[WTF da Informática]Ativar Crossfire = MENOS desempenho? o_o

Renzo

Membro
Registrado
Pois bem... monter meu crossfire de 4850 + 4830 800SP, vou ser bem direto.
Quando eu ligo o crossfire, o desempenho CAI MUITO. O que poderia ser?

Por enquanto testei mais no teamfortress 2, que é o jogo que mais jogo. Só com a HD4850 rodando fica entre 50~200fps, com as duas rodando chega a cair pra 30, tirando que fica dando umas travadas. o_O


Detalhe importante:
A minha fonte Corsair 550w veio com problema de fabrica. Estou usando uma fonte seventeam 450w pra quebrar o galho, sera que a fonte nao esta aguentando ?

Abraços galera e fico grato desde já a atenção :thumbs_up
 
Você ainda tem dúvidas que essa fonte de 450W (não deve render nem 400W direito) é o seu problema? Não ligue esse CF antes de pegar a Corsair 550w de volta.
 
Você ainda tem dúvidas que essa fonte de 450W (não deve render nem 400W direito) é o seu problema? Não ligue esse CF antes de pegar a Corsair 550w de volta.
Esta não eh aquela 420BKV que foi muito mal falada, é a de 450 PAG. Não sei se eh boa, mas sei que ja eh melhor que a BKV.
Faz um cálculo "marromeno" de potência naquele site famoso da internet. http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp

Eu fiz e o sitema TODO em full load 100% deu 402w
 
Então ae a gente supõe que ela consiga oferecer 80%. Calculando 80% de 450w = 360w que é o que a fonte deve entregar no máximo. :/
Está com overload ae na bichinha se meu raciocínio está correto e adequado.
 
Não que ela seja ruim, Renzo, as fontes da Seventeam são boas, especialmente alguns modelos. A questão que é mesmo os 450W são poucos, afinal isso é praticamente o indicado pela própria ATi pra apenas UMA HD4830, imagine você outra HD4850.

Um CF desse deve gastar juntamente com o resto do sistema uns 350W com facilidade. Sem contar os picos.
 
heehhe Agora que eu li que tu vai fazer crossfire... Aff! Faz isso com uma fonte de potência menor que 500w não plix ou vai acabar queimando os treco ae.

Fiz um cálculo naquele site e coloquei um Q8200, sem overclock, 20% de envelhecimento nos capacitores (aging = 1 year), 1 floppy, 1 dvd-rom sata, 2 pentes de memória ddr2, 1 hd sata normal, carga em 90% e crossfire de 4850 e deu 497w no total. Nem a Corsair de 550W vai te entregar 80% da carga que o sistema vai pedir.

Remove uma das duas placas e encomenda uma fonte de, pelo menos, 650w. Talvez o ideal seja uma de 700w pra trabalhar com folga e isto se tudo o que falei estiver correto e adequado.

Recomendo você tirar suas dúvidas sobre energia com o pessoal que visita a seção aqui do fórum, eles sabem muito e vão poder te ajudar. :)
 
tbm não é pra tanto wmh, uma fonte como a corsair tx550w, q tem 41a na sua linha de 12v, aguenta um CF de 4850 com folga cada vga vai consumir ~8a, isso vai dar 16a, sobrando ainda no minimo 25a pro resto do sistema.

mas ja a seventeam... sei la, eu não teria coragem de usar o cf com ela rsrs
 
Primeiramente, qual o resto do sistema?
 
Realmente um Cross com fonte de 450 como esse é um risco e tanto, aqui eu fiz um SLI de 9600GT e o consumo foi maior que 350W imagina a 4850+4830 deve consumir mais que sua fonte entrega sem contar co os picos.
 
Então ae a gente supõe que ela consiga oferecer 80%. Calculando 80% de 450w = 360w que é o que a fonte deve entregar no máximo. :/
Está com overload ae na bichinha se meu raciocínio está correto e adequado.
wmh, só uma correção.
A eficiência da fonte não é baseada na sua potência de saída, mas sim, de entrada.
Se a fonte é rotulada como sendo de 450 W, então ela teoricamente tem a capacidade de fornecer esses 450 W.
Se ela será capaz de fazer isso, vai depender do seu projeto, e não da sua eficiência.
A eficiência de 80% seria utilizada para identificar a potência consumida da rede elétrica, o que nesse caso corresponderia a 450 W / P = 0,8, o que resultaria numa potência de consumo P = 562,5 W.
Espero que tenha dado pra entender aí com essa breve explanação.
Um abraço!
 
Esta não eh aquela 420BKV que foi muito mal falada, é a de 450 PAG. Não sei se eh boa, mas sei que ja eh melhor que a BKV.


Eu fiz e o sitema TODO em full load 100% deu 402w

e ai q esta, a sua fonte diz ter 450w mas acredito q ofereça uns 350w no maximo...

o seu pc nao fica resetando quando esta em full load com o crossfire?
 
e ai q esta, a sua fonte diz ter 450w mas acredito q ofereça uns 350w no maximo...

o seu pc nao fica resetando quando esta em full load com o crossfire?

Não, a série P-AG é ótima e inclusive existe um teste da 550P-AG no Clube do Hardware em que ela foi aprovada, distribuindo até mais potência do que o especificado pela fabricante.

Seventeam não é Huntkey ou Leadership não...

Além disso, imagino que se o problema fosse falta de alimentação das VGA's, elas não ficariam mais "lentas", mas sim travariam e isso ocasionaria uma BSOD, assim como acontece com os processadores quando os overclockamos e não aumentamos a voltagem.

Pode ser que a mobo que o dono do tópico está a usar não faça no mínimo Crossfire Dual PCI-E 1.1 @ 8x, e isso também ocasiona perda de desempenho.

Há várias possibilidades para ocorrer o problema, mas sem postar a configuração completa para avaliarmos, e realizar testes com apenas 1 jogo, fica complicado de se chegar a alguma conclusão.
 
Essa perda de desempenho é generalizada ou acontece apenas em um ou outro jogo cara? Eu montei aqui na minha máquina um CFX como esse seu (só que a HD4830 que veio pra mim foi a de 640sp). Tirando o ArmA II, onde eu perdi cerca de 10fps no framerate médio, nos demais jogos eu notei melhoras consideráveis, algumas na casa dos 100%.

Deve ter alguma zica no teu sistema aí viu cara. É bem capaz da tua fonte num tá guentando o tranco mesmo não viu. Tu já testou cada vga individualmente, ou seja, espeta uma, testa, tira, espeta outra, testa, pra ver se elas apresentam resultados equivalentes à suas categorias? Se cada uma, sozinha, apresentar o seu respectivo resultado equivalente, porém juntas apresentarem desempenho ruim, pode ter certeza que tem algo bem errado aí. Ou é pau no driver de vídeo, ou é o ruindows tirando onda com a tua cara ou é realmente a tua fonte que num tá guentando o tranco.
 
Não, a série P-AG é ótima e inclusive existe um teste da 550P-AG no Clube do Hardware em que ela foi aprovada, distribuindo até mais potência do que o especificado pela fabricante.

Seventeam não é Huntkey ou Leadership não...

Além disso, imagino que se o problema fosse falta de alimentação das VGA's, elas não ficariam mais "lentas", mas sim travariam e isso ocasionaria uma BSOD, assim como acontece com os processadores quando os overclockamos e não aumentamos a voltagem.

Pode ser que a mobo que o dono do tópico está a usar não faça no mínimo Crossfire Dual PCI-E 1.1 @ 8x, e isso também ocasiona perda de desempenho.

Há várias possibilidades para ocorrer o problema, mas sem postar a configuração completa para avaliarmos, e realizar testes com apenas 1 jogo, fica complicado de se chegar a alguma conclusão.

Bom eu nao tinha visto o modelo da fonte, mas essa ae q vc citou parece ser boa mas mesmo assim acho q ela chora um pouco pra uma CF...
 
Se um jogo não escala bem, é absolutamente normal a performance piorar, principalmente se der gargalo com o processador.
 
Acho que entendi Hal e obrigado a você e aos colegas por explicarem. Fiquei com receio dele poder queimar o equipamento dele usando a Seventeam PAG de 450w porque fica uma margem muito pequena do consumo total para o que a fonte pode fornecer. Fiquei na dúvida tanto que recomendei que ele conversasse com "o povo da seção de energia". hehehe

Esse cáculo então é o que a fonte de alimentação vai puxar da rede elétrica? É isso? Na verdade ela estará consumindo 450/0,8 (80% de eficiência) da rede elétrica?

Acho que eu fiquei mais confuso que o dono do tópico. :lol:

wmh, só uma correção.
A eficiência da fonte não é baseada na sua potência de saída, mas sim, de entrada.
Se a fonte é rotulada como sendo de 450 W, então ela teoricamente tem a capacidade de fornecer esses 450 W.
Se ela será capaz de fazer isso, vai depender do seu projeto, e não da sua eficiência.
A eficiência de 80% seria utilizada para identificar a potência consumida da rede elétrica, o que nesse caso corresponderia a 450 W / P = 0,8, o que resultaria numa potência de consumo P = 562,5 W.
Espero que tenha dado pra entender aí com essa breve explanação.
Um abraço!
 
Você ainda tem dúvidas que essa fonte de 450W (não deve render nem 400W direito) é o seu problema? Não ligue esse CF antes de pegar a Corsair 550w de volta.

TODOS os testes de 7tean q eu vi, elas entregaram mais doq a potencia rotulada...

Então ae a gente supõe que ela consiga oferecer 80%. Calculando 80% de 450w = 360w que é o que a fonte deve entregar no máximo. :/
Está com overload ae na bichinha se meu raciocínio está correto e adequado.

:boring:
nda a v...vide a explicaçao abaixo....

wmh, só uma correção.
A eficiência da fonte não é baseada na sua potência de saída, mas sim, de entrada.
Se a fonte é rotulada como sendo de 450 W, então ela teoricamente tem a capacidade de fornecer esses 450 W.
Se ela será capaz de fazer isso, vai depender do seu projeto, e não da sua eficiência.
A eficiência de 80% seria utilizada para identificar a potência consumida da rede elétrica, o que nesse caso corresponderia a 450 W / P = 0,8, o que resultaria numa potência de consumo P = 562,5 W.
Espero que tenha dado pra entender aí com essa breve explanação.
Um abraço!

exatamente.... :yes:

e ai q esta, a sua fonte diz ter 450w mas acredito q ofereça uns 350w no maximo...

o seu pc nao fica resetando quando esta em full load com o crossfire?

aposto 10 conto q passa de 500...

edit
olha o teste dessa:
http://clubedohardware.com.br/artigos/1682/8
Rotulada: 380
Entregue: 491w
 
Seventeam não é Huntkey ou Leadership não...

Além disso, imagino que se o problema fosse falta de alimentação das VGA's, elas não ficariam mais "lentas", mas sim travariam e isso ocasionaria uma BSOD, assim como acontece com os processadores quando os overclockamos e não aumentamos a voltagem.

Direu, muitas vezes acontece isso relatado pelo nosso amigo quando a fonte não dá conta do recado. As placas hoje em dia funcionam assim quase que em sua totalidade.

Parece claro que o problema dele é a fonte. Não que ela não seja boa, mas pra um CF de duas placas famintas por W e amperagem, parece que ela não aguenta mesmo.
 
Direu, muitas vezes acontece isso relatado pelo nosso amigo quando a fonte não dá conta do recado. As placas hoje em dia funcionam assim quase que em sua totalidade.

Parece claro que o problema dele é a fonte. Não que ela não seja boa, mas pra um CF de duas placas famintas por W e amperagem, parece que ela não aguenta mesmo.

Sim, eu também não citei que a 450W P-AG dê conta do recado (até acho que não daria mesmo), mas acho estranho a placa de vídeo não trabalhar 100% por conta de alimentação incorreta, pra mim ela teria que travar e reiniciar o PC. Claro que não sei realmente o que ocorre pois nunca cheguei a fazer este tipo de teste.

Na verdade, se não me engano, a série P-AG da Seventeam é boa, mas tem as linhas 12v abaixo do padrão de amperagem de outras fontes de melhor qualidade.

Mas se vocês garantem que seja isso, então tá certo.

O melhor mesmo então é aguardar a chegada da 550 VX e refazer os testes
 
heehhe Agora que eu li que tu vai fazer crossfire... Aff! Faz isso com uma fonte de potência menor que 500w não plix ou vai acabar queimando os treco ae.

Fiz um cálculo naquele site e coloquei um Q8200, sem overclock, 20% de envelhecimento nos capacitores (aging = 1 year), 1 floppy, 1 dvd-rom sata, 2 pentes de memória ddr2, 1 hd sata normal, carga em 90% e crossfire de 4850 e deu 497w no total. Nem a Corsair de 550W vai te entregar 80% da carga que o sistema vai pedir.

Remove uma das duas placas e encomenda uma fonte de, pelo menos, 650w. Talvez o ideal seja uma de 700w pra trabalhar com folga e isto se tudo o que falei estiver correto e adequado.

Recomendo você tirar suas dúvidas sobre energia com o pessoal que visita a seção aqui do fórum, eles sabem muito e vão poder te ajudar. :)

Pelamordedeus não fala um negócio desses não cara. Quando se diz que uma fonte tem eficiência de 80%, quer dizer que ela vai entregar 80% da energia tirada da tomada (corrente alternada) como energia pura (conrrente contínua em 3, 5 ou 12V) para o PC. Uma fonte mais eficiente é uma fonte mais econômica, e não uma fonte mais forte.

Não sei essa fonte da Seventeen do criador do tópico, mas fontes da Corsair são de potência real. Essa que eu uso por exêmplo (450VX) deu 570W num teste realizado no clube do hardware.

O cara não precisa comprar uma fonte de 700W como vc falou. A recomendação da própria ATI pra CROSSFIRE de 4850 é de 550W. Pode ter certeza de que a Corsair 550VX da conta disso com uma mão nas costas.
 
Entendi (estava fazendo uma confusão dos infernos aqui :lol:) mas e se o sistema dele usa 402w não era então pra a Seventeam estar dando conta do recado?

Ainda bem que não afirmei nada senão já tinham me executado se pudessem. :lol:

Pelamordedeus não fala um negócio desses não cara. Quando se diz que uma fonte tem eficiência de 80%, quer dizer que ela vai entregar 80% da energia tirada da tomada (corrente alternada) como energia pura (conrrente contínua em 3, 5 ou 12V) para o PC. Uma fonte mais eficiente é uma fonte mais econômica, e não uma fonte mais forte.

Não sei essa fonte da Seventeen do criador do tópico, mas fontes da Corsair são de potência real. Essa que eu uso por exêmplo (450VX) deu 570W num teste realizado no clube do hardware.

O cara não precisa comprar uma fonte de 700W como vc falou. A recomendação da própria ATI pra CROSSFIRE de 4850 é de 550W. Pode ter certeza de que a Corsair 550VX da conta disso com uma mão nas costas.
 
Entendi (estava fazendo uma confusão dos infernos aqui :lol:) mas e se o sistema dele usa 402w não era então pra a Seventeam estar dando conta do recado?

Mas quem disse que ela não está dando conta do recado? Até o presente momento são apenas suposições. Tem vários problemas:

- O cara não disse o sistema dele. Se não tiver um sistema ideal para multi-GPU (principalmente no que toca a CPU) pode ocorrer esse tipo de situação;
- O cara não disse a resolução que está jogando (uma resolução baixa também pode ocasionar o problema pelo mesmo pensamento explicado acima);
- Usou apenas a engine Source como exemplo. Uma engine que em 2004 minha ex-Radeon X800 XT PE rodava brincando. Ou seja, dependendo da resolução usada, o aumento de desempenho será inexistente ou poderá até causar perda como está acontecendo vide a situação que não inerentes apenas a multi-GPU quando o quadro é altamente desfavorável (o que parece ser o caso). Usar um CrossfireX para rodar Team Fortress 2 não é o cenário ideal para se tirar qualquer conclusão;
- A fonte pode ser a causadora do problema, mas considerando toda a discurssão que já foi feita aqui, acho muito difícil que seja ela. Inclusive concordo com o ponto de vista do Direu.
 
Já retirei a placa e estou aguardando a chegada da Corsair 550w. :)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo