Windows 11 + Gaming: VBS é o grande vilão! Se você perdeu FPS, confira esse post.

psycrow

know-it-all Member
Registrado
Fala galera,

Eu uso um Intel Core I7 6800k @3.8ghz, tenho atualmente 32gb de DDR 3 3200mhz e uma RTX 3070. Assim que comprei a VGA, ainda usava o Windows 10 e a performance em games era incrível, todavia, perdi um SSD antigo, e, já que havia perdido o disco, resolvi mudar meus armazenamentos para outro SSD 2 em porta PCI-E.

Com isso resolvi aproveitar e já instalar o Windows 11 mesmo em processador não suportado. Tudo fluiu muito bem, mas percebia que alguns games como Elden Ring e Rust o FPS estava muito abaixo do esperado, e, não importando as configurações, raramente passava dos 50fps (mesmo na pior resolucao possivel).

Comecei a investigar à fundo, tentei dezenas de configurações e tweaks ingame, e, o fps nao oscilava, entao comecei a pensar que era algum "problema" com o windows mesmo. Considerei voltar para o Windows 10, só que o Windows 11 estava rodando perfeitamente, tinha alguns tweaks muito bons para meu dia a dia e resolvi insistir.

Depois de muito pestanejar, achei a solução, e, com isso, os games ficaram até melhores que no Windows 10 pois o windows 11 usa melhor os cores extras do processador.

O problema se chama VBS (Virtualization Based Security). Não sei dizer se isso impacta com os processadores de última geração (acredito que não), mas em processadores mais antigos isso certamente causa um impacto considerável na performance. Em termos de segurança, obviamente desligar essa opção tornará o PC um pouco menos seguro, mas lembrando que até o Windows 10 isso nunca foi problema, então why not?

Estima-se que o ganho em games salte de 5% a 25% (eu posso veementemente afirmar que aqui, nos jogos menos otimizados, o ganho foi CONSIDERÁVEL em Elden Ring, Rust, CS: GO, tanto em load time quanto em fps em geral.

PASSO A PASSO PARA DESATIVAR:
1) Aperte a tecla Windows (ou clique no meno windows) e digite: ISOLAMENTO DE NÚCLEO.
passo1.png


2) DESATIVE A OPÇÃO DE ISOLAMENTO DE NÚCLEO E REINICIE O PC.
passo2.png

3) APÓS O REINICIO DO PC, APERTA A TECLA WINDOWS (OU CLIQUE NO MENU) E PESQUISE POR "INFORMAÇÕES DO SISTEMA".

Caso esteja informado no item Resumo do Sistema que a Segurança Baseada em Virtualização esteja como "Não habilitado", então está tudo certo. Teste os games e verá uma excelente melhora na performance! :D

Pode ocorrer de desativar pelo menu de isolamento não dar certo, por isso é bom ver nas informações do sistema e ter de repetir os passos.
 
Chegando em casa vou testar.
 
Já tava desastivado.
 
Aqui nem apareceu após o comando. Deu um aviso aqui que não lembro kkkk. Deve ser pq to no 11 insider...
 
Ontem reinstalei a Pro, essa opção já veio desabilitada, mas já tinha lido em algum canto sobre essa opção causar problemas de desempenho em games quando ativa, tanto que recomendavam desabilitá-la. Mas agradecemos pela dica 👍
 
Faltou explicar pra que serve essa opção:

What Are the Repercussions of Disabling VBS on Your System?​

Virtualization-Based Security (VBS) works with Windows Hypervisor to create an isolated memory region. This isolated region securely stores login credentials, crucial Windows security code, and more. HVCI is a feature that uses VBS to conduct integrity checks on programs.

In simple words, attackers have a tough time when VBS is active. So, turning it off leaves you exposed to kernel-level attacks. If you are someone who uses their system for confidential official work, it is best to keep VBS enabled. If you are a gamer or use resource-intensive apps, disabling VBS will minimize the performance drop.

By disabling the Virtual Based Security (VBS, the overall PC security may get compromised. This could break the Hyper-V related features
 
Aqui essa função já vem desabilitada.

Mas é bom saber e repassar para os amigos.
 
Dica, pra ver o que afeta, instala AIDA64 e vai no Tools lá em cima, depois Disk and Memory Benchmark, clica no retângulo de latency de memória ram duas vezes pra fazer somente o teste de latência (e não todos os testes, senão demora muito)

Compara com VBS ligado e desligado

A latência dispara com ele ligado, o que afeta os jogos que adoram latência baixa

Lembrando que com DDR5 não faz diferença, somente em DDR4 o VBS afeta a latência

Só vale apena instalar o w11 se você tem processador da intel 12th gen*, de resto você não ganha nada com isso (*quem esta pegando 12th com DDR4 é que tem que se ligar em desligar o VBS)

Ótimo tópico
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui essa função já vem desabilitada.

Mas é bom saber e repassar para os amigos.
Pois então, ele liga automaticamente somente se tiver DDR5 no sistema até onde eu sei
 
Desculpa perguntar, mas isso tem a ver com o modulo TPM?

Pois eu li que a AMD recomenda utilizar um TPM físico ao invés do que vem no chipset:


Se for isso, eu estou disposto a comprar esse chip físico e instalar na placa-mãe...


Negócio é achar esse hardware pra vender por ai....
 
Última edição:
Essa opção só aparece quando a virtualização está ativada na Bios.

Falo isso porque reinstalei o sistema e vi que não existia a opção. Fui instalar o WSL, para rodar Linux no Windows e deu erro, porque a virtualização estava desativada. Quando ativei, aí essa opção apareceu, então desativei.
 
Essa opção só aparece quando a virtualização está ativada na Bios.

Falo isso porque reinstalei o sistema e vi que não existia a opção. Fui instalar o WSL, para rodar Linux no Windows e deu erro, porque a virtualização estava desativada. Quando ativei, aí essa opção apareceu, então desativei.
Exatamente, aqui não aparecia essa opção ai fui ativar virtualização para testar umas coisas e apareceu essa opção.... e de fato essa opção ativa ela deixa o PC pelo menos aqui mais lento engasgado.
Foi só desativar ela aqui que o PC deu um up.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo