• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

Se o windows 11 for bonito ou não, se o iniciar e no meio do lado direito ou esquerdo, se parece com o W10, se é isso ou aquilo não me interessa, o importante é ser melhor, rápido e leve. O restante é mimimi....
Não é mimimi. Uma interface de usuário bem projetada melhora muito o workflow. Vou citar só três exemplos:
- No Windows 10 atual, se você já não for completamente safo no sistema, até tarefas que eram para ser simples, como mudar o DNS, se tornam complicadas justamente por não ter padronização nenhuma na interface. Isso é uma das maiores reclamações do pessoal.
- Ter que fica cançando exe na internet para instalar um aplicativo nos dias atuais é uma piada. A loja já deveria ser bem estabelecida. Poxa, boa parte das distros Linux já tem isso, por quê a Microsoft também não faz uma loja decente?
- Hoje o Windows tem que suportar um monte de código legado simplesmente por que os usuários insistem em usar versões antigas de softwares. Sei que há casos em que realmente não há escolha, mas vamos admitir que isso é uma minoria dos casos.
 
Se o windows 11 for bonito ou não, se o iniciar e no meio do lado direito ou esquerdo, se parece com o W10, se é isso ou aquilo não me interessa, o importante é ser melhor, rápido e leve. O restante é mimimi....

Você mesmo se contradiz ao dizer que não se importa com design mas diz que o importante é ser melhor, rápido e leve.

Você acha que dá para conseguir isso sem mexer na design? Para um sistema ser rápido. leve e melhor, é mais do que necessário modificar a sua interface, deixando ela mais otimizada e convidativa para a maioria dos usuários. Pode até não agradar todos os gostos, mas que tenha o necessário para uma pessoa que mesmo não tendo muito conhecimentos acerca de computadores, possam fazer o que desejam com tranquilidade. Não é só mexendo um código ali e acolá que vai tornar um sistema rápido, leve e melhor.
 
Galera, vai chamar Windows 11 não só porque mudou o visual, mas porque será o primeiro Windows que irá suportar nativamente aplicativos de Android com os novos processadores da AMD e Intel que serão híbridos de x86 + ARM. A Microsoft está fazendo como a Apple, que com o lançamento do M1 abriu a loja do iOS para o macOS.

Um indício visual disso vcs já podem até ver que a Microsoft está removendo a palavra "Program" da interface, tudo é "App" agora.

Com o subsystem Linux já rodando por baixo dos panos, estou achando que os Apps para Android vão rodar nativamente, sem precisar de nenhum tipo de conversão, emulação, etc.

Por isso o nome 11, mesma ideia da Apple que quando fez essa transição com o M1 saiu do macOS 10 para o macOS 11. Envolve uma adequação a uma mudança de arquitetura dos processadores. É uma mudança muito mais substancial do que cantos arredondados e novos ícones.
 
E lá vamos nós...

Captura-de-tela-2021-06-16-181210.png


Joguei uma key do 8.1 retail que tava aqui parada e ativou. Ainda não me acostumei ao tamanho dessa taskbar.
 
Me parece promissor, mas espero que a MS aproveite e realmente corte as pontas soltas na interface e padronize tudo, tem certas coisas que é bizarro mesmo, o exemplo das configurações de rede é perfeito ... Indo pelo caminho lógico de clicar sobre o ícone na barra se abre o app de Configurações, aí ao clicar em Alterar opções do adaptador joga pra interface antiga dentro do painel de controle :genio:.
 
- Ter que fica cançando exe na internet para instalar um aplicativo nos dias atuais é uma piada. A loja já deveria ser bem estabelecida. Poxa, boa parte das distros Linux já tem isso, por quê a Microsoft também não faz uma loja decente?
- Hoje o Windows tem que suportar um monte de código legado simplesmente por que os usuários insistem em usar versões antigas de softwares. Sei que há casos em que realmente não há escolha, mas vamos admitir que isso é uma minoria dos casos.
Não depender de uma loja não é um problema... O problema é querer forçar uma loja integrada no S.O. sendo que o S.O. não ou os aplicativos não precisam dela para funcionar. Não sou contra ter uma loja, mas acho que ela tem que ser instalada parte no S.O. assim como já são as lojas de jogos como a Steam e a Epic .

Já a parte do software é bem comum os desenvolvedores pararem de dar suporte as versões mais antigas, obrigando o usuário a comprar uma nova licença desse mesmo software caso precise usar algo mais atualizado. Pior é muitos ainda impedem que o pessoal deem continuidade no suporte por conta própria. Dependendo do uso que a pessoa faz do software não há a necessidade dela fazer o update caso ela não precise dos novos recursos ou caso o software não tenha brechas que comprometam a segurança do sistema..
 
Bem,

Acabei de ver uma notícia que o Windows 11 vai ser "free" para quem tiver o 10, 8.1, 8 e 7 .... menos mal ....
 
Não depender de uma loja não é um problema... O problema é querer forçar uma loja integrada no S.O. sendo que o S.O. não ou os aplicativos não precisam dela para funcionar. Não sou contra ter uma loja, mas acho que ela tem que ser instalada parte no S.O. assim como já são as lojas de jogos como a Steam e a Epic .

Já a parte do software é bem comum os desenvolvedores pararem de dar suporte as versões mais antigas, obrigando o usuário a comprar uma nova licença desse mesmo software caso precise usar algo mais atualizado. Pior é muitos ainda impedem que o pessoal deem continuidade no suporte por conta própria. Dependendo do uso que a pessoa faz do software não há a necessidade dela fazer o update caso ela não precise dos novos recursos ou caso o software não tenha brechas que comprometam a segurança do sistema..

Creio que ter uma loja integrada não quer dizer que você só é obrigado a instalar aplicativos da loja. O MacOs e o várias distro Linux tem lojas altamente integradas, mas você ainda pode ir lá e baixar seus programas por fora. Mas os aplicativos principais são instalados pela loja. Por exemplo, no MacOs, a Creative Cloud pode ser baixada diretamente da loja de aplicativos.

Em relação ao software, sei que existe esse caso. Mas vamos ser sinceros, isso representa quantos % da realidade dos usuários? Por que simplesmente não colocar uma camada de emulação no Windows, de tal forma que, somente quando o usuário tentasse usar um aplicativo desses, o Windows acionava essa camada de emulação (num esquema parecido com o Roseta2 nos mac com M1)? Deixava o Kernel do Windows mais leve, já que todo o trabalho para rodar aplicações legadas não estaria no kernel do Windows, mas sim no "emulador". E para piorar, a Microsoft já fez isso no passado (na transição do Windows 3.11 para Windows 95).

Existem formas de se resolver isso, mas como a Microsoft anda nos últimos anos, eles sempre vão para a solução mais fácil e que vai deixando o Windows cada vez menos otimizado. Se tu pegar, historicamente, os melhores Windows sempre foram aqueles que quebraram algum paradigma, tais como Windows 95 (32 bits e "independência" do DOS), Windows XP (que descenderia da linha NT) e Windows 7 (que basicamente refez o kernel do Windows do zero).
 
E lá vamos nós...

Captura-de-tela-2021-06-16-181210.png


Joguei uma key do 8.1 retail que tava aqui parada e ativou. Ainda não me acostumei ao tamanho dessa taskbar.
Essa barra de tarefas não me desce. Na boa...
Creio que ter uma loja integrada não quer dizer que você só é obrigado a instalar aplicativos da loja. O MacOs e o várias distro Linux tem lojas altamente integradas, mas você ainda pode ir lá e baixar seus programas por fora. Mas os aplicativos principais são instalados pela loja. Por exemplo, no MacOs, a Creative Cloud pode ser baixada diretamente da loja de aplicativos.

Em relação ao software, sei que existe esse caso. Mas vamos ser sinceros, isso representa quantos % da realidade dos usuários? Por que simplesmente não colocar uma camada de emulação no Windows, de tal forma que, somente quando o usuário tentasse usar um aplicativo desses, o Windows acionava essa camada de emulação (num esquema parecido com o Roseta2 nos mac com M1)? Deixava o Kernel do Windows mais leve, já que todo o trabalho para rodar aplicações legadas não estaria no kernel do Windows, mas sim no "emulador". E para piorar, a Microsoft já fez isso no passado (na transição do Windows 3.11 para Windows 95).

Existem formas de se resolver isso, mas como a Microsoft anda nos últimos anos, eles sempre vão para a solução mais fácil e que vai deixando o Windows cada vez menos otimizado. Se tu pegar, historicamente, os melhores Windows sempre foram aqueles que quebraram algum paradigma, tais como Windows 95 (32 bits e "independência" do DOS), Windows XP (que descenderia da linha NT) e Windows 7 (que basicamente refez o kernel do Windows do zero).
Exatamente! Chega de ficar entupindo o kernel pra dar compatibilidade com programas lá da época do Windows 95. Coloca logo uma emulação estilo Rosetta da Apple caso vc tenha algum software legado e mete uma limpa nesse kernel ao msm estilo que foi no XP e 7. Tá na hr da MS começar a colocar as bolas na mesa e encarar de frente esses caras que são "saudosistas de software" e parar de dar suporte nativo e sim via emulação. O sistema seria mto mais leve do que é hj em dia e eliminaria mtos problemas decorrentes desses códigos legados.

Nisso eu bato palma pra Apple, ou aceitem as mudanças ou partem pra outra, pois o sistema precisa seguir a evolução natural da tecnologia.
 
AMD e Intel que serão híbridos de x86 + ARM
Tem alguma fonte disso? Que eu saiba, a Intel não tem nada com ARM no momento (nem licença eles tem mais), e a AMD engavetou o projeto ARM deles.
Com o subsystem Linux já rodando por baixo dos panos, estou achando que os Apps para Android vão rodar nativamente, sem precisar de nenhum tipo de conversão, emulação, etc.
Pode até ser, mas creio que vai ser independente do WSL, já que o kernel Android geralmente não é o mainline do linux, nem o do WSL (apesar desse último conseguir rodar o mainline sem problemas já).
E o WSL2 por si só é virtualização também por cima dos componentes do Hyper-V, então não tem nada de nativo.
 
Tem alguma fonte disso? Que eu saiba, a Intel não tem nada com ARM no momento (nem licença eles tem mais), e a AMD engavetou o projeto ARM deles.

Pode até ser, mas creio que vai ser independente do WSL, já que o kernel Android geralmente não é o mainline do linux, nem o do WSL (apesar desse último conseguir rodar o mainline sem problemas já).
E o WSL2 por si só é virtualização também por cima dos componentes do Hyper-V, então não tem nada de nativo.

A Microsoft está de fato trabalhando num emulador de Android e existem rumores que a loja irá distribuir apps Android, mas todo o resto tirei do meu puro achismo atirando pro alto de olho fechado.
 
Windows 11... aqui vamos nós, tomara que seja estável, o Windows 10 no início foi um festival de bugs e também só ficou decentemente veloz aqui quando migrei para um SSD.

Não gostaria de trocar de hardware para usar o Windows 11 de modo decente, hardware está caro, tomara que a Microsoft não exija nada além do que já exige para o atual Windows 10 ter velocidade decente.

E tomara que o processo de upgrade do 10 para o 11 seja gratuito, fácil e não exija reinstalação de softwares e drivers, além de reconfigurações etc
 
Última edição:
Pra o meu uso mínimo que é jogar e usar o navegador, tá normal
Se não houver grandes incompatibilidades, devo migrar assim que sair uma versão oficial
 
É pedir muito um Windows mais leve, e com menos bugs? ;-;
Mas pessoal uma pergunta, vai valer MESMO a pena migrar para o windows 11? Para mim (mero LEIGO) só mudou algumas coisas de interface e os sons meio "lo-fi".
 
Última edição:
Já testei com numa VM é gostei, tá bem otimizado, até alguns erros como o do disco acabaram, estou gostando do resultado
 
É pedir muito um Windows mais leve, e com menos bugs? ;-;
Mas pessoal uma pergunta, vai valer MESMO a pena migrar para o windows 11? Para mim (mero LEIGO) só mudou algumas coisas de interface e os sons meio "lo-fi".
Difícil responder tua dúvida de um SO que nem foi lançado ainda... kkkkkkk
 
Creio que ter uma loja integrada não quer dizer que você só é obrigado a instalar aplicativos da loja. O MacOs e o várias distro Linux tem lojas altamente integradas, mas você ainda pode ir lá e baixar seus programas por fora. Mas os aplicativos principais são instalados pela loja. Por exemplo, no MacOs, a Creative Cloud pode ser baixada diretamente da loja de aplicativos.

Em relação ao software, sei que existe esse caso. Mas vamos ser sinceros, isso representa quantos % da realidade dos usuários? Por que simplesmente não colocar uma camada de emulação no Windows, de tal forma que, somente quando o usuário tentasse usar um aplicativo desses, o Windows acionava essa camada de emulação (num esquema parecido com o Roseta2 nos mac com M1)? Deixava o Kernel do Windows mais leve, já que todo o trabalho para rodar aplicações legadas não estaria no kernel do Windows, mas sim no "emulador". E para piorar, a Microsoft já fez isso no passado (na transição do Windows 3.11 para Windows 95).

Existem formas de se resolver isso, mas como a Microsoft anda nos últimos anos, eles sempre vão para a solução mais fácil e que vai deixando o Windows cada vez menos otimizado. Se tu pegar, historicamente, os melhores Windows sempre foram aqueles que quebraram algum paradigma, tais como Windows 95 (32 bits e "independência" do DOS), Windows XP (que descenderia da linha NT) e Windows 7 (que basicamente refez o kernel do Windows do zero).

Pior que o software já existe, se chama Wine. É um software que cria uma camada no Linux para rodar apps de Windows. Basicamente ele recebe uma chamada do Windows e converte para Linux. Não é uma emulação e sim uma interpretação.

E ele roda diversos apps tranquilamente, como se fosse nativo. Os que funcionam mal são devidos a muitas particularidades de alguns softwares e os caras do Wine tem que fazer engenharia reversa para entender. É um puta trabalho.

A Valve já fez um fork dessa ferramenta para fazer os jogos rodarem, então a Microsoft pode usar os conceitos desse software para implementar o seu para qualquer outro sistema que ela fizer.
 
Creio que ter uma loja integrada não quer dizer que você só é obrigado a instalar aplicativos da loja. O MacOs e o várias distro Linux tem lojas altamente integradas, mas você ainda pode ir lá e baixar seus programas por fora. Mas os aplicativos principais são instalados pela loja. Por exemplo, no MacOs, a Creative Cloud pode ser baixada diretamente da loja de aplicativos.

Em relação ao software, sei que existe esse caso. Mas vamos ser sinceros, isso representa quantos % da realidade dos usuários? Por que simplesmente não colocar uma camada de emulação no Windows, de tal forma que, somente quando o usuário tentasse usar um aplicativo desses, o Windows acionava essa camada de emulação (num esquema parecido com o Roseta2 nos mac com M1)? Deixava o Kernel do Windows mais leve, já que todo o trabalho para rodar aplicações legadas não estaria no kernel do Windows, mas sim no "emulador". E para piorar, a Microsoft já fez isso no passado (na transição do Windows 3.11 para Windows 95).

Existem formas de se resolver isso, mas como a Microsoft anda nos últimos anos, eles sempre vão para a solução mais fácil e que vai deixando o Windows cada vez menos otimizado. Se tu pegar, historicamente, os melhores Windows sempre foram aqueles que quebraram algum paradigma, tais como Windows 95 (32 bits e "independência" do DOS), Windows XP (que descenderia da linha NT) e Windows 7 (que basicamente refez o kernel do Windows do zero).
No caso das lojas integradas ao S.O. . Atualmente nós temos 1 problema.... A Windows Store exige que Windows update esteja funcionando, e com Windows update funcionando a pessoa fica refém de algum update bugado que a M$ possa lançar , assim como já lançou muitos nos passado.. Sem contar que essa política da M$ forçar a troca da build em um curto prazo da problema para muita gente.. Nesse caso a Loja da M$ tinha que ter um sistema de update próprio independente dos updates do S.O., algo similar ao que acontece com a Google play, Steam, Epic..

Por isso que eu acho que esse tipo de coisa teria que ser de forma modular e independente do S.O. , ai se o usuário quiser usar, blz, se ele achar que ela está atrapalhando em algo, ai ele poderia desativar temporariamente por tempo indeterminado ou desinstalar ela.....A Google play até é meio que modular, mas não da para desativar ela de forma temporária por prazo indeterminado, e para desisntalar ela é um processo bem chato que exige root, e para instalar é mais chato ainda..

Não só isso eu acho que deveria ser modular, mas quase tudo no Windows, deixando a cargo do usuário escolher o que quer instalar no momento da instalação do sistema.. Nos antigos Windows 9X era assim, lá a pessoal escolhia o que queria instalar ....Saindo desde simples perfumarias como sons do sistema e papel de parede, e indo até recursos importantes como as configurações da rede , etc.. Do Windows 2000 até o 7, ainda dava pra passar, mas do 8 pra frente a M$ começou a abusar ao começar entupir o S.O. com um bando de coisas que poderiam ser perfeitamente opcionais de serem instaladas. Eu sei que da para remover essas bugigangadas do Windows 10( eu mesmo faço isso para muitas coisas que não uso), mas o problema é que está ficando cada vez mais difícil e tudo fere o contrato de licença ..

Esse lance e emulador é meio chatinho de usar, pelo menos atualmente..Além de ser bem pesadinho dependendo do PC atual.. O processo é meio trabalho porque pelo até pelo menos onde eu vi ou até onde eu usei, a pessoa tem que instalar uma cópia do S.O. para poder usar os aplicativos que ela quer usar ..Pelo menos é assim o com o Vmware, Virtualbox e o Wine da ultima vez que mexi com ele a algum tempo atrás . Atualmente eu uso Vmware por parecer mais simples de usar no Windows . Bom vai ser a hora que tudo rodar como se fosse nativo, tipo abriu o a aplicativo e já sai executando , sem ter que abrir qualquer outro tipo de interface antes de executar ele, mas eu acho que isso ainda vai demorar muito.. Mas uma coisa é certa, pelo menos para mim. O dia que acabar essa retro compatibilidade do Windows , o Windows não vai ser mais Windows e não vou ter mais motivo para usar as versões mais novas dele .

Sobre o Wine do Linux, alguém sabe dizer se ele roda os aplicativos sem ter que instalar uma cópia do Windows ? Mas independente da resposta, eu vou dar uma pesquisada sobre o assunto..
 
Sobre o Wine do Linux, alguém sabe dizer se ele roda os aplicativos sem ter que instalar uma cópia do Windows ? Mas independente da resposta, eu vou dar uma pesquisada sobre o assunto..
Sim, ele não é um emulador (como o próprio nome diz), nem envolve nada de máquina virtual. De forma bem simples, ele só traduz as chamadas pra API do windows em chamadas equivalentes do linux.
 
Mais algumas screens, ainda tem uma mistureba doida de interfaces. :chan:


windows11_2.jpg
E38QKqbX0AIaj7l
E38TZgWXoAclcTr


O menu tradicional também é uma opção:

E38PuS8XMAA85Dw
Microsoft vai microsoftar. Nunca vi uma empresa tão lenta para atualizar o sistema. Quando eles estão na metade do caminho para adequar os elementos gráficos da interface a linguagem da vez, isso após anos, eles anunciam uma nova linguagem, aí sempre fica algo inconsistente.

Daqui a 5 anos ainda existirão elementos da interface não atualizados para a linguagem do windows 11, assim como o windows 10 ainda hoje tem elementos do windows 8(metro).
 
Realmente é uma vergonha essa misturada de estilos, tem coisas fáceis que se tornam um parto... Como o amigo disse ali, para trocar o DNS por exemplo.
 
Exatamente, eu chamei de "emulador" só para facilitar, mas o Wine e o Roseta são interpretadores. E o pior que a Microsoft tem completo domínio das ferramentas do Windows, ela bem que poderia fazer um Wine poderoso, com suporte até (quem sabe) a aplicativos dos primeiros x86 (8086, 286, e por ai vai...), simplesmente utilizando esse interpretador.

A Microsoft tem a faca e o queijo na mão para fazerem o melhor Windows que se possa imaginar. Se tudo que ela promete vinher no Windows 11, ele tem grande possibilidade de ser um ótimo SO. Mas vendo o que ela fez no Windows 10, sinceramente, eu fico com um pé atrás.
 
parece que vem uma nova windows store ai eu pensei de já vim nessa build vazada mais parece que vem no dia 24 mesmo espero que seja 100% baseada em win32.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo