[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Faz uns 3 dias que eu não consigo mais checar os níveis. Fica dando erro dizendo que o código da cidade está inválido.
Mesmo aqui: Código da cidade inválido
Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: Can't connect to MySQL server on 'XXX.X.X.213' (4) in /dados/www/niveis.virtua.com.br/classes/db.php on line 92

Parece o servidor ou a database que o site usa caiu e não colocaram pra funcionar de novo.
 
Bom, a claro costuma dar desconto, mas antigamente era melhor. Mas pela retenção/cancelamento normalmente se consegue no mínimo o preço de assinante novo. Em geral, é recomendado ligar quando subir ou após o fim da fidelidade, mas nada impede de ligar antes.

É muito importante que tu nunca fale diretamente que quer cancelar, pois tem risco do atendente cancelar na lata.

Em resumo, vc tem que ligar no SAC, opção cancelamento com atendente e jogar a real, aquela historinha padrão:

"olha sou assinante do plano W, pago X, está muito caro, preciso de um desconto, pois a situacao esta dificil, gosto da claro e quero manter a claro mas preciso de um desconto, isso fora que [minha vizinha paga y/operadora v é mais barata/outra desculpa esfarrapada]. Consegue chegar no valor Z? Sou cliente desde 1945 e gostaria que voces considerassem o tanto de anos que sou assinante" [há um pequeno exagero, mas é mais ou menos deste jeito]

Importante: Se não der certo com um atendente, agradeça, desligue e tente novamente.
Obrigado pelas dicas, eu vou tentar fazer isso quando o valor for atualizado, pq se não eles vão inventar conversa... Aqui onde eu moro realmente tem trocentos provedores de bairro cada um vendendo mais barato do que o outro, fora que a Oi aqui vende os 500Mbps por 89,90 dá para pedir um desconto fácil para atendente e se paah conseguir até os 750Mbps por 100 conto, mas primeiro vou tentar manter os 500Mbps por 100 conto, aqui eu abri o site da claro e apareceu a oferta de 500mbps com globoplay por 104,99, achei bom o preço mas vou esperar.
 
Pra mim falar sobre a sobreposição é ter novos locais com instalação de CTO em locais que já tinha HFC. Das última vezes que fui para SP vi novos lugares com infra nova na zona sul, mas é só a minha percepção. Neste ano fizeram os 30% restante da minha cidade em 2 meses e eu nem vi a cor dos caras nas ruas.

Reinstalei a Claro (HFC) ontem.
Ao falar com o técnico, ele disse que já há fibra na rua, que só falta ter adaptação predial.
Alguma informação de como isso ocorre? Depende da vontade de Deus? rs

O interessante é que, não estou recebendo nenhum overhead no download, max o meu upload tem estado nesse nível:
Speedtest
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu concordo. Penso dessa forma também.
É porque a galera gosta pautar a discussão por quem tem problema.
E quem não tem?
Aqui mesmo sou cliente há 10 anos e nunca tive nenhum problema grave e que afetasse o meu uso.
Os recursos devem ir pra onde realmente são necessários.
Os recursos vão, em tese, para onde há pessoas com mais renda para consumir mais produtos, como o maldito combo que eles adoram vender desde a época da NET. Para áreas onde não há rede da Claro, mas que existe menos competição, menos provedores, ou eles entram com ofertas com preços claramente subsidiados para levar o cliente de outras operadoras para a Claro. E obviamente o nome também conta. Para o bem e para o mal.

Não esquecendo, também, que o valor cobrado pela Internet por fibra, é menor do que o cobrado pela rede HFC.
Quanto cobram pelo plano de 1 Gbps na rede de fibra da Claro?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu sou cliente desde 2019 e a cada 3 ou 6 meses faço a renovação de promoção. No meu caso, essa promoção de 49,90 está no site e na loja da Claro que fica do shopping.
No site da Claro:
Captura-de-tela-2024-04-29-164419.png


Link que pode ter outras promoções:
Aqui 500 mbps HFC com essa.... de Globo play sai 119,90. O plano de 750 Mbps sai 149,90.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

750 Mega entrou de novo na promoção por 129,90. Corrão.
Onde?
 
Última edição:
Reinstalei a Claro (HFC) ontem.
Ao falar com o técnico, ele disse que já há fibra na rua, que só falta ter adaptação predial.
Alguma informação de como isso ocorre? Depende da vontade de Deus? rs
No meu prédio, foi um técnico da claro que veio até o predio e solicitou a autorização do síndico para fazer a adequação predial, isso quando eles implantaram a fibra na rua.

O que pode vc pode tentar fazer é solicitar via ouvidoria mediante autorização do síndico, ou o próprio síndico tentar solicitar, pq não sei se pelo sac comum vão conseguir abrir essa solicitação
O interessante é que, não estou recebendo nenhum overhead no download, max o meu upload tem estado nesse nível:
Speedtest
Não sei qual a sua velocidade contratada, mas se for 500, esta com overhead, pois bateu 645. O que pode ter ocorrido é o Server estar saturado (e não ter chegado os 720) ou a rede estar saturada. Tenta refazer os testes em outros horários, e pelo speedtest cli, veja se chega 720.

Os recursos vão, em tese, para onde há pessoas com mais renda para consumir mais produtos, como o maldito combo que eles adoram vender desde a época da NET. Para áreas onde não há rede da Claro, mas que existe menos competição, menos provedores, ou eles entram com ofertas com preços claramente subsidiados para levar o cliente de outras operadoras para a Claro. E obviamente o nome também conta. Para o bem e para o mal.
Ressalva: a sobreposição não tem obrigatoriamente relação com a situação financeira do local.

Em geral, eles procedem com a sobreposição em locais que se fazem necessários, como em locais que a rede está saturada (embora ainda possam eventualmente dividir node, é mais comum já procederem com a sobreposição com fibra nestes locais).

Não esquecendo, também, que o valor cobrado pela Internet por fibra, é menor do que o cobrado pela rede HFC.
Quanto cobram pelo plano de 1 Gbps na rede de fibra da Claro?
Novamente, nao necessariamente. Na minha cidade (Santos), os precos sao iguais. Aqui 1gb é 199, seja na fibra ou no HFC
 
No meu prédio, foi um técnico da claro que veio até o predio e solicitou a autorização do síndico para fazer a adequação predial, isso quando eles implantaram a fibra na rua.

O que pode vc pode tentar fazer é solicitar via ouvidoria mediante autorização do síndico, ou o próprio síndico tentar solicitar, pq não sei se pelo sac comum vão conseguir abrir essa solicitação
Aqui @mrhizzo é um condomínio e deve ter sido mais rápido a entrada da FIBRA mas depois de tudo pronto, sempre dava sem viabilidade. Tive que aproveitar uma visita técnica e pedir ajuda ao técnico que ligou pro seu supervisor, mostrou as fotos que tirou e a coisa andou.
Não sei qual a sua velocidade contratada, mas se for 500, esta com overhead, pois bateu 645. O que pode ter ocorrido é o Server estar saturado (e não ter chegado os 720) ou a rede estar saturada. Tenta refazer os testes em outros horários, e pelo speedtest cli, veja se chega 720.
VEJA O MEU TESTE

5a347a49-1e05-49ca-bfdd-95c2552612e3.png

Ressalva: a sobreposição não tem obrigatoriamente relação com a situação financeira do local.

Em geral, eles procedem com a sobreposição em locais que se fazem necessários, como em locais que a rede está saturada (embora ainda possam eventualmente dividir node, é mais comum já procederem com a sobreposição com fibra nestes locais).
É desse jeito.
Novamente, nao necessariamente. Na minha cidade (Santos), os precos sao iguais. Aqui 1gb é 199, seja na fibra ou no HFC
Aqui no Rio de Janeiro continua por 200,00 lulas, pelo menos aqui no meu endereço.

GwBYPuZ.jpeg
 
Reinstalei a Claro (HFC) ontem.
Ao falar com o técnico, ele disse que já há fibra na rua, que só falta ter adaptação predial.
Alguma informação de como isso ocorre? Depende da vontade de Deus? rs

O interessante é que, não estou recebendo nenhum overhead no download, max o meu upload tem estado nesse nível:
Speedtest
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Os recursos vão, em tese, para onde há pessoas com mais renda para consumir mais produtos, como o maldito combo que eles adoram vender desde a época da NET. Para áreas onde não há rede da Claro, mas que existe menos competição, menos provedores, ou eles entram com ofertas com preços claramente subsidiados para levar o cliente de outras operadoras para a Claro. E obviamente o nome também conta. Para o bem e para o mal.

Não esquecendo, também, que o valor cobrado pela Internet por fibra, é menor do que o cobrado pela rede HFC.
Quanto cobram pelo plano de 1 Gbps na rede de fibra da Claro?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui 500 mbps HFC com essa.... de Globo play sai 119,90. O plano de 750 Mbps sai 149,90.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Onde?
A promoção dos 750 Mega era só no dia que postei. Agora tem que esperar aparecer de novo.
 
Sim, mas ai é fibra... o dele é HFC... em geral no HFC é no maximo 150 de up... o dele deu 236...
Analisando friamente, até que o UP sendo o que ele postou está bom D+ para ser HFC. É de fato uma área sem saturação, como se fosse nova. Não sei se concorda, pq se o UP é de 50 em HFC informado pela CLARO e os relatos gerais são de até 150 como disse, eu diria que o resultado dele é espantoso. Essa é a minha opinião.

O meu teste em HFC (via web) datado de 28 JUN 2023 (plano 500/50):

14927171179.png
 
Última edição:
No meu prédio, foi um técnico da claro que veio até o predio e solicitou a autorização do síndico para fazer a adequação predial, isso quando eles implantaram a fibra na rua.

O que pode vc pode tentar fazer é solicitar via ouvidoria mediante autorização do síndico, ou o próprio síndico tentar solicitar, pq não sei se pelo sac comum vão conseguir abrir essa solicitação

Não sei qual a sua velocidade contratada, mas se for 500, esta com overhead, pois bateu 645. O que pode ter ocorrido é o Server estar saturado (e não ter chegado os 720) ou a rede estar saturada. Tenta refazer os testes em outros horários, e pelo speedtest cli, veja se chega 720.


Ressalva: a sobreposição não tem obrigatoriamente relação com a situação financeira do local.

Em geral, eles procedem com a sobreposição em locais que se fazem necessários, como em locais que a rede está saturada (embora ainda possam eventualmente dividir node, é mais comum já procederem com a sobreposição com fibra nestes locais).


Novamente, nao necessariamente. Na minha cidade (Santos), os precos sao iguais. Aqui 1gb é 199, seja na fibra ou no HFC

Vou ver se tenho paciência para falar com a Ouvidoria. Agradeço a recomendação.

No ano passado, a Tim passou fibra na rua e um pouco depois vieram para pedir para fazer a adequação no prédio. E veio a Vivo e a Tim juntas, creio que a mesma empresa terceirizada, e a Vivo, que já tinha fibra no prédio, aumentou o número de portas e só faltou a Claro nessa história.
Vendo o mapa, estou dentro do Polígono 194 (no mapa do KILLME). A zona toda em amarelo. Não sei exatamente o que significa.

O plano aqui é de 750 mbps. Tenho conseguido não mais que 770 mbps, aparentemente, de download. E o upload no computador está estável em 130 mbps, o que é quase um avanço, considerando que na página oferecem 50 mbps... Se oferecessem 250 mbps, já estaria aceitável.

Aqui em São Paulo, HFC custa 299 reais. É uma diferença gritante, sendo HFC, tendo em conta o upload medíocre e a Tim oferecendo o mesmo por 160 reais e 500 mbps de upload.
 
Vendo o mapa, estou dentro do Polígono 194 (no mapa do KILLME). A zona toda em amarelo. Não sei exatamente o que significa.

Significa que tem fibra nessa região marcada, o mapa tá desatualizado. Tem que pedir a adequação do prédio.
 
225mb de upload no hfc? Carai :mdr2:
É, também fiqueio meio pensativo ao ver o resultado. Tem variado, mas parece que pelo menos no computador, está se mantendo em 130 mbps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Claro parece ter melhorado consideravelmente (e especialmente pensando que é HFC), a questão das rotas para a Europa.
Ontem vi um traceroute para a Hetzner.com de 180 ms ou um pouco menos. Trânsito/rotas para a Alemanha são ridículos saindo do Brasil.
Na Tim/Vivo, costuma dar 250 ms.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entrei no resolvaaqui da Claro para pedir para sair do CGNAT e disseram que não fazem por lá. Tenho que receber um técnico para isso. Já fiz isso em outro endereço e sempre foi remoto. Alguma sugestão?
 
Última edição:
Entrei no resolvaaqui da Claro para pedir para sair do CGNAT e disseram que não fazem por lá. Tenho que receber um técnico para isso. Já fiz isso em outro endereço e sempre foi remoto. Alguma sugestão?
Eles marcam visita técnica mesmo.

A forma que consegui foi pelo Chat. Falei que tinha câmera IP, que o modem estava bloqueando ela e que precisava fazer o fallback.
O atendente falou que: essas portas são bloqueadas por segurança contra spam, malware, etc. Me garantiu que não tinha custo e marcou uma visita técnica.

Ele chegou, parou o carro aqui na frente e tirou em questão de 2 minutos.

Ele falou que nem precisava marcar visita técnica kkkk mas se a central mandou né.
 
É, também fiqueio meio pensativo ao ver o resultado. Tem variado, mas parece que pelo menos no computador, está se mantendo em 130 mbps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Claro parece ter melhorado consideravelmente (e especialmente pensando que é HFC), a questão das rotas para a Europa.
Ontem vi um traceroute para a Hetzner.com de 180 ms ou um pouco menos. Trânsito/rotas para a Alemanha são ridículos saindo do Brasil.
Na Tim/Vivo, costuma dar 250 ms.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entrei no resolvaaqui da Claro para pedir para sair do CGNAT e disseram que não fazem por lá. Tenho que receber um técnico para isso. Já fiz isso em outro endereço e sempre foi remoto. Alguma sugestão?

Eles marcam visita técnica mesmo.

A forma que consegui foi pelo Chat. Falei que tinha câmera IP, que o modem estava bloqueando ela e que precisava fazer o fallback.
O atendente falou que: essas portas são bloqueadas por segurança contra spam, malware, etc. Me garantiu que não tinha custo e marcou uma visita técnica.

Ele chegou, parou o carro aqui na frente e tirou em questão de 2 minutos.

Ele falou que nem precisava marcar visita técnica kkkk mas se a central mandou né.
CGNAT dá pra tirar sem visita técnica ligando no atendimento da Claro, tirei 2 recentemente. Já a minha eles mandaram técnico.
 
Eles marcam visita técnica mesmo.

A forma que consegui foi pelo Chat. Falei que tinha câmera IP, que o modem estava bloqueando ela e que precisava fazer o fallback.
O atendente falou que: essas portas são bloqueadas por segurança contra spam, malware, etc. Me garantiu que não tinha custo e marcou uma visita técnica.

Ele chegou, parou o carro aqui na frente e tirou em questão de 2 minutos.

Ele falou que nem precisava marcar visita técnica kkkk mas se a central mandou né.
Andando para trás, como sempre. E depois reclamam dos custos disso e daquilo e não arrumam o básico do processo.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive estou com o mesmo IPv4 desde o dia que sai do CGNAT, já vai fazer 6 meses. Já teve quedas de energia, rompimentos, manutenções na rede e o IP nunca muda. Quase um IP Fixo kkkk
 
Última edição:
Mesmo liberando 4G e 5G pesado ali com as 3 em conjunto, não tankam 2 milhões de pessoas.
O certo era aproveitar esse momento pra lascar roteadores Wi-Fi 6 por todo o canto, porque cada um aguenta uma porrada de gente conectada, com Wi-Fi liberado pra quem quisesse postar fotos e vídeos em tempo real, banda larga fixa tem aguentado grandes eventos que ocorrem no Brasil, era o momento de uma operadora fazer isso e fazer marketing da sua banda larga com Wi-Fi 6. Lógico, teria que ter capacidade pesada, porque o que será compartilhado ali, será na casa dos TB's.
 
Mesmo liberando 4G e 5G pesado ali com as 3 em conjunto, não tankam 2 milhões de pessoas.
O certo era aproveitar esse momento pra lascar roteadores Wi-Fi 6 por todo o canto, porque cada um aguenta uma porrada de gente conectada, com Wi-Fi liberado pra quem quisesse postar fotos e vídeos em tempo real, banda larga fixa tem aguentado grandes eventos que ocorrem no Brasil, era o momento de uma operadora fazer isso e fazer marketing da sua banda larga com Wi-Fi 6. Lógico, teria que ter capacidade pesada, porque o que será compartilhado ali, será na casa dos TB's.
"Cabe lembrar que a praia de Copacabana conta com Wi-Fi de graça, fornecido pela concessionária que opera os quiosques da região. No entanto, o projeto inicialmente previa 15 mil acessos simultâneos, bem abaixo do esperado para a Celebration Tour in Rio. A rede se chama “#Orla Rio#”."

Tá ai o Wi-fi liberado kk
 
"Cabe lembrar que a praia de Copacabana conta com Wi-Fi de graça, fornecido pela concessionária que opera os quiosques da região. No entanto, o projeto inicialmente previa 15 mil acessos simultâneos, bem abaixo do esperado para a Celebration Tour in Rio. A rede se chama “#Orla Rio#”."

Tá ai o Wi-fi liberado kk
ô coitados, esse Wi-Fi aí que aguenta só 15 mil vai travar rapidinho. Espero que os roteadores aguentem, porque vão trabalhar no limite
 
O plano aqui é de 750 mbps. Tenho conseguido não mais que 770 mbps, aparentemente, de download.
Isso está com cara de rede saturada na região...
Aqui em São Paulo, HFC custa 299 reais. É uma diferença gritante, sendo HFC, tendo em conta o upload medíocre e a Tim oferecendo o mesmo por 160 reais e 500 mbps de upload.
Ressalva: a TIM não é a melhor referência, pq eles cancelam o contrato se consumir mais de 2tb...

A Claro parece ter melhorado consideravelmente (e especialmente pensando que é HFC), a questão das rotas para a Europa.
Ontem vi um traceroute para a Hetzner.com de 180 ms ou um pouco menos. Trânsito/rotas para a Alemanha são ridículos saindo do Brasil.
As rotas para a Europa melhoraram pois a claro usa o EllaLink, garantindo latência menor para europa. Já tem um tempo razoavel que eles começaram a usar o ellalink.
 
Isso está com cara de rede saturada na região...

Ressalva: a TIM não é a melhor referência, pq eles cancelam o contrato se consumir mais de 2tb...


As rotas para a Europa melhoraram pois a claro usa o EllaLink, garantindo latência menor para europa. Já tem um tempo razoavel que eles começaram a usar o ellalink.
A Claro continua informando franquia no site. E eu fui um dos que mesmo não utilizando massivamente a minha conexão, fui notificado e tive minha velocidade diminuída para algo em torno de 256 kbps. Isso foi em 2012 ou 2013. Foi patético. E quem acha que isso não acontece, é porque esses casos vêm pouco à tona.

Eu peguei o começo do uso do Ellalink, mas era só para Portugal.
Mas ainda há muito o que se melhorar, não só com latência, mas na melhora das rotas pela Europa, que são uma zona. E maior compra de tráfego com a Ellalink.
 
Destinos utilizando Angola Cables tbm estão com ping bom, exceto Nova York:


Código:
PS C:\> ping0.exe -s "angola cables"

Host/IP                                    Servidor (ID)          Local              Ping
-----------------------------------------  ---------------------  -----------------  ------
saopaulo.speedtest.angolacables.co.ao      Angola Cables (61321)  São Paulo - BR     9ms
fortaleza.speedtest.angolacables.co.ao     Angola Cables (58829)  Fortaleza - BR     51ms
miami.speedtest.angolacables.co.ao         Angola Cables (58827)  Miami, FL - US     112ms
luanda.speedtest.angolacables.co.ao        Angola Cables (32476)  Luanda - AO        113ms
newyork.speedtest.angolacables.co.ao       Angola Cables (58828)  New York, NY - US  140ms
londres.speedtest.angolacables.co.ao       Angola Cables (48434)  London - GB        149ms
johannesburg.speedtest.angolacables.co.ao  Angola Cables (61308)  Johannesburg - ZA  163ms
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo