Water Cooler Bloco VGA (HD48XX, HD38XX e Outros Modelos “não full cover”)

Legal a simulação, ficou bem explicito o sentido do fluxo e tal. Mas e queda de pressão? De fluxo? Acho que dá pra otimizar um pouco isso aí...ate por teste depois. Fazer um outro top com os cantos arredondados a mão mesmo...e medir o fluxo.
Só pegar o básico de mecanica dos fluidos...linhas de fluido, descolamento da camada superficial em arestas deste tipo e como altera o escoamento do fluido.

Mas ficou só como uma dica mesmo, não quero nem de longe colocar defeito do seu trabalho, que está maravilhoso! Parabens!

Dei uma pesquisada sobre as CNC caseiras e montaria uma se não morasse num apê tão pequeno, mas fica pra depois! A sua é dakele forum lá? Controlando os motores de passo com o Smile?

Se você começar a fazer uns blocks especificos não-universais, ja ia ganhar um cliente. Até no universais tambem ahuauh. Tem meu total apoio e se precisar de algo nesse sentido, mé dá um tok!

Abraços!
 
Legal a simulação, ficou bem explicito o sentido do fluxo e tal. Mas e queda de pressão? De fluxo? Acho que dá pra otimizar um pouco isso aí...ate por teste depois. Fazer um outro top com os cantos arredondados a mão mesmo...e medir o fluxo.
Só pegar o básico de mecanica dos fluidos...linhas de fluido, descolamento da camada superficial em arestas deste tipo e como altera o escoamento do fluido.

Mas ficou só como uma dica mesmo, não quero nem de longe colocar defeito do seu trabalho, que está maravilhoso! Parabens!

Dei uma pesquisada sobre as CNC caseiras e montaria uma se não morasse num apê tão pequeno, mas fica pra depois! A sua é dakele forum lá? Controlando os motores de passo com o Smile?

Se você começar a fazer uns blocks especificos não-universais, ja ia ganhar um cliente. Até no universais tambem ahuauh. Tem meu total apoio e se precisar de algo nesse sentido, mé dá um tok!

Abraços!

Rbsmontemor obrigado pelo interesse e apoio neste projete e sugestão aceita :yes: sugestões e criticas construtivas sempre serão bem vindas, no que der para melhorar vamos melhorar o projeto, ferramentas para medição temos alguns (fig. abaixo). Sobre o CNC, ainda prefiro trocar idéias em um local mais apropriado (nesse fórum tem algum lugar que podemos discutir isso?), para não ficar cruzando as linhas e desfigurar o tema do tópico.
Quanto a "fazer blocks", envolve planejamento como preparar ferramentas específicas para usinagem, otimização nos processos, seleção de matéria prima com qualidade e acessibilidade e não menos importante “os custos”.
Bom, por enquanto e um protótipo para teste, se os resultados não forem satisfatórios partiremos para outros modelos :evil:

Abraços.

IMGA1122.jpg
 
Show de bola, onde trabalhava tinha 3 CNCs.
Uma Wotan Antiga mas com monitor colorido "esqueci o modelo" e duas Hass VF-5 se não me engano.
Eu fazia estagio em engenharia eletrica na epoca, muito show memso trabalhar com essas máquinas.

Lá na empresa a máquina nào parava, até cheguei a pensar em fazer Blocks lá, até dava mas se pegassem era olho da rua, parar produção para brincar era foda ! hehehhehe

Parabéns ficou show

Para quem não conhece
VF-52000A.jpg


Show mesmo !
 
trabalho impecávell, pelo viato vai ficar top!
Splinter™ obrigado pela visita e pelos comentários, ainda bem que você não trocou o “t” pelo “d”. :huh::eek::):D:D:D:D
Valeu, abraços.

Show de bola, onde trabalhava tinha 3 CNCs.
Uma Wotan Antiga mas com monitor colorido "esqueci o modelo" e duas Hass VF-5 se não me engano.
Eu fazia estagio em engenharia eletrica na epoca, muito show memso trabalhar com essas máquinas.

Lá na empresa a máquina nào parava, até cheguei a pensar em fazer Blocks lá, até dava mas se pegassem era olho da rua, parar produção para brincar era foda ! hehehhehe

Parabéns ficou show

Show mesmo !

Fum4ditos obrigado, por isso que fiz o meu, posso usinar o que quiser e ninguém me manda pra rua Huahhhhh :yes:
Muito show as máquinas da Hass. Abraços.
 
Nossa kara show de bola se bloco. Eu estou querendo fazer um para mim de cobre e em cima em acrilico mesmo , fazer uns dois , para cpu e outro para gpu, só quero ver primeiro onde acho o o-ring, tem um casa de borracha aqui perto deve ter , achar o pedaço de cobre e acrilico acho facil ehehe , e tambem alguem com maquinario aqui proximo claro
mas seu bloco está lindo :yes:
 
Nossa kara show de bola se bloco. Eu estou querendo fazer um para mim de cobre e em cima em acrilico mesmo , fazer uns dois , para cpu e outro para gpu, só quero ver primeiro onde acho o o-ring, tem um casa de borracha aqui perto deve ter , achar o pedaço de cobre e acrilico acho facil ehehe , e tambem alguem com maquinario aqui proximo claro
mas seu bloco está lindo :yes:

Se vc for do Rio de Janeiro te dou as dicas todas e te passo as lojas onde vc pode comprar acrílico, cobre e o`rings.

De material p/ o meu último block que fiz p/ vga, ñ gastei mais do que 30 reais.
8 reais (par) espigão de 1/2
15 reais dois pedaços cortados de acrílico.
4,50 uma chapa de cobre de 5cm²

Agora..as ferramentas já são outra história....bem mais caras. Como possuo furadeira de bancada e outras mais, já ñ gasto tanto, é só meter a mão e fabricar o bloco.

A usinagem que o criador do tópico tá fazendo é de primeira linha.
O meu block da CPU eu já usinei em torno tb, mas é torno de bancada, ótimo p/ se usinar cobre, só ñ tem a mobilidade de uma fresa.
O block da CPU q fiz é um pedaço de cobre maciço de 51mm², o qual rebaixei 7cm no centro e deixei 3mm de base. Ele é muito eficiente, só que o gasto com o cobre já foi um pouco maior, cerca de 30 Reais só o cobre.

Valew ae e mais uma vez parabéns ao ótimo trabalho.:thumbs_up
 
Keep up the good work!!!

Parabéns!!
 
Se vc for do Rio de Janeiro te dou as dicas todas e te passo as lojas onde vc pode comprar acrílico, cobre e o`rings.

De material p/ o meu último block que fiz p/ vga, ñ gastei mais do que 30 reais.
8 reais (par) espigão de 1/2
15 reais dois pedaços cortados de acrílico.
4,50 uma chapa de cobre de 5cm²

Agora..as ferramentas já são outra história....bem mais caras. Como possuo furadeira de bancada e outras mais, já ñ gasto tanto, é só meter a mão e fabricar o bloco.

A usinagem que o criador do tópico tá fazendo é de primeira linha.
O meu block da CPU eu já usinei em torno tb, mas é torno de bancada, ótimo p/ se usinar cobre, só ñ tem a mobilidade de uma fresa.
O block da CPU q fiz é um pedaço de cobre maciço de 51mm², o qual rebaixei 7cm no centro e deixei 3mm de base. Ele é muito eficiente, só que o gasto com o cobre já foi um pouco maior, cerca de 30 Reais só o cobre.

Valew ae e mais uma vez parabéns ao ótimo trabalho.:thumbs_up

Homemade realmente é uma maravilha! E não achei caro 30 reais a materia prima do block, e a corrozão? tem como fazer alguma prevenção ou algo assim ?
 
Pessoal, obrigado pelos comentários and stay tuned :yes:

Up de hoje bem magro, o cara aqui esqueceu de levar a maquina fotográfica :snap: Huahhhhhh :slap:, mas, tem as fotos da retenção do bloco pronto. A minha intenção era de fazer com chapa metálica com 2mm de espessura e mandar cromar depois.
Consultei o pessoal da cromagem e o prazo de entrega foi de um mês, e muito tempo :thumbsdow Bom, como tinha um pedaço de alumínio de 2mm sobrando, acabei usando ela mesmo.

IMGA1532.jpg


IMGA1535.jpg


IMGA1536.jpg


IMGA1534.jpg


Abraços.
 
Homemade realmente é uma maravilha! E não achei caro 30 reais a materia prima do block, e a corrozão? tem como fazer alguma prevenção ou algo assim ?

A corrosão é certa de ocorrer, mas é à longo prazo, ainda mais quando se misturam metais de diferentes categorias, tipo:
block de cobre com espigão de latão e radiadores de alumínio.
Tem usuários de water cooler que usam soluções misturadas a àgua e etc p/ dar uma prevenida, mas eu particularmente, uso água pura e em determinados tempos eu faço a manutenção preventiva, que se resume em:
Desmontagem do bloco e limpeza por dentro da base de cobre com escova de aço. Limpeza dos radiadores(uso 2 interligados) e troca da água, pois em contato com a luz por muito tempo, ocorre formação de algas.

Abraço brother:thumbs_up



Pessoal, obrigado pelos comentários and stay tuned :yes:

Up de hoje bem magro, o cara aqui esqueceu de levar a maquina fotográfica :snap: Huahhhhhh :slap:, mas, tem as fotos da retenção do bloco pronto. A minha intenção era de fazer com chapa metálica com 2mm de espessura e mandar cromar depois.
Consultei o pessoal da cromagem e o prazo de entrega foi de um mês, e muito tempo :thumbsdow Bom, como tinha um pedaço de alumínio de 2mm sobrando, acabei usando ela mesmo.

Abraços.

Com certeza brother, a presilha cromada iria ficar linda d+, mas 2 meses de espera seria cruel.
Está divino este block.
A ATI é uma maravilha p/ se implantar um water block, pois a furação é de uma medida que se encontra parafusos com mais facilidade.
Aki na 8800GT eu sofri para achar parafusos de 2mm:yucky:...Ah!! Como eu xinguei os engenheiros da Nvidia hehe
Qual será a espessura da base de cobre q irá usar?

Abraço brother.:thumbs_up
 
pqp q demora pra cromar uma pecinha desse tamanho...

mas assim de aluminio tbm fico show, quero ver como vai ficar a base. e claro ele funcionando e as temps tbm hehe.
 
pqp q demora pra cromar uma pecinha desse tamanho...

mas assim de aluminio tbm fico show, quero ver como vai ficar a base. e claro ele funcionando e as temps tbm hehe.

Problema da cromagem não é o tamanho da peça e sim o tempo que demora passar pelos processos quimicos...

Gostei muito do block. eu estava projetando um sistema para minha máquina, tudo home made mesmo, mas o problema é quando voce vai fazer a parte da fresagem... os mecanicos por ai cobram caro, e nem sempre fica do jeito que vc quer...
 
Com certeza brother, a presilha cromada iria ficar linda d+, mas 2 meses de espera seria cruel.
Está divino este block.
A ATI é uma maravilha p/ se implantar um water block, pois a furação é de uma medida que se encontra parafusos com mais facilidade.
Aki na 8800GT eu sofri para achar parafusos de 2mm:yucky:...Ah!! Como eu xinguei os engenheiros da Nvidia hehe
Qual será a espessura da base de cobre q irá usar?

Abraço brother.:thumbs_up
pqp q demora pra cromar uma pecinha desse tamanho...

mas assim de aluminio tbm fico show, quero ver como vai ficar a base. e claro ele funcionando e as temps tbm hehe.
Pois é, a demora é por ser uma pecinha só, se fosse acima de 1000 peças acho que não iria demorar tanto.
O processo de cromagem é demorado e exige ajustes no processo para cada tipo de material, para as empresas não vale a pena todo este trabalho só para uma pecinha, o prazo longo é um modo educado de dizer “NÃO” Kkkkkkkkk. A próxima etapa do projeto será a usinagem da base, fique de olho, estarei postando mais detalhes lá.

Problema da cromagem não é o tamanho da peça e sim o tempo que demora passar pelos processos quimicos...

Gostei muito do block. eu estava projetando um sistema para minha máquina, tudo home made mesmo, mas o problema é quando voce vai fazer a parte da fresagem... os mecanicos por ai cobram caro, e nem sempre fica do jeito que vc quer...
Realmente o processo de fresagem para só uma peça não é barato, muito mais quando é feita por cnc. Para se ter uma idéia a fresa "ferramenta de corte" de boa qualidade (Ex. OSG) custa na media em torno de R$90,00 cada (depende do diâmetro), no meu projeto utilizo 4 fresas de diâmetros diferentes e mais um disco para fazer as ranhuras. Soma-se a isso o tempo gasto, depreciação da maquina, custos com a infra-estrutura (local de trabalho, luz, água e outras despesas) e os impostos que estão embutidos em todos os itens acima, já da para imaginar o preço final para se fazer somente um bloco. Em quantidades maiores possibilita “diluir” os gastos, sendo o preço final dos blocos bem mais acessível.

Abraços.
 
lucas-10 ficou mto loco esse gpu block.
quero ver montado depois xD
 
Primeiro Kanji é o Kanji de "água", em japonês "Mizu"
O segundo Kanji é de "gelado", em japonês "Tsumetai"

Acho que agora dá para ter uma idéia do significado ali, rsrsrsrsrs.
 
lucas-10 ficou mto loco esse gpu block.
quero ver montado depois xD
Valeu BeToOo, eu também to loco para colocar água nele :evil:

Primeiro Kanji é o Kanji de "água", em japonês "Mizu"
O segundo Kanji é de "gelado", em japonês "Tsumetai"

Acho que agora dá para ter uma idéia do significado ali, rsrsrsrsrs.
André, obrigado pelas explicações :thumbs_up


Pessoal, up de hoje.

Cobre cortado e acabado na medida para ser usinado.
IMGA1277.jpg


Usinando o rebaixo das laterais.
IMGA1279.jpg


Os Rasgos feitos com disco, não tirei fotos do processo, como não terminei o sistema de refrigeração, usei fluido de corte e ficou uma sujeira só e nada agradável de se olhar, foto após a limpeza.
IMGA1545.jpg


A base.
IMGA1550.jpg

IMGA1549.jpg

IMGA1551.jpg


Falta dar mais um pouco de polimento.
IMGA1552.jpg


Modelos de Nozzles (direcionadores).
IMGA1554.jpg

IMGA1541.jpg

IMGA1544.jpg


Montado no Cover (Tampa).
IMGA1555.jpg

IMGA1556.jpg


Por enquanto é só pessoal agora estou esperando os parafusos de inox chegarem para poder fazer a montagem.
A próxima etapa será o teste de pressure drop (perda de pressão):yes:

Abraços.
 
show de bola hein...muito bom mesmo, bem que vc podia comercializar uns ae né?:said::said: sasrsrsrsr PARABÉNS ta ficando muito show mesmo cara
 
Uau! Tá ficando show mesmo!

Você e o Omegafire dão lado a lado na fabricação de BLocks, hein ?

Valeu e continue assim!
 
ae lucas, tu vai vender ou fazer por encomenda, sei la?
esta lindo mesmo, estou acompanhando desde o começo e estou achando o maximo.
trabalho num ferro velho grande aqui em curitiba, chega muitas peças de cobre boas para isso e queria fazer essas coisas, mas na mareta não dã né lololololol...
cara esta muito maneiro mesmo!!!!!!!!!!!!!
 
Tá show do milhão.
E radiador, irá comprar os tipo feitos para water cooler mesmo p/ se usar preso ao case ou irá colocar radiadores de ar quente de carros?
Aki no meu, uso 2 radiadores de Volks importados com tubos flat, interligados, q são tão bons que posso usar eles sem ventoinha que seguram a onda da VGA e CPU. Mas como ñ sou louco de deixar as mangueiras aquecerem de graça, uso duas ventoinhas na coifa.
Mais uma vez, parabéns pelo Good Job :D
 
Uia... to gostando hehehehe

Quando for vender me da um toque!
 
cara parabens, este seu block está de nivel dos block profissionais, ai se tu for vender tem um cliente aqui, eu tinha duas hd 4850 e atualmente estou com uma gtx280, e quero montar um WC para ela e a o e8500 se tiver inteção de fazer para vender um compro, este seu é de primeira....

abraço
 
Undercover; L30N4RD0; Henrique Araujo; AlettoGrosso; LeandroJVariniabens.

Pessoal, obrigado pelos comentários. Woww, este deve ser (ou é) o fórum mais liberal do Brasil :yes:
Sou novo por aqui, mas até agora não vi nenhum moderador “tesourando” os post como nos outros fóruns Kkkkkkkk. Por enquanto e um protótipo e vamos ver os resultados dos testes, o próximo teste será de pressure drop, só faltam quatro parafusinho para acabar de montar o bloco. Abraços a todos.

Tá show do milhão.
E radiador, irá comprar os tipo feitos para water cooler mesmo p/ se usar preso ao case ou irá colocar radiadores de ar quente de carros?
Aki no meu, uso 2 radiadores de Volks importados com tubos flat, interligados, q são tão bons que posso usar eles sem ventoinha que seguram a onda da VGA e CPU. Mas como ñ sou louco de deixar as mangueiras aquecerem de graça, uso duas ventoinhas na coifa.
Mais uma vez, parabéns pelo Good Job :D

WmDn obrigado. Estou pensando em usar os radiadores da foto abaixo, na foto esta inclusa também o “CBR” (Cooler Burn Rack), não é exatamente um rack, mas é um simulador de CPU. Depois dos testes de perda de pressão coloco mais detalhes sobre testes de temperatura. Abraços.

IMGA1396.jpg
 
WmDn obrigado. Estou pensando em usar os radiadores da foto abaixo, na foto esta inclusa também o “CBR” (Cooler Burn Rack), não é exatamente um rack, mas é um simulador de CPU. Depois dos testes de perda de pressão coloco mais detalhes sobre testes de temperatura. Abraços.

Boa Lucas. Esse radiador é muito eficiente, e é um dos mais usados. Eu só me esquecí a marca dele, mas é top de linha.
O bom é q ele já tem a marcação para prender, acho q 2 FANs de 120`.
Pelo desenho do seu block e o material usado p/ a tampa e base, juntando outro fator importante que é a VGA ñ esquentar de natureza, vai ser sucesso total.
De repente a sua VGA em IDLE ficará na casa dos 20 à 27°, no chutômetro.

No meu sistema eu fiz ligações independentes entre VGA e CPU, pois antes a saída da CPU ia direto p/ VGA e ela conseqüentemente já recebia uma água com uma certa temperatura.
Depois q separei a ligação, deu uma melhorada. A 8800GT q já é esquentadinha, aki em IDLE fica a 39°, sendo que overclockada direto e jogando vai no máx a uns 52°. A CPU overclockada tb, fica em IDLE em 25° e jogando vai a uns 35°.

O radiador que uso, no caso são 2 é esse aqui:
radiador.jpg

Valew brother.
Grande Abraço e Boa Sorte e sucesso no seu projeto.:thumbs_up
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo