[AJUDA] Water Cooler para o Ryzen 7 5700x3d

Eder Henrique Biason

New Member
Salve galera, estou montando meu primeiro PC "high end" e queria uma sugestão de water cooler para o ryzen 7 5700x3d, visto que é um processador com alto TDP por conta do v-cache.

Estava entre duas opções que acho que são as melhores até o momento, mas se tiver algum com o preço melhor e que atenda a necessidade do 5700x3d, estou aceitando kkkkk

São os dois que mais me passaram confiança em termos de construção e eficiência.

Eu tenho uma variação desse MasterLiquid aí, que segura o 5800X3D, que é mais quente que o 5700X3D, de boa. É o que eu posso recomendar por experiência própria, apesar de, nos reviews, falarem de opções mais eficientes, porém, nunca testei pra saber. Eu recomendo.

Eu tenho uma variação desse MasterLiquid aí, que segura o 5800X3D, que é mais quente que o 5700X3D, de boa. É o que eu posso recomendar por experiência própria, apesar de, nos reviews, falarem de opções mais eficientes, porém, nunca testei pra saber. Eu recomendo.
Ouvi falar desse também, quantos graus mais ou menos ele fica? em ocioso e estresse

Ouvi falar desse também, quantos graus mais ou menos ele fica? em ocioso e estresse
Eu vou considerar as temperaturas do Package e Geral, ok?

Em Idle, num dia como hoje (25 graus aqui), fica entre 32 graus o CPU e 36 graus o Package. Aí, mexendo no PC, dá umas osciladinhas pra 41 ~ 42 graus o package (assistindo vídeo e tal), e uns 36 graus o CPU.

Em jogos, fica uns 66 ~ 68 graus o Package, e uns 62 graus o CPU. Já em testes de estresse, o CPU não passa de 68 graus, e o Package fica em torno de 76 ~ 78 (aqueles testes de tortura sintéticos). É bem abaixo da margem de segurança do CPU, que é acima de 90 graus.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ó, tirei uns prints pra ilustrar:

Idle:

8uW7HzZ.jpeg

Teste sintético em 100%:

mZgziDw.jpeg

(Não muda muito a temperatura depois de passar mais tempo, mas só deixei dar uma aquecida aí pra tirar o print).

Última edição:
Realmente ele segura bem, acho que vou ir de Cooler Master mesmo, tem alguns outros custo benefícios mas não sei se vale a pena arriscar por serem marcas não muito renomadas no mercado
Obrigado pela atenção ai, ajudou bastante

Caramba... a mesma duvida que eu tava para o mesmo processador. Sorte que achei o post, pq estava pra trocar pra esse mesmo processador mas fiquei na duvida de qual WC pegar. Tinha visto esses da cooler master e o da giga. Agora tbm vou ficar com o da Cooler Master por ser mais barato e eficiente ao ponto de segurar tranquilo o 5700x3d.

Cara, acabei pegando um da Deep Cool, que parece até ser melhor que o da Cooler Master segundo a especificação técnica de cada um.

Water Cooler Deepcool LE720, peguei na Terabyte. O preço estava mais baixo que o da Cooler Master, então acabei optando por ele, espero que seja bom kkkkk
A marca é bem famosa e os reviews falam bem dele, fica a sugestão ai também

Vou deixar o meu como referência de Water Cooler para Ryzen 7 5700X3D. Peguei o Water Cooler Rise Mode Aura Ice Black ARGB na Kabum (Se o site da kabum se mostrar indisponível, clique aqui para Wayback Machine)

Numa temperatura ambiente de ~30°C, a temperatura do processador está marcando entre ~39°C e ~42°C para navegação web, assistindo vídeos. E com a pasta térmica Arctic MX-4. Paguei R$ 393,70 com frete em julho/24.

Fiz um teste de estresse no Aida64: https://postimg.cc/1V1zJV1y

Fiz um teste de estresse no Aida64: https://postimg.cc/1V1zJV1y

Bom, ai no teste do AIDA64 a temperatura do 5700X3D chegou a 76 graus, o que esta bom.

Porém, esse WC custou R$ 393,70 .

Aqui nesse teste um air cooler DeepCool AG400 - R$ 126,90 deixou o Ryzen 7 5700X3D rodando o Blender em 74,3 graus, com pico em 76.5 graus.

Resumo da opera: os R$ 263,70 gastos a mais não fizeram diferença. 😉

E sendo da marca "Rizy|Mody" corre o risco de vazamentos, do líquido evaporar com pouco menos de dois anos de uso...

Acho besteira comprar WC para um 5700X3D.
Um air cooler mediano já resolve bem.

• Curtir
Reações: zex
Bom, ai no teste do AIDA64 a temperatura do 5700X3D chegou a 76 graus, o que esta bom.

Aqui nesse teste um air cooler DeepCool AG400 - R$ 126,90 deixou o Ryzen 7 5700X3D rodando o Blender em 74,3 graus, com pico em 76.5 graus.

Resumo da opera: os R$ 263,70 gastos a mais não fizeram diferença. 😉

E sendo da marca "Rizy|Mody" corre o risco de vazamentos, do líquido evaporar com pouco menos de dois anos de uso...
Sim, foi meu primeiro Water Cooler e quis evitar pegar um outro Air Cooler por questão de estética e tem me atendido bem até o momento. Claro que há muitas variáveis a ser considerado como temperatura ambiente, pasta térmica, airflow do gabinete e quantidade de fans por exemplo. Em comparação ao Air Cooler Mirage 5 da Aerocool chegou a reduzir ~4°C em idle.

Em relação ao vazamento, esse risco existe em qualquer Water Cooler e se o líquido evaporar, há possibilidade de repor. Qualquer coisa, relato no fórum sobre a questão de durabilidade do produto.

Acho besteira comprar WC para um 5700X3D.
Um air cooler mediano já resolve bem.

Não da pra comparar um teste com outro em ambientes diferentes.

Mas o cara pediu um water cooler.

O que o culto do air cooler não leva em consideração é que o WC geralmente fica muito mais bonito em cases todos de vidro.

Aqui uso um WC Redragon mais atual e sai dos 81º para 72º (no blender) trocando o Gammaxx GTE V2 por ele, fora que não combinava nada com o case novo.

Sempre curti e tive air cooler de torre, são baratos, não dão dor de cabeça e muito mais simples de limpar.

Mas nesse setup não combinou, faço uma mistura de componentes em preto e case/fans/wc brancos.

O que o culto do air cooler não leva em consideração é que o WC geralmente fica muito mais bonito em cases todos de vidro.

Aqui uso um WC Redragon mais atual e sai dos 81º para 72º (no blender) trocando o Gammaxx GTE V2 por ele, fora que não combinava nada com o case novo.

Sempre curti e tive air cooler de torre, são baratos, não dão dor de cabeça e muito mais simples de limpar.

Mas nesse setup não combinou, faço uma mistura de componentes em preto e case/fans/wc brancos.

Não é culto do air cooler, é que muitas pessoas leigas acham que por comprar um processador como um ryzen 7 precisam necessariamente de um water cooler pra refrigerar. E ainda muitas vezes acabam comprando water cooler de marca duvidosa como da Rise Mode e corre risco de rasgar o dinheiro visto o grande numero de relatos de pessoas que tiveram problemas com o mesmo, desde bomba que para de funcionar em pouco tempo, mangueira rompendo do nada etc.

O que o pessoal tenta explicar é que você não precisa gastar 700 reais ou mais para refrigerar um ryzen 5700x3d, um air cooler de 200 reais vai segurar de boa, tendo uma durabilidade muito maior e uma manutenção menor.

Mas ai claro tem a questão estética que você colocou, porém ai já é uma questão pessoal, sempre acho válido alertar para as pessoas pois as vezes essa diferença de valor pode ser investida em um outro componente que vai realmente te entregar uma performance ou ganho maior que apenas estético no seu setup.

Não comentei em questão de estética, mas sobre necessidade de WC para esse tipo de CPU.

Fora o custo mais caro, tem marcas duvidosas que não dão o resultado esperado.

WC exige mais atenção e manutenção, em 5 anos precisa trocar pois vai dar pau e se vazar...puff!

Não tem nada de culto, é só uma questão de bom senso, porém nada impede de comprar um WC por beleza ou gosto pessoal, isso vai de cada um.

Se fosse uma CPU high-end, WC é quase que mandatório.

Kkkkkkk morderam a isca ein, mas enfim voltando, o OP pediu WC, por isso o comentário.

Mesmo sendo um CPU intermediário a discussão estava ente Cooler Master, Deepcool que são confiáveis, o Gigabyte eu não conheço.

Não é culto do air cooler, é que muitas pessoas leigas acham que por comprar um processador como um ryzen 7 precisam necessariamente de um water cooler pra refrigerar. E ainda muitas vezes acabam comprando water cooler de marca duvidosa como da Rise Mode e corre risco de rasgar o dinheiro visto o grande numero de relatos de pessoas que tiveram problemas com o mesmo, desde bomba que para de funcionar em pouco tempo, mangueira rompendo do nada etc.

O que o pessoal tenta explicar é que você não precisa gastar 700 reais ou mais para refrigerar um ryzen 5700x3d, um air cooler de 200 reais vai segurar de boa, tendo uma durabilidade muito maior e uma manutenção menor.

Mas ai claro tem a questão estética que você colocou, porém ai já é uma questão pessoal, sempre acho válido alertar para as pessoas pois as vezes essa diferença de valor pode ser investida em um outro componente que vai realmente te entregar uma performance ou ganho maior que apenas estético no seu setup.
Entro na mesma ideia, comprei recentemente o R7 5700x3d, ainda não chegou e eu fiquei muito na dúvida se ia de WC ou Air cooler. Achei que seria bom investir logo em um WC para segurar esse e outros UPs que podem surgir futuramente, então ia pegar um WC bem mais caro da ASUS, mas no final optei por pegar um air cooler Fuma 3 que acredito que vai servir tranquilamente e ainda me sobraram em torno de R$ 350 e por causa dessa escolha consegui investir em uma fonte muito melhor.

Em questão de estética , não tem como, também acho que é questão de gosto. Na minha opnião, os WC são mais bonitos mesmo, mas pensando em evitar dor de cabeça, limpeza, questão de possíveis vazamentos que, por mais que seja difícil acontecer, ainda podem colocar suas peças em risco. No meu caso, para esse processador, um Air Cooler é uma excelente opção a ser pensada.

Users who are viewing this thread

Voltar