um pouco em cima dessas belíssimas frases muito marketeiras que acompanham os produtos que "devemos" comprar.. na visão dos fabricantes... Em azul..

Eu tenho um SMS revolution III microprocessado e de acordo com as normas brasileiras, ele pode queimar meu pc, isso tudo que ele tem não seve para nada e ainda prejudica?

A linha de estabilizadores Revolution III L de 300VA fornece pura energia para equipamentos de informática e eletroeletrônicos de empresas e residências.


Moldados em plástico de alto impacto e antichama, os estabilizadores Revolution III L são produzidos segundo o Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na NBR ISO 9001:2000, e atendem à norma de segurança e desempenho NBR14373 da ABNT.
Já vem em plástico antichama, pois a coisa por ali é fogo.. Atendem normas, e isso é bom, só não se sabe se a norma é boa, suficiente, abrangente e se está realmente do nosso lado...


Com 4 estágios de regulação,
Isso significa que ele tem a tarefa de escolher uma entre 4 saídas, todas elas separadas por mais ou menos 6 volts. Só isso..

o Revolution III L possui microprocessador e função True RMS (para redes instáveis ou com geradores), que corrige a tensão de saída e evita tensões inadequadas aos equipamentos conectados nas suas saídas.
Esse nome True RMS é forte, como forte é o nome "senoidal" lá nos no-breaks, mas na prática significa que o estabilizador lê, para referência de ajuste, ou escolha da tensão mais próxima de 115 Volts, lê a tensão RMS, que é a tensão eficaz da rede. Como teoricamente essa tensão de rede é senoidal, isso não tem influência nenhuma para a leitura.


Disponível em vários modelos, a linha Revolution III L é dotada de auto-teste, protetor telefônico e filtro de linha, que depura "ruídos" provenientes da rede elétrica. A inovação se completa no design moderno e arrojado. Este produto é apresentado em duas cores: cinza e grafite.

Características Gerais

* Microprocessado com 4 estágios de regulação: analisa as condições da rede com mais rapidez e precisão, evitando tensões de saída inadequadas aos seus equipamentos.
Já vimos o que significam 4 estágios;
* Porta fusível externo (modelos S com unidade reserva).
* Função TRUE RMS.
* Auto-teste.
* Filtro de linha integrado.
O filtro de linha integrado, se estiver naquela placa mostrada pelo _rau_ é composto por aqueles 3 capacitores azuis. Pobre, muito pobre... Com a permissão do colega Almeida Filho, e creditando os louvores a ele, esse daqui é um filtro decente desenvolvido por ele... Comparem no visual a diferença no número de componentes:
FiltrodelinhabyAlmeidaFilho.jpg

* Led multifuncional com indicações de tensão: rede normal - rede alta crítica - rede baixa crítica.
* Atende a norma brasileira para estabilizadores de tensão NBR 14373.
* Chave liga/desliga embutida: evita o desligamento acidental.
* Proteção para internet, linha telefônica/fax: nos modelos FX (acompanham cabo).
* Construído em plástico antichama.
* Modelos bivolt: entrada 115-127/220V e saída 115V (modelos Bi).
* Modelos monovolt: entrada 115V e saída 115V ou entrada 220V e saída 220V (modelos S).
FamiliaExibeImagem.asp

Por favor não pensem que critico a SMS a quem respeito como fabricante. São todos que conheço os estabilizadores que trabalham desse modo. Alguns ao invés de relés tem triacs ou tiristores na comutação. Parece ficar um pouco melhor, mas ainda assim critico a real necessidade do estabilizador na informática. Se fosse realmente necessário o seria para a TV, para o DVD, o Refrigerador, a máquina de fazer pipocas..

Marketing, puro marketing..
Abraço...
 
Eu tenho um SMS revolution III microprocessado e de acordo com as normas brasileiras, ele pode queimar meu pc, isso tudo que ele tem não seve para nada e ainda prejudica?

A linha de estabilizadores Revolution III L de 300VA fornece pura energia para equipamentos de informática e eletroeletrônicos de empresas e residências.


Moldados em plástico de alto impacto e antichama, os estabilizadores Revolution III L são produzidos segundo o Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na NBR ISO 9001:2000, e atendem à norma de segurança e desempenho NBR14373 da ABNT. Com 4 estágios de regulação, o Revolution III L possui microprocessador e função True RMS (para redes instáveis ou com geradores), que corrige a tensão de saída e evita tensões inadequadas aos equipamentos conectados nas suas saídas.


Disponível em vários modelos, a linha Revolution III L é dotada de auto-teste, protetor telefônico e filtro de linha, que depura "ruídos" provenientes da rede elétrica. A inovação se completa no design moderno e arrojado. Este produto é apresentado em duas cores: cinza e grafite.

Características Gerais

* Microprocessado com 4 estágios de regulação: analisa as condições da rede com mais rapidez e precisão, evitando tensões de saída inadequadas aos seus equipamentos.
* Porta fusível externo (modelos S com unidade reserva).
* Função TRUE RMS.
* Auto-teste.
* Filtro de linha integrado.
* Led multifuncional com indicações de tensão: rede normal - rede alta crítica - rede baixa crítica.
* Atende a norma brasileira para estabilizadores de tensão NBR 14373.
* Chave liga/desliga embutida: evita o desligamento acidental.
* Proteção para internet, linha telefônica/fax: nos modelos FX (acompanham cabo).
* Construído em plástico antichama.
* Modelos bivolt: entrada 115-127/220V e saída 115V (modelos Bi).
* Modelos monovolt: entrada 115V e saída 115V ou entrada 220V e saída 220V (modelos S).
FamiliaExibeImagem.asp


Nossa. Tá lembrando a propaganda das facas guinson, que cortam tudo, até aço e nunca enferrujam.
 
rau, o que eu fiz foi ligar ele(o estabilizador) num filtro de linha para proteger melhor, e caramba, ele não tem nada dentro! É por isso que ele é levinho, mas fica a dúvida ainda é bom usá-lo ou pode prejudicar o Computador/fonte ?

Cara, o faller já disse tudo e mais um pouco, mas se você tem uma boa fonte e uma boa régua com filtro de linha e proteção anti-surto, joga essa praga de estabilizador pra lá! Além dessa plaquinha que mostrei na foto, esse estabilizador como todos têm um transformador e outra plaquinha minuscula com uma simples proteção pra linha telefonica, nada mais. Mesmo q sua fonte nao seja das melhores, pode tirar pq não tá te protegendo nada! Compre uma daqueles filtros de linha q indiquei nos links ai acima, so tome cuidado q apenas um deles é pra redes 220V.
 
Valeu Ifaller por ter a paciência e boa vontade de explicar um por um os componentes de meu estabilizador e ao rau pelos links dos filtros de linha.

Valeu mesmo.:yes:

Tenho uma TT Purepower 420W a anos segurando bem até o overclock!

obs. moro em prédio e nenhum prédio aqui no Rio tem fio terra, ai eu comprando uma régua dessa de qualidade ela deve vir com a tomada tripolar né, ai não vai adiantar quase nada porque ou eu vou quebrar o terceiro pino ou botar aquele adaptador fajuto para encaixar na tomada...
 
Valeu Ifaller por ter a paciência e boa vontade de explicar um por um os componentes de meu estabilizador e ao rau pelos links dos filtros de linha.

Valeu mesmo.:yes:

Tenho uma TT Purepower 420W a anos segurando bem até o overclock!

obs. moro em prédio e nenhum prédio aqui no Rio tem fio terra, ai eu comprando uma régua dessa de qualidade ela deve vir com a tomada tripolar né, ai não vai adiantar quase nada porque ou eu vou quebrar o terceiro pino ou botar aquele adaptador fajuto para encaixar na tomada...
Filtros de linha e supressores de surto tem dois modos distintos de proteção. O modo comum, onde os elementos das proteções agem nas induções de linha que de modo comum atingem a sua rede, fase e neutro juntos, e ai vai te faltar o terra para referenciar dissipar ou drenar essas anomalias.
O outro modo de proteção é o modo diferencial, onde as anomalias da rede acontecem entre o fase e o neutro. Nessa hora o sua proteção independe do aterramento para bem funcionar. Afortunadamente, no dia-a-dia, as induções nas linhas, os espúrios gerados pelo motor do elevador do prédio, a máquina de solda da serralheria, todos eles acontecem no modo diferencial, entre fase e neutro. Então sim sua proteção vai trabalhar durante todo o tempo contra esse tipo e anomalia. Na hora do temporal, da tempestade elétrica, ai faz falta o aterramento, pois as induções de espúrios nesse caso acontecem no modo comum. Retire se puder, o plug da tomada nessas horas de maior tempestade elétrica, se você não dispuser de um bom aterramento.

Abraço...
 
Opa Faller, li seu primeiro topico la no Forum Pcs, mas vou tirar a duvida por aqui, e quanto a monitores seja LCD ou Normal, direto na tomada mesmo, ou sempre em um Filtro Surge Protector???

e outra coisa, e se cair um raio na fiaçao eletrica ou no poste, tem risco de mandar tudo pro beleu mesmo com o filtro Surge Protector??
 
Excelente tópico!

Agora uma duvida Ifaller, eu tenho uma maquina fraquinha que fica pra minha irma usar, é um atlhon 1.8 bem basico!
Ele tem uma fonte generica de 40 reais, e um estabilizador. Bom se tratando de fontes genericas é necessário usar um estabilizador?
 
Faller, vc havia comentado q não tinha nenhuma imagem de um relé pra mostrar, pois abri alguns aqui, inclusive gravei um video que mostra a pequena tempestade dentro de um relé semi-transparente que tem num estabilizador antigo aqui. Ai vai as fotos e no final o videozinho:


Relé em bom estado, desmantelado:

bomestadoabertobm4.jpg


Esse aqui desmantelado tb não funcionava mais. Ta cheio de oxidação e azinavre, nao sei o que causou isso, mas acho q nao se deve ao desgaste natural ja q outro de mesma idade nao tava assim.

mauestadoabertobw4.jpg


Relés sem cobertura na placa de um estabilizador de 1997 - me lembra um platinado de um carro velho... :)

73890681tl0.jpg


Relé em bom estado:

relefechadomt8.jpg


Video da pequena "tempestade":

http://www.4shared.com/file/30908258/4de654a8/rele.html
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo