Nunca comprei pelo Grabr, poderia dar algumas dicas? Pelo que eu entendi você coloca o anuncio do produto e paga pelo site do próprio Grabr e depois alguém que esteja viajando pode trazer pra você. Na entrega como funciona? Tem algum tipo de garantia? Valeu!
Você faz o anúncio, que é criado em cima de um link de venda do produto, tipo na Amazon.
Ai o produto tem o valor de US$ 299 digamos. Tu descreve os detalhes do produto e adiciona fotos se quiser. Aí tem que escolher se exige caixa ou não (pra produto desse tamanho, raramente a galera aceita com caixa, pra poupar espaço na mala).
No próprio processo de anúncio o Grabr já diz qual será a taxa deles (Grabr), a taxa de cobrança (dos meios de pagamento) e a "recompensa" mínima do viajante. Quando pedi um Quest 2 foi aproximadamente assim:
Produto: $350 (pedi um kit com case de transporte)
Taxa grabr: $43
Impostos US: $33
Viajante: $51
Total: $ 477 > Dolar a R$ 5,30 = ~R$ 2.500
Se tu pedir o Quest 2 seco, fica 300 doletas e as demais taxas também baixam proporcionalmente.
A dica é ter paciência. Pode demorar pra aparecer ofertas por ser um produto grande (normalmente a galera pede coisa pequena tipo celular ou relógio). Aí os viajantes vão obviamente preferir levar um celular/smartwatch de 500 dolares, que não ocupa nada de espaço, do que um trambolho de 300 dolares que gera uma recompensa menor.
Embora eles possam é claro, modificar a recompensa. Se a recompensa minima for 40 dolares, pode chegar gente oferecendo trazer por 60-70 ... Aí tu pode recusar e esperar alguém que cobre algo mais próximo do esperado.
A entrega tu combina com a pessoa. Varia de viajante pra viajante. Quando comprei um fone Beyerdynamic eu encontrei a viajante no aeroporto assim que ela chegou, mas ela se ofereceu pra me entregar no endereço quando ela fosse passar por perto, eu só teria que esperar, então preferi encontra-la.
Quando pedi o Quest, eu tive que ir na casa do cara buscar. Então na dúvida, espere que tu tenha que buscar, a pessoa te entregar no endereço é só uma cortesia.
Garantia é o problema. A única garantia que tu tem é de que o viajante vai te entregar o produto direitinho, senão o Grabr te reembolsa. Fora isso, se em 1 mês der problema no negócio, é bucha. Dependendo da marca do produto, rola garantia internacional, aí depende do viajante te passar a Invoice (nota fiscal). Mas em muitos casos tu não terá garantia alguma estando no Brasil. O Quest mesmo acho que não tem garantia aqui.