[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Tanto folhetinho que foi entregue tempos atrás aqui em casa com operadoras regionais que, agora que me interessei, não lembro de nenhuma mais.

Não sei se arrisco ir para uma pequena regional, uma grande ou fico na Claro mesmo e espero a boa vontade de passar fibra. De novo.
Bom, tem que ver se a claro realmente não tem fibra na rua ou se eles não instalaram a infra no predio....

Agora, um conselho sincero. Se vc optar por provedor regional, lembre que a maioria tem CGNAT... se vc precisa de ipv4 válido, pode ser um problema, pq aí vc terá que contratar ipv4 fixo, e pode ser caro ou nem mesmo ter disponível...

Agora, quanto a assinar o HFC da NET, tente saber com os vizinhos, se tem muita queda, como está a situação no geral... pode ser que aí o HFC tenha boa qualidade...
 
Você deve estar em outra dimensão para não enxergar o nível de problemas que estão ocorrendo no RS.

#acordaparaarealidade
Negativo.
Eu moro em Porto Alegre e vi e SINTO muito bem a situação que a cidade se encontra. Sabado e domingo estava na região próxima ao aeroporto ajudando no resgate das vitimas e ajudando idosos e resgatando seus pertences.

Ademais, esse tópico tem como tema CENTRAL, a internet da Claro. Portanto eu respeitei as regras e me restringi a somente tratar do assunto que é pertinente ao tópico.
Você foi muito infeliz na sua sua conclusão, eu diria até que o seu post foi econômico com a inteligência.
Forte abraço..
 
Última edição:
Situacao Claro Fibra ta puxada demais aqui onde moro em Poa.
3151d3a52ddab9cdfd4c4797a058f506.png
Hoje eu vi vários vídeos no Twitter mostrando o RS por cima, acredito que usaram drones pra filmar. Ruas e avenidas todos alagados, na verdade lameados. Acredito que na questão de conexão a internet, que nesse momento ajudaria nas buscas e também na comunicação entre as pessoas, pelo menos para falar com familiares em outros estados pra dizer que ta tudo bem, deve ter dado bastante problema também, devido a altura que mostrava onde a água chegou. Espero que esteja funcionando a conexão móvel pelo menos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Negativo.
Eu moro em Porto Alegre e vi e SINTO muito bem a situação que a cidade se encontra. Sabado e domingo estava na região próxima ao aeroporto ajudando no resgate das vitimas e ajudando idosos e resgatando seus pertences.

Ademais, esse tópico tem como tema CENTRAL, a internet da Claro. Portanto eu respeitei as regras e me restringi a somente tratar do assunto que é pertinente ao tópico.
Você foi muito infeliz na sua sua conclusão, eu diria até que o seu post foi econômico em inteligência.
Forte abraço..
Nem esquenta com isso mano, fui olhar quem era e é um dos 15 que identifiquei como trolls, pessoas que só estão aqui apenas pra provocar. Não dê atenção, faça como eu, dê block e segue a vida. Depois que fiz isso, só paz e tranquilidade.
 
Última edição:
Bom, tem que ver se a claro realmente não tem fibra na rua ou se eles não instalaram a infra no predio....

Agora, um conselho sincero. Se vc optar por provedor regional, lembre que a maioria tem CGNAT... se vc precisa de ipv4 válido, pode ser um problema, pq aí vc terá que contratar ipv4 fixo, e pode ser caro ou nem mesmo ter disponível...

Agora, quanto a assinar o HFC da NET, tente saber com os vizinhos, se tem muita queda, como está a situação no geral... pode ser que aí o HFC tenha boa qualidade...

Rapaz, tô quase pendendo para continuar na Claro mesmo, mesmo que seja no HFC por uns tempos ainda. Olhando a Desktop, diversos relatos de não liberarem nem bridge... tá de sacanagem.
 
Alguém de São Gonçalo ou Niterói (RJ) que tenha Claro Fibra, sabe dizer como tá o serviço?
Mais duas dúvidas:

1- A Claro tá praticando a franquia?
2- E continua querendo cobrar visita técnica alegando que a culpa é do cliente?
 
Alguém de São Gonçalo ou Niterói (RJ) que tenha Claro Fibra, sabe dizer como tá o serviço?
Mais duas dúvidas:

1- A Claro tá praticando a franquia?
2- E continua querendo cobrar visita técnica alegando que a culpa é do cliente?

Sobre a região eu não sei, sobre o resto.

1. Não
2. Sim
 
@bigode formoso dá uma olhada nisso aqui, o professor e diretor de tecnologia e especialista em redes Ayub, postou algumas informações sobre o impacto na queda da conexão no RS. Segundo ele, caiu pela metade o tráfego.
Screenshot-20240506-204347-X-2.jpg

Alguém de São Gonçalo ou Niterói (RJ) que tenha Claro Fibra, sabe dizer como tá o serviço?
Mais duas dúvidas:

1- A Claro tá praticando a franquia?
2- E continua querendo cobrar visita técnica alegando que a culpa é do cliente?
Não sou do RJ, mas tenho Claro em SP e sim ela ainda cobra se identificar que o problema foi causado pelo cliente, 99 reais. Eu acho que só deveriam cobrar isso em caso de avaria de equipamento, cobrar porque o cliente colocou o cabo no lugar errado, vai causar uma imagem errada da empresa.
 
Alguém de São Gonçalo ou Niterói (RJ) que tenha Claro Fibra, sabe dizer como tá o serviço?
Mais duas dúvidas:

1- A Claro tá praticando a franquia?
2- E continua querendo cobrar visita técnica alegando que a culpa é do cliente?
Sou moradora de Niterói e assino a internet banda larga da Claro (avulsa, sem combo e afins). Não tem franquia (aparece sem franquia/0GB)

Claro não tem fibra aqui, é cabo. Eles oferecem os planos no site mas depende da capacidade da estrutura na sua rua (deram a entender que só alguns bairros/ruas tem acesso aos planos de 750MB e 1GB). Meu plano foi rebaixado recentemente de 750MB para 600MB pela infraestrutura não comportar a velocidade antes oferecida (até postei aqui no tópico sobre isso).

De janeiro até meados de abril, a cada 5 dias ficava coisa de 5 a 8 horas sem serviço para "manutenção". Melhorou recentemente. No geral a conexão é bem estável (utilizamos bastante para video conferência).

Todas as vezes que veio visita técnica aqui não paguei nenhuma vez (chamei mais de 5 vezes em 3 anos). Argumentação ajuda bastante para não ter que pagar por problemas do serviço deles.

Espero ter ajudado.
 
Rapaz, tô quase pendendo para continuar na Claro mesmo, mesmo que seja no HFC por uns tempos ainda. Olhando a Desktop, diversos relatos de não liberarem nem bridge... tá de sacanagem.
Nesse caso talvez seja melhor ficar com o HFC. Lembrando que vc pode cancelar em até 7 dias sem multa, então se não estiver bom, vc pode cancelar...

Adendo: Não sei aonde vc reside, mas uma alternativa bem interessante é a algar.

Eles fornecem ipv4 dinâmico, e podem fornecer Bridge, em geral eles liberam bridge mediante solicitação por telefone. Os pings são baixos, a conexão é estável, e o preço é baixo (pago 89 em 1gb)
 
@bigode formoso dá uma olhada nisso aqui, o professor e diretor de tecnologia e especialista em redes Ayub, postou algumas informações sobre o impacto na queda da conexão no RS. Segundo ele, caiu pela metade o tráfego.
Screenshot-20240506-204347-X-2.jpg


Não sou do RJ, mas tenho Claro em SP e sim ela ainda cobra se identificar que o problema foi causado pelo cliente, 99 reais. Eu acho que só deveriam cobrar isso em caso de avaria de equipamento, cobrar porque o cliente colocou o cabo no lugar errado, vai causar uma imagem errada da empresa.
Eu vi isso do ayub.
Várias regiões da cidade estão sem luz há mais de 03 dias ou até mais. Daí não tem gerador que aguente.
E pra piorar a situação a água não abaixa para que equipes possam chegar ao local.
 
Nesse caso talvez seja melhor ficar com o HFC. Lembrando que vc pode cancelar em até 7 dias sem multa, então se não estiver bom, vc pode cancelar...

Adendo: Não sei aonde vc reside, mas uma alternativa bem interessante é a algar.

Eles fornecem ipv4 dinâmico, e podem fornecer Bridge, em geral eles liberam bridge mediante solicitação por telefone. Os pings são baixos, a conexão é estável, e o preço é baixo (pago 89 em 1gb)
Campinas, SP. Sem Algar residencial por aqui. 😐
 
Não dê atenção, faça como eu, dê block e segue a vida. Depois que fiz isso, só paz e tranquilidade.
Seria legal você também dizer que entra em outra sessão para ver o que estão falando, inclusive os que você bloqueou.

Seu negócio é: encher o saco > levar toco > argumentar sem argumento > perder as estribeiras > fazer-se de vítima > alegar perseguição > distorcer e provocar a expulsão de alguém junto à staff.

Eu não esqueci de sua acusação, indireta, de que eu era do coro que "dava gás" naquele exposed que fizeram contigo e que faltaram pouco mandar pizza na tua casa. Você fez uma acusação séria, sem provas, principalmente porque foi num período em que sequer eu estava frequentando isso aqui. Eu guardei e não toquei no assunto para nem fermentar mais a situação, deixei de lado, mas não esqueci e não te perdõo. Cansei de falar que tenho um caminhão de diferenças contigo, mas chegar onde chegaram eu nunca faria isso.

Enfim, são águas passadas, você se fará de desentendido, mas isso não me ficaria entalado, principalmente porque qualquer um aqui pode rodar a qualquer momento independente da linha que se cruze. Você está a cada dia se isolando mais, seja por diferenças, seja pelas pessoas de saco cheio também lhe bloqueando.
 
Pessoal sera que alguem aqui do forum conhece algum tecnico da Claro porto alegre?
Será que alguem consegue dar algum prazo para o sinal voltar? Alguém sabe algum canal oficial deles?
 
Seria legal você também dizer que entra em outra sessão para ver o que estão falando, inclusive os que você bloqueou.

Seu negócio é: encher o saco > levar toco > argumentar sem argumento > perder as estribeiras > fazer-se de vítima > alegar perseguição > distorcer e provocar a expulsão de alguém junto à staff.

Eu não esqueci de sua acusação, indireta, de que eu era do coro que "dava gás" naquele exposed que fizeram contigo e que faltaram pouco mandar pizza na tua casa. Você fez uma acusação séria, sem provas, principalmente porque foi num período em que sequer eu estava frequentando isso aqui. Eu guardei e não toquei no assunto para nem fermentar mais a situação, deixei de lado, mas não esqueci e não te perdõo. Cansei de falar que tenho um caminhão de diferenças contigo, mas chegar onde chegaram eu nunca faria isso.

Enfim, são águas passadas, você se fará de desentendido, mas isso não me ficaria entalado, principalmente porque qualquer um aqui pode rodar a qualquer momento independente da linha que se cruze. Você está a cada dia se isolando mais, seja por diferenças, seja pelas pessoas de saco cheio também lhe bloqueando.
E ainda idolatrando o tal de Ayub que veio falar que estava sofrendo censura no post que ele colocou no youtube com as palavras dele.
Não fugindo do topico, os parentes da ex mulher de um amigo meu que mora em POA, falaram que estão sem sinal da claro tv telefone e internet no HFC, muito pelo drama que o Rio grande do Sul está sofrendo no momento, Internet móvel está péssima. claro ou vivo.
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Pessoal sera que alguem aqui do forum conhece algum tecnico da Claro porto alegre?
Será que alguem consegue dar algum prazo para o sinal voltar? Alguém sabe algum canal oficial deles?
O prazo é quando o rio que corta a cidade voltar ao nível normal.
Ou vc acha que os tecnico da claro trabalharam com roupa de mergulho??
 
@KILLME ou @FabianoSR ou outro membro que utilize placa de rede 2.5G, já que alcançam mais de 1 Giga nos PCs de vocês, poderiam por favor indicar uma placa custo-benefício pra eu comprar? Eu tenho certeza que minha conexão da Claro passa de 1Gbps, já que ela trava nos 950, aí tô querendo ver uma placa dessa, mas tô com orçamento apertado por conta das internets. Em algum momento vou ter que fazer uma escolha e ficar apenas com uma. E pra escolher, preciso ver se a Claro realmente entrega 1Gb no plano de 750, pelo valor que pago hoje (104,90). Se ela entregar, tem grandes chances de ser a escolhida.
 
@KILLME ou @FabianoSR ou outro membro que utilize placa de rede 2.5G, já que alcançam mais de 1 Giga nos PCs de vocês, poderiam por favor indicar uma placa custo-benefício pra eu comprar? Eu tenho certeza que minha conexão da Claro passa de 1Gbps, já que ela trava nos 950, aí tô querendo ver uma placa dessa, mas tô com orçamento apertado por conta das internets. Em algum momento vou ter que fazer uma escolha e ficar apenas com uma. E pra escolher, preciso ver se a Claro realmente entrega 1Gb no plano de 750, pelo valor que pago hoje (104,90). Se ela entregar, tem grandes chances de ser a escolhida.

Aqui eu uso a própria placa da placa mãe, uma Asus B660M-PLUS D4. Mas já testei duas placas de rede e ambas funcionaram tranquilamente:

1. Essa genérica PCIE aqui com chip I225V: https://pt.aliexpress.com/item/1005004508981318.html
2. Essa USB (precisa ter USB 3.0): https://pt.aliexpress.com/item/1005003432672849.html (ficar atento para selecionar o tipo de porta no anuncio)
 
Boa tarde, galera. Li varias postagens aqui no topico de pessoas com o mesmo problema que eu, mas nenhum foi conclusivo. Como muitos, migrei minha Claro coaxial para fibra, foi instalado o infame Technicolor TC22232. Assim que o puxador de cabo, que a Claro chama de técnico, foi embora, configurei o modem como bridge, para usar com o meu OPNsense e a conexao parou de funcionar. Assim como muitos relatos aqui, o OPNsense nao recebeu um IPV4 do modem. O atendimento e a ouvidoria ja mandaram o mesmo cara aqui 4 vezes, nem ele e nem o supervisor dele sabem o que é bridge, router, ipv4, ipv6... Nada. Toda visita cai pro mesmo cara e agora ele ta falando que configurar o modem em bridge é proibido (mesmo tendo a opcao no firmware e o passo-a-passo do processo no site oficial da Claro). Ja dei entrada no Reclame Aqui, Consumidor GOV, mas todos dao prazo de 10 dias e eu to com a conexao parada por isso. Alguém conseguiu resolver isso?
 
Boa tarde, galera. Li varias postagens aqui no topico de pessoas com o mesmo problema que eu, mas nenhum foi conclusivo. Como muitos, migrei minha Claro coaxial para fibra, foi instalado o infame Technicolor TC22232. Assim que o puxador de cabo, que a Claro chama de técnico, foi embora, configurei o modem como bridge, para usar com o meu OPNsense e a conexao parou de funcionar. Assim como muitos relatos aqui, o OPNsense nao recebeu um IPV4 do modem. O atendimento e a ouvidoria ja mandaram o mesmo cara aqui 4 vezes, nem ele e nem o supervisor dele sabem o que é bridge, router, ipv4, ipv6... Nada. Toda visita cai pro mesmo cara e agora ele ta falando que configurar o modem em bridge é proibido (mesmo tendo a opcao no firmware e o passo-a-passo do processo no site oficial da Claro). Ja dei entrada no Reclame Aqui, Consumidor GOV, mas todos dao prazo de 10 dias e eu to com a conexao parada por isso. Alguém conseguiu resolver isso?

Isso é um bug do registro do mac. Tem algumas formas de tentar contornar:

1. Tente clonar o MAC WAN da ONT na porta WAN do OPNsense.
2. Outro modo é colocar em modo roteador, entrar nas configurações da ONT, pegar IP, mascara e gateway, colocar em bridge novamente e setar esses dados como estático da WAN do OPNsense, ele vai funcionar até quando o pool DHCP designar esse IP para outra pessoa, quando isso acontecer remova os IP's configurados e deixe ele pegar o IP automáticamente.
3. Outro modo é colocar em bridge e dentro da minha Claro fazer a verificação do sinal de internet, em alguns casos ele força um "restart" do servidor DHCP.
 
Boa tarde, galera. Li varias postagens aqui no topico de pessoas com o mesmo problema que eu, mas nenhum foi conclusivo. Como muitos, migrei minha Claro coaxial para fibra, foi instalado o infame Technicolor TC22232. Assim que o puxador de cabo, que a Claro chama de técnico, foi embora, configurei o modem como bridge, para usar com o meu OPNsense e a conexao parou de funcionar. Assim como muitos relatos aqui, o OPNsense nao recebeu um IPV4 do modem. O atendimento e a ouvidoria ja mandaram o mesmo cara aqui 4 vezes, nem ele e nem o supervisor dele sabem o que é bridge, router, ipv4, ipv6... Nada. Toda visita cai pro mesmo cara e agora ele ta falando que configurar o modem em bridge é proibido (mesmo tendo a opcao no firmware e o passo-a-passo do processo no site oficial da Claro). Ja dei entrada no Reclame Aqui, Consumidor GOV, mas todos dao prazo de 10 dias e eu to com a conexao parada por isso. Alguém conseguiu resolver isso?
passamos varios tutoriais paginas atrás pra essa aberração...
pena que nao tenho ele pra fazer de cobaia e te orientar...

faz o seguinte copie MAC do modem (etiqueta) e aplica no seu opnsense (wan) reinicie os 2 .... pois na fibra da querida escuro tem cadastro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso é um bug do registro do mac. Tem algumas formas de tentar contornar:

1. Tente clonar o MAC WAN da ONT na porta WAN do OPNsense.
2. Outro modo é colocar em modo roteador, entrar nas configurações da ONT, pegar IP, mascara e gateway, colocar em bridge novamente e setar esses dados como estático da WAN do OPNsense, ele vai funcionar até quando o pool DHCP designar esse IP para outra pessoa, quando isso acontecer remova os IP's configurados e deixe ele pegar o IP automáticamente.
3. Outro modo é colocar em bridge e dentro da minha Claro fazer a verificação do sinal de internet, em alguns casos ele força um "restart" do servidor DHCP.
Esse é meu garoto @KILLME :wtf: 🤣🤣🤣🤣
 
Aqui eu uso a própria placa da placa mãe, uma Asus B660M-PLUS D4. Mas já testei duas placas de rede e ambas funcionaram tranquilamente:

1. Essa genérica PCIE aqui com chip I225V: https://pt.aliexpress.com/item/1005004508981318.html
2. Essa USB (precisa ter USB 3.0): https://pt.aliexpress.com/item/1005003432672849.html (ficar atento para selecionar o tipo de porta no anuncio)
Valeu, estão bem baratinhas, principalmente a USB, vou pedir a placa interna.
Boa tarde, galera. Li varias postagens aqui no topico de pessoas com o mesmo problema que eu, mas nenhum foi conclusivo. Como muitos, migrei minha Claro coaxial para fibra, foi instalado o infame Technicolor TC22232. Assim que o puxador de cabo, que a Claro chama de técnico, foi embora, configurei o modem como bridge, para usar com o meu OPNsense e a conexao parou de funcionar. Assim como muitos relatos aqui, o OPNsense nao recebeu um IPV4 do modem. O atendimento e a ouvidoria ja mandaram o mesmo cara aqui 4 vezes, nem ele e nem o supervisor dele sabem o que é bridge, router, ipv4, ipv6... Nada. Toda visita cai pro mesmo cara e agora ele ta falando que configurar o modem em bridge é proibido (mesmo tendo a opcao no firmware e o passo-a-passo do processo no site oficial da Claro). Ja dei entrada no Reclame Aqui, Consumidor GOV, mas todos dao prazo de 10 dias e eu to com a conexao parada por isso. Alguém conseguiu resolver isso?
Passei por isso com o bridge mas foi com outro modelo, o ZTE F6645P, assim que foi mudado pra bridge, perdeu IPv4 e eu não conseguia receber IPv4 no meu roteador Deco M4.
Sobre técnico não saber sobre bridge, IPv4, IPv6, tem muitos por aí que são novatos ou desinteressados e só sabem instalar e mais nada. Essa questão de sempre repetir a pessoa é porque durante um período, sua instalação fica vinculada a essa pessoa, são os primeiros 30 dias na Claro. Quando você abre visita, já entra como "retorno de credenciada" e vai pra ele. Já peguei um assim na Claro e foi bem irritante, felizmente daí pra frente peguei só gente com entendimento avançado.
Isso é um bug do registro do mac. Tem algumas formas de tentar contornar:

1. Tente clonar o MAC WAN da ONT na porta WAN do OPNsense.
2. Outro modo é colocar em modo roteador, entrar nas configurações da ONT, pegar IP, mascara e gateway, colocar em bridge novamente e setar esses dados como estático da WAN do OPNsense, ele vai funcionar até quando o pool DHCP designar esse IP para outra pessoa, quando isso acontecer remova os IP's configurados e deixe ele pegar o IP automáticamente.
3. Outro modo é colocar em bridge e dentro da minha Claro fazer a verificação do sinal de internet, em alguns casos ele força um "restart" do servidor DHCP.
Pô, deveria ter falado com você no dia que caiu meu IPv4 tentando por bridge aqui. Fiquei 2 horas tentando de tudo e não foi, aí trocamos a ONT. Essa solução aí de verificar o sinal no Minha Claro, teria resolvido em poucos minutos.
 
Boa tarde, galera. Li varias postagens aqui no topico de pessoas com o mesmo problema que eu, mas nenhum foi conclusivo. Como muitos, migrei minha Claro coaxial para fibra, foi instalado o infame Technicolor TC22232. Assim que o puxador de cabo, que a Claro chama de técnico, foi embora, configurei o modem como bridge, para usar com o meu OPNsense e a conexao parou de funcionar. Assim como muitos relatos aqui, o OPNsense nao recebeu um IPV4 do modem. O atendimento e a ouvidoria ja mandaram o mesmo cara aqui 4 vezes, nem ele e nem o supervisor dele sabem o que é bridge, router, ipv4, ipv6... Nada. Toda visita cai pro mesmo cara e agora ele ta falando que configurar o modem em bridge é proibido (mesmo tendo a opcao no firmware e o passo-a-passo do processo no site oficial da Claro). Ja dei entrada no Reclame Aqui, Consumidor GOV, mas todos dao prazo de 10 dias e eu to com a conexao parada por isso. Alguém conseguiu resolver isso?
Aqui ainda estou com esse TECHNO_BOMBA @phgsbr e segui as orientações da galera aqui e tem dado certo.
Isso é um bug do registro do mac. Tem algumas formas de tentar contornar:

1. Tente clonar o MAC WAN da ONT na porta WAN do OPNsense.
2. Outro modo é colocar em modo roteador, entrar nas configurações da ONT, pegar IP, mascara e gateway, colocar em bridge novamente e setar esses dados como estático da WAN do OPNsense, ele vai funcionar até quando o pool DHCP designar esse IP para outra pessoa, quando isso acontecer remova os IP's configurados e deixe ele pegar o IP automáticamente.
3. Outro modo é colocar em bridge e dentro da minha Claro fazer a verificação do sinal de internet, em alguns casos ele força um "restart" do servidor DHCP.
Isso mesmo, além da opção1 eu usei a opção2. O @alexandren havia me passado esse bizú.
passamos varios tutoriais paginas atrás pra essa aberração...
Esse é meu garoto @KILLME :wtf: 🤣🤣🤣🤣
O @KILLME também ajudou muito. O @dudu1505 e outros que foram acompanhando a minha saga (@Vanísio).
 

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