É justamente aqui onde está a leveza dela, o fato de tudo ser configurável, algo inexistente na versão pro, sem contar a ausência de aplicativos inúteis que consomem bastante do sistema, tipo corta, store e etc.
Na realidade não consomem quase nada, basta monitorá-los no Resource Monitor e ver que carga no sistema é irrisória, bem menos de 1%. Mesmo somando todos eles juntos ativos, a carga de CPU não sobe acima de uns 2 ou 3%, o consumo de memória tb é baixo e o de disco, insignificante.
Só alguns poucos, como indexação, em alguns momentos consomem alguma coisa, mas ainda assim bem pouco, nada que vá pesar o sistema, fora que auto-pausam ao detectar atividade maior.
Realmente, ele ainda tem um pouco de processos rodando em segundo plano, mas todos são configuráveis, você pode desativá-los ou não.
Um pouco? Não, ainda assim são centenas. Quer ver? Abra o Task Manager da sua versão que vc considera enxuta, Details e veja que deverão existir uns 50 hubs de processos em segundo plano, e se vc tiver curiosidade de expandir os nós de vários deles, verá que muitos tem vários sub-processos. Na verdade, são muitas centenas no total. Não dá para desativar boa aparte deles sem comprometer algo no sistema e mesmo aqueles que são seguros desativar, o impacto seria irrisório. Não vejo sentido se preocupar com isso.
Um exemplo de uma pequena parte deles na imagem abaixo: Eu deixo quase tudo do W10 habilitado por padrão (só desabilito telemetria e update automático) e olha o consumo de CPU: Míseros 3% e isso pq eu também estou com o Chrome aberto com 4 abas e usando tb o Nexus Dock (que muita gente diz ser "pesado"). Se não fosse Chrome, acho que ficaria em 1% ou menos. E meu processador é um FX8350, não é nenhum i7 ou i5.
Então, tudo bem desativar os serviços que vc não usa e ter uma versão mais enxuta, mas não faz muito sentido dizer que tais coisas pesam de fato.
Outra coisa: Se vc tb checar seu event viewer, tb verá centenas de processos ativos e muitas inclusive geram continuamente logs de disco no sistema. Note no Resource Monitor que a atividade (i/o) de disco é contínua por conta dos processos System, mmc e dllhosts, mas são apenas poucos Kb por segundo e o impacto total na atividade de disco em média é de bem menos de 1%.
Na minha instalação, desativei muita coisa no LTSB que não era necessária e mesmo assim o sistema continua 100% firme, liso e sem problemas.
Se não era necessária, não vejo pq desativar daria problemas.