Windows não detecta todos os cores nem o OC

Breno Manhães

Member
Registrado
OBS: Estou usando o windows 10.
Se você leu meu último post, vai saber que eu tinha pensado em fazer um "upgrade" do meu fx 8300 para um i7 980x, que era do meu pai e ele ofereceu. E também vai saber que eu ia tentar vender esse i7 e comprar um ryzen 5. Pois bem, minhas tentativas de venda fracassaram, e eu resolvi trocar de processador. No começo tudo estava normal, mas o windows está se comportando de forma estranha. Eu comecei a mexer na frequência dele, pois vi que era um ótimo overclocker. Coloquei o multiplicador no 27, mas ou menos 3,6 ghz. Mas o windows não estava reconhecendo o oc. Achei estranho mas dexei quieto. Vai que ele colocava como frequência máxima a frequencia do meu processador. Testei no cinebench, e o resultado nele foi realmente maior. Mas ele também dizia que eu tava na frequência base de 3,34 ghz. Testei então o benchmark do GTA V. E a minha framerate continuava a mesma. Fiquei curioso e tentei fazer um downclock. Coloquei o multiplicador no 22 (2,93 ghz) e bootei normalmente no windows. Ele reconheceu esse downclock. O cinebench também reconheceu e o resultado ficou abaixo do normal, e a framerate do gta ficou menor. Então voltei para minha frequência base, mas o windows se prendeu no downclock. Tentei os benchmarks de novo. O cinebench dizia que eu tinha feito o downclock, mas o resultado foi o mesmo da frequência base. Mas a framerate do gta continuou baixa. Como eu tava numa versao do insider resolvi voltar para uma versão anterior. Agora, ele reconhece que eu estou na frequência base, mas continua não reconhecendo o overclock. E eu sei que se eu fizer o mesmo downclock tudo vai se repetir, por causa do problema que eu estou tendo hoje.
Eu resolvi habilitar apenas 4 cores na bios para ver quanto seria a pontuação no cinebench. O windows reconheceu corretamente os 4 cores e 8 threads. Após fazer meus testes, voltei pros 6c/12t, Mas o windows continua preso nos 4c/8t. Alguém sabe porque isso acontece? O windows parece sempre se prender na pior situação possivel. Já tentei colocar 6 cores no msconfig e também já tentei entrar na solução de problemas de hardware do próprio windows.

Tl;dr: o windows está se prendendo na pior situação possível e não volta pras configuraçoes base se eu por exemplo diminuir a frequencia e voltar depois.
 
Tl;dr: o windows está se prendendo na pior situação possível e não volta pras configuraçoes base se eu por exemplo diminuir a frequencia e voltar depois.
Cara, ainda está sendo atualizada as Bios e os S.O para esses exorbitantes Núcleos e Threads; Tenho até uma dúvida semelhante que é a comparação do Pentium (da geração 'atual' ) com o Ryzen 5 1600x numa 1080 Ti; Em games como BF 1 ou For Honor em Full HD em fps são próximos de mais para um custo beneficio fdm que não deveria ser;
Voltando à sua Dúvida, já reiniciou o set. da Bios? Depois reiniciou? Depois desligou o Pc e tirou o processador, ligou novamente sem o processador e depois ligou com o processador?
(faz todos esses testes caso seja algum bug)
 
Obrigado pela resposta.
Eu apenas reinstalei o windows, e os cores foram detectados de novo. Eu agora estou com um problema no driver de rede bigfoot, que quando tenta instalar dá o erro 1603 (erro fatal). Acho que é melhor eu formatar meu hd de uma vez e começar do zero. Eu realmente não quero voltar pro Windows 7, mas talvez tenha que fazer isso também.
Em relação ao que você falou antes, não entendi muito bem o que você queria dizer. Você queria dizer que não compensa um upgrade pro ryzen? Se fosse isso eu só estou tentado a esse upgrade por causa do socket AM4 que a AMD diz que vai suportar até daqui a 4 anos.
 
'
Você queria dizer que não compensa um upgrade pro ryzen?
não é isso, muito pelo contrario, compensa sim, ótimo custo beneficio.
nem todos os softwares (incluindo games) estão usufruindo o melhor da quantidade de núcleos que tem disponível.
Quando se trata de tarefas que usufruem do melhor do multhreads o ryzen é a melhor opção.
Estou dizendo que no momento os softwares não estão trabalhando com o desempenho total que a geração atual é capaz de fornecer.

E voltando ao assunto, eu após a instalação do windows instalo o da placa de rede, e o restante vou direto ao site da placa mae para instalar os outros drivers (dependo da placa mae nem sempre os drivers do cd são os mais recentes). A intel tem algumas ferramentas que auxiliam na atualização dos drivers de video.
e caso for necessario, driver booster :) :dog: que delicia....
o link -> https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/detect.html
 
OBS: Estou usando o windows 10.
Se você leu meu último post, vai saber que eu tinha pensado em fazer um "upgrade" do meu fx 8300 para um i7 980x, que era do meu pai e ele ofereceu. E também vai saber que eu ia tentar vender esse i7 e comprar um ryzen 5. Pois bem, minhas tentativas de venda fracassaram, e eu resolvi trocar de processador. No começo tudo estava normal, mas o windows está se comportando de forma estranha. Eu comecei a mexer na frequência dele, pois vi que era um ótimo overclocker. Coloquei o multiplicador no 27, mas ou menos 3,6 ghz. Mas o windows não estava reconhecendo o oc. Achei estranho mas dexei quieto. Vai que ele colocava como frequência máxima a frequencia do meu processador. Testei no cinebench, e o resultado nele foi realmente maior. Mas ele também dizia que eu tava na frequência base de 3,34 ghz. Testei então o benchmark do GTA V. E a minha framerate continuava a mesma. Fiquei curioso e tentei fazer um downclock. Coloquei o multiplicador no 22 (2,93 ghz) e bootei normalmente no windows. Ele reconheceu esse downclock. O cinebench também reconheceu e o resultado ficou abaixo do normal, e a framerate do gta ficou menor. Então voltei para minha frequência base, mas o windows se prendeu no downclock. Tentei os benchmarks de novo. O cinebench dizia que eu tinha feito o downclock, mas o resultado foi o mesmo da frequência base. Mas a framerate do gta continuou baixa. Como eu tava numa versao do insider resolvi voltar para uma versão anterior. Agora, ele reconhece que eu estou na frequência base, mas continua não reconhecendo o overclock. E eu sei que se eu fizer o mesmo downclock tudo vai se repetir, por causa do problema que eu estou tendo hoje.
Eu resolvi habilitar apenas 4 cores na bios para ver quanto seria a pontuação no cinebench. O windows reconheceu corretamente os 4 cores e 8 threads. Após fazer meus testes, voltei pros 6c/12t, Mas o windows continua preso nos 4c/8t. Alguém sabe porque isso acontece? O windows parece sempre se prender na pior situação possivel. Já tentei colocar 6 cores no msconfig e também já tentei entrar na solução de problemas de hardware do próprio windows.

Tl;dr: o windows está se prendendo na pior situação possível e não volta pras configuraçoes base se eu por exemplo diminuir a frequencia e voltar depois.
se nao me engano fx 8300 é melhor q esse i7 ai....
 
Amigo se você fosse um bom overclocker não estaria aqui no fórum fazendo perguntas.
Primeiro nem resetou a bios por causa de um oc mal sucedido e formatou o pc ,só ainda da para ver que de overclocker não tem nada desculpa a sinceridade...
Nem experimentou atualizar a bios,segundo a mobo tem capacidade de oc?
 
Desculpe mas já resolvi um problema. Eu sei que não sou um bom overclocker, na verdade é a primeira vez que eu fazia isso na vida. Eu estava me referindo ao chip quandi falei ótimo oveclocker. Desculpe qualquer mal-entendido.
 
se nao me engano fx 8300 é melhor q esse i7 ai....
Eu fiz alguns testes, e nas aplicações que eu uso o i7 se saiu melhor, então resolvi ficar com ele.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo