Você tem um monitor de cor exata? - Para Trabalho Com Fotos

flavio nunes

Hungry Member
Registrado
lcd2690wuxi-web1.jpg


Um monitor de cor exata é um acessório indispensável para a elaboração de fotografias. Uma vez que é o principal meio de visualizar e editar suas fotografias, se o seu monitor não é exato em cores, não é possível avaliar com precisão o sucesso de suas fotos, ou ver os problemas que você precisa para trabalhar.

Fotógrafos se confundem na escolha de um monitor com cores precisas. Porem pode-se ter um "monitor" bom que custa mais do que um monitor de média.

A definição de um monitor de cor exata é aquele que é comercializado para profissionais gráficos e fotógrafos como sendo capaz de cumprir as normas profissionais de precisão de cor. A maneira mais fácil de identificar é pela percentagem de espaço de cores RGB, dado que o fabricante afirma que irá reproduzir. NEC, LaCie, Eizo, e outros monitores que atendem a esses critérios.

Antes de se efetuar um compra é bom fazer uma pesquisa sobre o assunto. Não só a marca do monitor é importante mas tambem o tipo de tela ou painel que ele possui, que podem ser: TN, VA ou IPS. Desses três o mais indicado é IPS devido a dispersão do pixels em linhas horizontais que facilitam numa maior distribuição de cores e proporciona uma imagem mais realista dos que os pixels sobrepostos em linhas verticais.

Fonte: craftingphotographs
 
É interessante termos um monitor de qualidade com calibragem correta, não só pra quem trabalha com isso mas pra todos os que usam funções de fotos e querem trabalhar com imagens de qualidade
 
Esse tipo de tópico não combina aqui,onde o pessoal paga caro em Monitor TN 5ms com backlight de LED(e problemas de reprodução de cores) e acha mil maravilhas..
Tanto faz se uma pessoa aparece como um zumbi numa foto exibida num monitor LED vagabundo,o leigo vai achar que é a maior maravilha do mundo,afinal o fabricante do monitor afirma que tem 2milhões ou 5milhões de contraste,claro que tem que ser verdade!!!11111!
 
Esse tipo de tópico não combina aqui,onde o pessoal paga caro em Monitor TN 5ms com backlight de LED(e problemas de reprodução de cores) e acha mil maravilhas..
Tanto faz se uma pessoa aparece como um zumbi numa foto exibida num monitor LED vagabundo,o leigo vai achar que é a maior maravilha do mundo,afinal o fabricante do monitor afirma que tem 2milhões ou 5milhões de contraste,claro que tem que ser verdade!!!11111!

Poxa véio.. não precisa humilhar também.. comprei um XL2370 da Samsung... é o que o dinheiro dava pra pagar. Não tenho mil e cacetadas pra pagar em um monitor 22 à 26 IPS. Sei que não é fiel as cores, sei que o contraste também não é aquelas coisas, sei que o painel é TN tem péssimo ângulo de visão, mas paguei apenas 560 reais à vista.
Quem sabe final do ano dê pra comprar um IPS. Não so miserável, mas não dá pra gastar o salário em um monitor.

Não me entenda mal, estou apenas espondo minha visão. Agora realmente, quem acha que LED ou TN são os melhores do mundo, tem mesmo que se informar
 
A galera do adrena também é pra se lascar viu...

O cara quer empurrar goela abaixo que só presta monitor IPS, pelamor, pode não ser a maravilha top do mundo, mas EU, na minha realidade e condição financeira (kkkk), acho um absurdo pagar mais de 1000 reais num monitor sem vc ter a real necessidade pra isso, os TN cumprem seu trabalho de maneira satisfatória.

@topic

Pra quem trabalha com imagens realmente precisa de um display top, que deve ser encarado como investimento, não gasto apenas.
 
O cara quer empurrar goela abaixo que só presta monitor IPS

Não que esteja errado...Realmente os IPS SÃO definitamente e infinitamente melhores que os TN ou os jurássicos CRT... Mas como não trabalho com imagens, apenas com vídeos, não é necessário um IPS. Logico que o LG IPS 26" é meu objetivo pro natal.
 
Poxa véio.. não precisa humilhar também.. comprei um XL2370 da Samsung... é o que o dinheiro dava pra pagar. Não tenho mil e cacetadas pra pagar em um monitor 22 à 26 IPS. Sei que não é fiel as cores, sei que o contraste também não é aquelas coisas, sei que o painel é TN tem péssimo ângulo de visão, mas paguei apenas 560 reais à vista.
Quem sabe final do ano dê pra comprar um IPS. Não so miserável, mas não dá pra gastar o salário em um monitor.

Não me entenda mal, estou apenas espondo minha visão. Agora realmente, quem acha que LED ou TN são os melhores do mundo, tem mesmo que se informar
Não estou me referindo ao XL2370,que apesar de ser LED,tem reprodução de cores(escala de cinza) decente,conforme review no digitalversus.
Aliás,até o presente momento,é um dos únicos monitor LED que parece não sofrer do problema de cinza extremamente azulado/etc,sim tende um pouco pro azul,mas parece ser aceitável..
Apesar que não pagaria nem R$50 a mais em relação ao P2370...
O cara quer empurrar goela abaixo que só presta monitor IPS, pelamor, pode não ser a maravilha top do mundo, mas EU, na minha realidade e condição financeira (kkkk), acho um absurdo pagar mais de 1000 reais num monitor sem vc ter a real necessidade pra isso, os TN cumprem seu trabalho de maneira satisfatória.
Não esqueça que a coisa de 6 meses aqui,o que mais tinha era nego torrando R$1K quase em monitor "LED" com painel TN,isso quando se tinha 2209Wa custando menos..
E em 2006~2007,quando monitores LCDs eram caríssimos,se achava o famoso L203WT-BX IPS,761P,etc por preços acessíveis,tinha até o Lenovo 22" 1920x1200 S-PVA,Samsung 242T,etc disponível no mercado brasileiro.
Alguma coisa aconteceu pra tudo isso desaparecer e virar segmento de nicho...

Desabafo(um monte de gente não vai gostar pq a "carapuça vai servir..."):
Nunca usei o pc pra trampo gráfico,e desde que comprei meu primeiro TN em 2006(L1952T) nunca me satisfez completamente,ficava devendo e MUITO em qualidade ao meu jurássico CRT 15" 563N que usava em 2002..
Porém dava pra tolerar,o soda é agora,tela de 23"(muito grande pra painel TN,que em 2006 era recomendado até pra 19",de lá pra cá não evoluiu nada em ang de visão),o padrão 16:9 e altura capada(lindo pra jogos,e só...) e agora essa moda de backlight LED,onde vc tem um chance enorme de pegar um monitor com problemas sérios na escala de cinza(do meu nb é TÃO ruim,tão azulado/roxo que sem calibrar fica impossível mesmo pra navegar na web,mas ok,leigo é cego e não encherga isso..)
Engraçado que em 2006~2007 se comprava o L203WT-BX S-IPS por R$700+-,mas ok,isso era besteira,muito melhor comprar um 22" maior com contraste inflado até o talo,e foi-se pensando assim,hje o mercado é essa zona,e o único culpado por isso é o consumidor leigo.
Situação pior é nos portáteis,o consumidor, por motivos bizarros aceitou o lixo da tela glossy(é bonitinho desligado,mas vai usar em ambiente iluminado,é 100% de brilho e bateria que se exploda!,sem contar os riscos),padrão 16:9 capando a ja anêmica altura de 800pxs pra 768pxs(mas é melhor pra filme...numa telinha de 14" :rolleyes:),e neguinho elogiando que a tela de 150:1 de contraste(média dos nbs) por ser LED é ótima!

Eu acho que já tá enchendo o saco ter que aceitar qualidade de imagem porca em monitor,aliás,isso é o que menos importa!Precisa ter desing bonito,ser barato(WTF,R$500 é barato onde?Nem um F700P @100Hz custava isso em 2003!!!),conexão HDMI(pra usar no PC lol!),etc,menos imagem boa,isso é secundário,fútil,só pra profissionais :rolleyes:.
O pessoal tem que parar de ser hipócrita,pq não compram plaquinha de vídeo 64bits mais?Pq ngm aqui recomenda Celeron,fonte *********,etc?
Ueh,painel TN é o pior que existe na tecnologia LCD,a comparação faz mto sentido,afinal,a galera está se satisfazendo tão bem com o pior né? ;)

Eu que não gasto mais um centavo em Monitor TN,o ultimo foi um 19" 1440x900(lixo segundo os leigos "entendidos",pq não é FullHD, não tem um bilhão de contraste,nem LED :rolleyes:),o próximo,pra uso básico,vai ser algum IPS/PVA/etc mosca branca que aparece de vez em nunca(aliás,só a Dell mesmo pra fazer alguma coisa mid-end com painel razoável e preço acessível,é o único fabricante que merece meu respeito..).
O pessoal aqui ainda não se tocou que estão comprando a mesma coisa requentada desde 2006,só mudando o formato(quadrado>retângulo,uau!111! que revolução),resolução maior ou nem isso(1280x1024>1366x768) e tamanho um pouco maior ou igual,alem do backlight com luzinha led(coisa que existe em celular faz mais de uma década)..

Mas ok,só eu penso assim,logo nada disso vai mudar,pessoal prefere acreditar em tudo que fabricante fala e trocar 6 por meia dúzia a cada ano...
Infelizmente,a gente que entende,pra comprar algo minimamente decente,tem que pagar um fortuna num produto de "nicho",simplesmente por causa da ignorância da maioria do consumidor Brasileiro..
Boa época do CRT,onde todo mundo era profissional/designer gráfico :rolleyes: e não se falava em painel,ângulo de visão,backlight,etc..
 
Última edição:
Não posso negar o que você escreveu acima, mas um apenas não faz diferença. Tem gente que compra monitores LCD AOC, FOSTON, H BUSTER, que no caso são a ralé dos painéis TN de 2° linha, e ainda se gavam: haa paguei 1k num telão de 42" e vc pagou 3k nesse de 32", que otário...

Mas fazer o que, o negócio é encomendar DELL ou rezar pra que os leigos deixem de serem leigos.
 
Eu SEI que tem melhor qualidade, já testei e sei, mas só acho que não justifica pagar esse tanto mais caro por isso, saca?
É questão de prioridade, cada um com a sua.

Mas tem gente que é pau, a galera da inclusão digital bota a sonzera lá na caixinha de som do pc positivo, uma xiadeira dos infernos e vem dizer que tá satisfeito -.-

Não me considero leigo, mas também não "necessito" dos equipamentos "TOPs", claro que se der pra ter, massa, só precisa ter um certo grau de qualidade pra ser aceitável, precisa ser bom, não o melhor.
 
Última edição:
U2311H não é top e deve custar uns R$750?Ainda tem a versão mais barata 21.5"...
Há um ano atrás,aqui nesse mesmo fórum o pessoal preferia comprar aqueles LG TN W2486L/W2286L LED por R$1K invés do 2209Wa por R$800+-
L203WT-BX custava uns R$700 ou menos em 2007,mesmo assim a maioria preferiu comprar Acer 22" 5ms TNzão por mais de R$1K..
A LG criou o painel eIPS como alternativa barata ao S-IPS,e a Samsung fez o mesmo com o cPVA,diria que por causa da demanda,ambos fracassaram,pois virou produto de nicho(só me recordo da Dell com monitores acessíveis baseados no eIPS ainda hje..)

Não é questão de grana,é demanda,nível de exigência e desinformação dos consumidores.
Chegou-se num nível onde temos TVs 26" com painel TN no mercado brasileiro,custando o mesmo que modelos PVA/IPS,e quem compra ainda fala que é bom e recomenda???!!
Se o consumidor se importasse por qualidade de imagem na hora de comprar monitor,uma coisa eu tenho certeza,hoje teriamos Monitores eIPS por até R$500+- no mercado brasileiro.
Mas ângulo de visão,nível de preto,contraste real,fidelidade de cores,Hz,...enfim,toda a qualidade de imagem,tudo isso é frescura,então continua como está....
Enfim,enquanto monitor com painel minimamente decente for considerado coisa de "profissional/gente fresca",nada vai mudar...bom,talvez quando a tecnologia LCD morrer e for substituída por OLED/etc.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo