Halo Infinite PC testado: melhores configurações, análise de desempenho e comparações da Série X
É um port que funciona - mas ainda precisa de muito trabalho.
Yes, it's a first-party exclusive and yes, it's going to sell a lot of Xbox Series consoles, but Microsoft's policy of …
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Sim, é um exclusivo de primeira parte e sim, vai vender muitos consoles da série Xbox, mas a política da Microsoft de fornecer versões para PC de seus títulos de sustentação abre o Halo Infinite para uma vasta gama de hardware de jogos. Eu caracterizaria a qualidade da conversão para PC como variável: o jogo em si é brilhante e é possível ter uma ótima experiência sem possuir um console Xbox.
Dito isso, também é justo dizer que a versão para PC pode ser inesperadamente pesada tanto na CPU quanto na GPU, há muitos defeitos técnicos que precisam ser corrigidos, enquanto a 343 Studios falha em explorar qualquer um dos recursos de última geração que funcionam tão bem nos sistemas modernos Configurações de PC - então não há traçado de raio (ainda), nenhuma superamostragem baseada em AI e até mesmo sombreamento de taxa variável (VRS) como visto nas compilações do console está totalmente ausente no PC. O que temos aqui é bom, mas não exatamente especial e definitivamente precisa de muito trabalho.
O primeiro problema que localizei foi na própria tela de título assim que inicializei o jogo. Assim como os voos técnicos que observei meses atrás, a implementação de v-sync e limitação de frame-rate de Halo Infinite está totalmente quebrada. Não importa o quão poderoso seja o seu hardware, o v-sync a 60fps diminui os quadros - não tantos, mas o suficiente para dizer que algo está acontecendo. Duplique até 120 fps e a frequência dos frames perdidos aumenta para um nível mais perceptível. Deve-se observar que a gagueira é um problema, mesmo se você estiver usando um monitor FreeSync ou G-Sync.
Sim, você pode desligar o limitador embutido e usar o painel de controle da GPU para consertar isso externamente, mas tenho dois pontos a fazer sobre isso. Em primeiro lugar, são coisas básicas que deveriam ter sido consertadas há muito tempo - o usuário não deveria ter que intervir para sobrescrever código duvidoso. Em segundo lugar, um recurso chave para o jogo - escala de resolução dinâmica - só funciona corretamente usando a solução de limitação de quadro interna do jogo. Se você usar uma solução de limitação de taxa de quadros externa, funcional, os ajustes na resolução farão com que o jogo chegue à resolução mais baixa possível. Isso é uma pena porque você está efetivamente escolhendo entre uma imagem visualmente comprometida ou então uma solução DRS que tira o máximo proveito de sua GPU a qualquer momento, mas apenas se você aguentar a gagueira.
Felizmente, as outras configurações do jogo parecem funcionar como deveriam e, embora haja alguma escalabilidade no jogo, descobri que cumulativamente, os ganhos de desempenho das configurações otimizadas são mais escassos do que em muitos outros títulos e a extensão do ganho pode variar dramaticamente de acordo com o contexto. Como costuma ser o caso, avaliar cuidadosamente a qualidade versus desempenho de cada configuração revela que as configurações equivalentes do console geralmente oferecem o melhor custo-benefício, com o Halo Infinite na Série X oferecendo uma mistura de configurações altas e ultra do PC. Na tabela abaixo, você verá como minhas configurações escolhidas se comparam ao Xbox - e não há muito nele.
Em termos do que cada configuração realmente faz para a apresentação, tudo isso é abordado com uma profundidade extraordinária no vídeo. Em termos das configurações que têm o maior impacto no desempenho, isso será a renderização da nuvem e a qualidade da geometria, que empurra as distâncias de desenho. Como de costume, é a resolução que tem o impacto mais profundo - e o escalonador dinâmico é ótimo para tirar o máximo proveito de sua GPU em qualquer ponto, mas só funciona corretamente com o limitador de taxa de quadros quebrado, o que é problemático.
Você não precisa de configurações ultra em toda a linha! Aqui está o melhor retorno para as configurações de buck e equivalentes de console.
O que posso dizer com certeza é que quase todos os problemas técnicos que John notou com a Série X construída se aplicam igualmente à versão para PC - então esses problemas definitivamente não estão relacionados à potência da GPU ou CPU como tal. Portanto, as cenas apresentam uma inconsistência chocante na entrega, mesmo quando o desempenho de renderização real é sólido (algo que 343 diz que será corrigido em um patch futuro). Enquanto isso, as animações faciais ainda estão rodando a 30fps, enquanto a arma de visão e a mão de Master Chief têm distorção visível - mas apenas no mundo aberto. Curiosamente, a extensão dessa distorção parece reduzida no PC, o que talvez possa estar relacionado à resolução dinâmica / inferior ou ao VRS tendo um impacto no Xbox Series X.
Com configurações otimizadas para gráficos, o próximo aspecto a se preocupar é o desempenho da CPU, onde as coisas ficam difíceis no cenário de mundo aberto. O clássico Ryzen 5 3600 parece ser bom o suficiente para entregar 60 quadros por segundo, mas] há alguns picos de tempo de quadro problemáticos durante o percurso rápido com o rácio de fotogramas desbloqueado. Meu equipamento de jogo principal possui um Core i9 10900K, mas mesmo este tem problemas de travamento e não forneceria 120fps travado. O Halo Infinite apresenta outras configurações que podem melhorar o desempenho da CPU, como alterar a taxa de animação ou simulação de mundo, mas não encontrei nenhuma grande mudança na taxa de quadros ao ajustar essas configurações. Como a maioria dos títulos, sua melhor aposta para recuperar o desempenho da CPU será a qualidade da geometria e as sombras.
Em termos de GPU, Halo Infinite é um jogo surpreendentemente pesado já que em 1440p, descobri que o RTX 2060 Super e o Radeon RX 5700 não conseguiam entregar 60 quadros por segundo travados. Existem também anomalias de desempenho intrigantes, mas decepcionantes. Em algumas situações, essas GPUs semelhantes operam com o mesmo nível de desempenho. No entanto, ao entrar em combate, a placa AMD é mais rápida, uma situação que atinge um abismo de 17 por cento à medida que ambas as placas atravessam o mundo aberto em velocidade. Essa disparidade parece amplamente equivalente à medida que você se move através da pilha de produtos da GPU, mas pode ser ainda maior - em um ponto, notei que meu RX 6800 XT superou o GTX 3080 em cerca de 20 por cento. Eu honestamente acredito que a 343 e a Nvidia realmente precisam trabalhar aqui.
Em geral, minhas configurações otimizadas estão próximas do modo de qualidade da Série X, mas revelam alguns pontos realmente difíceis no PC. Por exemplo, às vezes há quedas estranhas de desempenho que surgem do nada durante as cenas e não podem ser explicadas pelo que está realmente sendo renderizado. Eu também tive uma situação durante o teste de desempenho do RX 5700 em que recarregar um nível causou uma queda gigantesca no desempenho, obrigando-me a sair e reiniciar para obter o frame-rate de volta. Erros visuais, incluindo um flash de tela ocasional nos menus, também eram uma distração. Em última análise, em um mundo onde um 2060 Super ou RX 5700 s apenas bom o suficiente para um 1080p60 bloqueado no mais próximo, podemos obter configurações equivalentes da Série X ... bem, isso certamente é consideravelmente fora do ritmo em comparação com muitos outros títulos que temos olhei para a nova geração até agora e eu 'd espero que seja melhor para ser honesto.
Nesse caso, parece que o desempenho geral precisa ser melhorado - mas precisamos de mais. Obviamente, os bugs precisam ser corrigidos, sejam eles a gagueira da cena ou as taxas de animação reduzidas vistas ao longo do jogo. Fazer com que o limitador de taxa de quadros realmente bloqueie no nível de desempenho pretendido é obviamente uma necessidade. E, por último, uma técnica de reconstrução de imagens é imprescindível. Talvez DLSS esteja fora de questão, já que este é um título com suporte da AMD, mas o próximo XeSS da Intel é mais independente de plataforma e deve ser implementado, se possível. Suporte para rastreamento de raio? Absolutamente. Eu acho que a questão é que o PC é uma plataforma tão voltada para o futuro que é natural esperar mais de um jogo de alto orçamento e alto perfil como este.
No momento, acho que está claro que Halo Infinite poderia ser melhor. É jogável e pode ir além dos visuais do console, mas eu estarei segurando a campanha até que os principais problemas sejam resolvidos e onde possa desfrutar de uma experiência tranquila com a excelente implementação de dimensionamento de resolução dinâmica. Para ser justo, a 343 tem um histórico de responder positivamente ao feedback e às críticas técnicas, então dedos cruzados para que todos esses problemas sejam corrigidos em breve.