• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

XFX 5970 BE - Crashes, congelamentos e problemas no FAN

cnb.ice

icez
Registrado
Finalmente chegou meu tijolo vermelho :p

Minha primeira ATI desde a 9600PRO. A placa mal chegou e já começaram as dores de cabeça.

Vou citar os problemas pois meu estado mental nesse momento não é dos melhores, portanto, não poderei dissertar muito sobre minha saga.

1 - Ao encaixar a placa de 31,5 cm vi que teria que colocá-la no SLOT PCI-E 2 da Asus P6T, uma vez que, no primeiro ela não entra devido a uma junção no CM 690 que não deixa espaço para a mesma entrar.

2 - Pois bem, placa encaixada formatei e reinstalei o Windows 7 64 BIT.

3 - Instalei todos os drivers e estranhei o 7 não reconhecer de cara a 5970. Instalei então o Catalyst 9.12 HOTFIX, o MSI AFTERBURNER, o XFX VOLTAGE CONTROL e o ATI TRAY TOOLS.

4 - Verifiquei que não podia controlar manualmente o FAN pelo MSI AFTERBURNER, apenas pelo ATI OVERDRIVE. Ao setar em 50% por exemplo, o FAN vai a 100% (maior som que já ouvi provindo de um computador :cry:) e gradativamente vai diminuindo até chegar na velocidade setada (50%).

Agora vem a pior parte:

5 - Instalei o Modern Warfare 2, Crysis e Crysis Warhed. Todos os jogos com patch atualizado. Após alguns minutos de jogos, monitorando a temperatura que não passou de 77ºc mesmo com cooler em 30 por cento (bug do fan) o jogo trava a imagem, sobrando apenas o som rodando em loop. Reiniciar não funciona, só desligando e ligando novamente o sistema inteiro.

6 - Atualizei então a BIOS para a BIOS da XFX que promete fixar o problema do cooler e nada feito. Continuou tudo na mesma. Tentei então a BIOS da Sapphire e nada feito novamente.

7 - Tentei outros drivers como o 9.12 e BETA 5 NOV 11 e nada. Todos os três jogos continuaram travando e sem controle de FAN.

8 - As vezes, ao carregar o CCC no tray o sistema dá uma leve travadinha e volta ao normal.

9 - O único jogo que consegui rodar um bench completo foi o Warhead (1920 x 1080 AA2X sem over, D3D9 Enthusiast deu média de 63 FPS). No quarto loop travou de novo.

O que vou tentar fazer agora é voltar com a BIOS atualizada da XFX, usar o driver que veio no CD, alterar o MSI AFTERBURNER para reconhecer o cooler da GPU 2 e trocar a placa de vídeo para o SLOT PCI-E 3 e ver se tem algum problema relacioando ao SLOT ou ao encaixe da placa.
 
Pô, então é tu lá no gugu3d? :lol:

Cara, como te disse lá, ao invés de sair instalando de tudo com fez (afterburner, ati tray tools) e fuçando na fan já de cara, instale tudo e deixe a coisa funcionando antes de começar a fuçar, senão tu não vai saber o que está dando problema... hehehehehe

Mas se tem esse lance do slot, melhor testar isso antes de qualquer coisa. Se não der certo, desinstale tudo e tente só com o Catalyst.
 
Vou fazer isso. Acho que esse negócio do FAN é galhada minha. Como o underminder disse, devo ter que setar qual GPU FAN é a real. E, como eu monitoro apenas o pelo MSI AFTERBURNER (não sei de outro programa que possa substituir meu EVGA Precision querido) ele sempre me mostrou errado o FAN.

Sobre os freezes pode ser driver, uma vez que não estão muito maduros e tem muitos relatos relacionados a drivers e crashs. Não é defeito de hardware, tenho certeza... vamos ver.
 
Desinstala o Ati Tray Tools, limpa seus drivers e testa com o 9.12 WHQL (sem o hotfix).
 
Teste o PC sem overclock também, às vezes a nova placa pode dar alguma diferença no comportamento geral do sistema.

E XFX...depois daquela coisarada toda das XFX HD4890, acho que nunca mais compro uma ATI da XFX.

EDIT: Se puder posta uma foto da HD5970 montada no CM690, quero ver como fica.
 
Tem uma coisa, o ATT não é compatível com a série HD 5000, mas serve pros profiles automáticos e pra outras coisas, menos overclock. E na instalação vc tem que marcar as opções Disable overclocking e Read soft clocks pra não dar conflitos com o catalyst.

Comece do zero, é mais fácil pra identificar o que está causando esses travamentos. E como o Direu citou, se o problema continuar tire o overclock do PC, por mais certeza que tenha.
 
29122009318.jpg


Aqui foi de boa no CM690 com janela.

Minha sapphire nao tem controle de fan,9.12+hotfix e nao mostra no overdrive o controle de fan,minha fica 80° nos games e 64° inativa.

Alguem sabe como ativo o controle do fan da minha?
 
Já testei com o WHQL também.

Aqui foi de boa no CM690 com janela.

Minha sapphire nao tem controle de fan,9.12+hotfix e nao mostra no overdrive o controle de fan,minha fica 80° nos games e 64° inativa.

Alguem sabe como ativo o controle do fan da minha?

Há uma BIOS da Sapphire que diz corrigir esse bug. Testa aí.

@japamd

Quais programas você usa para suprir o que o driver da ATI não nos oferece?
 
Última edição:
Concordo com o Direu e com o Japa, tirando o overclock e comecando do zero a probabilidade de ''danada'' pegar é outra!

Vou acompanhar o tópico mesmo porque estou prestes a pegar a ''danada'' :p
 
Já testei com o WHQL também.



Há uma BIOS da Sapphire que diz corrigir esse bug. Testa aí.

@japamd

Quais programas você usa para suprir o que o driver da ATI não nos oferece?

Cara, vc não precisa mais que o CCC pra usar sua vga, lá tem tudo. :)

Se quiser a comodidade dos profiles automáticos, use o ATT, mas faça o setup direito pra não ter dor de cabeça.

Infelizmente a AMD é burra e não dá samples pros devs aprimorarem as ferramentas, como é o caso do ATT. O Unwinder há tempos tem apoio de alguns sites e/ou fabricantes, por isso o RT vem sempre acompanhando as novidades. Uma pena, pois competência o Ray também tem.
 
O cara da XFX disse para eu desabilitar todos os controladores de áudio pelo painel de dispositivos do Windows. Disse também para remover todos os aplicativos de overclock e tweak e baixar o CAT 9.12 HOTFIX.

@ JAPA

Você deve ter idéia da minha frustração. Saí de uma GTX 295 com nhancer, EVGA Precision, suporte ao AA16X, multi gpu aprimorado e profiles pré-definidos no driver e outros softwares que deixavam o forceware que já é ótimo ainda melhor para uma 5970 com um driver porco e confuso. Até agora não caiu a ficha de estar com a VGA mais potente da ATI e do mundo. Até agora para mim estou apenas com um sistema instável.
 
Última edição:
O cara da XFX disse para eu desabilitar todos os controladores de áudio pelo painel de dispositivos do Windows. Disse também para remover todos os aplicativos de overclock e tweak e baixar o CAT 9.12 HOTFIX.

@ JAPA

Você deve ter idéia da minha frustração. Saí de uma GTX 295 com nhancer, EVGA Precision, suporte ao AA16X, multi gpu aprimorado e profiles pré-definidos no driver e outros softwares que deixavam o forceware que já é ótimo ainda melhor para uma 5970 com um driver porco e confuso. Até agora não caiu a ficha de estar com a VGA mais potente da ATI e do mundo. Até agora para mim estou apenas com um sistema instável.

Pois é, mas vc colaborou um pouco com essa frustação. nHancer é legal, o ATT serve pra muita coisa que o nHancer faz, menos os profiles de multi-GPU. AA 16x vc tem com a 5970, e é um MSAA 16x com qualidade comparável ou até melhor que o CSAA 16xQ da NV.

As opções estão todas ali, talvez não seja intuitivo pois estava acostumado a outro sistema, mas com o tempo irá perceber que nem vai precisar do driver pra jogar.

Arrume a instabilidade depois instale o ATT do jeito certo e o Afterburner, não vai precisar de mais nada.
 
Como dizia aquele comercial:

-Potência sem controle não é nada!!

Acompanhando o tópico e torcendo para o amigo resolver o problema,pois a 5970 é um sonho para muitos.
 
Acho que o melhor a fazer agora é isso:

► Tire TODOS os programas instalados, ATT, MSI Afterburn, XFX Voltage Control, e o Catalyst.

► Dá uma limpada no Sistema com o CCleaner e o MV RegClean 5.9 e passe algum programa para limpeza de Drivers.

► Agora Instale o Catalyst 9.12 WHQL se tudo funcionar perfeitamente beleza, caso contrário Instale o Catalyst 9.12 HOTFIX.

► Se não funcionar retire o OverClock dá CPU e Memórias, deixe tudo em Stock.

► Se mesmo assim nada funcionar troque de Slot a Placa.

É bem provável que vai ficar tudo 100%.

Abraço!
 
cnb.ice:

VLW IRMAO vc salvou minha VGA da MORTE!!!Todo dia a 64° pra 80° ela nao ia durar 6 meses,atualizei a bios ta tudo 100% jogos normais e fan a 50% com 52° em jogo e 42° inativa.

PQP feliz dimais.

OBS:Mandei a foto da nota da hardplus la no outro topico,da uma sacada la ok hehehehehehe.

Boa sorte ae,passei por problemas de incompatibilidade de mobo e vga com a 5970 tive q torrar mais $$$ faze o q.

Abraço.

Vamo troca ideia no msn ae depois,sou de contagem.

merrei_live@hotmail.com
 
@ MERREI

Que bom que resolveu cara! Queria ser você agora! Os caras da HP furaram meu olho então, ficaram de me ligar assim que a primeira 5970 chegasse e nada. Sou do São Bento próximo ao BH SHOPPING. Te add já.

@ JAPAMD

Achei que a ATI só tivesse AA até 8x. Como habilito esse AA 16x? No driver acho que não tem essa opção. Outra dúvida é como faço para saber se o Crossfire está ou não ativado?

Valeu a todos pelas dicas, mal posso esperar para chegar em casa, testar tudo e ver tudo funcionando redondo. Tenho medo de ficar nervoso demais e jogar tudo para o alto. Relembrando meu histórico de VGA's eu sempre tive problemas. Primeiro foi com o SLI de 9600GT (problema era o RAID e o 780i que jogavam o desempenho no chão), depois foi a GTX 280 da Mosaico com superaquecimento, depois o SLI de 280 com problemas de incompatibilidade com o chipset 780i e por último essa agora. As poucas VGA's nas quais eu me preocupei mais em jogar do que em fuçar foi a GTX 295 Single PCB e a 8600GT Fatal1ty, ambas da XFX.

Vou descrever o que eu reuni de informações abaixo para melhorar minha organização também:

1 - Flashear a BIOS atual da XFX novamente.
2 - Limpar todo o PC, SLOTS e encaixar a VGA no SLOT 3 da P6T.
3 - Retirar todo o overclock do sistema e salvá-lo no Asus profile.
4 - Reinstalar o Windows 7 64 bit.
5 - Instalar os drivers de chipset e áudio.
6 - Instalar o CAT 9.12 HOTFIX (XFX suporte recomendou)
7 - Verificar o teste no overdriver (descrito no ticket do suporte da XFX).

Se o problema de freeze persistir:

8 - Desabilitar todos os controladores de áudio pelo painel de controle do Windows (XFX suporte recomendou)
9 - Jogar os clocks 2D para 300MHZ (não sei qual programa usar)
10 - Testar o driver que veio junto do CD da placa.
11 - Atualizar a BIOS da P6T.
12 - Testar outro driver.
13 - Retirar o clock da Black Edition e deixá-la com clocks normais da 5970.
14 - Jogar o clock um pouco mais alto (800MHZ) ou mais baixo (700MHZ) e subir um pouco a voltagem em busca de estabilidade.
14 - Tacar no fogo e logo após cometer suicídio e enviar uma carta com seu sangue para a XFX e para ATI.

Se o problema do FAN persistir:

1 - Verificar se o AFTERBURNER está lendo o FAN da GPU que não possui FAN.
2 - Tentar outra BIOS.


Vou atualizando minha lista sobre o que posso fazer.
 
Última edição:
cnb.ice, so por curiosidade pagou quanto nela?

Relaxa que vai da tudo certo nego :)
 
2hs2gwl.jpg


Vc pode ativar o indicador de Crossfire, basta clicar com o botão direito no icone da ATI perto do relógio e escolher a opção indicada

a9lmj7.jpg
 
Meu deus cara calma, para que instalar tanto programa para monitorar uma VGA, tem tudo no catalist. Eu começava do zero formatava de novo o pc e so instalava o catalist com hotfix e colocava para rodar os jogos sem mexer em nada. A eu com uma vga dessa, fazia estrago no meu css, altos frames, mataria mto !!!
 
Já tentou retirar a placa dar uma limpada nos contatos com uma borracha, dar um Clear CMOS e tentar um novo boot sem drivers?

Como estão as coisas, algum progresso?
 
O cara da XFX disse para eu desabilitar todos os controladores de áudio pelo painel de dispositivos do Windows. Disse também para remover todos os aplicativos de overclock e tweak e baixar o CAT 9.12 HOTFIX.

@ JAPA

Você deve ter idéia da minha frustração. Saí de uma GTX 295 com nhancer, EVGA Precision, suporte ao AA16X, multi gpu aprimorado e profiles pré-definidos no driver e outros softwares que deixavam o forceware que já é ótimo ainda melhor para uma 5970 com um driver porco e confuso. Até agora não caiu a ficha de estar com a VGA mais potente da ATI e do mundo. Até agora para mim estou apenas com um sistema instável.

Isso é uma questão de costume, eu passei por isso a um tempo atraz, minha ultima ATI foi uma 9600xt e ao retornar pra ATI novamente com a HD4850 o driver ja era diferente e um pouco confuso, mas ja estou acostuma e confesso que tem pouca utilidade aqui.
 
Pelo que ando pesquisando, algumas VGAs da nova série da ATI vendidas com overclock não estão aguentando o over. Para torná-las estáveis, estão diminuindo o clock das mesmas.
 
O cara da XFX disse para eu desabilitar todos os controladores de áudio pelo painel de dispositivos do Windows. Disse também para remover todos os aplicativos de overclock e tweak e baixar o CAT 9.12 HOTFIX.

@ JAPA

Você deve ter idéia da minha frustração. Saí de uma GTX 295 com nhancer, EVGA Precision, suporte ao AA16X, multi gpu aprimorado e profiles pré-definidos no driver e outros softwares que deixavam o forceware que já é ótimo ainda melhor para uma 5970 com um driver porco e confuso. Até agora não caiu a ficha de estar com a VGA mais potente da ATI e do mundo. Até agora para mim estou apenas com um sistema instável.

Mas dá pra criar profiles para o CCC com atalhos na Desktop, contendo tanto as opções 3D como as opções do ATI Overdrive (coisa que na Nvidia não tem). É só criar um novo profile e na aba "Activation" marque a caixa "Desktop Shortcut", na aba "Aplications" você entra com o caminho do executável do jogo e pronto, o CCC cria um atalho para o jogo+profile na desktop, se quiser é só usar o ícone do jogo no atalho.

EU considero até agora o CCC mais útil que o Nvidia Control Panel, única ressalta é a falta do nHancer, mas eu vivo sem ele. :D
 
ACHO QUE "ARRUMEI" TODOS OS PROBLEMAS!

Sobre o fan:

Navalhada minha, ou não. Após voltar com a BIOS da XFX com fix para fan eu chequei o AFTERBURNER e percebi (com a ajuda do underwinder) que teria que setar o FAN para a segunda GPU, uma vez que a GPU 1 não é a que possui o sensor de controle do FAN.

Tudo ok até aí.

Sobre as travadas:

1 - Retirei TODOS os drivers do sistema, limpei tudo. Desinstalei o AFTERBURNER e o driver de áudio da REALTEK. Passei o CCLEANER, DRIVER CLEANER e o MVREGCLEANER. Deixei tudo limpo.

2 - Troquei a placa para o SLOT 1 (com muito esforço e um pouco de coca encaxou).

3 - Dei um CLEAR CMOS para limpar a BIOS e reiniciei o sistema. (Quando o sistem inciou pela primeira vez após o CLEAR CMOS alguns drivers como o controlador de áudio da ATI e o controlador SATA foram instalado automaticamente pelo Windows. Sobre o controlador SATA creio que foi pelo fato de ter desconectado os cabos SATA para manobrar a VGA pelo gabinete).


4 - Instalei o Catalyst 9.12 com HOTFIX, reiniciei e verifiquei se o OVERDRIVER estava desabilitado.

5 - Rodei o sistem de pontuação do 7, tudo ok.

6 - Com o sistema inteiro em stock rodei 10 loops do Crysis Warhead pelo Framebuffer. 1920 x 1080 AA 2x DX9 Ambush. Não travou e deu 57 FPS de média.

7 - Rodei mais 10 loops do Crysis Warhead no settings acima mas dessa vez em Avalanche e tudo ok, sem travar. Média de 60 FPS.

8 - Rodei então, novamente em stock, 5 loops do bench ranch small do Far Cry 2, em Ultra High, AA8x e 1920 x 1080 DX10. Sem travar nada consegui 80 FPS de média.

9 - Por último rodei 2 loops do bench ranch long nos mesmos settings acima. Sem travar nada tive uma média de 102 FPS.

Acho que está resolvido, agora vem a parte chata, saber se o problema era o OC, o slot PCI-E ou driver de áudio da Realtek ou quem sabe nenhum destes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo