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    Atencionamente,

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VR - Tópico Dedicado

Eu já peguei um pouco a manha dele. Fica estável nums 120mbps. Se for um jogo muito arcade é isso mesmo, mas se for um jogo sem muito loading da pra subir pra uns 170 mbps e lidar com algum stutter inicial apenas, durante o jogo ele fica bem liso.
 
Onde você comprou e pagou quanto?
Grabr. Aprox. R$2.450.

Grabr intermedia teu pedido de compra pra um viajante que tá nos EUA com viagem planejada pra sua cidade. Então basicamente eu paguei os R$ 1.600 do Quest + 850 pila em taxas (taxa de pagamento, taxa do Grabr e taxa do viajante).

Quando eu peguei o dólar estava em R$ 5,20+-, agora com o dolar a 4,90 deve sair mais em conta.
 
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Não aguentei a tentação de jogar sem fio e acabei fazendo um "upgrade" do Rift S pro Quest 2.

Tanto o AirLink quanto o Virtual Desktop ficaram jogáveis aqui no wifi 5ghz, mas os gráficos e resolução pioraram MUITO.

Acho que preciso de um roteador novo, possivelmente com wifi6. Pro pessoal que usa, tem algum modelo pra recomendar?
 
To voltando a jogar o oculus, quais jogos recomendam? To a testar o pavlov , quais jogos roda a 120 fps no oculus quest 2? Se eu rodar algum jogo que nao é compativel da ruim ou melhor deixar o padrao 90? Tenho hardware para rodar a 120, mas fiquei na duvida no quesito compatibilidade, queria aproveitar as promoções na steam / argentina que ta bem barato os jogos

Esse SURV1V3 é bacana? Vale?

Aproveitando qual configuração voce usam no virtual desktop? Para latencia, codec, bitrate e etc.... Aqui no half life tá rodando a 40ms, estou achando muito, apesar de achar que está jogavel, porem não sei se é bom esses 40 ou é muito.
 
Última edição:
Galera to fazendo testes aqui do air link vs virtual desktop qual voces estao preferindo? Tava achando o air link uma droga mas ai vi que precisa fixar uma taxa de transferencia para manter uma qualidade boa , mas ao contrario do virtual desktop eu nao consigo saber a latencia real que ta rolando, no virtual desktop rodo mais ou menos a 80 a 100 de taxa.

Minha duvida principal ta no quesito resolução de renderização estou testando o 120hz , no app oculus diz que a recomendada é 3200x1632, enquanto no 72hz 4128x2096.... Oq muda na pratica? Estou tentando usar o 120 hz e com a resolução em 1.3, mas por algum motivo jogos que usam a steam por exemplo a resolução sempre sai cagada, no virtual desktop por causa disso eu tenho variação de fps e travas , ja no air link nao percebi isso.

No resumo de tudo, quais configurações voces estao usando ai?
 
Galera to fazendo testes aqui do air link vs virtual desktop qual voces estao preferindo? Tava achando o air link uma droga mas ai vi que precisa fixar uma taxa de transferencia para manter uma qualidade boa , mas ao contrario do virtual desktop eu nao consigo saber a latencia real que ta rolando, no virtual desktop rodo mais ou menos a 80 a 100 de taxa.

Minha duvida principal ta no quesito resolução de renderização estou testando o 120hz , no app oculus diz que a recomendada é 3200x1632, enquanto no 72hz 4128x2096.... Oq muda na pratica? Estou tentando usar o 120 hz e com a resolução em 1.3, mas por algum motivo jogos que usam a steam por exemplo a resolução sempre sai cagada, no virtual desktop por causa disso eu tenho variação de fps e travas , ja no air link nao percebi isso.

No resumo de tudo, quais configurações voces estao usando ai?
Eu só uso o airlink, afinal funciona bem então não penso em comprar o virtual desktop. Estou conseguindo 170 mbps fixo, sendo que no modo variável não chega nem perto. Os jogos da steam eu aumento a resolução através da steam. O oculus fica em 1.0x. Estou jogando em 90hz pra manter a qualidade também. 120hz com a mesma banda significa degradação da imagem também.
 
Galera to fazendo testes aqui do air link vs virtual desktop qual voces estao preferindo? Tava achando o air link uma droga mas ai vi que precisa fixar uma taxa de transferencia para manter uma qualidade boa , mas ao contrario do virtual desktop eu nao consigo saber a latencia real que ta rolando, no virtual desktop rodo mais ou menos a 80 a 100 de taxa.

Minha duvida principal ta no quesito resolução de renderização estou testando o 120hz , no app oculus diz que a recomendada é 3200x1632, enquanto no 72hz 4128x2096.... Oq muda na pratica? Estou tentando usar o 120 hz e com a resolução em 1.3, mas por algum motivo jogos que usam a steam por exemplo a resolução sempre sai cagada, no virtual desktop por causa disso eu tenho variação de fps e travas , ja no air link nao percebi isso.

No resumo de tudo, quais configurações voces estao usando ai?
Não tenho conhecimento muito a fundo, mas vou compartilhar o que já li sobre e minha experiência.

Pra streamar o jogo sem fio tem 4 parâmetros pra serem equilibrados: resolução, bitrate, Hz e latência.
A resolução é o tamanho da imagem que vai ser renderizada pelo PC, enviada e exibida no HMD; se for baixa, a imagem fica com mais serrilhados e "borrada" quando o HMD faz upscale pra exibir melhor na resolução da tela.
O bitrate também influencia na qualidade da imagem, mas de um jeito mais complexo: pra enviar as imagens com menor latência, o PC comprime elas (tipo um jpg), e quanto mais comprime mais artefatos de compressão aparecem (explicação + exemplos: ) nesse vídeo fala especificamente sobre como algumas cenas ficam piores do q outras q são melhor otimizadas pelo algoritmo de compressão, se forçar o bitrate mais baixo vai ficar bem visível o q acontece, e é mais visível em cenas mais agitadas, movimentadas e detalhadas; se ficar parado olhando pra algo estático a imagem tende a ficar boa momentaneamente.
A taxa de atualização (Hz) são qtos quadros por segundo do jogo seu PC renderiza; quanto mais quadros vc tentar transmitir por segundo, maior a banda q vai utilizar da conexão sem fio, portanto tem q achar um tradeoff entre bitrate e Hz q sua conexão aguente sem ficar travando e engasgando.
A latência é a demora até vc ver a imagem, e mais do q só o tempo pra transmitir do PC pro HMD ela também é afetada por quanto tempo o PC demora pra renderizar o frame (FPS + latência de renderização, NVIDIA se apertar alt + R tem um overlay mostrando isso, tem opções e otimizações pra melhorar), o tempo do PC comprimir a imagem, transmitir e aí o HMD receber, processar e exibir a imagem.


Alguns "pulos do gato":

Latência: dá pra ver a latência do air link ligando uma opção de desenvolvedor q não lembro agora de cabeça, mas não dá pra comparar com a do Virtual Desktop pq ele só mede a latência de transmissão, enquanto o quest mede isso + a latência de processar a exibir a imagem no HMD, e talvez ainda mais coisas; por isso, o virtual desktop tende a mostrar números menores e mta gente acaba achando q a latência é menor qdo na realidade não é - essas ferramentas são boas pra tunar as configurações de cada serviço, mas o único jeito de comparar é na prática.

Bitrate: a opção de mudar o bitrate dinâmico pelo Quest durante o airlink ou não funciona ou tem funcionalidade mto limitada, todos relatam não sentir diferença. O único jeito de tentar um bitrate maior pra ter menos artefatos de compressão é escolher um bitrate manual fixo.

Hz: maiores Hz tem jogabilidade mais fluída, mas exigem mais do PC e saturam a conexão assim como o bitrate; além disso, nem todos os jogos se adaptam dinamicamente ao máximo q o seu PC aguentar, Blade & Sorcery por exemplo, atualmente pelo menos, roda ou nos Hz q vc escolher ou na metade ou menos, portanto no meu caso consigo rodas a uns 90-100 fps se colo 90Hz no quest fica lisinho, mas se coloco 120Hz, q ele não alcança, ele acaba rodando a só 60Hz e não fica legal.

Resolução: mta gente se confunde com as opções de resolução vs Hz do programa Oculus pro PC por causa dos "1x", "1.3x", etc.: na vdd quanto maior a taxa de atualização (Hz) vc escolher, menor é a resolução recomendada pelo programa pra manter a performance e latência, q seria o 1x (se atente q ele muda sozinho a resolução real do 1x quando vc muda os Hz), e as pessoas falam "meu quest só aceita até 1.3x", "o meu vai até 1.5x", etc, na vdd esse número é relativo aos Hz, os desenvolvedores já explicaram que a maior resolução possível no programa é a "nativa" (maior do q a resolução da tela do Quest 2, mas levando em conta distorção da lente, etc fica "nativo"), então assim como as outras opções tem q colocar a maior q conseguir com a performance q vc considerar confortável pra jogar.
Tem mais de um controle de resolução tbm: o q vc seta no programa Oculus do PC ou no virtual desktop é a resolução da imagem q é transmitida pela conexão sem fio, q vai ser sempre upscalada pelo Quest pq a tela e a interface tem a resolução fixa (diferente de um monitor FHD q vc coloca pra rodar em 720p e ele fica com ícones maiores, etc) e a resolução interna em q o jogo é renderizado, q pode ser controlada direto no jogo, na steam, etc, às vezes com algumas particularidades se usar mais de uma opção (Blade & Sorcery por exemplo tem resolution scaling dentro do jogo pra aumentar a performance renderizando em 1/2 da resolução, etc.), essa resolução é totalmente independente da outra.
Não adianta maximizar a interna e a do airlink/vd ser baixa q vai chegar uma imagem pixelada no Quest do msm jeito, e também não adianta botar no airlink/vd uma resolução alta se vc tá rodando o jogo no seu PC em 720p q não vai miraculosamente melhorar nada, o q vai melhorar são os artefatos de compressão assim como no youtube msm em um monitor 1080p se vc coloca o vídeo em 4k fica melhor pq comprime menos, mas se seu bitrate não estivar no máximo já é melhor aumentar ele direto do q botar uma resolução maior.


A latência vc diminui ao diminuir tanto o bitrate qto a resolução e Hz, e tbm tendo um bom sinal de Wi-Fi e roteador. O Wi-Fi 6 (ax) em si traz melhorias em relação ao 5 (ac) principalmente no q diz respeito a conectar muitos dispositivos de uma vez, mas não beneficia o uso do Quest sem fio se vc não estiver tendo problemas com isso; contudo, a TENDÊNCIA é q um roteador ax seja melhor e mais rápido internamente, por ser uma tecnologia ainda nova e difundida mais entre entusiastas e em dispositivos mais high end, mas isso já está começando a mudar e não é garantia. Um bom roteador com Wi-Fi 5 já vai te dar a melhor experiência possível, e tende a sair até mais barato; pesquise e procure opiniões de quem já usou pra isso e recomenda pra fazer uma compra certeira. A qualidade do sinal também influencia.
 
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Não tenho conhecimento muito a fundo, mas vou compartilhar o que já li sobre e minha experiência.

Pra streamar o jogo sem fio tem 4 parâmetros pra serem equilibrados: resolução, bitrate, Hz e latência.
A resolução é o tamanho da imagem que vai ser renderizada pelo PC, enviada e exibida no HMD; se for baixa, a imagem fica com mais serrilhados e "borrada" quando o HMD faz upscale pra exibir melhor na resolução da tela.
O bitrate também influencia na qualidade da imagem, mas de um jeito mais complexo: pra enviar as imagens com menor latência, o PC comprime elas (tipo um jpg), e quanto mais comprime mais artefatos de compressão aparecem (explicação + exemplos: ) nesse vídeo fala especificamente sobre como algumas cenas ficam piores do q outras q são melhor otimizadas pelo algoritmo de compressão, se forçar o bitrate mais baixo vai ficar bem visível o q acontece, e é mais visível em cenas mais agitadas, movimentadas e detalhadas; se ficar parado olhando pra algo estático a imagem tende a ficar boa momentaneamente.
A taxa de atualização (Hz) são qtos quadros por segundo do jogo seu PC renderiza; quanto mais quadros vc tentar transmitir por segundo, maior a banda q vai utilizar da conexão sem fio, portanto tem q achar um tradeoff entre bitrate e Hz q sua conexão aguente sem ficar travando e engasgando.
A latência é a demora até vc ver a imagem, e mais do q só o tempo pra transmitir do PC pro HMD ela também é afetada por quanto tempo o PC demora pra renderizar o frame (FPS + latência de renderização, NVIDIA se apertar alt + R tem um overlay mostrando isso, tem opções e otimizações pra melhorar), o tempo do PC comprimir a imagem, transmitir e aí o HMD receber, processar e exibir a imagem.


Alguns "pulos do gato":

Latência: dá pra ver a latência do air link ligando uma opção de desenvolvedor q não lembro agora de cabeça, mas não dá pra comparar com a do Virtual Desktop pq ele só mede a latência de transmissão, enquanto o quest mede isso + a latência de processar a exibir a imagem no HMD, e talvez ainda mais coisas; por isso, o virtual desktop tende a mostrar números menores e mta gente acaba achando q a latência é menor qdo na realidade não é - essas ferramentas são boas pra tunar as configurações de cada serviço, mas o único jeito de comparar é na prática.

Bitrate: a opção de mudar o bitrate dinâmico pelo Quest durante o airlink ou não funciona ou tem funcionalidade mto limitada, todos relatam não sentir diferença. O único jeito de tentar um bitrate maior pra ter menos artefatos de compressão é escolher um bitrate manual fixo.

Hz: maiores Hz tem jogabilidade mais fluída, mas exigem mais do PC e saturam a conexão assim como o bitrate; além disso, nem todos os jogos se adaptam dinamicamente ao máximo q o seu PC aguentar, Blade & Sorcery por exemplo, atualmente pelo menos, roda ou nos Hz q vc escolher ou na metade ou menos, portanto no meu caso consigo rodas a uns 90-100 fps se colo 90Hz no quest fica lisinho, mas se coloco 120Hz, q ele não alcança, ele acaba rodando a só 60Hz e não fica legal.

Resolução: mta gente se confunde com as opções de resolução vs Hz do programa Oculus pro PC por causa dos "1x", "1.3x", etc.: na vdd quanto maior a taxa de atualização (Hz) vc escolher, menor é a resolução recomendada pelo programa pra manter a performance e latência, q seria o 1x (se atente q ele muda sozinho a resolução real do 1x quando vc muda os Hz), e as pessoas falam "meu quest só aceita até 1.3x", "o meu vai até 1.5x", etc, na vdd esse número é relativo aos Hz, os desenvolvedores já explicaram que a maior resolução possível no programa é a "nativa" (maior do q a resolução da tela do Quest 2, mas levando em conta distorção da lente, etc fica "nativo"), então assim como as outras opções tem q colocar a maior q conseguir com a performance q vc considerar confortável pra jogar.
Tem mais de um controle de resolução tbm: o q vc seta no programa Oculus do PC ou no virtual desktop é a resolução da imagem q é transmitida pela conexão sem fio, q vai ser sempre upscalada pelo Quest pq a tela e a interface tem a resolução fixa (diferente de um monitor FHD q vc coloca pra rodar em 720p e ele fica com ícones maiores, etc) e a resolução interna em q o jogo é renderizado, q pode ser controlada direto no jogo, na steam, etc, às vezes com algumas particularidades se usar mais de uma opção (Blade & Sorcery por exemplo tem resolution scaling dentro do jogo pra aumentar a performance renderizando em 1/2 da resolução, etc.), essa resolução é totalmente independente da outra.
Não adianta maximizar a interna e a do airlink/vd ser baixa q vai chegar uma imagem pixelada no Quest do msm jeito, e também não adianta botar no airlink/vd uma resolução alta se vc tá rodando o jogo no seu PC em 720p q não vai miraculosamente melhorar nada, o q vai melhorar são os artefatos de compressão assim como no youtube msm em um monitor 1080p se vc coloca o vídeo em 4k fica melhor pq comprime menos, mas se seu bitrate não estivar no máximo já é melhor aumentar ele direto do q botar uma resolução maior.


A latência vc diminui ao diminuir tanto o bitrate qto a resolução e Hz, e tbm tendo um bom sinal de Wi-Fi e roteador. O Wi-Fi 6 (ax) em si traz melhorias em relação ao 5 (ac) principalmente no q diz respeito a conectar muitos dispositivos de uma vez, mas não beneficia o uso do Quest sem fio se vc não estiver tendo problemas com isso; contudo, a TENDÊNCIA é q um roteador ax seja melhor e mais rápido internamente, por ser uma tecnologia ainda nova e difundida mais entre entusiastas e em dispositivos mais high end, mas isso já está começando a mudar e não é garantia. Um bom roteador com Wi-Fi 5 já vai te dar a melhor experiência possível, e tende a sair até mais barato; pesquise e procure opiniões de quem já usou pra isso e recomenda pra fazer uma compra certeira. A qualidade do sinal também influencia.

Muito bom o post, gostaria de acrescentar também que vale a pena usar o app Wi-fi analyzer no celular (o meu é Android) pra verificar se não tem outro sinal interferindo na rede 5ghz do Quest.
 
Acabei comprando um cabo pra usar como oculus link no modelo USB-C/USB-C, ao invés de USB-C/USB-A. Meu gabinete não tem entrada USB C.
Alguém sabe responder se esse tipo de solução é válida? Pode acarretar em algum problema?

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Acabei comprando um cabo pra usar como oculus link no modelo USB-C/USB-C, ao invés de USB-C/USB-A. Meu gabinete não tem entrada USB C.
Alguém sabe responder se esse tipo de solução é válida? Pode acarretar em algum problema?

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Não tenho experiência com Oculus Link, mas USBC no geral varia bastante, e o Oculus Link depende de ter uma boa banda, então se certifica q o adaptador q comprar e a porta USB A q for usar são capazes das taxas de transferência necessárias. Mesmo assim, esse tipo de coisa pode dar algum problema e acabar tendo instabilidade ou não funcionando, vejo o pessoal tendo problema até com cabos q no papel deveriam funcionar; o mais recomendado é procurar o de uma marca específica q alguém já testou e validou q funciona.
 
Olá pessoal, estou querendo comprar um quest 2. Me parece que o grabr seria a melhor opção (ao ML aqui e redirecionamento), gostaria de saber se alguém já comprou pelo grabr com algum case? Não sei se tem como comprar 2 itens, nunca comprei nada pelo grabr.
 
Olá pessoal, estou querendo comprar um quest 2. Me parece que o grabr seria a melhor opção (ao ML aqui e redirecionamento), gostaria de saber se alguém já comprou pelo grabr com algum case? Não sei se tem como comprar 2 itens, nunca comprei nada pelo grabr.
Comprei o meu com case, porque não consegui nenhum viajante que quisesse trazer com a caixa. E fiquei com receio de trazerem solto na mala.

Usei o link da Amazon que tem o kit Quest 2 + Case.

Se quiser pegar o Quest com um case que não seja o original, terá que usar 2 ofertas no Grabr. O que tu vai fazer: Deixa a oferta do VR lá, quando alguém aceitar, conversa com a pessoa e explica que tu também precisa do case. Se a pessoa der o OK, você cria a oferta e avisa ela. Aí ela vai lá e aceita e traz junto.


Acabei comprando um cabo pra usar como oculus link no modelo USB-C/USB-C, ao invés de USB-C/USB-A. Meu gabinete não tem entrada USB C.
Alguém sabe responder se esse tipo de solução é válida? Pode acarretar em algum problema?
Tanto USB-C/USB-C quanto USB-C/USB-A, quando se trata de cabos genéricos, existe a chance de não funcionar. A não ser que já seja uma marca/modelo que já falaram que funciona.

Mas como o @antoniogott disse, o que importa é o cabo ter qualidade pra suprir a velocidade de transferência de dados. Se vai conectar no PC via USB-C ou USB-A, é o de menos.

Mas não entendi seu post, tu falou que comprou um cabo no modelo USB-C/USB-C, ao inves de USB-A, mas teu gabinete não tem USB C?

Não é o contrário, tu comprou pra USB-A ao invés de USB-C?
 
Mas não entendi seu post, tu falou que comprou um cabo no modelo USB-C/USB-C, ao inves de USB-A, mas teu gabinete não tem USB C?

Não é o contrário, tu comprou pra USB-A ao invés de USB-C?

Acabei resolvendo com o vendedor do ali, ele acabou enviando USB-A mesmo, deu tdo certo. Não, meu gabinete não tem entrada USB-C.
 
Pessoal, algum consenso entre o Gomrvr vs Bobovr ou outras straps de terceiros?

Tô achando bem chato ter que ajustar a strap original toda hora pra revezar o VR com minha namorada, queríamos algo mais prático e rápido mas sem abrir mão do conforto. Agradeço qualquer opinião ou sugestão.
 
Pessoal, algum consenso entre o Gomrvr vs Bobovr ou outras straps de terceiros?

Tô achando bem chato ter que ajustar a strap original toda hora pra revezar o VR com minha namorada, queríamos algo mais prático e rápido mas sem abrir mão do conforto. Agradeço qualquer opinião ou sugestão.
Talvez tenha visto já, mas falei sobre o BoboVR M2 nesse post: https://forum.adrenaline.com.br/threads/vr-topico-dedicado.585244/post-1075530995

Pra mim é um Halo muito competente e um upgrade gigante sobre o strap original de pano. Sobre o Gomvr não sei opinar especificamente porque não tenho, mas sinceramente, se a estrutura dos dois forem parecidas, vai dar na mesma entre um e outro. Então nem fica quebrando a cabeça. Eu só fugiria de modelos genéricos que custam metade do preço desses kk

Tem um pequeno detalhe, caso você guarde o Headset em case, tipo o case original da Oculus, que é bem compacto, com esses Halos com apoio na testa você não vai conseguir guardar o Headset. Não vai mais caber.

Se você olhar o Elite Strap Oculus, verá que ele não tem apoio na testa, então ele ainda vai caber no case. Mas ter o apoio na testa é um ganho de conforto.
 
Boa tarde !

1) Que pilhas recarregáveis vocês usam em seus controles?

Eu uso da SONY, mas gostaria de opiniões, se têm melhores? Vi no meu controle do ODYSSEY que ele precisa de 3V, ou seja, 2 pilhas de 1,5V, as que tenho da SONY são de 1,2V cada, ou seja, está abaixo do necessário, ou estou enganado? A maioria que encontro é de 1,2 V e as de 1,5 V só importando. Me corrijam se eu estiver equivocado já que não manjo de eletrônica.

2) O meu ODYSSEY está com as películas que protegem as espumas se deteriorando, mesmo não tendo usado há muito tempo e estava coberto/protegido. Gostaria de saber se alguém teve este problema e como resolveu para recuperar a proteção das espumas, encontraram venda de jogo de espumas à parte? Existe alguma forma de recuperar (como se fosse em uma tapeçaria ou algo assim)? É um aparelho muito caro para não ter solução para algo tão simples e de muito baixo custo em relação ao preço do aparelho.


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3) ESSE VR é de ponta nos dias de hoje ou tem outros? (estou por fora do mercado) apenas especulando, estou por fora há bastante tempo).

Óculos Htc Vive Cosmos Vr Headset​

 
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Boa tarde !

1) Que pilhas recarregáveis vocês usam em seus controles?

Eu uso da SONY, mas gostaria de opiniões, se têm melhores? Vi no meu controle do ODYSSEY que ele precisa de 3V, ou seja, 2 pilhas de 1,5V, as que tenho da SONY são de 1,2V cada, ou seja, está abaixo do necessário, ou estou enganado? A maioria que encontro é de 1,2 V e as de 1,5 V só importando. Me corrijam se eu estiver equivocado já que não manjo de eletrônica.

2) O meu ODYSSEY está com as películas que protegem as espumas se deteriorando, mesmo não tendo usado há muito tempo e estava coberto/protegido. Gostaria de saber se alguém teve este problema e como resolveu para recuperar a proteção das espumas, encontraram venda de jogo de espumas à parte? Existe alguma forma de recuperar (como se fosse em uma tapeçaria ou algo assim)? É um aparelho muito caro para não ter solução para algo tão simples e de muito baixo custo em relação ao preço do aparelho.


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3) ESSE VR é de ponta nos dias de hoje ou tem outros? (estou por fora do mercado) apenas especulando, estou por fora há bastante tempo).

Óculos Htc Vive Cosmos Vr Headset​

1) Uso Elgin recarregável, de 1,2V mesmo. Até pensei em importar umas de 1,5V, mas as de 1,2V me atendem de boa, tem vibração, duração OK, então por mim, continuo com essas. Também tenho um Odyssey.

2) Não sei dizer. Mas infelizmente não é tão fácil assim a questão de reposição de peças, ainda mais que os WMR estão descontinuados, exceto pelo HP Reverb. Se quebrar o cabo do Odyssey, por exemplo, já era, vira peso de papel, não tem cabo pra reposição. A esperança seria alguém que manje muito das eletrônica conseguir reparar o cabo.

3) Não existe bem um consenso em relação a qual o melhor headset, o Cosmos deveria ser o equipamento top de linha com rastreamento de dentro pra fora (inside-out), tipo WMR (Odyssey, Explorer, Reverb, etc) e Quest, que não precisam de sensores externos. Porém, parece que o rastreamento dele é péssimo, pior que o Quest que custa metade do preço, o que torna a experiência frustrante, em um equipamento de preço premium...

Em questão de resolução, existem os Pimax, que chegam até os 8K de resolução, mas haja máquina pra renderizar 2x as aplicações em 8K. O Index o pessoal gosta pelos controles, rastreamento individual dos dedos e tal, mas também vi várias reclamações sobre ser frágil. E fora os controles, a tela dele não é melhor que a tela do Odyssey mesmo.

Dos WMR, o Odyssey e o HP Reverb são os melhores, você está muito bem servido. Eu tenho um Odyssey, e se pudesse voltar atrás, acho que teria ido de Reverb, pela questão do cabo que eu falei, que vai eventualmente quebrar e não vou conseguir mais usar o aparelho. Pro Reverb G2 tem reposição de cabo, Mas por questão de desempenho, to feliz com o Odyssey.

Agora tem a limitação do fio, você pode considerar um grande upgrade poder jogar sem fios. Aí o Quest 2 é atualmente a melhor opção, isso não tem nem discussão. Infelizmente tem os probleminhas de vínculo com Facebook e tal, mas to falando de desempenho e uso prático, então não vem ao caso.

Por fim, se tu quiser o melhor rastreamento possível, aí tem que ir de Lighthouse (VR com sensores externos). E acho que a melhor opção é o Index, em questão de resolução. Mas o preço é triste. Abaixo tem os HTC Vive, mas perde bem na resolução e tela pro Odyssey mesmo.

Conclusão: O melhor headset muda dependendo do que tu quer priorizar, os que são melhores em uma coisa acabam perdendo pontos em outra.
 
1) Uso Elgin recarregável, de 1,2V mesmo. Até pensei em importar umas de 1,5V, mas as de 1,2V me atendem de boa, tem vibração, duração OK, então por mim, continuo com essas. Também tenho um Odyssey.

2) Não sei dizer. Mas infelizmente não é tão fácil assim a questão de reposição de peças, ainda mais que os WMR estão descontinuados, exceto pelo HP Reverb. Se quebrar o cabo do Odyssey, por exemplo, já era, vira peso de papel, não tem cabo pra reposição. A esperança seria alguém que manje muito das eletrônica conseguir reparar o cabo.

3) Não existe bem um consenso em relação a qual o melhor headset, o Cosmos deveria ser o equipamento top de linha com rastreamento de dentro pra fora (inside-out), tipo WMR (Odyssey, Explorer, Reverb, etc) e Quest, que não precisam de sensores externos. Porém, parece que o rastreamento dele é péssimo, pior que o Quest que custa metade do preço, o que torna a experiência frustrante, em um equipamento de preço premium...

Em questão de resolução, existem os Pimax, que chegam até os 8K de resolução, mas haja máquina pra renderizar 2x as aplicações em 8K. O Index o pessoal gosta pelos controles, rastreamento individual dos dedos e tal, mas também vi várias reclamações sobre ser frágil. E fora os controles, a tela dele não é melhor que a tela do Odyssey mesmo.

Dos WMR, o Odyssey e o HP Reverb são os melhores, você está muito bem servido. Eu tenho um Odyssey, e se pudesse voltar atrás, acho que teria ido de Reverb, pela questão do cabo que eu falei, que vai eventualmente quebrar e não vou conseguir mais usar o aparelho. Pro Reverb G2 tem reposição de cabo, Mas por questão de desempenho, to feliz com o Odyssey.

Agora tem a limitação do fio, você pode considerar um grande upgrade poder jogar sem fios. Aí o Quest 2 é atualmente a melhor opção, isso não tem nem discussão. Infelizmente tem os probleminhas de vínculo com Facebook e tal, mas to falando de desempenho e uso prático, então não vem ao caso.

Por fim, se tu quiser o melhor rastreamento possível, aí tem que ir de Lighthouse (VR com sensores externos). E acho que a melhor opção é o Index, em questão de resolução. Mas o preço é triste. Abaixo tem os HTC Vive, mas perde bem na resolução e tela pro Odyssey mesmo.

Conclusão: O melhor headset muda dependendo do que tu quer priorizar, os que são melhores em uma coisa acabam perdendo pontos em outra.
Muito obrigado por me atualizar. O meu ODYSSEY usei muito pouco, a única coisa que estranhei foi a película se desgastando.
Caso venha a dar problema no cabo eu mesmo dou um jeito, não sou técnico em eletrônica mas já mexi muito em reparos utilizando fios e ferro de solda, até consertei um cabo de controle XBOX com fio, o cabo ficou "inchado" mas resolveu o problema, também tomo muito cuidado para não ficar dobrando.

Encomendei um jogo de 4 pilhas recarregáveis de Lithium de 1,5 V, foi a única que achei para importar com preço justo, as demais que encontrei o preço do transporte era 3 vezes mais caro que o preço do produto: https://www.amazon.com.br/gp/product/B09BVM51BW/?tag=mundoconectad-20
Também comprei no ML pilhas Energizer de Lithium de 1,5V, mas não são recarregáveis e são caras, chega hoje e servirá para eu testar e comprara a performance e durabilidade.

Valeu mesmo !
 
Muito obrigado por me atualizar. O meu ODYSSEY usei muito pouco, a única coisa que estranhei foi a película se desgastando.
Caso venha a dar problema no cabo eu mesmo dou um jeito, não sou técnico em eletrônica mas já mexi muito em reparos utilizando fios e ferro de solda, até consertei um cabo de controle XBOX com fio, o cabo ficou "inchado" mas resolveu o problema, também tomo muito cuidado para não ficar dobrando.

Encomendei um jogo de 4 pilhas recarregáveis de Lithium de 1,5 V, foi a única que achei para importar com preço justo, as demais que encontrei o preço do transporte era 3 vezes mais caro que o preço do produto: https://www.amazon.com.br/gp/product/B09BVM51BW/?tag=mundoconectad-20
Também comprei no ML pilhas Energizer de Lithium de 1,5V, mas não são recarregáveis e são caras, chega hoje e servirá para eu testar e comprara a performance e durabilidade.

Valeu mesmo !
opa... legal essas pilhas, espero que nao seja taxado.. depois coloca ai quanto tempo levou.
a respeito de carregador, tambem comprou recarregador para elas?
 
opa... legal essas pilhas, espero que nao seja taxado.. depois coloca ai quanto tempo levou.
a respeito de carregador, tambem comprou recarregador para elas?
Então, vou usar o mesmo carregador que tenho NIMH da SONY, pesquisei sobre carregador específico de Lii (Lithium) mas não achei . Acredito que sirva, sei lá
 
Então, vou usar o mesmo carregador que tenho NIMH da SONY, pesquisei sobre carregador específico de Lii (Lithium) mas não achei . Acredito que sirva, sei lá
nao faca isso, vai matar as pilhas. nimh eh carga por corrente, lition eh por controle de voltagem.. algo assim.. corre o risco de explodir.
ja pega um carregador no aliexpress que carrega esse tipo de bateria
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fui procurar e tambem nao achei!!

achei esse pack no lugar. Pelo menos ele ja tem carregamento usb e fica quase o preco do que pagou na amazon

 
nao faca isso, vai matar as pilhas. nimh eh carga por corrente, lition eh por controle de voltagem.. algo assim.. corre o risco de explodir.
ja pega um carregador no aliexpress que carrega esse tipo de bateria
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fui procurar e tambem nao achei!!

achei esse pack no lugar. Pelo menos ele ja tem carregamento usb e fica quase o preco do que pagou na amazon

Olá ! sim, eu fiz isso, fiquei com receio de estragar então pesquisei e comprei um carregador junto com mais 4 pilhas AA e 4 AAA junto com o charger, difícil achar. Eis o link: https://pt.aliexpress.com/item/1005001453229041.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.598fb90ao0OTdT
Aí tem as opções de quantidade de pilhas e com ou sem carregador, esperando chegar, deve demorar.
Segundo observação que consta, é específico para carregar Li-ion de 1,5V, então fechou.
 
Última edição:
Pessoal, comprei meu Quest 2, esperando chegar, primeiro contato com VR na vida. Pelo que pesquisei, e mesmo ficando falido, acho que comprei o melhor que o meu limite poderia oferecer.

Comprei também um cabo de terceiro, pq pretendo usar bastante em simuladores de corrida. Alguém aqui sabe informar se a latência de uns 40, 45ms que pelo que vi é o padrão no link, fica muito ruim pra simuladores de alta velocidade?

Sobre o restante dos games, acho que é mais tranquilo, tenho roteador wifi6, pretendo usar cabo no pc e wifi na sala, q tem mais espaço e é onde fica o roteador.

Uma dúvida que tenho também, é que vejo muita gente falando sobre configurar o oculus no app dele, pra configurar no steamvr, pra não abrir o steamvr e inicializar jogos direto pelo app do oculus. Ou seja, uma salada... Considerando que vou comprar tudo pela steam, qual é a maneira mais correta e plug n play de configurar e jogar?

Vlw!
 

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