• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Z390 Aorus Master + 4x16GB/3200 - Problemas no Boot

NFBNeto

Member
Registrado
Fala pessoal, antes de mais nada desculpem o textão, mas eu tô tentando ser o mais específico possível porque o problema é meio esquisito por assim dizer.

Configuração:
Z390 Aorus Master
i9-9900k
64gb RAM 4x16 3200 Corsair (CMW32GX4M2C3200C16)
RTX 3070 Aorus Master

Meu problema é o seguinte: As vezes quando ligo o PC ele falha no BOOT, as vezes não.. mas é muito mais comum se é na reinicialização... normalmente se eu desligo o PC por completo (inclusive na fonte) a ocorrência é menor.

O que acontece muitas vezes é que ele fica com a tela de parada lá no Boot e os códigos da placa mãe ficam doidos mostrando vários códigos e repetindo... aí, as vezes dá erro de boot e sugere pra eu carregar os valores padrões ou entrar na BIOS, outras vezes ele fica lá durante um tempão e eu acabo não esperando e forço o desligamento (o que pode ser um erro eu fazer isso, de acordo com algumas leituras que fiz recentemente dizendo que pode demorar mesmo e deixar a placa terminar o trabalho dela)... nos valores padrão ele tira o XMP, já que se eu só pedir pra inicializar sem alteração, inicializa e dá o mesmo erro. Porém, se eu logo na sequencia reinicializar o PC de novo (após ter sucesso) e ativar o XMP, funciona de boa...

Eu tentei traçar mais ou menos quando que isso começou, não me lembro exatamente se foi quando eu resolvi ativar o XMP ou quando eu resolvi comprar o segundo kit de 2x16Gb e instalei... ainda pensando aqui eu cheguei a pensar que foi quando comprei a minha RTX que começou, mas aí não vou entrar nisso nesse tópico pois estou suspeitando primeiramente das memórias pelo que tenho lido por aí.

-Li que é sempre bom comprar o kit fechado com as 4 memórias ao invés de 2 e depois mais 2 que pode ter diferença e por conta disso dar esses erros não sei se procede, considerando que são exatamente o mesmo modelo.

-Vi também um tópico antigo aqui com um relato de problemas com 4 pentes de memória ao invés de só 2, entretanto, ao pesquisar descobri que a Z390 Master é do tipo T-topology o que significa que ela "trabalha melhor" com 4 slots cheios do que por exemplo na Z490 que mudaram e é do tipo Daisy Chain onde "trabalha melhor" com 2 slots só... não sei se isso se aplica somente para overclock ou se num geral.. mas de qualquer forma XMP é um tipo de Overclock né?

-E por último outra das coisas que já vi, é tentar configurar o parte do XMP manualmente mudando a tensão das memórias pra 1.4v e baixar a frequência por exemplo pra 3000 primeiro depois 3100 e só depois 3200 pra ver se fica ok... (só por cima, não lembro dos detalhes aqui)

Estou utilizando a Bios F10 no momento e no caso a F11n pelo que sei é somente para ativação do Resizable Bar, não fala nada em questão de memória, mas também já mencionaram que talvez uma solução seja voltar pra F9 ou F8.

Ainda não tentei nada disso que faleu mesmo porque não estou com o PC próximo no momento, mas estou pesquisando o máximo que consigo antes de sair tentando de tudo. Entender melhor o que acontece e porque essa "caixa de surpresa" que é ligar meu PC e repito! Na maioria das vezes ele liga normalmente e geralmente dá esse problema em reinicialização, principalmente se forem duas ao mesmo tempo... aí é quase certo que dá e entra na BIOS acusando erro.

O Problema é que são tantas possíveis soluções e causas que fico perdido.. ainda mais que a maioria das pessoas que vi relatando problemas era que não ligava e pronto, sem meio termo, que é justamente o que acontece no meu.. que as vezes (marioria) funciona de boa.

Desculpem texto gigante novamente e agradeço quem leu até aqui!
 
Seus discos estão todos saudáveis e bem conectados?

Tenho uma Z390 Aorus Pro e por coincidência esses dias tive ocorrência bem similar, no meu caso o culpado era um gravador de DVD, não sei se ele ou o cabo mas bastou desconectar e tudo voltou ao normal.
 
Seus discos estão todos saudáveis e bem conectados?

Tenho uma Z390 Aorus Pro e por coincidência esses dias tive ocorrência bem similar, no meu caso o culpado era um gravador de DVD, não sei se ele ou o cabo mas bastou desconectar e tudo voltou ao normal.

Acredito que sim, mas de qualquer forma eu vou tentar desconectar e conectar o HDD e o SSD que tem.. acho que no caso, o M.2 não precisaria e ver no que dá... Ah e falando nisso já tive problemas com dispositivos USB dependendo da porta que eu usava, dava problemas pra inicializar também... vai entender... na tentativa e erro uma hora parou...
 
Acredito que sim, mas de qualquer forma eu vou tentar desconectar e conectar o HDD e o SSD que tem.. acho que no caso, o M.2 não precisaria e ver no que dá... Ah e falando nisso já tive problemas com dispositivos USB dependendo da porta que eu usava, dava problemas pra inicializar também... vai entender... na tentativa e erro uma hora parou...
Na real o m2 também pode causar esse tipo de problema caso o slot esteja danificado
 
O problema é que aí fica mais difícil de testar... eu prefiro eliminar algumas coisas mais suspeitas, digamos assim, antes de começar a sair desmontando.. na verdade, qualquer coisa pode influenciar... até fonte entra na história segundo o que já tenho lido.. eu não tenho a disponibilidade de peças pra sair substituindo e testando... e justamente o fato de não dar sempre que é pior... Eu ainda tô achando que pode ter a ver com as memórias.. Como 32gb já mais que sobra pra games, 64gb é exagero.. quando eu montei meio que não achava que seria totalmente inútil pro meu uso, mas é ... então vou começar a tentar removendo 2 pentes e ver no que dá...

Ainda li em um fórum de overclock que esse negócio de 4 slots cheios mesmo na z390, em que supostamente se beneficiaria pelo seu tipo, ainda assim é pior pra ganhar estabilidade no OC ou mesmo XMP que seria um OC mais seguro... junto a isso, também adiciona tensão extra a controladora da CPU desnecessariamente...

De qualquer forma vou fazendo os testes devagar e postando aqui... mesmo não tendo vindo quase respostas, fica como experiência/arquivo pra futuras buscas.
 
Acredito que sim, mas de qualquer forma eu vou tentar desconectar e conectar o HDD e o SSD que tem.. acho que no caso, o M.2 não precisaria e ver no que dá... Ah e falando nisso já tive problemas com dispositivos USB dependendo da porta que eu usava, dava problemas pra inicializar também... vai entender... na tentativa e erro uma hora parou...
Na duvida roda algum software tipo CrystalDiskInfo só pra ter certeza de que está tudo certo.

Você tem muitos dispositivos USB plugados na placa? Nenhum disco externo/pendrive né? Remover tudo e deixar apenas teclado e mouse também é uma forma de teste.

então vou começar a tentar removendo 2 pentes e ver no que dá...
Era isso que eu ia sugerir.

Pelo que entendi você não tem certeza de quando isso começou mas seria interessante puxar pela memória alguma cronologia de acontecimentos que levaram a este comportamento, se foi quando colocou as memórias, quanto fez alguma alteração específica, quando trocou a placa de video, etc., às vezes até uma queda de energia pode acabar tendo afetado algo na placa mãe.

Ainda li em um fórum de overclock que esse negócio de 4 slots cheios mesmo na z390, em que supostamente se beneficiaria pelo seu tipo, ainda assim é pior pra ganhar estabilidade no OC ou mesmo XMP que seria um OC mais seguro... junto a isso, também adiciona tensão extra a controladora da CPU desnecessariamente...
Não creio que seja isso mas o teste com apenas 2 pentes é válido e necessário.

Eu uso 4 pentes de memória no meu sistema praticamente desde sempre e nunca tive problemas, já fiz alguns ajustes manuais para brincar com overclock mas no dia a dia somente carrego o perfil XMP e tudo funciona normalmente, a única vez que tive problemas no boot foi na ocasião mencionada no meu post anterior.

De qualquer forma vou fazendo os testes devagar e postando aqui... mesmo não tendo vindo quase respostas, fica como experiência/arquivo pra futuras buscas.
Por falar nisso, lembrei que recentemente você criou 2 tópicos, um relacionado ao RGB Fusion da placa mãe e outro receoso em atualizar a BIOS da sua 3070, você vez alguma dessas coisas?

Particularmente não vejo problema algum em atualizar a BIOS da placa mãe para a mais recente ou pelo menos restaurar as configurações de fábrica pra ver se muda algo.
 
Na duvida roda algum software tipo CrystalDiskInfo só pra ter certeza de que está tudo certo.

Você tem muitos dispositivos USB plugados na placa? Nenhum disco externo/pendrive né? Remover tudo e deixar apenas teclado e mouse também é uma forma de teste.


Era isso que eu ia sugerir.

Pelo que entendi você não tem certeza de quando isso começou mas seria interessante puxar pela memória alguma cronologia de acontecimentos que levaram a este comportamento, se foi quando colocou as memórias, quanto fez alguma alteração específica, quando trocou a placa de video, etc., às vezes até uma queda de energia pode acabar tendo afetado algo na placa mãe.


Não creio que seja isso mas o teste com apenas 2 pentes é válido e necessário.

Eu uso 4 pentes de memória no meu sistema praticamente desde sempre e nunca tive problemas, já fiz alguns ajustes manuais para brincar com overclock mas no dia a dia somente carrego o perfil XMP e tudo funciona normalmente, a única vez que tive problemas no boot foi na ocasião mencionada no meu post anterior.


Por falar nisso, lembrei que recentemente você criou 2 tópicos, um relacionado ao RGB Fusion da placa mãe e outro receoso em atualizar a BIOS da sua 3070, você vez alguma dessas coisas?

Particularmente não vejo problema algum em atualizar a BIOS da placa mãe para a mais recente ou pelo menos restaurar as configurações de fábrica pra ver se muda algo.

-Já rodei o Crystal e todos os HDs estão 100%, inclusive lembrei que eu tinha um HDD de um PC antigo de dados que coloquei nele quando montei e demorei pra perceber que tanto a inicialização como o sistema todo estava lento por conta do HDD estar com defeito... até achei que era assim mesmo... me livrando do HD, o PC ficou outro!

-Só tenho teclado, mouse, caixas de som e o monitor que tem tipo um Hub que nem uso, é mais pelo OSD sidekick que permite eu configurar o monitor pelo windows .... e tenho um HUB USB 3.0 x 5 que fica quieto lá na maior parte do tempo que é para os controles, Headset e webcam, como não os quero ativo o tempo todo, gosto desse hub pra só ligar a chavinha do que vou usar sem ter que ficar desconectando os periféricos a todo momento. Inclusive tenho eles em todos meus PCs

-Eu estou mais na dúvida entre quando comprei a placa de vídeo, o segundo kit de memória ou quando me dei conta que nunca tinha ativado o XMP não me lembro de quedas de energia, se aconteceu, foi uma ou outra vez mas nada que eu possa sequer relacionar com funcionamento estranho ... Você comprou um kit de 4 ou 2 de 2, só por curiosidade? Pode ser mito ou se for verdade uma loteria de que o ideal é comprar kits fechado... o que invalidaria upgrades se pensar assim mas vai saber.

-Eu ainda não atualizei a BIOS.. justamente por esse problema dar mais em reinicialização, o meu medo é justamente dar pau nessa hora.. sei que tem dua bios e tals... mesmo assim fico com medo.. Aliás! Eu atualizei sim, pois veio com a F9 e numa dessas de fuçar eu cliquei pra atualizar achando que ia me pedir mais passos pelo próprio app da Aorus (criar pen drive de flash etc) e do nada em poucos minutos tava lá a F10... Agora na RTX eu arrepio só de pensar se der ruim.. mas eu vou acabar fazendo conforme for testando outras coisas.

Eu não tenho testado nada agora porque no momento, só estou consigo ir pro meu apartamento no final de semana que é onde está o PC. Por isso a demora pra poder testar... aí o tempo fica curto e eu não posso "me comprometer" a fazer nada que demande muito tempo pois corro o risco de não conseguir ir até o final.. aí fica lento o processo mesmo ...

Só mais um relato: Uma coisa que é muito curiosa e que é praticamente super segura de não dar erro ao ligar é se eu ligo o Clamper, daí ligo a fonte e aguardo um minutinho mais ou menos, normalmente liga de boa... porém se eu ligo a fonte e logo em seguida já aperto o botão de ligar do gabinete, as vezes entra nessas.. dá a impressão até que o PC precisa "encher" antes de poder ligar... esquisito demais. (justamente por eu ir pouco esses tempo, eu não gosto de deixar o PC com a fonte ligada em "standby" por isso desligo tudo)

Eu ainda quero dar uma investigada nas configs da Bios também já li sobre desativar o FAST Boot dar um clear CMOS e iniciar de novo pra aguardar o memory training e depois ativá-lo novamente...

Enfim, uma coisa de cada vez!

No mais, obrigado pela resposta e paciência de ler!
 
-Só tenho teclado, mouse, caixas de som e o monitor que tem tipo um Hub que nem uso, é mais pelo OSD sidekick que permite eu configurar o monitor pelo windows .... e tenho um HUB USB 3.0 x 5 que fica quieto lá na maior parte do tempo que é para os controles, Headset e webcam, como não os quero ativo o tempo todo, gosto desse hub pra só ligar a chavinha do que vou usar sem ter que ficar desconectando os periféricos a todo momento. Inclusive tenho eles em todos meus PCs
Não entendi efetivamente o que está ligado e o que não está mas eu faria o teste de desconectar tudo fisicamente e deixar apenas teclado e mouse, de repente faz alguma diferença.

-Eu estou mais na dúvida entre quando comprei a placa de vídeo, o segundo kit de memória ou quando me dei conta que nunca tinha ativado o XMP não me lembro de quedas de energia, se aconteceu, foi uma ou outra vez mas nada que eu possa sequer relacionar com funcionamento estranho ... Você comprou um kit de 4 ou 2 de 2, só por curiosidade? Pode ser mito ou se for verdade uma loteria de que o ideal é comprar kits fechado... o que invalidaria upgrades se pensar assim mas vai saber.
Não comprei kits, na época compensava mais comprar pentes individuais, mas todos são iguais.

Fiz uma compra com 2 pentes de 8GB e alguns meses depois comprei mais 2 pentes de 8GB, abaixo o part number delas:

1634951597403.png


-Eu ainda não atualizei a BIOS.. justamente por esse problema dar mais em reinicialização, o meu medo é justamente dar pau nessa hora.. sei que tem dua bios e tals... mesmo assim fico com medo.. Aliás! Eu atualizei sim, pois veio com a F9 e numa dessas de fuçar eu cliquei pra atualizar achando que ia me pedir mais passos pelo próprio app da Aorus (criar pen drive de flash etc) e do nada em poucos minutos tava lá a F10... Agora na RTX eu arrepio só de pensar se der ruim.. mas eu vou acabar fazendo conforme for testando outras coisas.
Acho que não há problema algum em atualizar qualquer uma das Bios (mobo e RTX, essa última se quiser), não precisa sofrer por antecipação e sem necessidade.

Eu ainda quero dar uma investigada nas configs da Bios também já li sobre desativar o FAST Boot dar um clear CMOS e iniciar de novo pra aguardar o memory training e depois ativá-lo novamente...
Já li algo sobre isso mas admito que nem sei direito como funciona o Fast Boot (não uso), de toda forma, isso vai de encontro com a minha última sugestão no post anterior.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo