Water Cooler Bloco VGA (HD48XX, HD38XX e Outros Modelos “não full cover”)

lucas-10

know-it-all Member
Registrado
Comecei um projeto de bloco para VGA, bem como todos dizem uma foto dispensa mil palavras, ai estão as fotos.

Desenho do bloco.
Vustaexplodida1.jpg

HD48xxBloco2.jpg


Material do “cover” Delrin.
IMGA1498.jpg


Cortado para ser usinado.
IMGA1504.jpg


Usinado.
IMGA1500.jpg

IMGA1503.jpg


Por enquanto e só, mas, vou atualizando na medida que for terminando.

Abraços.
 
massa cara, onde voce faz aqueles bagulho nas maquinas?
 
Mto bom !

Bloco pra VGA tem q ser non-cover mesmo, senão a cada troca de placa de video troca-se tb o block (financeiramente inviavel)
 
massa cara, onde voce faz aqueles bagulho nas maquinas?
O bagulho (bloco) está sendo feito em uma fresadora vertical CNC :D
Mto bom !

Bloco pra VGA tem q ser non-cover mesmo, senão a cada troca de placa de video troca-se tb o block (financeiramente inviavel)
Obrigado e concordo, com a velocidade que as placas de VGA são lançados e inviáveis (pro bolso) os blocos full cover :boring:

Abraços.
 
Pessoal, up de hoje :happy:

Abrindo o canal do o-ring externo.
IMGA1505.jpg


Canal do o-ring interno (1mm).
IMGA1507.jpg


Engraving (gravação).
IMGA1511.jpg


Parte superior do cover (tampa).
IMGA1521.jpg


Parte inferior sem os o-rings.
IMGA1523.jpg


O-rings.
IMGA1526.jpg


Parte inferior com os o-rings.
IMGA1527.jpg


Rosca BSPP 1/4" para os fittings (espigões).
IMGA1528.jpg


Cover com fittings para mangueira de 1/2".
IMGA1529.jpg


Cover com fittings para mangueira de 3/8".
IMGA1530.jpg


Bom, por enquanto e só, amanhã ou depois tem mais :yes:

Abraços.
 
Qual o signficado dos 2 simbolos ?
 
qdo vai rolar teste?
xD
 
Qual o signficado dos 2 simbolos ?

o 1° é w, e o 2° é C hasushsuahsau brincadeira, mas quando ve é hehe

vai ficar show ein, eu tinha visto o seu projeto em outro topico e achei q ia ficar só na telinha... meus parabens cara vai ficar demais. e q legal essa maquinhia ai, faz um monte de coisa.
 
Show de bola lucas , quero so ver funcionando.
Obrigado, eu também estou doidinho para ver funcionado :w00t:

Qual o signficado dos 2 simbolos ?
o 1° é w, e o 2° é C hasushsuahsau brincadeira, mas quando ve é hehe

vai ficar show ein, eu tinha visto o seu projeto em outro topico e achei q ia ficar só na telinha... meus parabens cara vai ficar demais. e q legal essa maquinhia ai, faz um monte de coisa.
Na mosca, e Water Cooler escrito em japonês :p
O legal desta maquininha e que você faz o programa e ele faz o resto, não tem que ficar rodando a manivelinha o dia inteiro Huahhhhhh :laugh:

qdo vai rolar teste?
xD
Assim que terminar, coloco ele para derreter :evil:

uma beleza o block, tenho uma fresa cnc e já desenvolvi um block, é diferente desse seu breve estarei postando fotos no adrena
Obrigado, legal coloca as fotos :snap: para nós trocarmos idéias sobre design, método de fabricação, rendimento, restrições, portabilidade, custos e materiais a serem utilizados nos blocos :yes:
 
qual programa vc uso pra projeta o block?
 
opa, algumas perguntas:

- qual material usado no bloco? por que não cobre?

- qual a precisão dessa máquina?

- que mal lhe pergunte, quanto custa pra um mero mortal fazer isso? digo, usinagem.

Abração e está show de bola o projeto.
 
opa, algumas perguntas:

- qual material usado no bloco? por que não cobre?

- qual a precisão dessa máquina?

- que mal lhe pergunte, quanto custa pra um mero mortal fazer isso? digo, usinagem.

Abração e está show de bola o projeto.
Helio obrigado, bom à base (cold plate) vai ser de cobre (não esta pronto ainda) com alguns pinos para auxiliar a troca de calor. O cover (Tampa) e feita com “delrin” (plástico industrial), se foi fazer o cover com cobre ficaria muito pesado e muito mais caros, principalmente com o tempo de usinagem que bem maior.
A precisão calculada e projetada seria 5um, mas, na pratica 10um, bom depende da distancia percorrida pela mesa, quanto maior a distancia, maior será o erro introduzido, tipo de material e profundidade de corte. Para materiais ferrosos o erro e bem maior.

IMGA1531.jpg


Tem fresadora cnc de 5 mil reais (Mercado livre) e até mais de 1 milhão de reais (Mazak) http://www.mazak.jp/english/products/tate/5304/svc2000l/index.html dá para colocar 2 carros em cima da mesa que ele carrega (carga até 3400Kg) com curso 5080mm no “eixo X” Huahhhh e um monstro :evil: O que estou usando fui eu que fiz a conversão para cnc e não tem preço :lol:

kkkkkkkkkkk acertei ashuashusahasuhsauhsau
:hooray::D:D:D
 
Muito massa .. vou acompanhar o progress
 
Maneiro, vou acompanhar :)

Parabéns pelo progresso heheh
 
opa, algumas perguntas:

- qual material usado no bloco? por que não cobre?

- qual a precisão dessa máquina?

- que mal lhe pergunte, quanto custa pra um mero mortal fazer isso? digo, usinagem.

Abração e está show de bola o projeto.

se voce tem interesse em máquinas cnc é só visitar o site www.guiacnc.com.br
lá tem tudo sobre fresas cnc e como fazer uma, fiz a minha só com informações desse site
 
Muito profissional mesmo.

Estou acompanhado de perto :D

[]'s!

EDIT: Se puder, poste umas fotos de como ficou sua fresa CNC. E me passa seu MSN por aqui ou MP please!

EDIT2: Evite os cantos vivos dentro do bloco, matam o fluxo. Use o maximo que der transições entre planos com raios, pra suavizar as arestas!
 
caraio... eu piro nesses desenhos industriais e depois no q o torno cnc pode fazer. muito legal uns tornos japoneses q "escavam" blocos inteiros de carros, vide o bloco do bugatti veyron de 16 cilindros q é um bloco solido de duraluminio, já que onde é produzido em molsheim na frança, existem leis de proteção ambiental que nao podem "fundir" peças. Ou vc funde no leste europeu - vai e volta de trem, ou faz no cnc.

TA DE PARABENS CARA!!!!! Vc faz o desenho tecnico em que programa?

Abs.

EDIT: Uma Matsuura de 5 eixos trabalhando um bloco V8: http://br.youtube.com/watch?v=QsmiIeAkE-o&feature=related

lindo demais!
 
Parabéns pelo trabalho. O block está com um ótimo desenho.
Aki no meu sistema (cpu e vga) eu uso espigões de 1/2. Sempre fui cabreiro qnto aos de 3/8, mas isso vai de sistema p/ sistema.
O lance é depois de pronto e instalado...é só alegrias hehe, e o principal...SILÊNCIO :D

Vou aproveitar e postar uma foto das temps aki.
Obs: VGA @ (750/1750/2000) PROC @ 3GHz)
Jogando a VGA fica a 52° e o PROC a 35°:D

wcek0.jpg
 
ô loko...essas maquininha são caras! Achei que uma bem comunzona só pra fazer meu block fosse mais baratinha
 
Helio obrigado, bom à base (cold plate) vai ser de cobre (não esta pronto ainda) com alguns pinos para auxiliar a troca de calor. O cover (Tampa) e feita com “delrin” (plástico industrial), se foi fazer o cover com cobre ficaria muito pesado e muito mais caros, principalmente com o tempo de usinagem que bem maior.
A precisão calculada e projetada seria 5um, mas, na pratica 10um, bom depende da distancia percorrida pela mesa, quanto maior a distancia, maior será o erro introduzido, tipo de material e profundidade de corte. Para materiais ferrosos o erro e bem maior.

IMGA1531.jpg


Tem fresadora cnc de 5 mil reais (Mercado livre) e até mais de 1 milhão de reais (Mazak) http://www.mazak.jp/english/products/tate/5304/svc2000l/index.html dá para colocar 2 carros em cima da mesa que ele carrega (carga até 3400Kg) com curso 5080mm no “eixo X” Huahhhh e um monstro :evil: O que estou usando fui eu que fiz a conversão para cnc e não tem preço :lol:


:hooray::D:D:D

Grande, sinceramente? Muito interessante seu tópico.

É legal ver "como as coisas são feitas" e a praticidade e facilidade, que hoje, as pessoas tem usando essas máquinas que por sinal, são hiper precisas.

Vejo muito disso no American Choppers quando eles precisam criar uma peça ou uma roda de moto. Sem contar os detalhes que seria o "engraving" em peças já prontas.

Sobre o material, fiz uma ligeira confusão com cover e block. A base em si será de cobre mas a "tampa" é desse material plástico industrial que eu acho, que é aquele usado como "pézinho" de aparelhos ou gabinetes. Rigido pra caramba.

Estou acompanhando o tópico. Novamente, meus parabéns.
 
Muito massa .. vou acompanhar o progress
Maneiro, vou acompanhar :)

Parabéns pelo progresso heheh
Valeu pessoal, muito obrigado pelo interesse neste projeto.
Semana que vem tem mais up. Stay tuned :thumbs_up

Muito profissional mesmo.

Estou acompanhado de perto :D

[]'s!

EDIT: Se puder, poste umas fotos de como ficou sua fresa CNC. E me passa seu MSN por aqui ou MP please!

EDIT2: Evite os cantos vivos dentro do bloco, matam o fluxo. Use o maximo que der transições entre planos com raios, pra suavizar as arestas!
Falta fazer as proteções dos mecanismos e pintura em algumas partes, após o termino pretendo abrir um tópico em local adequado para isso, para não desfigurar o foco deste tópico. O próximo projeto será o retrofitting de um cnc tipo portal, para ter uma idéia à base onde é montado todo o mecanismo é um bloco inteiriço de granito preto retificado que mede aproximadamente 2m x 2m com espessura de 60cm, é bem pesadinho :sly:

Bem lembrado sobre as restrições causadas pelos cantos vivos, antes de começar a usinar “um amigo” fez simulação com CFD e como as linhas de fluxo não apresentavam muita turbulência na entrada, resolvi fazer um protótipo para testar na pratica.
HD48xx4.jpg


caraio... eu piro nesses desenhos industriais e depois no q o torno cnc pode fazer. muito legal uns tornos japoneses q "escavam" blocos inteiros de carros, vide o bloco do bugatti veyron de 16 cilindros q é um bloco solido de duraluminio, já que onde é produzido em molsheim na frança, existem leis de proteção ambiental que nao podem "fundir" peças. Ou vc funde no leste europeu - vai e volta de trem, ou faz no cnc.

TA DE PARABENS CARA!!!!! Vc faz o desenho tecnico em que programa?

Abs.

EDIT: Uma Matsuura de 5 eixos trabalhando um bloco V8: http://br.youtube.com/watch?v=QsmiIeAkE-o&feature=related

lindo demais!
Valeu 1gaum, você tem um MP :rolleyes:

Parabéns pelo trabalho. O block está com um ótimo desenho.
Aki no meu sistema (cpu e vga) eu uso espigões de 1/2. Sempre fui cabreiro qnto aos de 3/8, mas isso vai de sistema p/ sistema.
O lance é depois de pronto e instalado...é só alegrias hehe, e o principal...SILÊNCIO :D
Obrigado, agora sei como usar o tag SPOILER :p
Silêncio vale ouro, principalmente quando você roda programas pesados e dorme no mesmo quarto.

ô loko...essas maquininha são caras! Achei que uma bem comunzona só pra fazer meu block fosse mais baratinha
Se você comprar uma comunzona e tentar fazer um circulo pequeno, vai ter um quadrado e se tentar fazer um quadrado vai conseguir um retângulo Huhhhhhhhhhh. Tem muita folga nos eixos :whistle:

Grande, sinceramente? Muito interessante seu tópico.

É legal ver "como as coisas são feitas" e a praticidade e facilidade, que hoje, as pessoas tem usando essas máquinas que por sinal, são hiper precisas.

Vejo muito disso no American Choppers quando eles precisam criar uma peça ou uma roda de moto. Sem contar os detalhes que seria o "engraving" em peças já prontas.

Sobre o material, fiz uma ligeira confusão com cover e block. A base em si será de cobre mas a "tampa" é desse material plástico industrial que eu acho, que é aquele usado como "pézinho" de aparelhos ou gabinetes. Rigido pra caramba.

Estou acompanhando o tópico. Novamente, meus parabéns.
Eu também assisto o American Choppers, só que às vezes eles fazem o “ajuste fino” na martelada Huahhhhhh :lol: isso na cara dura na frente das câmeras. O uso de termoplástico e bem comum na industria alimentícios, farmacêuticos e outras áreas, e possível criar até engrenagens com elas. Na leitora ótica do seu PC tem engrenagem e mecanismos feito com este tipo de material.

Abraços a todos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo