WordPress - [ TÓPICO OFICIAL ]

lucas.art

know-it-all Member
Registrado
wordpresslogostackedrgb.png




Esse tópico tem como objetivo principal, ser o centro de discussões à respeito do WordPress aqui no fórum Adrenaline. Dúvidas e sugestões devem ser postadas aqui.
Criticas e sugestões são bem vindas.

Tópico em constante construção e atualização.





Introdução - Breve História

WordPress é um CMS (Content Management System - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) escrito em PHP e utilizando MySQL como banco de dados. WordPress é um projeto Open Source onde todos podem ajudar a melhorar o sistema. Possui licensa GPLv2+.
Criado em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little a partir de uma modificação de um sistema de blogs já existente, o falecido b2/cafelog, criado por Michel Valdrighi em 2001.


Pequena linha do tempo:
  • 2001 - b2/cafelog lançado
  • 2003 - WordPress criado
  • 2004 - Suporte para plugins
  • 2005 - Introdução ao sistema de temas e páginas estáticas (Versão 1.5), cache persistente, sistema de usuários
  • 2007 - Nova UI, autosave, correção gramatical, widgets, tags, sistema de taxonomia
  • 2008 - Nova UI na parte de administração, shortcode API, sticky posts
  • 2009 - Melhorias nos widgets, editor de imagens
  • 2010 - Custom Post Types (Posts customizados), backgrounds e header customizavéis, novo tema padrão (Twenty Ten), gerenciamento de múltiplos sites com apenas uma instalação do WordPress (MultiSite)
  • 2011 - Formatos de posts, admin bar, melhorias na performance, novo tema padrão (Twenty Twelve)
  • 2012 - Theme customizer, theme previewer, novo tema padrão (Twenty Twelve)
Diferenças entre WordPress.org e WordPress.com
Atualmente temos duas versões do WordPress, a .com e a .org, muita gente acaba se confundindo, pois bem;
  • WordPress.com é um "produto" gratuito mantido e gerenciado pela Automattic, onde qualquer pessoa interessada em criar um blog simples pode fazer sem se preocupar com hospedagem, domínios, configurações, etc.Embora seja fácil de usar, o mesmo é bem limitado.
  • WordPress.org é um robusto CMS Open Source mantido pela WordPress Foundation onde qualquer pessoa pode contribuir com o projeto e torná-lo cada vez melhor. Diferente da versão .com, no .org o usuário precisa ter um serviço de hospedagem, um domínio, e algum conhecimento prévio (saber usar o Google também ajuda) para colocar o mesmo no ar.
Automattic - WordPress Foundation - Audrey Capital
  • Automattic: Fundada em 2005, é uma empresa privada com fins lucrativos que mantém e gerencia o WordPress.com e outros projetos como, Jetpack, VaultPress, Akismet, Polldaddy, VideoPress, Gravatar, IntenseDebate, After the Deadline, Plinky, Code Poet, WordPress.com Vip.
  • WordPress Foundation: é uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a marca registrada WordPress.
Ambas ganham dinheiro, seja através de doações, ou lucro dos seus produtos, é claro que a Automattic ganha muito mais, já que possui alguns serviços pagos.
  • Audrey Capital é uma companhia de fundos de investimentos e pesquisa criada por Matt Mullenweg que ajuda a fundar projetos e negócios que sejam de interesse dos seus investidores. Audrey Capital já ajudou a fundar vários negócios de sucesso, como é o caso da Treehouse, onde a pessoa paga para aprender desenvolvimento web, mobile, etc.
Links Úteis:
 
Última edição:
Hehe, estava muito afim de abrir um wordpress, na verdade eu tenho que criar um blog para complementar um canal no yt e um forum

O wordpress.com é MUITO limitado, e eu não sei se vale mesmo a pena pagar hospedagem pro wordpress.org, ja que não sei nada de php/html seja la o que o wordpress use
Da pra abrir de boa? e relativamente facil de aprender a usar? ^^ (ate pra ideia que eu quero abrir, que seria um blog com um menu simples e postagens normais, o .com é limitado)
 
Última edição:
Hehe, estava muito afim de abrir um wordpress, na verdade eu tenho que criar um blog para complementar um canal no yt e um forum

O wordpress.com é MUITO limitado, e eu não sei se vale mesmo a pena pagar hospedagem pro wordpress.org, ja que não sei nada de php/html seja la o que o wordpress use
Da pra abrir de boa? e relativamente facil de aprender a usar? ^^ (ate pra ideia que eu quero abrir, que seria um blog com um menu simples e postagens normais, o .com é limitado)

Bom, se você não tem nenhum conhecimento em PHP, HTML, CSS, MySQL, etc, você até pode escolher o .org, mas nesse caso recomendo que você instale o mesmo localmente no seu PC e comece a brincar. Enquanto isso, se realmente precisa do blog, comece usando o .com e vá se habituando, a parte de postagem de ambos são bem parecidas.

Mas enfim, tudo depende das suas necessidades.

Se precisar de ajuda para instalar o .org localmente, é só avisar.
 
Eu trabalho criando sites sempre com o Wordpress, compro um tema por U$20, e vendo o site por R$2.000
Muito simples e lucrativo.
 
Bom, se você não tem nenhum conhecimento em PHP, HTML, CSS, MySQL, etc, você até pode escolher o .org, mas nesse caso recomendo que você instale o mesmo localmente no seu PC e comece a brincar. Enquanto isso, se realmente precisa do blog, comece usando o .com e vá se habituando, a parte de postagem de ambos são bem parecidas.

Mas enfim, tudo depende das suas necessidades.

Se precisar de ajuda para instalar o .org localmente, é só avisar.

Opa, seria otimo cara :)

Necessito de uma coisa acessivel, e que seja facil pra mudar o layout por exemplo quando eu quiser (não me importo em ter que aprender CSS,HTML,PHP etc...)
Seria otimo pra ver se valeria a pena pagar o host dedicado
 
Opa, seria otimo cara :)

Necessito de uma coisa acessivel, e que seja facil pra mudar o layout por exemplo quando eu quiser (não me importo em ter que aprender CSS,HTML,PHP etc...)
Seria otimo pra ver se valeria a pena pagar o host dedicado

Então, no .com você consegue trocar o layout por outro facilmente, já no .org você consegue também consegue trocar, a vantagem fica por conta das alterações que você pode fazer no layout, ou seja, no .org a liberdade é muito maior.
 
Como eu faria pra hospedar ele no meu pc então? pra que eu experimente como é
 
Como eu faria pra hospedar ele no meu pc então? pra que eu experimente como é
Instale os componentes básicos de um pacote WAMP: Windows (dã...) + Apache + MySQL + PHP... No Google tu encontra n tutoriais da configuração correta.

Ou tu pode optar por um 'pré-pronto' e que não precisa de configurações maiores: é instalar e começar a usar. Tipo um XAMPP ou WampServer...

Depois, é só pesquisar, estudar, fuçar e se 'divertir'! :fuckyeah:
 
Instalei com o WAMP, muito facil mesmo ^^

instalei em localhost, mas queria uma forma de mostrar como vai o projeto pra outra pessoa (quero que outra pessoa acesse o site) como faço isso?
 
Última edição:
Instalei com o WAMP, muito facil mesmo ^^

instalei em localhost, mas queria uma forma de mostrar como vai o projeto pra outra pessoa (quero que outra pessoa acesse o site) como faço isso?

Você até poderia pedir pra outra pessoa fazer o mesmo que você fez, mas... :haha:

O certo seria você procurar um serviço de hospedagem gratuito, eu recomendo o https://pagodabox.com/ serviço de hospedagem em nuvens escalável, (Ou PaaS - Platform as a service).
 
Bem interessante !
Tipo, tenho em mente em um dia criar um blog, criar para outras pessoas também :coolface: "ganhar uns trocados" ...

A uns 8 meses atras, cheguei a aprender a usar HTML, o básico, do básico, Hospedei em um Server Free, mas depois desativei, já que não estava mais aprendendo as coisas !
 
Bem interessante !
Tipo, tenho em mente em um dia criar um blog, criar para outras pessoas também :coolface: "ganhar uns trocados" ...

A uns 8 meses atras, cheguei a aprender a usar HTML, o básico, do básico, Hospedei em um Server Free, mas depois desativei, já que não estava mais aprendendo as coisas !

Então, recomece agora mesmo a estudar :fovhappy:
 
Então, recomece agora mesmo a estudar :fovhappy:
Opa !
Assim que estiver um uma net boa eu começo, pra upar os arquivos para o server com internet 3G é muito ruim !
 
Opa !
Assim que estiver um uma net boa eu começo, pra upar os arquivos para o server com internet 3G é muito ruim !

Sim, mas começa brincar localmente, baixa o WordPress +/- 4Mb, + um *AMP da vida +/- 100Mb e seja feliz :joia:
 
Vou passar o blog pra host dedicado agora, alguem tem algum pra me recomendar que suporte a instalação rapida do wordpress? To quase contratando o locaweb, algum melhor?
 
Bom, nunca usei locaweb então não posso opinar sobre.

Já usei e gostei:

MediaTemple
DreamHost
PagodaBox
AppFog

[]s
 
Atualmente hospedo o site da minha empresa na HostGator (Brasil).
Das 2 vezes que precisei do suporte fui bem atendido. :challenge:
 
ntt![SEP].;1067663924 disse:
Atualmente hospedo o site da minha empresa na HostGator (Brasil).
Das 2 vezes que precisei do suporte fui bem atendido. :challenge:

HostGator é bom também, já usei.
Nunca mais uso, li vários relatos pela web de que eles adicionavam em sua página anúncios sem a sua permissão. :cereal:
 
Bom topico.
Vou preparar material e criar um dedicado ao JOOMLA.

Sinceramente ja tentei aprender a mexer com o Wordpress mas nao consegui me adaptar.
 
Bom topico.
Vou preparar material e criar um dedicado ao JOOMLA.

Sinceramente ja tentei aprender a mexer com o Wordpress mas nao consegui me adaptar.

Opa, obrigado :joia:

Nunca tentei usar o Joomla, do Blogger fui direto pro WordPress.

Qualquer dúvida é só perguntar :)
 
Para quem quiser se aventurar no Wordpress e nao quiser ficar correndo na web atras de templates.
Recomendo fortemente este programa pra criar templates.

http://www.artisteer.com/

Nativamente ele permite desenvolver layout(ou como alguns gostam de chamar de Templates).
- DRUPAL
- WORDPRESS
- JOOMLA
- BLOOGER

Algumas fotos da interface.
http://www.artisteer.com/?p=screenshots
 
Consulta SQL para customizar widget

Olá pessoal, Q bom um tópico só pro WP! vlw Agt.Lucas!

Vamos lá, minha situação é a seguinte:

Estou precisando mostrar a relação dos posts mais antigos juntos com os seus comentários mais recentes em um widget, de forma que fique um ao lado do outro Ex: POST+ANTIGO/COMENTÁRIO RESCENTE.

Acabei encontrando na internet essa consulta sql mostrada abaixo que quase resolveu meu problema. Ela puxa os posts antigos, porem com seus respectivos comentários antigos também. Queria saber se existe alguma alteração que eu possa fazer nessa consulta que retornasse os posts antigos com os seus comentários recentes que é o que eu preciso.
sql.PNG


Abraços.

PS. Sou praticamente noob em SQL...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo