No final deste ano o console da Microsoft, o Xbox 360, completará três anos, e por isso já está mais do que na hora para começarmos a falar de uma modernização. Segundo o Taiwan Economic News, as primeiras GPUs de 65nm para o console já estão sendo fabricadas por conta da Microsoft.
Há quase um ano que a Chartered começou a mudar o processo da CPU Xenon para o Xbox 360 de 90 para 65nm e só era questão de tempo para que outras peças do hardware fizessem o mesmo. Segundo o Taiwan Economic News, a TSMC começou a fabricar os primeiros waffers com GPUs Xenon de 65nm e o Northbridge. A Microsoft teria pedido, segundo o jornal, 10.000 waffers de 300 milímetros.
Se isto estiver certo, a Microsoft poderá se beneficiar economicamente desta estratégia, já que isso permitirá que a companhia siga adiante com a sua estratégia de redução de custos de produção do console (é preciso considerar que este tem sido um dos objetivos da máquina da companhia e o motivo que lhes permitiu um aumento de receita nos últimos trimestres). Se o Xenon v2 de 65 nm é escalado do 90 nm, a redução permitirá um tamanho de 125mm2, enquanto que o chip eDRAm continuará sendo de 70 mm2. O novo processo de produção permitirá produzir 35% a mais de GPUs do que antes.
Além disso, o Xbox 360 começará a ser vendido num pacote "all 65 nm" (plataforma Jasper) em agosto. Os usuários não notarão a mudança, a menos que a Microsoft decida colocar o Blu-ray no console.
Uma mudança mais perceptível poderá acontecer no próximo ano: os planos da TSMC de começar a produção do chip Valhalla no outono de 2009. Isso representará o ponto de partida para a renovação de meio ciclo do Xbox 360, que se chamaria Xbox 2.5 ou simplesmente, Xbox 540 (360+180). A mudança implicará num novo design para o chassi, permitindo um equipamento muito mais esbelto parecido com o que aconteceu com o PS2 Gen 1 e Gen 2 da Sony. Também se acredita que poderão ser introduzidas melhoras no sistema de refrigeração.
OUTRA FONTE
Desde o lançamento em 2005 da Xbox 360, a Microsoft já ofereceu duas actualizações a sua consola Next-Gen.
À primeira versão com processador gravado em 90nm seguiu-se uma versão HDMI com os mesmos 90nm mas com a porta multimédia HDMI. Resolvidos alguns problemas de produção, a Microsoft optou pelos 65nm da actual versão da consola conhecida pelo nome de código Falcon. A Microsfot voltou esta semana a negar a existência de um projecto de Xbox 360 com leitor Blu-Ray
Uma Xbox 360 “Light”
A Microsoft revela hoje a existência do projecto Jasper. Graças a passagem futura do chip gráfico para um Ati Xenos gravado em 65m a imagem do processador, a Xbox 360 irá beneficiar de uma dieta resultante da redução do consumo e da dissipação térmica. Os preços de produção irão beneficiar deste regime e a consola terá então um form factor mais reduzido, parecido com o que acontece com as PSOne ou PSTwo que são versões lights das suas antecessoras PS1 e PS2.
Xbox 540, um único chip
A versão Valhalla prevê um novo conceito com base na fusão do processador e do GPU num chip único, gravado em 45nm. Esta versão já recebeu o nome de Xbox 540 (embora este ainda não seja oficial). Tal como acontece com a Jasper está versão seria mais fina e poderia ser lançada já no próximo ano referem os nossos colegas da TG Daily. É difícil imaginar que uma nova versão da consola não traga uma alteração que se impõe a qualquer consola Next-Gen e que ainda há alguns meses era um dilema fruto de acordos comerciais complexos: O leitor Blu-ray.
Resta esperar pela confirmação destes rumores pela Microsoft.
Há quase um ano que a Chartered começou a mudar o processo da CPU Xenon para o Xbox 360 de 90 para 65nm e só era questão de tempo para que outras peças do hardware fizessem o mesmo. Segundo o Taiwan Economic News, a TSMC começou a fabricar os primeiros waffers com GPUs Xenon de 65nm e o Northbridge. A Microsoft teria pedido, segundo o jornal, 10.000 waffers de 300 milímetros.
Se isto estiver certo, a Microsoft poderá se beneficiar economicamente desta estratégia, já que isso permitirá que a companhia siga adiante com a sua estratégia de redução de custos de produção do console (é preciso considerar que este tem sido um dos objetivos da máquina da companhia e o motivo que lhes permitiu um aumento de receita nos últimos trimestres). Se o Xenon v2 de 65 nm é escalado do 90 nm, a redução permitirá um tamanho de 125mm2, enquanto que o chip eDRAm continuará sendo de 70 mm2. O novo processo de produção permitirá produzir 35% a mais de GPUs do que antes.
Além disso, o Xbox 360 começará a ser vendido num pacote "all 65 nm" (plataforma Jasper) em agosto. Os usuários não notarão a mudança, a menos que a Microsoft decida colocar o Blu-ray no console.
Uma mudança mais perceptível poderá acontecer no próximo ano: os planos da TSMC de começar a produção do chip Valhalla no outono de 2009. Isso representará o ponto de partida para a renovação de meio ciclo do Xbox 360, que se chamaria Xbox 2.5 ou simplesmente, Xbox 540 (360+180). A mudança implicará num novo design para o chassi, permitindo um equipamento muito mais esbelto parecido com o que aconteceu com o PS2 Gen 1 e Gen 2 da Sony. Também se acredita que poderão ser introduzidas melhoras no sistema de refrigeração.
OUTRA FONTE
Desde o lançamento em 2005 da Xbox 360, a Microsoft já ofereceu duas actualizações a sua consola Next-Gen.
À primeira versão com processador gravado em 90nm seguiu-se uma versão HDMI com os mesmos 90nm mas com a porta multimédia HDMI. Resolvidos alguns problemas de produção, a Microsoft optou pelos 65nm da actual versão da consola conhecida pelo nome de código Falcon. A Microsfot voltou esta semana a negar a existência de um projecto de Xbox 360 com leitor Blu-Ray
Uma Xbox 360 “Light”
A Microsoft revela hoje a existência do projecto Jasper. Graças a passagem futura do chip gráfico para um Ati Xenos gravado em 65m a imagem do processador, a Xbox 360 irá beneficiar de uma dieta resultante da redução do consumo e da dissipação térmica. Os preços de produção irão beneficiar deste regime e a consola terá então um form factor mais reduzido, parecido com o que acontece com as PSOne ou PSTwo que são versões lights das suas antecessoras PS1 e PS2.
Xbox 540, um único chip
A versão Valhalla prevê um novo conceito com base na fusão do processador e do GPU num chip único, gravado em 45nm. Esta versão já recebeu o nome de Xbox 540 (embora este ainda não seja oficial). Tal como acontece com a Jasper está versão seria mais fina e poderia ser lançada já no próximo ano referem os nossos colegas da TG Daily. É difícil imaginar que uma nova versão da consola não traga uma alteração que se impõe a qualquer consola Next-Gen e que ainda há alguns meses era um dilema fruto de acordos comerciais complexos: O leitor Blu-ray.
Resta esperar pela confirmação destes rumores pela Microsoft.