• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

XMP da ram, limite do processador.

jjmilhao

New Member
Registrado
Olá pessoal, bom dia, me desculpem a ignorância, não sei estou na seção correta, esse é meu primeiro post no forum, apesar de ja ser fonte de pesquisa ha anos.
Minha configuração é a seguinte:
- processador athlon 200ge, vega 3.
- placa mãe colorful battle ax b450
- memoria ram geil evo potenza black 3000mhz, 8gb, 16-18-18--36
- memoria ram geil orion versao amd rgb 3000mhz, 8gb, 16-18-18-36
- hd 1t
- fonte hoopson 400w.

Eu estava apenas com a ram evo potenza, e usava ela com xmp ativo em 3000mhz, mesmo o processador tendo o limite de 2667mhz, mas quando tento por as duas em dual channel a 3000mhz com o xmp, o pc liga normal e elas funcionam, mas se eu desligar quando tento religá-lo ele da 3 reiniciadas e reseta a bios sozinho, tipo vai pro menor xmp possível... então testei em 2933mhz, e parece que ficou estável, minhas duvidas são as seguintes:
- posso ter algum dano ao meu pc ou processador por usar o xmp em 2933mhz e o processador por padrao so aceitar até 2667mhz?
- ficar usando elas em 3000mhz, com esse resete da bios toda vez que ligo causa algum dano a placa mae ou processador?
- quando tento fazer overclocking do meu processador aumentando a vid e core speed na bios ela salva, mas não aplica a mudança, quando olho no cpu-z ele continua com a mesma voltagem e clock, isso pode ser resolvido com uma atualização de bios? nao tenho certeza ja estou com a ultima versao.

Aproveitando o topico pra por outra duvida nada a ver, uso o pc apenas para trabalho e estudo, e raramento passo dos 40% de uso de ram, mas o processador as vezes tem picos de 70, 80% de uso quando com muitos programas abertos, um futuro upgrade pra quem esta com pouca grana, mas que seria mais proveitoso pra mim em termos de velocidade e fluidez no uso, seria um novo processador ou um sdd?

Obrigado a todos =)
 
Última edição:
Usando memórias diferentes elas sempre irão rodar no settings da mais lenta, nesse caso uma não esta aguentando o XMP da outra a solução mais simples é inverter a posição física dos módulos na mobo e ativar o XMP isso deve resolver o problema. Outra opção é colocar as memorias em 3000mhz e os timings todos em AUTO, embora a latência deva subir deve rodar 100% estável mas honestamente o ganho de 2933 para 3000 não compensa o trabalho se estabilizou em 2933 use assim.

Quando o processador tem um barramento (velocidade de comunicação) e a memória outro o chipset/controlador de memória faz a negociação de dados se alinhar por isso existem latências e divisores então não, você não deve ter problemas usando uma memória mais rápida com um processador de barramento mais lento, especialmente na plataforma AMD ela adora memórias rápidas.

Resetar a Bios a cada desligamento do PC demonstra que as configurações não estão se firmando mas isso não vai acarretar maiores problemas para o pc, fora o inconveniente de ter de reprogramar a Bios toda vez que liga o mesmo... o que é BEM inconveniente. Pessoalmente eu usaria uma config estável.

Verifique se o multiplicador do processador muda quando você fizer o overclock, se não mudar é porque o overclock falhou. Tente fazer uma alteração e testar a cada vez assim fica mais fácil descobrir o que esta falhando, atualizar a Bios pode tanto aumentar quanto remover a estabilidade de um overclock só testando para ter certeza.

Seu processador é um gargalo forte nessa máquina o ideal seria pegar um processador mais forte mesmo que usado e depois um SSD que no uso diário vai ser muito melhor que o HD. Aproveite que a sua placa mãe tem um bom chipset e tente achar um Ryzen série 1000 ou 2000 que te atenda, note também que só alguns modelos tem vídeo onboard.
 
Usando memórias diferentes elas sempre irão rodar no settings da mais lenta, nesse caso uma não esta aguentando o XMP da outra a solução mais simples é inverter a posição física dos módulos na mobo e ativar o XMP isso deve resolver o problema. Outra opção é colocar as memorias em 3000mhz e os timings todos em AUTO, embora a latência deva subir deve rodar 100% estável mas honestamente o ganho de 2933 para 3000 não compensa o trabalho se estabilizou em 2933 use assim.

Quando o processador tem um barramento (velocidade de comunicação) e a memória outro o chipset/controlador de memória faz a negociação de dados se alinhar por isso existem latências e divisores então não, você não deve ter problemas usando uma memória mais rápida com um processador de barramento mais lento, especialmente na plataforma AMD ela adora memórias rápidas.

Resetar a Bios a cada desligamento do PC demonstra que as configurações não estão se firmando mas isso não vai acarretar maiores problemas para o pc, fora o inconveniente de ter de reprogramar a Bios toda vez que liga o mesmo... o que é BEM inconveniente. Pessoalmente eu usaria uma config estável.

Verifique se o multiplicador do processador muda quando você fizer o overclock, se não mudar é porque o overclock falhou. Tente fazer uma alteração e testar a cada vez assim fica mais fácil descobrir o que esta falhando, atualizar a Bios pode tanto aumentar quanto remover a estabilidade de um overclock só testando para ter certeza.

Seu processador é um gargalo forte nessa máquina o ideal seria pegar um processador mais forte mesmo que usado e depois um SSD que no uso diário vai ser muito melhor que o HD. Aproveite que a sua placa mãe tem um bom chipset e tente achar um Ryzen série 1000 ou 2000 que te atenda, note também que só alguns modelos tem vídeo onboard.
Olá amigo, muito obrigado, tirou todas minhas dúvidas, e outras mais, valeu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo