Exato, se trocar a placa mãe, já era, vai ter que comprar serial para o 10, acho que é até hoje ou amanhã o upgrade gratuito.
Tenho uma dezena de chaves do win7, 8 e 8.1 que consegui em programas pela Universidade, resolvi tentar usar máquinas virtuais para ativar elas pro win10 visto que só possuo um PC e mantenho elas guardadas xD.
Usei a ferramenta da Microsoft para baixar uma iso do win10 e peguei as chaves dos win8/8.1 para testar, baixei o Virtual Box e instalei o win10 nele, na instalação, na hora de colocar a chave disse que não tinha, não coloquei nenhum conta de email quando pediu, depois de finalizar a instalação fui no local lá no sistema para alterar a chave e coloquei uma chave do win8 e ativou, escolhi trocar chave e fui trocando e ativando todas. Parece que funcionou, não acredito que as chaves tenham ficado atreladas à máquina virtual, eram chaves retail mas vou testar isso hoje à noite. Peças para upgrade no PC chegaram, trocando tudo, só mantenho a placa de vídeo, e vou instalar o win10 usando uma das chaves ativadas na máquina virtual, se funcionar posto aqui mas provavelmente vou terminar bem tarde.
Mas sei lá, pra alguém está na mesma situação, várias keys sem PCs para ativar, acho que máquinas virtuais são uma opção válida e pelo menos tem uma chance de funcionar.