Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

CNU adiado, sem data definida ainda!

Primeiro eu que expressar minha profunda empatia pelo povo afetado pelas chuvas.
Mas também quero expressar minha preocupação com o Governo usando o custo da remarcação de data do concurso CNU e seu custo, como um desculpa para não dar aumento para os servidores públicos federais.

 
Eu "estudei" pro CNU (na verdade só assisti videoaulas em 2,5x mesmo, essa prova não é o meu objetivo principal) e reparei uma coisa...como o Estratégia está um lixo. Plataforma poluída e desorganizada. Materiais que extrapolam exageradamente o conteúdo programático (talvez isso tenha sido um problema nos materiais do CNU, não vou afirmar que isso acontece em outros concursos, mas sinceramente, a impressão é que sim). Professores (óbvio, nem todos) que ficam lendo os slides e não fazem nem resumos decentes, apenas colocam o que tava no slide num gráfico gerado no XMind ou ferramentas parecidas e chamam de "mapa mental". Arrependido de ter assinado essa zona. Na época que estudei pelo Estratégia (e também por materiais do acredito que falecido pontodosconcursos) que era só PDF as coisas pareciam ser mais caprichadas. Ou talvez nem eram mais caprichadas, mas pela proporção que essas plataformas tomaram hoje em dia, o tanto de grana envolvida, principalmente em relação ao Estratégia que deve ser de longe o líder no setor, o negócio deveria estar muito mais profissional.
 
Última edição:
Eu "estudei" pro CNU (na verdade só assisti videoaulas em 2,5x mesmo, essa prova não é o meu objetivo principal) e reparei uma coisa...como o Estratégia está um lixo. Plataforma poluída e desorganizada. Materiais que extrapolam exageradamente o conteúdo programático (talvez isso tenha sido um problema nos materiais do CNU, não vou afirmar que isso acontece em outros concursos, mas sinceramente, a impressão é que sim). Professores (óbvio, nem todos) que ficam lendo os slides e não fazem nem resumos decentes, apenas colocam o que tava no slide num gráfico gerado no XMind ou ferramentas parecidas e chamam de "mapa mental". Arrependido de ter assinado essa zona. Na época que estudei pelo Estratégia (e também por materiais do acredito que falecido pontodosconcursos) que era só PDF as coisas pareciam ser mais caprichadas. Ou talvez nem eram mais caprichadas, mas pela proporção que essas plataformas tomaram hoje em dia, o tanto de grana envolvida, principalmente em relação ao Estratégia que deve ser de longe o líder no setor, o negócio deveria estar muito mais profissional.
Pior que o do estratégia extrapolou bastante e o direção faltou muita coisa.
 
Primeiro eu que expressar minha profunda empatia pelo povo afetado pelas chuvas.
Mas também quero expressar minha preocupação com o Governo usando o custo da remarcação de data do concurso CNU e seu custo, como um desculpa para não dar aumento para os servidores públicos federais.

E as provas impressas, estarão seguras mesmo? Isso que me preocupa considerando o histórico de quem preside.
 
Eu "estudei" pro CNU (na verdade só assisti videoaulas em 2,5x mesmo, essa prova não é o meu objetivo principal) e reparei uma coisa...como o Estratégia está um lixo. Plataforma poluída e desorganizada. Materiais que extrapolam exageradamente o conteúdo programático (talvez isso tenha sido um problema nos materiais do CNU, não vou afirmar que isso acontece em outros concursos, mas sinceramente, a impressão é que sim). Professores (óbvio, nem todos) que ficam lendo os slides e não fazem nem resumos decentes, apenas colocam o que tava no slide num gráfico gerado no XMind ou ferramentas parecidas e chamam de "mapa mental". Arrependido de ter assinado essa zona. Na época que estudei pelo Estratégia (e também por materiais do acredito que falecido pontodosconcursos) que era só PDF as coisas pareciam ser mais caprichadas. Ou talvez nem eram mais caprichadas, mas pela proporção que essas plataformas tomaram hoje em dia, o tanto de grana envolvida, principalmente em relação ao Estratégia que deve ser de longe o líder no setor, o negócio deveria estar muito mais profissional.
Eu sou novato nisso, mas o que eu percebi usando o GRAN é que como muitos conteúdos são feitos pra servir pra maioria das bancas, isso acaba acontecendo.
Eu gostei do intensivo e do 80/20 justamente por ir mais direto ao assunto. Anotava o que faltava e o que tinha dificuldade e ia buscar no curso especifico.
 
Eu sou novato nisso, mas o que eu percebi usando o GRAN é que como muitos conteúdos são feitos pra servir pra maioria das bancas, isso acaba acontecendo.
Eu gostei do intensivo e do 80/20 justamente por ir mais direto ao assunto. Anotava o que faltava e o que tinha dificuldade e ia buscar no curso especifico.

Então, na verdade isso que você citou é um outro problema. É uma prática comum desses cursinhos lancarem materiais genéricos que abordam diversos autores e teorias de um mesmo assunto, na tentativa de atirar pra todo lado, pois sabem que a banca X cobra mais uma coisa, a Y outra, etc. É escroto, mas eles fazem isso pra não serem acusados de não terem abordado a matéria. Só que extrapolar conteúdo do edital é um problema diferente, pois você faz o candidado perder tempo estudando matéria que não tem chance alguma de cair (e se cair, a justiça tá aí pra isso, o judiciário não pode entrar no mérito do teor do que é cobrado, ou seja, questões que há mais de uma interpretação, corrente, conceito, etc, o judicário não pode interferir, mas pode mandar anular questão que o conteúdo não estava previsto em edital).
 
Última edição:
Eu "estudei" pro CNU (na verdade só assisti videoaulas em 2,5x mesmo, essa prova não é o meu objetivo principal) e reparei uma coisa...como o Estratégia está um lixo. Plataforma poluída e desorganizada. Materiais que extrapolam exageradamente o conteúdo programático (talvez isso tenha sido um problema nos materiais do CNU, não vou afirmar que isso acontece em outros concursos, mas sinceramente, a impressão é que sim). Professores (óbvio, nem todos) que ficam lendo os slides e não fazem nem resumos decentes, apenas colocam o que tava no slide num gráfico gerado no XMind ou ferramentas parecidas e chamam de "mapa mental". Arrependido de ter assinado essa zona. Na época que estudei pelo Estratégia (e também por materiais do acredito que falecido pontodosconcursos) que era só PDF as coisas pareciam ser mais caprichadas. Ou talvez nem eram mais caprichadas, mas pela proporção que essas plataformas tomaram hoje em dia, o tanto de grana envolvida, principalmente em relação ao Estratégia que deve ser de longe o líder no setor, o negócio deveria estar muito mais profissional.
Acho que depende de qual "curso" você tá olhando.

As carreiras mais brabas, que dei uma olhada, estão bem organizadas.

A primeira vez que usei o Estratégia foi na compra de um curso avulso pra assistente adm de UF.

Ali sim, pdfs extrapolavam pra caralho, questões com jurisprudência, questões para juiz. Perdi muito tempo e se estivesse mais enxuto eu teria passado em colocação melhor. Não tive tempo de finalizar todo conteúdo porque comecei a estudar em pós edital. Só que, com o que consegui pegar eu pontuei bem e fui chamado como excedente.
 
O problema desse adiamento é que daqui a pouco vem as vedações eleitorais e se não tiver nomeação até lá, só ano que vem.
Não tem vedação.

As eleições deste ano são apenas para os Municípios (prefeito e vereador). As proibições de concursos se aplicam apenas a estes entes federados.

Estados e União podem fazer concurso e nomear normalmente.
 
Acho que depende de qual "curso" você tá olhando.

As carreiras mais brabas, que dei uma olhada, estão bem organizadas.

A primeira vez que usei o Estratégia foi na compra de um curso avulso pra assistente adm de UF.

Ali sim, pdfs extrapolavam pra caralho, questões com jurisprudência, questões para juiz. Perdi muito tempo e se estivesse mais enxuto eu teria passado em colocação melhor. Não tive tempo de finalizar todo conteúdo porque comecei a estudar em pós edital. Só que, com o que consegui pegar eu pontuei bem e fui chamado como excedente.
Eu achei a trilha estratégica deles para o pós edital da RFB uma merda. E olha que esse material foi coordenado pelo bam bam bam lá deles, o 01 de AFRFB.

Pela minha experiência, o material do estratégia realmente é muito extenso, e o que muitos aprovados fizeram foi contratar mentorias por fora, tipo LS ou Guruja, que vão te dar um feedback melhor em relação ao que você precisa dar mais atenção, atacando justamente essa "falha" do material do estratégia.

Pra se ter uma ideia, o material pré edital de AFRFB do Estratégia era tão grande que eu consegui fazer a prova de Analista Administrativo do Senado e entrar no CR de lá só com o que tinha estudado para a RFB, sem fazer NENHUMA espécie de adaptação nos estudos.
 
Nunca usei o estratégia por conta do valor. Eu acho o material de vídeo disponível do Gran muito bom, pdf não usei, viajo na maionese enquanto estou lendo algo por obrigação, pelo menos hj o conteúdo deles é top considerando tudo que fornecem para ajudar no pós edital até a vespera da prova, a maioria dos professores são top, gostam de estar ensinando com foco nos concursos enquanto relacionam a didática com suas trajetórias e experiências, além de mensagens motivacionais e alguns tbm usando questões de bancas variadas em suas explicações, já as questões comentadas e simulados não são tão bons mas tbm ajudam, quando paguei foi o valor mais baixo que vi e ainda ganhei qusae 1 ano de graça, mas eu também paguei por um tempo atoa, fiquei com preguiça de focar nos estudos e fiquei uns 6 meses sem usar.
 
Prestarei para AFT e estou estudando pelo CERS, que era minha última referência desde quando passei no exame de ordem..
Realmente tem 5 mil horas aula e tenho que filtrar muito conteúdo inútil..
Mas os pdfs são bons, pelo menos.
 
Eu "estudei" pro CNU (na verdade só assisti videoaulas em 2,5x mesmo, essa prova não é o meu objetivo principal) e reparei uma coisa...como o Estratégia está um lixo. Plataforma poluída e desorganizada. Materiais que extrapolam exageradamente o conteúdo programático (talvez isso tenha sido um problema nos materiais do CNU, não vou afirmar que isso acontece em outros concursos, mas sinceramente, a impressão é que sim). Professores (óbvio, nem todos) que ficam lendo os slides e não fazem nem resumos decentes, apenas colocam o que tava no slide num gráfico gerado no XMind ou ferramentas parecidas e chamam de "mapa mental". Arrependido de ter assinado essa zona. Na época que estudei pelo Estratégia (e também por materiais do acredito que falecido pontodosconcursos) que era só PDF as coisas pareciam ser mais caprichadas. Ou talvez nem eram mais caprichadas, mas pela proporção que essas plataformas tomaram hoje em dia, o tanto de grana envolvida, principalmente em relação ao Estratégia que deve ser de longe o líder no setor, o negócio deveria estar muito mais profissional.
Pelo o que percebo esse é um problema desses cursinhos grandes e abrangentes, eles fazem o material para abarcar todos os principais concursos, por exemplo, a aula de constitucional de direitos fundamentais é a mesma para AFRFB, auditor TCU, PF, etc.

Pelo pouco que olhei, o estratégia ainda é o melhor, desses grandes (eu estudo para o TCU), com exceção de algumas matérias (eu acho a parte de TI deles feita na preguiça, por isso vou comprar o curso do Ramon quando aparecer alguma promoção). Pelo que vi de alguns colegas que foram aprovados em concursos mais difíceis, muitos usaram um combo de PDFs estratégia + alguma mentoria. Um amigo muito próximo fez isso com mentoria do LS, principalmente no pós-edital, ele falou que ajudou bastante a focar e corrigir algumas coisas. Obviamente isso tem um preço, só a mentoria fica uns R$150,00 a R$200,00 por mês, mas pensando num pós-edital e de alguém que não seja picareta, acredito valer a pena.

Alternativamente a isso seria comprar algum cursinho feito especificamente para o cargo que você está almejando, aí você vai pagar algumas vezes a mais pelo material.
 
Será que a regra será essa então: carreiras topo (exceto judiciário) serão alcançadas "somente" com mentoria?
 
Ódio de quem não entende porra nenhuma de concurso e fica mandando matéria com "olha, é só vc se inscrever que passa"

Uma amiga jura que é só se inscrever no concurso do BRB pq ngm de TI vai se inscrever
 
Será que a regra será essa então: carreiras topo (exceto judiciário) serão alcançadas "somente" com mentoria?


Uma vez eu falei sobre mentoria aqui. É bom, aliás pode ser MUITO bom, mas se aplica mais a pessoas que planejam mal seus estudos, ou preferem que alguém faça isso por elas, pagando obviamente.

Um colega meu estava pagando a mentoria da Karina Waldrich, que é inclusive uma das mais caras. Ele pagou 10 x R$369,00 por 6 meses de mentoria.

Eu tive oportunidade de ver várias das mentorias dele, as planilhas de acompanhamento, ciclo de estudos etc. que a Karina passou pra ele.

Cara, na moral, NADA dali não poderia ser feito pelo próprio estudante, se tivesse lido um simples (mas bom) livro sobre estudos pra concursos, sendo que, mais uma vez, o que eu vi na mentoria estava praticamente TUDO no livro do Alex Meirelles e notei alguma coisinha a mais que já li no livro do Fernando Mesquita (livro Ciclo EARA).

Em resumo, a mentora ensinava como verticalizar um edital, como extrair o máximo de um pdf (desses extensos que a galera aí comentou), como fazer questões, como controlar os índices de acertos e ataques aos pontos fracos (identifcados por... segredo.... meio das questões). Basicamente só isso. Davam planilhas pré-formatadas pra controle de horas de estudo, questões etc.

Como já ´falei aqui, na minha opinião, nada disso vale quase R$4.000,00 por seis meses de acompanhamento. Praticamente tudo isso pode, e deveria, ser feito pelo próprio concurseiro.

Então, respondendo ao seu comentário em específico, a tendência é termos muitos aprovados que fizeram mentorias não pelo fato da mentoria em si ser melhor "aprovatória", mas porque os aprovados tiveram condições $$ de pagar uma mentoria e facilitar sua vida nos estudos, nada mais que isso.

Qualquer curso ou professor sabe que, atualmente, o que dá dinheiro mesmo são mentorias/coaching "individualizados".
 
Ódio de quem não entende porra nenhuma de concurso e fica mandando matéria com "olha, é só vc se inscrever que passa"

Uma amiga jura que é só se inscrever no concurso do BRB pq ngm de TI vai se inscrever

Manda ela se inscrever lá então já que é tão simples.

Tenho um primo que vivia falando merda que ser funcionário público era mamata demais, bastava fazer uma provinha e tal. Já que era tão simples, eu fiz uma aposta com ele: paguei a inscrição dele em uma prova do Cebraspe (Técnico Administrativo da UnB - Nível médio) e se ele passasse dentro das vagas eu pagaria para ele o valor equivalente a um salário do cargo e se ele não passasse, ele teria que me devolver o valor da inscrição + o valor equivalente a um salário do cargo.

Ele ficou tirando onda falando: "vou ganhar fácil essa aposta, essas provinhas são moles, basta ter noção, muita coisa você responde pela lógica de boa".

Resultado: a prova foi tão "mole" que ele ficou com nota negativa no concurso. Ele não pagou a aposta, pagou só o valor que eu tinha pago da inscrição (isso eu já sabia, já que não tem nem onde cair morto), mas pelo menos viu que o buraco era bem mais embaixo e parou de falar merda. De vez em quando eu ainda tiro onda com a cara dele: "E ai, não passou em nenhuma provinha mole daquelas ainda? Lembrando que você ainda está me devendo aquela grana da aposta, né.".
 
Última edição:
Teoricamente amanha sai o resultado final do MPE. Contudo o cebraspe errou o gabarito do cargo de assistente administrativo e agora mais 25 candidatos vão ser convocados para o psicotécnico. Como a previsão de convocação deles é amanhã, acredito que vão adiar a publicação do resultado do restante dos cargos.

Eu fico até agoniado, pois esse psicotécnico é tão subjetivo que fico com medo de perder a vaga pra algum afilhado de alguém.
 
Uma vez eu falei sobre mentoria aqui. É bom, aliás pode ser MUITO bom, mas se aplica mais a pessoas que planejam mal seus estudos, ou preferem que alguém faça isso por elas, pagando obviamente.

Um colega meu estava pagando a mentoria da Karina Waldrich, que é inclusive uma das mais caras. Ele pagou 10 x R$369,00 por 6 meses de mentoria.

Eu tive oportunidade de ver várias das mentorias dele, as planilhas de acompanhamento, ciclo de estudos etc. que a Karina passou pra ele.

Cara, na moral, NADA dali não poderia ser feito pelo próprio estudante, se tivesse lido um simples (mas bom) livro sobre estudos pra concursos, sendo que, mais uma vez, o que eu vi na mentoria estava praticamente TUDO no livro do Alex Meirelles e notei alguma coisinha a mais que já li no livro do Fernando Mesquita (livro Ciclo EARA).

Em resumo, a mentora ensinava como verticalizar um edital, como extrair o máximo de um pdf (desses extensos que a galera aí comentou), como fazer questões, como controlar os índices de acertos e ataques aos pontos fracos (identifcados por... segredo.... meio das questões). Basicamente só isso. Davam planilhas pré-formatadas pra controle de horas de estudo, questões etc.

Como já ´falei aqui, na minha opinião, nada disso vale quase R$4.000,00 por seis meses de acompanhamento. Praticamente tudo isso pode, e deveria, ser feito pelo próprio concurseiro.

Então, respondendo ao seu comentário em específico, a tendência é termos muitos aprovados que fizeram mentorias não pelo fato da mentoria em si ser melhor "aprovatória", mas porque os aprovados tiveram condições $$ de pagar uma mentoria e facilitar sua vida nos estudos, nada mais que isso.

Qualquer curso ou professor sabe que, atualmente, o que dá dinheiro mesmo são mentorias/coaching "individualizados".
Ah, então eu to "tranquilo".

Vou reler o EARA e o Como estudar para concursos do Alex, agora que to voltando com calma.

Achei que essas mentorias tinham algo absurdo de diferencial.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara isso é uma total humilhação em minha opinião. Olha o Regimento Interno desse IF:


Não sabia que ainda usavam máquina datilográfica ainda. kkk


Dá uma olhada no edital se vai cair esse regimento de 1984 mesmo.

Do contrário, entraria no site do CEFET pra pegar o normativo atualizado.

Ou, talvez seja isso mesmo, publicaram esse aí há 200 anos e nunca foi atualizado nem "digitalizado" haha.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo