• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Windows 10 fica com tela preta após instalar o driver de vídeo

mrfmarques

Member
Registrado
Oi pessoal.

Sigo com este problema há mais de um ano. Em uma breve descrição, em todas as minhas tentativas de fazer upgrade para o
Windows 10 foram falhas por causa deste problema, que basicamente dá uma tela preta ao instalar o driver de vídeo - seja
manualmente, o driver mais atualizado do site da NVIDIA, quanto automaticamente pelo próprio Windows. Um detalhe curioso é
que o Windows segue responsivo, uma vez que ouço notificações e sons; só não consigo ver as imagens. Vale ressaltar que já
fiz tanto a formatação do S.O. do zero, mas também tentei fazer a partir do meu sistema atual (Windows 7).

Um outro ponto importante é que consigo instalar os drivers de vídeo da NVIDIA sem nenhum problema no Windows 7 e funciona
perfeitamente - inclusive, estou escrevendo a partir dele agora mesmo -, mas infelizmente está ficando insustentável manter
o 7 pela falta de suporte da Microsoft, e porque alguns dos meus jogos favoritos vão parar de rodar no W7
:(


Quando inicio o sistema no modo de segurança, funciona. Já desinstalei os drivers através do DDU e tentei fazer a
instalação limpa, e nada... Tinha desistido e aceitado o fato de me manter no Windows 7, mas tenho medo que vire uma
tendência a perda de suporte, para além dos jogos, dos programas comuns.

Meu setup:
Processador FX-6100
placa-mãe ASUS M5A78
8GB Ram DDR3 Kingston
VGA GTX 1050 2GB
SSD 120GB Kingston / HDD 1TB Seagate

Recapitulando:
- Windows 10 fica com tela preta após o "logo" do Windows, mas Windows segue responsivo;
- Consigo utilizar o computador normalmente se instalar o Windows 7 - mesmo sob stress, rodando todos os jogos que tenho;
- Já tentei fazer a instalação limpa do driver da NVIDIA;
- Me parece um problema estritamente de incompatibilidade de drivers com o Windows 10.

Agradeço a ajuda de vcs.
 
Só consigo ver um único caminho, atualização de BIOS da placa mãe. Me parece falta de compatibilidade UEFI.

Caso conseguir, fazer o teste dessa GPU em outro PC com hardware mais recente no windows 10.
Isso é muito comum em GPU com problemas de memória/solda BGA, mas estranho ela ter bom desempenho em win7.
 
Só consigo ver um único caminho, atualização de BIOS da placa mãe. Me parece falta de compatibilidade UEFI.

Caso conseguir, fazer o teste dessa GPU em outro PC com hardware mais recente no windows 10.
Isso é muito comum em GPU com problemas de memória/solda BGA, mas estranho ela ter bom desempenho em win7.
Olá, obrigado pela sua resposta.

A minha BIOS já está na versão mais atualizada (saiu em 2017), e de fato, o intrigante é rodar o W7 normal. Até suspeitaria de algum problema de hardware, mas como não apresenta nenhum problema, fica mais difícil de identificar.

Fui no visualizador de eventos, e notei que este problema da tela preta no W10 está relacionado a um erro crítico "Kernel 41 63", mas ainda não achei soluções sólidas para este problema.
 
ta usando win 10 atualizado 21h1?
que se for win10 antigo parece q nao funciona mesmo tebnque ser 1703 em diante
 
ta usando win 10 atualizado 21h1?
que se for win10 antigo parece q nao funciona mesmo tebnque ser 1703 em diante
Sim. Baixei hoje pela manhã pra testar o que um colega disse. Fiz todas as atualizações possíveis que derivam da versão 21H1, e repeti a reinstalação limpa do driver, e não funcionou...
 
Sim. Baixei hoje pela manhã pra testar o que um colega disse. Fiz todas as atualizações possíveis que derivam da versão 21H1, e repeti a reinstalação limpa do driver, e não funcionou...
sera q falto instalar chipset da placa mae antes pra placa poder lidar direito com chipset vai q com driver generico da algo disso de imcompatiblidade?
 
Cara que estranho. Eu to com problemas no 10 tbm que não faço ideia do que pode ser, depois que troquei meu processador, meu pc trava aleatoriamente e preciso resetar. Cheguei a pensar em ser algo de hardware pq logo antes tive problemas com a placa mãe que foi pra reparo, mas não tenho problemas no windows 7, então só me resta aceitar que o 10 ta de tiração com nossa cara.

Creio ter alguma incompatibilidade mesmo, ou ele não ta reconhecendo algum dispositivo controlador de vídeo. La no gerenciador de dispositivos tem algo marcado como não reconhecido?
 
Tenta instalar versões mais antigas do driver de vídeo. Se não resolver, instala o driver sem instalar o áudio hdmi junto no driver de vídeo. Se não tiver opção deve dar pra remover apenas o driver do áudio no modo de segurança.

Não sei se você chegou a mexer no hardware nesse tempo, mas remove a placa de vídeo e memórias e dá uma limpada nos contatos e reconecta novamente se já não fez isso.

Tudo indica ser algum problema com o driver, pois se a placa tivesse ido pro pau, deveria acontecer o mesmo no w7.
 
Oi pessoal.

Ainda sigo sem solução para este problema... Acabei voltando para o Windows 7, e o PC segue invicto funcionando com ele.

@maur0 , tentei instalar o driver do chipset da minha MoBo, mas o problema segue assim que o driver de vídeo é instalado - seja automatica, seja manualmente...

@psyleo , sim... Com certeza é algum problema de incompatibilidade. Algum dos seus componentes é igual/similar ao do meu setup? Vai que seja alguma linha de produto que esteja dando conflito... E não, não há nenhuma indicação de conflito no Gerenciador de Dispositivo. Quando inicio no modo de segurança, o adaptador de vídeo acusa o nome certinho da placa de vídeo, sem indicar nenhum conflito.

Antes de ter este problema, minha Mobo antiga tinha este mesmo problema de congelamentos, mas também não tinha problemas no W7 (até que ela morreu de vez e comprei a M5A78)... Será que isso denota um problema de alimentação/energia? Lembro que na época que eu tinha estes congelamentos no W10, era acusado um erro 'Kernel 41/63" no visualizador de eventos - e acredito que estivesse vinculado a algo de errado na alimentação da placa-mãe.

Notei que este problema se repete também quando o Driver é instalado no Windows 10 (e resulta em tela preta), mas não ocorre nenhuma vez no Windows 7, de forma alguma.

@lordpaulera , tentei as duas coisas - tanto instalar diversos drivers mais antigos, quanto retirar a instalação automática do driver de áudio HD. Em ambas as tentativas, não tive sucesso, infelizmente... Também mexi no hardware nesse meio tempo, mas acabei descartando ser um problema de hardware justamente por funcionar com perfeição no Windows 7. Eu não teria problemas em seguir usando o W7, mas dado o fim de compatibilidade com alguns softwares e, principalmente, por questões de segurança/privacidade, queria muito trocar para o W10.

Talvez a única esperança seja esperar o lançamento do W11 e verificar se o problema continua :/

edit: typos.
 
Última edição:
Estas tentativas foram de atualização ou de instalação do zero? está com a ultima atualização da bios da placa mãe a Versão 1603? chegou a ver se na bios tem a opção de desligar o vídeo onboard?
 
Estas tentativas foram de atualização ou de instalação do zero? está com a ultima atualização da bios da placa mãe a Versão 1603? chegou a ver se na bios tem a opção de desligar o vídeo onboard?
Boa tarde!

Tentei tanto fazer a instalação do W10 a partir de uma formatação integral do SSD, quanto atualizar a partir do W7. Em ambas as tentativas, o problema da tela preta ocorre...

Adicionalmente, a versão mais atualizada da minha BIOS é a 1201 (lançada em 2017), e a minha está atualizada. Essa versão 1603 é para um modelo diferente do meu (a sem a terminologia LX/BR), então nem tenho como atualizar.

Também já mexi nas configurações de vídeo onboard/offboard da BIOS (há quatro diferentes opções de prioridade de início de vídeo). Tentei todas, e nenhuma soluciona.

Sinceramente, sigo sem esperanças pra solução deste problema...
 
Uma vez tive um cliente com problema parecido, mas no caso dele era uma VGA mais antiga, uma GT 730 acho, o problema era justamente com os drivers da NVIDIA, apesar de versões mais novas estarem listadas como compatíveis com o W10 no site, só funcionava com uma versão bem antiga, de 2017 ou 2016. Se instalasse as mais novas ficava com tela preta e depois de reiniciar voltava com o driver básico da MS, com exclamação no gerenciador de dispositivos.
 
Uma vez tive um cliente com problema parecido, mas no caso dele era uma VGA mais antiga, uma GT 730 acho, o problema era justamente com os drivers da NVIDIA, apesar de versões mais novas estarem listadas como compatíveis com o W10 no site, só funcionava com uma versão bem antiga, de 2017 ou 2016. Se instalasse as mais novas ficava com tela preta e depois de reiniciar voltava com o driver básico da MS, com exclamação no gerenciador de dispositivos.
No meu caso, não dá a exclamação no gerenciador de dispositivos... A tela apenas apaga, faz o som de "dispositivo removido" do Windows, e não volta... Estou começando a achar que pode ser algo na minha MOBO - o problema começou depois que a comprei (maio 2020).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Apenas para atualizar o caso, instalei o Windows 11 diretamente do site da Microsoft, e o problema se seguiu de forma idêntica ao que descrevi que ocorre no Windows 10 - infelizmente, porque essa era a minha última esperança.

Tentei, no modo de segurança, desabilitar a minha placa de vídeo, e consigo usar o pc normalmente no W11, mas funciona como se não houvesse nenhum driver de vídeo instalado.
 
Última edição:
Update:

Boa tarde, pessoal.

Hoje decidi fazer um deepdive neste problema, e instalei um software de reprodução em nuvem da tela do PC para meu celular, e minha teoria se confirma: o PC segue responsivo, mas a tela preta permanece.

Fuçando no Device Manager, constatei que quando eu desabilito a minha VGA, a imagem volta ao normal; já quando eu a ativo, o monitor apaga e, no gerenciador de dispositivos, some a seção de "Monitores". Consegui acessar isso através do espelhamento na tela do meu celular, e é uma informação relevante pra este caso.

Há algum jeito de "forçar" a identificação do monitor pelo Gerenciador de Dispositivos?
 
eu já tive algo parecido fiquei uma semana reinstalando drive, daí tirei a placa e recoloquei apertando bem e resolveu, pode ser um mau contato. Ela liga sem drive mas dava tela preta quando o drive iniciava pq a placa tem 2 modos um simples só pra dar vídeo que funciona sem drive e no modo de segurança mas o segundo modo não funciona quando o drive está instalado.
 
eu já tive algo parecido fiquei uma semana reinstalando drive, daí tirei a placa e recoloquei apertando bem e resolveu, pode ser um mau contato. Ela liga sem drive mas dava tela preta quando o drive iniciava pq a placa tem 2 modos um simples só pra dar vídeo que funciona sem drive e no modo de segurança mas o segundo modo não funciona quando o drive está instalado.
Boa noite!

Infelizmente, limpei os contatos, tentei encaixar bem a VGA e não resolveu minha situação :/

Instalei um reprodutor em cloud da imagem do meu PC pra ver o que ocorre quando a tela fica preta, e como imaginei, o PC segue normalmente responsivo. O driver finaliza a instalação, a VGA é reconhecida no Gerenciador de Dispositivos e no painel da NVIDIA, mas algo curioso acontece: assim que a tela fica preta, a seção de "monitores" some completamente do Gerenciador de Dispositivos. Essa seção só reaparece quando eu desabilito, manualmente, minha GTX 1050 do gerenciador - aí a seção de monitores volta, e a imagem de baixa qualidade (como quando está sem driver) reaparece.

Retornei ao W7 (o qual segue funcionando normalmente), porque preciso usar o PC para estudos, mas esse problema é muito curioso e, infelizmente, nenhum tutorial que encontrei foi útil :(
 
Boa noite!

Infelizmente, limpei os contatos, tentei encaixar bem a VGA e não resolveu minha situação :/

Instalei um reprodutor em cloud da imagem do meu PC pra ver o que ocorre quando a tela fica preta, e como imaginei, o PC segue normalmente responsivo. O driver finaliza a instalação, a VGA é reconhecida no Gerenciador de Dispositivos e no painel da NVIDIA, mas algo curioso acontece: assim que a tela fica preta, a seção de "monitores" some completamente do Gerenciador de Dispositivos. Essa seção só reaparece quando eu desabilito, manualmente, minha GTX 1050 do gerenciador - aí a seção de monitores volta, e a imagem de baixa qualidade (como quando está sem driver) reaparece.

Retornei ao W7 (o qual segue funcionando normalmente), porque preciso usar o PC para estudos, mas esse problema é muito curioso e, infelizmente, nenhum tutorial que encontrei foi útil :(
sera q sua gtx 1050 é falsa abre gpuz pra ver se mostra algo
 
sera q sua gtx 1050 é falsa abre gpuz pra ver se mostra algo
Eu acredito que não... Comprei na Kabum, e tendo a não achar que é um problema de hardware, uma vez que funciona perfeitamente no W7 (consigo jogar todos os meus jogos num gráfico justo para as minhas especificações), e não tenho este problema desde quando comprei essa VGA... É um problema que data o início do ano passado, e tenho a 1050 desde 2017.

Nos apps de gerenciamento de hardwares no W7, a placa é acusada normalmente, então tenho quase certeza de que ela não é falsa.

Me parece ser algum problema de incompatibilidade dentro do W10/11.
 
Tenta usar outra conexão com o monitor, por exemplo se está no hdmi troca pro dvi ou vice-versa. Talvez o windows está mandando a imagem pra uma saída errada e seja um problema com o gerenciamento do monitor.
 
Última edição:
Tenta usar outra conexão com o monitor, por exemplo se está no hdmi troca pro dvi ou vice-versa. Talvez o windows está mandando a imagem pra uma saída errada e seja um problema com o gerenciamento do monitor.
Boa tarde!

Tentei fazer isso, mas olhei no Painel de Controle da NVIDIA enquanto a tela estava preta, e vi que a imagem estava sendo transmitida para o DVI normalmente. Além disso, tentei em outro monitor (também através do DVI), mas deu o mesmo problema.

Infelizmente, o HDMI da minha placa não funciona desde quando a comprei. A outra opção que tenho é a Displayport, mas não tenho nenhum monitor que seja compatível com essa entrada pra fazer o teste (e acho que não vale o risco comprar um monitor apenas pra isso).

Fiz novamente o downgrade para o Win7, e continuo utilizando o PC normalmente com o driver mais recente da NVIDIA, o mesmo monitor que dá a tela preta e o mesmo cabo DVI... Tô começando a achar que não tem solução pra este caso - juro que tentei de tudo...
 
Boa tarde!

Tentei fazer isso, mas olhei no Painel de Controle da NVIDIA enquanto a tela estava preta, e vi que a imagem estava sendo transmitida para o DVI normalmente. Além disso, tentei em outro monitor (também através do DVI), mas deu o mesmo problema.

Infelizmente, o HDMI da minha placa não funciona desde quando a comprei. A outra opção que tenho é a Displayport, mas não tenho nenhum monitor que seja compatível com essa entrada pra fazer o teste (e acho que não vale o risco comprar um monitor apenas pra isso).

Fiz novamente o downgrade para o Win7, e continuo utilizando o PC normalmente com o driver mais recente da NVIDIA, o mesmo monitor que dá a tela preta e o mesmo cabo DVI... Tô começando a achar que não tem solução pra este caso - juro que tentei de tudo...
Dá pra usar um adaptador pra testar, pois hdmi/dvi/dislayport são digitais e não precisa converter o sinal. Mas se você já está usando dvi deve ser outra coisa, bugs e instabilidades geralmente acontecem no hdmi, dvi é mais estável no geral.

Chegou a testar o windows 11 ou o 8 só pra ver se roda normal?
 
Dá pra usar um adaptador pra testar, pois hdmi/dvi/dislayport são digitais e não precisa converter o sinal. Mas se você já está usando dvi deve ser outra coisa, bugs e instabilidades geralmente acontecem no hdmi, dvi é mais estável no geral.

Chegou a testar o windows 11 ou o 8 só pra ver se roda normal?
Vou tentar comprar um cabo conversível de DVI - DisplayPort (vai que...).

Cheguei a testar o 11, mas não o 8. No 11 deu o mesmo problema: a tela fica preta assim que o driver é instalado - seja automaticamente pelo próprio Windows, seja pelo instalador da última versão da própria NVIDIA.
 
Vou tentar comprar um cabo conversível de DVI - DisplayPort (vai que...).

Cheguei a testar o 11, mas não o 8. No 11 deu o mesmo problema: a tela fica preta assim que o driver é instalado - seja automaticamente pelo próprio Windows, seja pelo instalador da última versão da própria NVIDIA.
O fato de só funcionar no Windows 7 indica um vício de uso que só pode estar sendo causado por problema de hardware no SSD.
Por isso, sugiro que arrume outro SSD ou mesmo um HD e faça uma instalação limpa do Windows 10 para ver o que ocorre.
 
O fato de só funcionar no Windows 7 indica um vício de uso que só pode estar sendo causado por problema de hardware no SSD.
Por isso, sugiro que arrume outro SSD ou mesmo um HD e faça uma instalação limpa do Windows 10 para ver o que ocorre.
Olá!

Eu tenho um HD comum de 1tb. Tentei fazer a instalação limpa do w10 e do w11 nele também, mas não rolou - o problema ocorre da mesma forma. Até imaginei que pudesse ter sido algo relacionado à fonte de armazenamento que estava instalando, mas descartei essa possibilidade quando deu tela preta no W10/11 mesmo instalado no HD (Ao invés do SSD).
 
Boa noite, pessoal.

Sigo sem sucesso neste caso... Imagino que possa ser algum problema de hardware mesmo (talvez a VGA), mas que só se evidencia através do Windows 10/11. Vou seguir com o Windows 7 até eu poder testar outra VGA neste setup.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo