• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Zunido baixo estranho!

lucretio

Hungry Member
Registrado
Pessoal, ontem notei que tem um zunido muito baixo que vem aparentemente da placa-mãe ou VGA. Verifiquei os coolers e não são eles o que ocasionam isso. Estranho é que esse zunido começa quando abro algum programa. No desktop, sem nada aberto, não acontece...mas quando abro o menu iniciar, já posso ouvir.

O zunido é MUITO, MUITOOOOOO baixo. Só escuto com o gabinete aberto e com a cabeça quase dentro do PC. Isso é normal? O que pode ser?

Muito Obrigado.
 
o que mais seja provavel, é que quando você "força" mais sua CPU ou VGA ela esquenta mais, assim o cooler de um ou outro roda mais forte pra tentar manter a temperatura, isso tudo é automaticamente (além que você não queira).

tenta experimentar sem nada aberto e depois abre um jogo e perceba se a fan esta + rapida da VGA. (da pra fazer até por um programa, tipo MSI Afterburn)
 
Tenta colocar outra fonte pra ver se resolve.Eu tinha uma gamer 600W ela começo com um zunido baixo depois foi aumentando.
 
Muito obrigado pelas respostas!

A fonte acredito que não seja. O barulho não vem dela...o barulho vem do espaço entre a VGA,CPU e o fan traseiro. O fan não é pq já tentei desligar e não mudou. Estranho que só as vezes aparece e é MUITO baixo...muito MESMO. Quase não da para ouvir.

Estranho ser do fan da VGA ou CPU pq quando eles aumentam a rotação é perceptível e bem mais alto do que o zunido que falo.
Vou verificar se tem algo solto, mas parece um barulho elétrico, sei lá...o som tem uma frequência...
 
não é o disco rígido? Estes fazem um barulhinho irritante, quando são um pouco mais exigidos.
 
não é o disco rígido? Estes fazem um barulhinho irritante, quando são um pouco mais exigidos.

Também desconfio que pode ser, pq o Windows e o Chrome estão instalados no SSD, então o HDD desliga depois de alguns minutos. Percebi que somente ao clicar no botão iniciar, o zunido começa (se for do HDD, talvez pq ele "carrega" os ícones dos programas do iniciar)...e certa vez ele começou e ao mesmo tempo escutei o HDD começando a girar...

Mas o HDD está na frente, esse zunido vem de trás...e é um HDD de um notebook que tinha, então ele faz um barulho mais baixo mas mais agudo...

Mas o estranho mesmo é essa frequência que comentei...não é algo direto...vai e volta e fica numa frequência audível.

Muito obrigado pela atenção.
------------
Cheguei em casa e fiz uns testes. Realmente o HDD e a fonte não fazem o zunido. Ele vem de um Cristal Vibrador que fica bem na frente do slot PCI-E. Alguém já ouviu esse zunido?

Muito Obrigado!
 
Só para posicionar vocês...

Pessoal, dei uma pesquisada e acabei achando até alguns vídeos no youtube com um pessoal com o mesmo problema. Trata-se de um fenômeno chamado "coil whine"...que seria o barulho elétrico causado por alguma bobina. Isso acontece em VGA's e fontes principalmente. No meu caso, a VGA. Existem fabricantes que não consideram isso algo relevante para RMA...o "coil whine" seria algo inerente a tecnologia...pricipalmente em placas high-end. Encontrei relatos de pessoas com GTX 670, HD7970, HD7990, GTX 660 com esse "problema".

Enfim, não é algo que me atrapalha, e acontece em casos quando há grande FPS...

Qualquer coisa, deixo vocês informados, caso alguém queira procurar mais sobre.

Muito Obrigado.
 
Só para posicionar vocês...

Pessoal, dei uma pesquisada e acabei achando até alguns vídeos no youtube com um pessoal com o mesmo problema. Trata-se de um fenômeno chamado "coil whine"...que seria o barulho elétrico causado por alguma bobina. Isso acontece em VGA's e fontes principalmente. No meu caso, a VGA. Existem fabricantes que não consideram isso algo relevante para RMA...o "coil whine" seria algo inerente a tecnologia...pricipalmente em placas high-end. Encontrei relatos de pessoas com GTX 670, HD7970, HD7990, GTX 660 com esse "problema".

Enfim, não é algo que me atrapalha, e acontece em casos quando há grande FPS...

Qualquer coisa, deixo vocês informados, caso alguém queira procurar mais sobre.

Muito Obrigado.

Tive uma fonte que ficava zunindo quando ligava o chuveiro que é na mesma fase da tomada do PC!

Só acontecia quando ligava o chuveiro, :yuno:
 
Minha fonte também faz esse barulho quando tá em modified sine wave (ou seja, rodando em no-break na bateria que não é pure sine)
------------
Tive uma fonte que ficava zunindo quando ligava o chuveiro que é na mesma fase da tomada do PC!

Só acontecia quando ligava o chuveiro, :yuno:
Acho que o seu é algum esforço adicional da fonte pela voltagem estar bem menor
 
Já vi capacitores de placas mãe fazendo isso, principalmente gigabyte (chipset h61 e b75), quando era exigida mais 'força' do pc, o barulhinho aparecia. Ele vinha diretamente daquela área ao redor do processador, onde temos alguns capacitores que 'ficam cantando'. O fenômeno acontece quando o capacitor entra em ressonância e emite o barulho, numa frequência que o ouvido humano pode perceber.

Para solucionar, basta encostar algo no capacitor (material nao condutor, é logico, tipo um pedaço de borracha ou plastico) e ver se o barulho continua ou muda quando você encosta no capacitor, recomendo fazer isso com uma tampinha de caneta. Quando achar qual capacitor está 'cantando', basta deixar algo em contato com ele e pronto.

É quase uma arte fazer isso, mas funciona.
 
Com fonte é bastante comum.
A última fazia e a atual faz também. uma AX750.
Não é algo com o que se preocupar.
 
Acho que é o hd fera, tenho um caviar black e o maldito fica chiando baixinho mesmo sem estar sendo usado, como uso o gabinete em cima de mesa do meu lado não tem como não escutar.

:feelbad:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo