• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Vou pegar uma placa mãe simples. Perderei performance?

guimotta

20 Anos aqui
Registrado
Tenho uma placa z77, que considero muito TOP.

Caso eu troque de socket, e pegue um i7 4790k, terei alguma restrição de performance se pegar uma de entrada?

Como não desejo fazer over no 4790k, pois é um processador que já tem padrão stock 4.0ghz, e muito menos sLI, terei alguma limitação de desempenho pegando uma b85, por exemplo??

seria um 4790k + b85 + gtx 1070 + ssd + 12 gb
 
Nenhuma perda de performance.

Única coisa que irá perder é a possibilidade de overclock e os arranjos RAID.
 
Nenhuma perda de performance.

Única coisa que irá perder é a possibilidade de overclock e os arranjos RAID.

poisé. não vou pegar o 4790 justamente pelo clock menor, e futuramente posso trocar a mobo.
acredito, no entanto, que um i7 4790k @4.0 seja processador para uns 4 anos de jogos, NO MÍNIMO. Se fosse chutar alto, falaria em até 8 anos segundo qualquer placa ou SLI
 
poisé. não vou pegar o 4790 justamente pelo clock menor, e futuramente posso trocar a mobo.
acredito, no entanto, que um i7 4790k @4.0 seja processador para uns 4 anos de jogos, NO MÍNIMO. Se fosse chutar alto, falaria em até 8 anos segundo qualquer placa ou SLI

I7 4790K @ 4 GHz roda qualquer coisa, mesmo SLI de GTX 1080.

É uma cpu extremamente forte.
 
poisé. não vou pegar o 4790 justamente pelo clock menor, e futuramente posso trocar a mobo.
acredito, no entanto, que um i7 4790k @4.0 seja processador para uns 4 anos de jogos, NO MÍNIMO. Se fosse chutar alto, falaria em até 8 anos segundo qualquer placa ou SLI
Problema é achar placa mãe pro 4790k daqui a 4 anos.
 
Estão caras as placas 1151 e 2011.
Por 400 acho uma b85 1150.

E mantenho os 12 gb ddr3
 
Nenhuma perda de performance.

Única coisa que irá perder é a possibilidade de overclock e os arranjos RAID.

Se: a) não há perda de performance e, b) considerando a escassez de mobo daqui uns 3-4 anos pela troca constante de sockets pela Intel... não seria mais inteligente comprar mobos B85, H110, B150 e usar o processador em stock a investir alto em uma das peças mais aptas a queimar no PC e lá na frente ficar no prejuízo?

Eis uma perguntinha que vai na VAIDADE da galera do fórum. Eu ainda não comprei a minha da assinatura, e estou fortemente pensando em pegar a mais barata ao invés de investir mil reais numa mobo que pode queimar tão facilmente como as ditas "baratas".

A maioria compra uma mobo cara não pelos seus recursos, mas por que ... é cara... é a top... é a "poderosa" e a que ficará mais bonitinha no gabinete. Poucos vão numa mobo pelo overclock, mesmo, que é uma das poucas coisas que justificaria. Em termos de qualidade... das marcas mais conhecidas, todas já utilizam capacitores de qualidade... e no uso da cpu em stock não faria mais diferença. Só em over, pois aí teríamos reforço no fornecimento de energia, dissipadores, etc. Sobre RAID, pciex e outros, até as básicas - algumas - já oferecem o necessário.

:poker: Let the treta begins.
 
Última edição:
Pq não tenta um 3770k nessa mobo? Venderia o seu i5, investia um pouco na troca, seu desempenho não seria tão abaixo de um 4790k.
 
Se: a) não há perda de performance e, b) considerando a escassez de mobo daqui uns 3-4 anos pela troca constante de sockets pela Intel... não seria mais inteligente comprar mobos B85, H110, B150 e usar o processador em stock a investir alto em uma das peças mais aptas a queimar no PC e lá na frente ficar no prejuízo?

Eis uma perguntinha que vai na VAIDADE da galera do fórum. Eu ainda não comprei a minha da assinatura, e estou fortemente pensando em pegar a mais barata ao invés de investir mil reais numa mobo que pode queimar tão facilmente como as ditas "baratas".

A maioria compra uma mobo cara não pelos seus recursos, mas por que ... é cara... é a top... é a "poderosa" e a que ficará mais bonitinha no gabinete. Poucos vão numa mobo pelo overclock, mesmo, que é uma das poucas coisas que justificaria. Em termos de qualidade... das marcas mais conhecidas, todas já utilizam capacitores de qualidade... e no uso da cpu em stock não faria mais diferença. Só em over, pois aí teríamos reforço no fornecimento de energia, dissipadores, etc. Sobre RAID, pciex e outros, até as básicas - algumas - já oferecem o necessário.

:poker: Let the treta begins.

Eu sou um cara que só vou investir em mobo top pra fazer over.

Mas tu tens razão quando diz que a maioria compra pra ostentar.

Tem gente aqui com Xeon 12 cores 24 threads pra uso de Bench do WinRAR e Cinebench. Haha
 
Eu sou um cara que só vou investir em mobo top pra fazer over.

Mas tu tens razão quando diz que a maioria compra pra ostentar.

Tem gente aqui com Xeon 12 cores 24 threads pra uso de Bench do WinRAR e Cinebench. Haha
:sefu: kkk!!! Verdade. Rachei aqui. "Xeon 12 cores 24 threads". kkk!!!
Nunca fui de over, nem cpu nem vga. Então estou vendo se pego uma mobo pra over, ou se continuo a rodar a cpu em stock. Tenho que analisar. Tirando a questão entusiasta, que não me interessa, será mesmo que vale a pena esse investimento a mais pra over?
 
Todas as placas estão sujeitas a falhas, mas não me provaram até hoje que as mais baratas apresentam maior número de problemas simplesmente por se tratar de uma amostragem maior. Placas high end normalmente usam componentes elétricos e eletrônicos superiores até por serem feitas pra aguentar OC. Pelo sim/pelo não melhor investir um pouco mais e pegar um modelo bom. PC nenhum deve ser montado com discrepância entre os componentes - já vi usuário comprar i7 K, VGA entusiasta, SSD parrudo (até par pra SLI) e mobo e fonte mixurucas.
 
:sefu: kkk!!! Verdade. Rachei aqui. "Xeon 12 cores 24 threads". kkk!!!
Nunca fui de over, nem cpu nem vga. Então estou vendo se pego uma mobo pra over, ou se continuo a rodar a cpu em stock. Tenho que analisar. Tirando a questão entusiasta, que não me interessa, será mesmo que vale a pena esse investimento a mais pra over?

Ao meu ver vale.

Over na CPU dependendo do nível dá um excelente aumento de performance.
 
Pq não tenta um 3770k nessa mobo? Venderia o seu i5, investia um pouco na troca, seu desempenho não seria tão abaixo de um 4790k.

1400 a 1600 um 3770k. Sempre foi minha idéia, mas com 400 a mais pego tudo novo.
E o i7 3770k seria usado tb. Uma pena mesmo pois queria manter minha mobo
 
eu nunca fiz over, mas quero ter esse gostinho no próximo pc que vou montar.

Todas as placas estão sujeitas a falhas, mas não me provaram até hoje que as mais baratas apresentam maior número de problemas simplesmente por se tratar de uma amostragem maior. Placas high end normalmente usam componentes elétricos e eletrônicos superiores até por serem feitas pra aguentar OC. Pelo sim/pelo não melhor investir um pouco mais e pegar um modelo bom. PC nenhum deve ser montado com discrepância entre os componentes - já vi usuário comprar i7 K, VGA entusiasta, SSD parrudo (até par pra SLI) e mobo e fonte mixurucas.

inclusive eu tenho uma Z87X-UD3H (linha que vc adora Snayperskaya:melior4:) a uns 3 anos e nunca tive problemas
 
Se: a) não há perda de performance e, b) considerando a escassez de mobo daqui uns 3-4 anos pela troca constante de sockets pela Intel... não seria mais inteligente comprar mobos B85, H110, B150 e usar o processador em stock a investir alto em uma das peças mais aptas a queimar no PC e lá na frente ficar no prejuízo?

Eis uma perguntinha que vai na VAIDADE da galera do fórum. Eu ainda não comprei a minha da assinatura, e estou fortemente pensando em pegar a mais barata ao invés de investir mil reais numa mobo que pode queimar tão facilmente como as ditas "baratas".

A maioria compra uma mobo cara não pelos seus recursos, mas por que ... é cara... é a top... é a "poderosa" e a que ficará mais bonitinha no gabinete. Poucos vão numa mobo pelo overclock, mesmo, que é uma das poucas coisas que justificaria. Em termos de qualidade... das marcas mais conhecidas, todas já utilizam capacitores de qualidade... e no uso da cpu em stock não faria mais diferença. Só em over, pois aí teríamos reforço no fornecimento de energia, dissipadores, etc. Sobre RAID, pciex e outros, até as básicas - algumas - já oferecem o necessário.

:poker: Let the treta begins.

Desde que a controladora de memória foi para o processador a diferença de desempenho entre uma mobo low e high em stock é bem pequena, agora olhando para a escassez, se fosse um i7-6700k ao invés de um 4970k seriam dois casos diferentes, o Soquete 1151 ainda tem uma boa vida pela frente, como os core gen7 deverão continuar nesse soquete, enquanto o 4790k que ele citou está no fim da vida, pegar um 6700k hoje e daqui uns 2 anos pegar uma mobo para overclock no soquete 1151 deverá ser algo bem plausível, já no soquete 1150 fica complicado.

Hoje em dia só tenho as minhas dúvidas se realmente é necessário fazer over em um i7 de quarta geração ou superior rodando em stock em 4Ghz, ainda mais sem a pretensão de fazer array de placas de vídeo.
 
Placa mãe mais simples não tira performance do processador, já que está incluso nele a controladora de memória, os PCI-E, tudo...

O que uma placa barata pode te atrapalhar é a pouca quantidade de SATAs, inexistência de possibilidade de overclock, som de baixa qualidade, enfim poucos recursos extras.

Mas de performance dá na mesma, pode pegar um CPU top como o i7 6700K e colocar numa mobo simples, coloca umas memórias bacanas e uma GTX 1070 por exemplo e terás uma bela máquina, mesmo com uma placa de menos de 500,00.
 
eu nunca fiz over, mas quero ter esse gostinho no próximo pc que vou montar.



inclusive eu tenho uma Z87X-UD3H (linha que vc adora Snayperskaya:melior4:) a uns 3 anos e nunca tive problemas

Tu tem todo o conjunto pra over na assinatura. É só fazer.
 
E eu aqui, com minha H81, mantendo de boa o over da assinatura LOL

Antes segurava bem só 4.3, daí troquei o cooler (coloquei um 212X) e agora fica tranquilo em 4.5.

Eu tô doido mesmo, gente?
 
E eu aqui, com minha H81, mantendo de boa o over da assinatura LOL

Antes segurava bem só 4.3, daí troquei o cooler (coloquei um 212X) e agora fica tranquilo em 4.5.

Eu tô doido mesmo, gente?

Como vc está fazendo over em uma mobo no Z?
 
Como vc está fazendo over em uma mobo no Z?
Não entendi sua pergunta...:hmm:

Pera, acho que posso ter entendido. :jornal: Na época eu estava BEM no limite do orçamento e peguei essa MOBO (H81M-C/BR) :mother: para trocar futuramente em outra e possibilitar o over no meu processador (série K).

A placa, na época, nem deixava fazer overclock, mesmo o processador sendo desbloqueado :vader: :nelson:.

Qual não foi minha surpresa quando, uma semana depois de comprar aquela MOBO vagaba de R$230,00, a Asus me anuncia isso:

http://asus.adrenaline.uol.com.br/2...k-em-placas-mae-das-series-h97-h87-b85-e-h81/

:much::thatass::isso::allgoods:

Como eu já tinha o não nas mãos (uma placa que, apesar de possibilitar, muito possivelmente não iria mto longe no over), tentei o over com aquela safadinha mesmo.

E não é que deu? Meu processador sobe fácil o clock, mesmo sem precisar elevar mto as voltagens, então foi só alegria para mantê-lo confortavelmente na casa dos 4.3ghz com cooler stock.

Essa semana eu peguei a 1080 :fuckyeah:, daí joguei o clock para 4.5ghz e troquei o cooler. Está sólido como pedra, com testes de resistência feitos e tudo :banderas:.

Aí eu me pergunto novamente: estou doido mesmo ao fazer um over desses nessa mobo? Será que eu sou um premiado dos céus e (só eu?!) consigo fazer um over de forma tão simplória e tão estável em uma MOBO que, pelo que muitos pregam aqui, não deveria nem ter a honra de ser espetada por uma 1080? :folks:
 
Placas mães baratas terão menos fases de alimentação para o processador e poderão até ter o VRM sem dissipador.

Isso pode gerar drops pq o VRM vai estar fervendo e vai diminuir o clock (ou a voltagem) por proteção.

Justamente como ocorre na Asus m5a78l-m lx.

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1180011-asus-m5a78l-m-lx-br-v2-fx-8350-drop-desempenho/

Não é pq o processador fica em stock, que toda a placa mãe aguenta ele com um pé na costas. Além disso, até certas atualizações de bios e recursos tem certos fabricantes que ignoram as placas de entrada. (Ainda lembro da minha H55 que precisava de uma atualização da Bios e o fabricante só tinha olhos pra P55.)

Sem contar as placas mãe que nem davam boot ou morriam com a RX 480.

Alguns testes hoje já levam isso em consideração, pois a sua cpu pode nem render direito. https://us.hardware.info/reviews/59...-budget-motherboards-put-to-the-test-vrm-test

Abraços!


EDIT1 - Achei interessante colocar um trecho do artigo. https://us.hardware.info/reviews/59...st-new-tests-vrm-temperatures-and-working-pwm

VRM-temperature and throttling

Cheap boards like in this test usually have a limited amount of phases for CPU-powersupply and have no coolingblock on the mosfets. This can cause them to become very hot under heavy CPU-load and in some cases even too hot, making the CPU clock down (throttling), like we noticed in the Gigabyte GA-B85M-HD3 rev. 2.0.

As mentioned we test the boards with a Core i7 4770K, the second best CPU aside from the 4790K you can put on a Haswell-motherboard. As an extra test we have the boards to 10 minutes of H.264 video-encoding, causing a heavy CPU-load. During this test we check if the CPU-frequency is dialed down at any point (throttling) and measure the maximum temperature of the mosfets on the board. As long as the temperature stays below about 80 degrees, two thumbs up. Temps between 80 and 90 are relatively high and anything above 90 slowly creeps into a critical zone.

We perform the tests with an Intel boxed cooler as well as a Cooler Master Hyper 212. That's not without cause: the boxed cooler is a so-called top-flow model, generating airflow onto the mosfets. a tower-model, popular as an upgrade to improve CPU-cooling, blows the air directly backwards and doesn't generate extra airflow and is therefore a worst case scenario for boards with very hot VRMs.

Analisem a placa mãe baratinha, pois uma bem simples pode acabar com a performance do seu processador.
 
Última edição:
Placas mães baratas terão menos fases de alimentação para o processador e poderão até ter o VRM sem dissipador.

Isso pode gerar drops pq o VRM vai estar fervendo e vai diminuir o clock (ou a voltagem) por proteção.

Justamente como ocorre na Asus m5a78l-m lx.

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1180011-asus-m5a78l-m-lx-br-v2-fx-8350-drop-desempenho/

Não é pq o processador fica em stock, que toda a placa mãe aguenta ele com um pé na costas. Além disso, até certas atualizações de bios e recursos tem certos fabricantes que ignoram as placas de entrada. (Ainda lembro da minha H55 que precisava de uma atualização da Bios e o fabricante só tinha olhos pra P55.)

Sem contar as placas mãe que nem davam boot ou morriam com a RX 480.

Alguns testes hoje já levam isso em consideração, pois a sua cpu pode nem render direito. https://us.hardware.info/reviews/59...-budget-motherboards-put-to-the-test-vrm-test

Abraços!


EDIT1 - Achei interessante colocar um trecho do artigo. https://us.hardware.info/reviews/59...st-new-tests-vrm-temperatures-and-working-pwm

VRM-temperature and throttling

Cheap boards like in this test usually have a limited amount of phases for CPU-powersupply and have no coolingblock on the mosfets. This can cause them to become very hot under heavy CPU-load and in some cases even too hot, making the CPU clock down (throttling), like we noticed in the Gigabyte GA-B85M-HD3 rev. 2.0.

As mentioned we test the boards with a Core i7 4770K, the second best CPU aside from the 4790K you can put on a Haswell-motherboard. As an extra test we have the boards to 10 minutes of H.264 video-encoding, causing a heavy CPU-load. During this test we check if the CPU-frequency is dialed down at any point (throttling) and measure the maximum temperature of the mosfets on the board. As long as the temperature stays below about 80 degrees, two thumbs up. Temps between 80 and 90 are relatively high and anything above 90 slowly creeps into a critical zone.

We perform the tests with an Intel boxed cooler as well as a Cooler Master Hyper 212. That's not without cause: the boxed cooler is a so-called top-flow model, generating airflow onto the mosfets. a tower-model, popular as an upgrade to improve CPU-cooling, blows the air directly backwards and doesn't generate extra airflow and is therefore a worst case scenario for boards with very hot VRMs.

Analisem a placa mãe baratinha, pois uma bem simples pode acabar com a performance do seu processador.
Eu li isso agorinha e estava justamente vindo postar ahahaha

Pior que eu fiz justamente a mistura fatal que está descrita no review (trocar o cooler box por um de torre - o 212X, o meu caso). O que acontece? O ar que era jogado na VRM com o cooler box passa a não ser mais jogado com o cooler torre, fazendo a temperatura da VRM (no caso dos testes) ficar próxima de 100ºC :medo:.

Bom ter lido isso. Vou tentar colocar um dissipador ou simplesmente adaptar uma ventoinha jogando o ar novamente lá
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo