Zumbi Somos Nós

O problema não é só o que acham de mim. Como vocês querem que os negros tenham exatamente as mesmas oportunidades que o branco, se o negro é desvalorizado culturalmente?

E eu não acho que esteja tudo bem com os índios. Eles mereciam muito mais, como aconteceu com os inuits no Canadá, que têm até um território próprio, onde podem viver de acordo com a sua cultura se quiserem. Pro índio brasileiro só sobrou umas reservinhas aqui e ali. Mas isso é assunto pra outro tópico, né?
 
Jamais, o negro esta supervalorizado como jamais houve. Com o tanto de documentarios, debates e toda a baboseira publicada pelos meios de comunicacao o negro esta em alta nesse ultimo milenio.
Vide o Obama. O cara foi super bem recebido no pais mais racista e intolerante com a indiferenca no mundo.

Nao ha o q reclamar, todos sofrem com a indiferenca. Lembram como o eminem no comeco da carreira foi criticado pelos negros rappers, soh por ele nao ser negro?

Entao parem de chorar pelo oq todos sofrem, a diferenca nao esta na pessoa e sim no meio. O ser humano eh podre mesmo, nao sabem lidar com a Diferenca principalmente ppr causa dessa sociedade carnivora em q vivemos. A vida eh igualmente dura para todas as racas, mas nao para todas as classes.
 
Última edição:
A frase faz muito sentido para aqueles que desconhecem a realidade.

Pela lógica: Quem está na desigualdade deve entrar na igualdade, mais como fazer essa transformação? com métodos que tragam o desigual para a igualdade, esses métodos são políticas públicas de favorecimento, somente com um tratamento diferenciado é possível diminuir as desigualdades, pelo menos a curto prazo.



Por acaso voce acha que os negros não estão merecendo igualdade?

Quem foi escravizado durante 400 anos?

Quem escravisou?

Alguem quis pagar salários as escravos libertos?

Alguem quis dar educação aos escravos libertos?

Por acaso voce acha que os negros não estão merecendo igualdade?

Quem tem a maior caga horaria de trabalho e os menores salarios?

Quem são os impregadores?

Quem se propõe dar um salário justo ao trabalho prestado?

Quem se propõe a investir na educação de base para uma formação digna?

Por acaso voce acha que os negros não estão merecendo igualdade?

A luta é histórica, se voce é pobre e/ou negro voce tem de ser 10 vezes melhor daqueles que não são, e isso raramente é possível, por que tudo é mais difícil, é muito fácil voce vir e dizer: “é só estudar”, “é só trabalhar”, quero ver voce pensar isso quando se mora em um barraco de 16m² com 7 pessoas, comida racionada, desestrutura familiar, estudando em uma escola caindo aos pedaços, sem professores, sem merenda, com fome, sem auto-estima, sem motivação, sem esperança, vou te contar um segredo, voce não vai conseguir nada.

Por acaso voce acha que os negros não estão merecendo igualdade?




Foi o povo miscigenado que foi escravizado, humilhado, subjugado, submetido, injuriado, injustiçado? Além do que, o feriado não visa a priorização de um grupo social, e sim a concientização pela sociedade da participação do negro na formação do Brasil em quanto nação e num desenvolvimento do país como uma futura potência.

Eu fiquei indignado com a sua falta de respeito, voce realmente não percebe a gravidade do que foi feito ao ser humano nesse país, a indiferença e inconciência das pessoas me dói tanto quanto uma facada, é um grande desestímulo na busca de uma concientização, mais eu acredito que ainda é possível.

Me desculpe mas, você não trás o desigual para a igualdade sendo diferente com ele, mas simplesmente o tratando IGUAL, tendo os mesmos DIREITOS e DEVERES que os outro.

Ter uma cota em universidade não é ser IGUAL, já que muitas outras pessoas passam PELOS MESMOS PROBLEMAS que os negros, às vezes muito pior.
Hoje vi no noticiário crianças que atravessam um rio a PÉ para chegar a escola, enfrentam um correnteza forte, quando o nível do rio sobe, eles não vão.

"Outro dia, um menino perdeu as coisas dele e molhou todo o caderno"
"Tem que ter realmente bastante força de vontade porque se não, não estuda", comenta Wallinson Vinícios, de 17 anos.

Estes são comentários de dois alunos, agora, se forem pra faculdade, sabem quem serão os únicos que terão uma cota por que dizem que o ensino p´blico é ruim???? Sabe? Sim você sabe. Você acha isso uma IGUALDADE? Agora, imagine essas pessoas olhando a lista de aprovados em uma Universidade e verem que uma pessoa que teve uma melhor oportunidade de estudo conseguir a vaga por causa de cota, e eles, que ralaram pra estudar, arriscando suas vidas, poderiam conseguir a vaga se não houvesse tal provilégio.

Aquelas crianças não teem culpa que os negros SE VENDERAM pra brancos anos atrás, elas não teem culpa que um negro DENUNCIAVA outros negros que estavam prestes a fugir só pra ganhar status com os fazendeiros.

E infelizmente, mais uma a história se repetirá, tribo "mais fortes" querendo dominar os "mais fracos" para serem "vendidos" a brancos. É só olhar os políticos engravatados em cima dos palcos e suas promessas de benefícios que só acontecem uma vez ao ano... só mudou a moeda.

Qual era a cor da pessoa que aboliu a escravidão no país? Separou os negros do pau de arara, dos grilhões? NUNCA VI no noticiário, uma homenagem feita a ela na semana de conscientização. Se você tiver algo sobre, pode postar e me mostrar, até um pequeno texto de agradecimento, pode ter apenas uma linha, já basta.

Hoje, muitos não querem ganhar o respeito e mostrar que são igualmente capazes, mas sim se aproveitar da situação e ganhar cada vez mais benefícios.

Se seu modo de pensar fosse realmente o certo, muitos negros também seguiriam da sua mesma idéia, mas pergunte por aí, pra pessoas de seu trabalho, verá que eles se dividem nessa questão, uns chegam a penasr que estão sendo mais humilhados.
 
Última edição:
Cara, vc tá viajando bonito.
Vai me dizer que a característica do brasileiro é ser loiro de olhos azuis ???

Evidente que não, mais é bom bom exemplo pra mostrar que descendentes de europeus jamais terão subempregos, as vantagens sócio-históricas lhes garantem muito bem isso.


Vc tá utilizando qualquer argumento desesperado p/ enfiar goela abaixo os seus ideais racistas.
Exato, p/ mim vc é mais racista do que qualquer um aqui. P/ querer tanto tratamento diferenciado p/ afro-descendentes só pode ser racista.

Para resolver essas questões eu acho que todos nós deveríamos estar desesperados.

Quanto aos argumentos, eu faço o uso de muito bom senso, eu não chego aqui e simplesmente emito minhas opiniões, eu busco dados, informações, fatos e relaciono todos eles, isso me mostra a que pé está a nossa situação, se voce analiza uma questão unilateralmente a probabilidade de voce estar errado é de 100%, a mídia, a indústria de filmes e o próprio sistema capitalista te induz muito a isso, voce deve se colocar, quase que literalmente na pele dos envolvidos, só assim é possível entender.

Pra quem observa de fora, pra quem não se enquadra nem por um momento na situação, a única opção que resta é criticar.

E outra a população negra no Brasil é muito menor que a população branca. Exceto em algumas cidades como salvador. O que temos mais é a miscigenação. E ae, já pensou nisso ?

Correto, os negros em si, estão entre as menores parcelas da população, o que ocorre muito é a miscigenação, mais de 40% da população é parda, mulata, cabocla, mais eu classifico todos eles como negros, principalmente no que diz respeito a pardos e mulatos, afinal o preconceito não diminui proporcionalmente a miscigenação ocorrida.

Qual deve ser o tratamento de alguém que teve um pai europeu loiro de olhos azuis com uma mãe negra ? Esse indivíduo tb merece um tratamento especial ?

Eu posso dar um exemplo pessoal, meu pai era loiro de olhos verdes, e minha mãe é negra, eu sou pardo, mais me considero incondicionalmente negro, minha mãe era pobre e meu pai como todo descendente de europeu era estabilizado financeiramente, o que proporcionou a mim uma melhor qualidade de vida e melhores oportunidades, estudei em boas escolas e chegue a uma boa universidade particular, mais isso nem de longe anulou os preconceitos eu ainda os percebo diariamente.

Respondendo a pergunta: No que diz respeito a inserção social total, sim, pura e simplesmente econômica, não.



Ahh e por falar em Índio, me diz alguma medida que o governo tomou a favor dos índios. Principalmente com foco na educação.

As ações sociais dirigidas as populações indígenas diferem bastante daquelas feitas aos demais brasileiros, por serem considerados filhos legítimos da nação, as prioridades ficam para preservação do que restou da sua cultura, ou seja, a garantia da posse de terras(reservas), a preservação das matas que eventualmente circundam essas terras para que se possa haver a subsistência, o distanciamento dos costumes da sociedade "branca"(opcional), e em último caso assistencialismo no que diz respeito a saúde básica e alimentação.

No caso da educação seria um estímulo a socialização do índio, ou esbranquiçamento, e isso não se aconselha, mais não é pribido.

P/ mim o que o governo está fazendo é um "cala a boca" p/ os negros. Ao invés de resolver o problema na base, dando estrutura e boa educação p/ pessoas de baixa renda (esses sim precisam ser beneficiados, não importando a cor) ele dá essa esmola. E o problema é que muitos agarram isso como uma solução indispensável, mas no fundo não passam de aproveitadores, mas não aproveitadores por maldade e sim por não terem perspectiva alguma de que o governo vá resolver esses problemas sócio-econômicos.

Percebo indícios de conscientização. São medidas paliativas, porém as únicas apresentadas, quem precisa vai nega-las?
 
Última edição:
Isaac, você disse "Evidente que não, mais é bom bom exemplo pra mostrar que descendentes de europeus jamais terão subempregos, as vantagens sócio-históricas lhes garantem muito bem isso."

Então branco no Brasil não tem sub-emprego? Branco no Brasil não passa fome? De que Brasil estamos falando?
 
Evidente que não, mais é bom bom exemplo pra mostrar que descendentes de europeus jamais terão subempregos, as vantagens sócio-históricas lhes garantem muito bem isso.




Para resolver essas questões eu acho que todos nós deveríamos estar desesperados.

Quanto aos argumentos, eu faço o uso de muito bom senso, eu não chego aqui e simplesmente emito minhas opiniões, eu busco dados, informações, fatos e relaciono todos eles, isso me mostra a que pé está a nossa situação, se voce analiza uma questão unilateralmente a probabilidade de voce estar errado é de 100%, a mídia, a indústria de filmes e o próprio sistema capitalista te induz muito a isso, voce deve se colocar, quase que literalmente na pele dos envolvidos, só assim é possível entender.

Pra quem observa de fora, pra quem não se enquadra nem por um momento na situação, a única opção que resta é criticar.



Correto, os negros em si, estão entre as menores parcelas da população, o que ocorre muito é a miscigenação, mais de 40% da população é parda, mulata, cabocla, mais eu classifico todos eles como negros, principalmente no que diz respeito a pardos e mulatos, afinal o preconceito não diminui proporcionalmente a miscigenação ocorrida.



Eu posso dar um exemplo pessoal, meu pai era loiro de olhos verdes, e minha mãe é negra, eu sou pardo, mais me considero incondicionalmente negro, minha mãe era pobre e meu pai como todo descendente de europeu era estabilizado financeiramente, o que proporcionou a mim uma melhor qualidade de vida e melhores oportunidades, estudei em boas escolas e chegue a uma boa universidade particular, mais isso nem de longe anulou os preconceitos eu ainda os percebo diariamente.

Respondendo a pergunta: No que diz respeito a inserção social total, sim, pura e simplesmente econômica, não.





As ações sociais dirigidas as populações indígenas diferem bastante daquelas feitas aos demais brasileiros, por serem considerados filhos legítimos da nação, as prioridades ficam para preservação do que restou da sua cultura, ou seja, a garantia da posse de terras(reservas), a preservação das matas que eventualmente circundam essas terras para que se possa haver a subsistência, o distanciamento dos costumes da sociedade "branca"(opcional), e em último caso assistencialismo no que diz respeito a saúde básica e alimentação.

No caso da educação seria um estímulo a socialização do índio, ou esbranquiçamento, e isso não se aconselha, mais não é pribido.



Percebo indícios de conscientização. São medidas paliativas, porém as únicas apresentadas, quem precisa vai nega-las?

Desculpe se eu fui um pouco agressivo anteriormente te chamando de racista, não foi por maldade.

Mas enfim, mas pegando carona com o Soro ele tem total razão. Que Brasil é esse que vc está se referindo ?
O negro tem o seu lugar na sociedade, muito menos no Brasil, que por incrível que pareça -já que a mídia não nos revela a verdade, já que o racismo vende muito- o racismo é pífio aqui, principalmente por causa da grande nação miscigenada que habita aqui.

Vc pega uma cidade como: Moscou e Japão lugares onde há muito preconceito, Moscou por causa da xenofobia pelo alto nível de desemprego e o alto fluxo de imigrantes, e o Japão com toda o seu tradicionalismo em não se misturar, ainda mais com quem tem pele escura.
 
Já que eu sou tanto negro ou indio quanto branco, porque não contribuir para que os meus parentes por parte de mãe (negra e que que estatisticamente sofrem preconceitos) melhorem de vida?

Correto, os problemas derivados do preconceito atingem todos, diretamente ou indiretamente, por que deixar a resolução somente a quem sofre mais e ainda critica-los na suas iniciativas? por que não resolver conjuntamente, fazer propostas viáveis, ao invés de cruzar os braços e criticar? Ajudar a sociedade é se ajudar.


Sim, concordo que foi um equívoco "cotas para negros" ao invés de "cotas para pobres", o que na prática não ia mudar muita coisa, só cessar a discussão. Acredito que esse nome soa mais como um protesto mesmo.

Exatamente, cria-se uma balbúrdia quando se fala em cotas para negros, mais se elas fossem 100% para alunos de escolas públicas e pobres? as pessoas continuariam a perder suas suadas vagas, mais o assunto iria se calar imediatamente, isso é coincidência ou a idéia de negros privilegiados insulta as pessoas?

Além do mais, o feriado não tem como objetivo trazer a tona essa discussão sobre o porque do racismo, mas sim mostrar que o negro e o índio têm culturas extraordinárias, que a cor da pele contribuiu para a herança cultural do povo. Devem ser sim incluídos sem discriminação em todas as faixas da sociedade.

Perfeito, é bom ver que mais pessoas compartilham do entendimento dos objetivos do feriado. :thumbs_up

Isaac, só uma retratação, os índios também foram escravizados sim, mas não eram tão rentáveis quanto os negros, pelo fato de conhecerem o terreno, serem mais agressivos e etc..Acabou sendo mais "viável" matá-los msmo.

Houve cerca de 1 século de escravidão indígena, mais por vários motivos inclusive proteção da igreja católica ela acabou, a matança de índios se deu mais durante a sua escravidão do que depois.

Isaac, só um toque, antes de eu tentar - mais uma vez - sair da discussão.

Desiste. Não dá para discutir com quem não ENTENDE e com quem não tem um mínimo de bagagem/embasamento histórico. Veja bem o termo que surgiu aqui: "conversa mole de historiador". É brabo, mas acho que vários users concordam com o post em que esse termo está inserido.

*Via de regra*, ainda, quem está inserido socialmente como classe-média, branco, bem encaminhado na vida, NÃO ENTENDERÁ NUNCA o que REALMENTE SIGNIFICA o sistema de cotas. Sobre como o Brasil inseriu o negro no Brasil - 350 anos de escravidão, lei áurea que simplesmente o "joga" na miséria, deixando-o lá por 150 anos até que uma reparação histórica surge para, bem, reparar historicamente as mazelas causadas pelo próprio governo. A grossíssimo modo, é análogo à situação hipotética de um físico nuclear travar uma discussão com um advogado (ou qualquer pessoa leiga). Vale a pena para o físico ficar discutindo com alguém que não possui o mesmo preparo? Dificilmente.

Repito: as pessoas que até agora não entenderam, ou seja, que fizeram como eu fiz ano passado e MUDEI DE OPINIÃO, não o farão. Epifanias? Não trabalhamos.

De qualquer forma, parabéns sincero aos que, ainda discordando, mantém o nível da discussão, apresentando suas opiniões com parcimônia e racionalidade.

fikdik.

Pelo menos o mancado saiu do tópico. Suas opiniões eram, em maioria, muito incoerentes, baixando o nível do tópico, como demonstrei no post acima.

:yes:

Havia percebido essa realidade logo nos primeiros posts, mais aceitei o desafio de nadar contra a maré e peitar o sistema vigente, principalmente por que em mim não existe devaneios ou mentiras, busco a justiça mesmo que tardia na lucidez dos fatos, se eu sair daqui massacrado e tiver aberto os olhos de somente uma pessoa, eu já vou me considerar capaz e nunca mais vou parar.

Seguinte, macacada... sou branquinha branquinha, descendente de alemães e espanhóis.

- Nunca ninguém atravessou a rua quando eu estava passando.
- Nunca fiquei em desvantagem em uma entrevista de emprego por ser branca.
- Quando eu esqueci as chaves e tive qeu pular o muro, nunca ninguém achou que eu estava assaltando a minha própria casa, vide esse professor de Harvard
- Quando eu entro num supermercado ou numa loja, os seguranças não ficam de olho em mim.
- A polícia não vai me parar a toda hora por eu ser suspeita em potencial.
- Posso dirigir um carro caríssimo que ninguém vai achar que eu o roubei.
- Eu não preciso me superar pra me destacar no trabalho ou nos estudos.
- As pessoas que aparecem na TV e nos filmes são da minha cor. Aliás, o padrão de beleza é majoritariamente branco.
- Quando eu era criança e brincava de boneca, elas eram da minha cor.
- Cresci ouvindo que tudo que é branco é bom, e tudo que é preto é ruim.
- Não sou comparada com macaco.

Em compensação, tenho conhecidos negros que já sofreram com isso e muito mais.
Depois disso tem gente que ainda vem dizer que racismo não existe. Bah, conta outra. Vai dizer que o fato de uma mulher negra estatisticamente ganhar 1/3 do que um homem branco para desempenhar a mesma função é mera coincidência?

Voce fez um raio-x do cotidiano do negro brasileiro, por algum tempo considerei o branco incapaz de fazer tal análise, devido a cegueira do preconceito, mais fica claro que isso não impede ninguem de ver as desigualdades existentes, e quem insiste em não admiti-las, comprova naturalmente o seu preconceito.

Extremamente imparcial, sucinta e verídica suas colocações, espero que elas te façam evoluir e não esmorecer na acomodação.

O problema não é só o que acham de mim. Como vocês querem que os negros tenham exatamente as mesmas oportunidades que o branco, se o negro é desvalorizado culturalmente?

A cultura é a identidade de um povo, se essa cultura é desvalorizada, o povo é marginalizado e se marginaliza, do contrario se a cultura é exaltada e valorizada, o povo desenvolve e cresce. Onde está a cultura do índio e do negro? e onde não está a cultura do europeu?


Me desculpe mas, você não trás o desigual para a igualdade sendo diferente com ele, mas simplesmente o tratando IGUAL, tendo os mesmos DIREITOS e DEVERES que os outro.

Certo, mais o preconceito está enraizado nas pessoas, como fazer com que elas tratem igualmente o negro de um dia para o outro? com medidas de punição exemplar? não é suficiente.

Como fazer que um empresário contrate um negro capacitado e não um branco? ou que os comerciais vejam os negros como consumidores e passem a representá-los? somente obrigando-os a fazer isso, e essa obrigação vem em forma de privilegiamento social, justiça tardia, inserção ou inclusão social, chame do que voce achar mais conveniente.

Ter uma cota em universidade não é ser IGUAL, já que muitas outras pessoas passam PELOS MESMOS PROBLEMAS que os negros, às vezes muito pior.
Hoje vi no noticiário crianças que atravessam um rio a PÉ para chegar a escola, enfrentam um correnteza forte, quando o nível do rio sobe, eles não vão.

"Outro dia, um menino perdeu as coisas dele e molhou todo o caderno"
"Tem que ter realmente bastante força de vontade porque se não, não estuda", comenta Wallinson Vinícios, de 17 anos.

Estes são comentários de dois alunos, agora, se forem pra faculdade, sabem quem serão os únicos que terão uma cota por que dizem que o ensino p´blico é ruim???? Sabe? Sim você sabe. Você acha isso uma IGUALDADE? Agora, imagine essas pessoas olhando a lista de aprovados em uma Universidade e verem que uma pessoa que teve uma melhor oportunidade de estudo conseguir a vaga por causa de cota, e eles, que ralaram pra estudar, arriscando suas vidas, poderiam conseguir a vaga se não houvesse tal provilégio.

O sistema de cotas não é somente para os negros, há uma parcela para pobres e índios, o negro não toma a vaga do pobre ou do índio, todos eles tomam as vagas dos brancos abonados que não querem gastar seus dinheiros em universidades particulares. Se eles podem pagar, por que insistir em estudar de graça?

Aquelas crianças não teem culpa que os negros SE VENDERAM pra brancos anos atrás, elas não teem culpa que um negro DENUNCIAVA outros negros que estavam prestes a fugir só pra ganhar status com os fazendeiros.

Se venderam, se delataram, se escravizaram, mais quem criou o comércio?, quem dava privilégio aos delatores? quem escravizou primeiro? são ossos do ofício, escravidão, é isso.

Qual era a cor da pessoa que aboliu a escravidão no país? Separou os negros do pau de arara, dos grilhões? NUNCA VI no noticiário, uma homenagem feita a ela na semana de conscientização. Se você tiver algo sobre, pode postar e me mostrar, até um pequeno texto de agradecimento, pode ter apenas uma linha, já basta.

Se seu modo de pensar fosse realmente o certo, muitos negros também seguiriam da sua mesma idéia, mas pergunte por aí, pra pessoas de seu trabalho, verá que eles se dividem nessa questão, uns chegam a penasr que estão sendo mais humilhados.

A princesa Isabel não foi nenhuma santa, ela só assinou a lei áurea por que foi pressionada sobretudo pela Inglaterra, maior potencia da época, os Ingleses estavam na 2ª revolução industrial e precisavam de um bom mercado consumidor, e somente homens e mulheres livres consomem, mais o papo abolicionista e de direitos humanos prevaleceu, tanto aqui quanto no exterior.


Isaac, você disse "Evidente que não, mais é bom bom exemplo pra mostrar que descendentes de europeus jamais terão subempregos, as vantagens sócio-históricas lhes garantem muito bem isso."

Então branco no Brasil não tem sub-emprego? Branco no Brasil não passa fome? De que Brasil estamos falando?

Eu não disse branco, eu disse descendente de europeu, esses não tem sub-empregos e não passam fome.
 
Eu não disse branco, eu disse descendente de europeu, esses não tem sub-empregos e não passam fome.

Certamente você não conhece todas as pessoas do mundo, nem está a par da história recente e presente.

Engraçado você citar esse negócio de "passar fome". Nunca vi isso como problema racial, mas social.

Agora o movimento negro vai sequestrar esse onus também? OK...
 
O mais absurdo é que o conceito de raça ainda exista :no:

Algum dia hei de estampar uma camisa "70% água"

Pronto, resolvido
 
Isaac, se muitos negros querem ser tratados "iguais", tem que tratar igual também. Lendo seu post parece que o homem branco é um bicho perverso.
Note, falaram mal do Zumbi, você o protegeu, falei da Isabel e você a denigriu. Até parece que é intolerante a brancos.
O que fode com a igualdade social e essa intolerância, só olha o que fazem de ruim para os negros, não buscam exemplos que devem ser seguido.

Sabe por que alguém com grana insiste em estudar de graça? Por que seus pais também pagam seus impostos para aquela universidade continuar funcionando, e você sabe que não é pouco.
E pobre já tem crédito educatico, bolsa, faculdade pública... o problema é entrar.

Outra coisa, reafirmo, negro só se tornou escravo por que eles mesmos se enfraqueceram "vendendo" tribos inferiores aos brancos na época, se se juntassem e expulsassem os brancos, pode ter certeza, não seriam escravos.

Não vou tirar a razão que negros passaram por forte discriminação, muitos sofreram para que hoje outros negros possam andar "sossegados" nas ruas, serem bem sucedidos na vida.
Lhe digo, aqueles negros lutavam pra serem iguais perante os brancos, mas alguns desvirtuaram essa idéia e querem apenas privilégios, denigrindo ainda mais a imagem de um negro, quase falando que um negro não é capaz de conseguir as coisas com seu próprio esforço.

Eu sou muito a favor da igualdade social, mas totalmente contra aos "benefícios étnico social".
Não tem como serem tolerados sendo intolerantes, felizmente outras pessoas vão na contra mão desse seu modo de pensar, felizmente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo