• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Watter Cooler fabricação própria

febo

know-it-all Member
Registrado
Water Cooler fabricação própria

Bom como todo brasileiro, não tenho muita grana sobrando, então resolvi elaborar o projeto de meu próprio Watercooler.
Não que realmente eu tivesse a necessidade de ter um, mas pela curiosidade e também pelo prazer de ter um projeto próprio.
Pesquisei muito antes de começar a construção, principalmente no que diz respeito ao WaterBlock, pois naturalmente é a peça mais importante.
Claro que em tese, o block para ter um desempenho melhor deveria ser feito em cobre eletrolítico, mas como a idéia era a redução de custos, optei por materiais que eu já tinha aqui, e por materiais fáceis de se achar e com preço acessíveis.
Então como ponto de partida utilizei o próprio dissipador de alumínio original AMD, para processadores 939, pois o bloco de alumínio era maior do que os de outros soquetes que eu tinha por aqui.
Comecei retirando todas as aletas de ventilação, e cortando suas extremidades para que ele ficasse com tamanhos uniformes, 50mm de largura, 65mm de comprimento, e 12 mm de altura.
Feito isso passei para as furações, ou concepção do block.
Eu utilizei um projeto que vi na Net:

http://www.procooling.com/index.php?...disp=79&pg=1de

A parte mais difícil foram as furações, que tive que mandar fazer fora, pois eu não tinha o maquinário necessario apesar de ser apenas furadeira de bancada com morsa.
Os furos laterais foram tampados com parafusos Allen, sem cabeça, e os orifícios de entrada e saida de água com seus respectivos espigões para conexão das mangeiras.
Para a fonte, utilizei uma fonte submersa para aquários, com capacidade de 650l/h.
Como radiador, utilizei um condenssador para refrigeração de tamanho 1/5, com sua respectiva ventoinha.
E finalmente para tamque, bem cada um pode usar o que tiver em mãos, com o detalhe de que quanto maior for a capacidade, mais a água será resfriada.
A montagem requeriu uma certa dose de jeitinho brasileiro, pois as vedações foram feitas com borracha de silicone, essa comprada em depósitos de materiais de construção, e o famoso veda rosca.
Detalhe que eu não mandei fazer nenhuma rosca no block, utilizei os próprios parafusos e espigões para fazer rosca no alumínio que é mais mole.
Como o block tem dimensões maiores do que os normalmente utilizados no mercado, a capacidade de absorção e resfriamento também aumentou.
E finalmente utilizei uma placa de acrílico de 10mm de espessura, para fazer a fixação do block em cima do processador.
Mas vamos ao que interessa, os preços:

Bomba de aquário R$ 35,00
Mangueiras e parafusos Allen R$ 6,00
Acrílico, comprado na Florêncio de Abreu, R$ 7,50, da pra fazer mais 4 suportes,
Espigões de conexão R$ 4,00
Condenssador(Radiador) + cooler R$ 40,00
Cooler original, R$ 25,00, o alumínio em pedaços, custa R$ 25,00 o kilo, da pra fazer uns 10 blocks
Mão de obra para a furação R$ 20,00

Preço total gasto R$ 137,50, sem contar os descontos das peças por quilo.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_11028_1.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_11028_3.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_11028_2.jpg

Resultado final:
Temperaturas antes do Water cooler, com cooler adaptado de um 462 com base cobre lapidado:
Idle 33 grasu
Full 45 graus
Temperatura ambiente 34 graus

Temperaturas depois do Water cooler
Idle 29 graus
Full 44 graus

Configuração do processador:
Athlon 64 3200+ 2000mhz@2700mhz
Vcore 1.58
Memórias PQI TURBO 4000 3-4-4-8 @ 540Mhz
Vdimm 2.8


Screen das temperaturas atuais:

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_11028_7.jpg


Acho que o investimento vale, e não eh nenhum bixo de 7 cabeças, fora o prazer de ver a coisa funcionando.

Esse WC foi concebido a cerca de seis meses, e de lá até hoje eu já modifiquei o block do processador que passou a ser de cobre eletrolitico, sem que com isso houvesse melhora das temperaturas, bem como a radiador foi cortado ao meio e fixado atras do gabinete.
O block de aluminio que se ve nas fotos foi modificada e diminuido, e hoje refrigera o Chip7 da DFI que é meio esquentadinho.

Vou tentar postar pics das converções feitas, so que não tenho camera digital, então peço um pouco de paciência.

Levem em consideração os preços relacionados que são de seis meses atras
 
Tudo em aluminium ou latão???
o block do cpu não ficaria melhor se fosse todo em cobre??

me explica melhor como fez o radioador ae..

se tiver como..tire umas fotos explicando em detalhes.. ;)


da uma organizada ae..hehe...ficou tudo muito GIGA..
mas tirando isso o resto ficou muito bom :D parabens..
 
Tudo em aluminium ou latão???
o block do cpu não ficaria melhor se fosse todo em cobre??

me explica melhor como fez o radioador ae..

se tiver como..tire umas fotos explicando em detalhes.. ;)


da uma organizada ae..hehe...ficou tudo muito GIGA..
mas tirando isso o resto ficou muito bom :D parabens..

É como expliquei no final do tópico, o block do processador hoje já é de cobre, e eu aproveitei o antigo block para o Chip7

Em relação ao radiador, na verdade é uma peça de refrigeração industrial chamada de condensador, e nada mais é do que um radiador em tamanho dininuto, no caso do que eu usei é de 1/5, e os cooler eu tinha por aqui.
 
Show de bola cara, parabéns!
 
aew bom trabalho parabens, + um dicipulo do peter mode xD, eu ja tinha pensado em fazer isso mas naum tive coragem ;/.... mas mto bom o trabalho parabens e GO 3GHZ
 
aew bom trabalho parabens, + um dicipulo do peter mode xD, eu ja tinha pensado em fazer isso mas naum tive coragem ;/.... mas mto bom o trabalho parabens e GO 3GHZ

Não chega nem a pau nos 3GHZ, o maximo foi 2900Mhz, e com Vcore de quase 1.8, ai eu pipoquei e não tive coragem nem de tirar screens.:slap:
 
Pow, fotos rapidao mano!
Tbem tenho mo vontade de fazer um...
Diz ai onde vc comprou as pecas!

Abrcao!
 
bom trabalho, conseguiu fazer um WC com pouco gasto, só um porém o novo block foi feito da mesma maneira que o de alumínio? caso sim é bom ter cuidado blocks furados com broca costumam entupir com facilidade, falo por experiencia própria, tenho WC e meu primeiro block entupiu em menos de um ano, aí fiz com canaletas e uso direto há quase dois anos sem problemas
Gilberto
 
Só editar pra arrumar q o tal do waTTer cooler é foda de ler :p

Muito bom, gostei da iniciativa, se agente as vezes não partir pra cima, não sai nada mesmo.


[ ]´s
 
Pow, fotos rapidao mano!
Tbem tenho mo vontade de fazer um...
Diz ai onde vc comprou as pecas!

Abrcao!

Bomba D'água comprada em casas de aquarios.

Parafusos em casa de material de construção

Acrilico e espigões comprados na Florencio de Abreu

O condensador e as mangueiras foi comprado na Al. Glete
 
Só editar pra arrumar q o tal do waTTer cooler é foda de ler :p

Muito bom, gostei da iniciativa, se agente as vezes não partir pra cima, não sai nada mesmo.


[ ]´s


Editado!!!!!!!
hehehehehehe
 
bom trabalho, conseguiu fazer um WC com pouco gasto, só um porém o novo block foi feito da mesma maneira que o de alumínio? caso sim é bom ter cuidado blocks furados com broca costumam entupir com facilidade, falo por experiencia própria, tenho WC e meu primeiro block entupiu em menos de um ano, aí fiz com canaletas e uso direto há quase dois anos sem problemas
Gilberto


Para evitar acumulo de algas ou a temida Eletrodecomposição, processo eletro-químico causado pela passagem de corrente de baixa tensão por materiais ferrosos onde existe a transferencia de um material para outro (Galvanoplastia), utilizo uma mistura de água desmineiraliza, ou destilada, em conjunto com Etileno Glicol, na razão de 10% (aditivo para radiadores).
De qualquer forma o sistema necessita de manutenção a cada seis meses.
 
Parabêns febo, excelente iniciativa, isso mesmo sempre baixando as temps!:yes:
 
RSRSrs cara ficou 10+++
Eu estava pensando em fazer um com radiador de carro(corsa),ou de moto !!!..Esse radiador é do que:????????
 
Cara, mt bom!!!


Ótima iniciativa!!!

ja li algumas histórias de gente que usou radiador de Tipo e corsa... mas a pergunta é: será que fica com pressão boa? o bom mesmo seria o conjunto de uma bomba forte um radiador com passagem bem fina num é isso? as entradas dos radiadores automovivos não são largas demais???

acho que vou aderir a ideia cara... reduziu bastante a temp...
 
fico muito bom cara , a performace ficou muito boa e umas 3 vzs mais barato que um watercooler por ai :yes:
 
RSRSrs cara ficou 10+++
Eu estava pensando em fazer um com radiador de carro(corsa),ou de moto !!!..Esse radiador é do que:????????


O nome correto da peca que eu usei, e Condensador, nada mais e do que o radiador usado em sistemas de refrigeracao industrial, camaras frias, com o tamanho de 1/5 de polegada.

Compra-se em casas de refrigeracao.

Ja vi muitos relatos de quem usou radiador de Corsa, se nao me engano o do ar condicionado.
 
Cara, mt bom!!!


Ótima iniciativa!!!

ja li algumas histórias de gente que usou radiador de Tipo e corsa... mas a pergunta é: será que fica com pressão boa? o bom mesmo seria o conjunto de uma bomba forte um radiador com passagem bem fina num é isso? as entradas dos radiadores automovivos não são largas demais???

acho que vou aderir a ideia cara... reduziu bastante a temp...

Posso estar errado, mas axo q quanto maior o radiador, melhor! Pq vc vai ter maior superficie de dissipaçao de calor.

Quanto a entrada no radiador, axo q naum pode ser muito pequena meu. Entendi q vc axa q tenha q ter uma pressao boa, porem, se isso vier a lentificar demais o fluxo do liquido, naum tera a transferencia de calor necessaria.

Essas bomba de aquario sao muito fortes?
 
Cara, mt bom!!!


Ótima iniciativa!!!

ja li algumas histórias de gente que usou radiador de Tipo e corsa... mas a pergunta é: será que fica com pressão boa? o bom mesmo seria o conjunto de uma bomba forte um radiador com passagem bem fina num é isso? as entradas dos radiadores automovivos não são largas demais???

acho que vou aderir a ideia cara... reduziu bastante a temp...

Tentando responder sua pergunta a respeito de pressao, o meu sistema funciona livre, ou seja sem pressao nunhuma, simplesmente com a for;a da bomba, que eh mais do que suficiente para trocar calor.

O problema da pressao, seria num eventual vazamento pelos espigoes, o que sem duvidas causaria um prejuizo.
 
Posso estar errado, mas axo q quanto maior o radiador, melhor! Pq vc vai ter maior superficie de dissipaçao de calor.

Quanto a entrada no radiador, axo q naum pode ser muito pequena meu. Entendi q vc axa q tenha q ter uma pressao boa, porem, se isso vier a lentificar demais o fluxo do liquido, naum tera a transferencia de calor necessaria.

Essas bomba de aquario sao muito fortes?

Na verdade qto maior a quantidade de liquido refrigenrante melhor, o radiador simplesmente va ajuda na troca de calor, ou seja, em teoria qto mais agua menos necessidade de se usar um radiador.

No meu caso, utilizo como reservatorio uma caixa termica de 15 litros, e ja fiz o teste, se eu retirar o radiador, as temperaturas permanecem as mesmas.

Voltando a questao da pressao, o sistema ao meu ver nao pode trabalhar assim, senao vejamos:

Com pressao, tem-se atrito da agua com as paredes do sistema, atrito esse que eh dinamico, ou seja ele existira de qualquer maneira, mesmo sem pressao, e o atrito sera transformado em calor, veja que o nosso proposito nao eh resfriar agua fervente como nos sistemas de arrefecimento de veiculos, onde se faze necessario a pressao devido o sistema trabalhar com valvulas dinamicas.

E volto a frizar o fato de que havendo pressao, podera haver vazamentos, o que no nosso caso seria catastrofico.

Temperaturas antes e depois do WC estao no topico inicial
 
nossa q bruto esse sim eh guerreiro! parabéns cara
 
Tentando responder sua pergunta a respeito de pressao, o meu sistema funciona livre, ou seja sem pressao nunhuma, simplesmente com a for;a da bomba, que eh mais do que suficiente para trocar calor.

O problema da pressao, seria num eventual vazamento pelos espigoes, o que sem duvidas causaria um prejuizo.

A blz!
Olha so o que eu pensei... quanto mais fino mais vc vai forçar a agua a trocar calor com o rariador, entendeu? por que aumenta a superficie de contato da agua com o dissipador... e por isso que qdo a entrada é muito larga a refrigeração dela num é tão eficiente, mas pelo visto qto mais fiono mais potente a bomba tem que ser e maior o perigo de/com vazamentos ne?... hahahahha olha pode parecer uma pergunta besta, mas é que tenho la minhas duvidas e unca vi ninguem perguntando isso... por que não usar aditivos numa solução maior? num tem nada que seja mais volátil e troque calor melhor que agua não?

eu vou hj ver se eu consigo um radiador desses cara! gostei da ideia!
 
Blza cara, to ligado!

Poe umas fotos dele p nois ve a cara da criança!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo