Quando WoW começou, MMO eram novidade no mercado e tudo era interessante. Eu simplesmente me perdia fazendo quests, abrindo mapa, testando coisas, conversando com a galera no chat local pra fechar grupo para alguma dungeon. Não era esse "profissionalismo" que existe hoje. Galera levava wipe e geral dava risada. E vamos lá de novo.
As pessoas eram diferentes. O clima era outro. O que deixava os MMOs "antigos" divertidos eram as amizades, a galera da guilda. Grupos se formavam de acordo com a habilidade onde se formava um core, que progredia muito bem, e depois esse core era quebrado em 3-4 grupos distintos para levar o restante da galera da guilda para fazer as mesmas raids/dungeons. As amizades eram a cola que fazia o MMO funcionar.
Os MMOs atuais podem ser muito fodas, ter recursos fantásticos e totalmente impossíveis de serem feitos nos MMOs antigos. Porém, mesmo com tudo isso, os jogos são chatos, enjoam rápido e em menos de 1 ano a maioria para. Porque? A resposta é simples: as pessoas que jogam MMO atualmente (leia-se, basicamente todos os adolescentes e jovens adultos da geração atual) são insuportáveis, chegando a ser nojentos. Muitos escapam da regra e se comportam como seres humanos normais, mas a maioria é estupidamente chata, reclama de tudo, não conseguem jogar em equipe e estão no jogo única a exclusivamente para estragar a diversão dos outros.
Por isso, nos dias de hoje, meu negócio são jogos single player (RPGs, estratégia e space sims) e jogos coop com conhecidos. Absolutamente qualquer jogo online atual com foco em "competitividade" fazem com você exatamente o contrário do que um jogo deveria proporcionar, que é diversão. Eles te estressam... muito.