[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Dei uma olhada e o NextDNS tem planos pagos, é isso mesmo?

Opa, valeu pela config, relativamente bem simples então. Acho que fora isso só tem que adicionar o certificado.
Acho que esse tópico pode te dar mais respostas: https://forum.adrenaline.com.br/threads/nextdns-servidor-de-dns-na-nuvem.685654/

Vi várias recomendações na gringa de fazer o upgrade da versão 6 pra 7 pelo Netinstall pra evitar problemas e erros.
Eu fiz assim e até agora não tive problemas, mas faz pouco tempo, 2 dias só kkkk
Pra mim que o Netinstall era pra quando dava zica ou pra zerar completamente as configs do roteador mas na real a instalação/atualização da forma tradicional foi bem tranquila (e o rollback também), eu que fiquei com preguiça/sem tempo de avançar mais a fundo na treta do IPv6 que foi bem pontual e de fato poderia ser resolvida configurando-o do zero novamente.

Como a long term me atende bem acabei seguindo nela mas quem sabe faço mais um teste com o 7 em breve.
 
Acho que esse tópico pode te dar mais respostas: https://forum.adrenaline.com.br/threads/nextdns-servidor-de-dns-na-nuvem.685654/


Pra mim que o Netinstall era pra quando dava zica ou pra zerar completamente as configs do roteador mas na real a instalação/atualização da forma tradicional foi bem tranquila (e o rollback também), eu que fiquei com preguiça/sem tempo de avançar mais a fundo na treta do IPv6 que foi bem pontual e de fato poderia ser resolvida configurando-o do zero novamente.

Como a long term me atende bem acabei seguindo nela mas quem sabe faço mais um teste com o 7 em breve.
Opa, vou dar uma lida no tópico, valeu.
Dei uma lida aleatória no tópico aqui e vi uma recomendação de um site com scripts, achei muito top, tem uma lista imensa de DoH e suas configurações rs: https://buananetpbun.github.io/mikrotik-dns-over-https-doh.html

Sobre o Netinstall, o uso "normal" é pra esses casos que tu falou mesmo. É que como o upgrade do 6 pro 7 é grande, o pessoal estava recomendando usar ele pra evitar problemas. Como comecei usar agora, resolvi fazer assim pra vir na versão mais nova e zerado.
É igual atualizar do Windows 7 pro 10 ou fazer a instalação do Windows 10 do zero.
 
Achei bem interessante esse NextDNS, vou configurar depois pra testar.
Vi que da pra criar perfis diferentes nele com configurações distintas e cada perfil ele da um endereço diferente de DoH pra pegar, mas acho que não da pra configurar isso dentro do roteador né?
Sabem se da pra fixar o IP de um dispositivo e redirecionar o DoH pra um endereço diferente dependendo do IP? No DNS comum é relativamente simples pra fazer.
 
Acho que esse tópico pode te dar mais respostas: https://forum.adrenaline.com.br/threads/nextdns-servidor-de-dns-na-nuvem.685654/


Pra mim que o Netinstall era pra quando dava zica ou pra zerar completamente as configs do roteador mas na real a instalação/atualização da forma tradicional foi bem tranquila (e o rollback também), eu que fiquei com preguiça/sem tempo de avançar mais a fundo na treta do IPv6 que foi bem pontual e de fato poderia ser resolvida configurando-o do zero novamente.

Como a long term me atende bem acabei seguindo nela mas quem sabe faço mais um teste com o 7 em breve.
Tive uma situação inusitada com a minha 750Gr3, chegou aqui em casa e a primeira coisa que fiz foi atualizar para a versão 7 e depois tentei configurar o IPv6, nao subia de jeito nenhum kk, foi eu fazer o downgrade para a versão 6 que na hora que ativei o DHCPv6 client ele pegou na hora. Como minha RB hoje tem bem menos coisa do que a 4011 que eu tinha penso ainda em atualizar novamente para a v7 para ver como ela vai se portar kkk
 
Tive uma situação inusitada com a minha 750Gr3, chegou aqui em casa e a primeira coisa que fiz foi atualizar para a versão 7 e depois tentei configurar o IPv6, nao subia de jeito nenhum kk, foi eu fazer o downgrade para a versão 6 que na hora que ativei o DHCPv6 client ele pegou na hora. Como minha RB hoje tem bem menos coisa do que a 4011 que eu tinha penso ainda em atualizar novamente para a v7 para ver como ela vai se portar kkk
Aqui também chegou e resolvi atualizar pro ROS7, mas fiz pelo netinstall e o ipv6 tá funcionando certinho.
Pena ele não ter fasttrack pro ipv6 ainda, mas minha net é 250mb então tá tranquilo
 
Desde o final da semana passada estava testando o ROS 7.10.1 na minha RB750Gr3 e há pouco atualizei para o 7.10.2.

Por algum motivo os dados do graphing de todas as interfaces de rede entre segunda (10/07) e hoje (14/07) foram perdidos enquanto os de recursos (CPU, memória e disco) permaneceram íntegros, parece ter coincidido com um reboot agendado no início da semana então pela lógica/suposição pode ser algo da versão anterior e não necessariamente dessa.

Exemplificando:

1689368573667.png

1689369172085.png


Não afeta a vida (só olho esporadicamente) mas achei curioso pois nunca tinha acontecido antes, nem nas 2 ou 3 vezes que subi para a 7 e voltei para a 6 no passado.

De resto parece tudo certo, vou agendar outro reboot para a próxima semana e ver se ocorre novamente.
 
vou agendar outro reboot para a próxima semana e ver se ocorre novamente
R: Sim :kidding:

1689680565980.png


Fiz uma pesquisa rápida e só achei algumas referências sobre uma suposta demora na atualização ou sincronização do relógio/ntp do roteador após o reboot (que não acontece segundo os logs), nenhuma resposta certeira sobre a causa mas parece não ser algo muito comum e de repente não deve haver muita gente usando o graphing mundo afora também.

Apesar de ser algo bem mer** não quero lidar com outra aplicação só pra isso e nem refazer configurações do roteador do zero pra tentar encontrar a causa.
Depois vou dar outra olhada com calma mas acho que vou acabar voltando pra long term da v6... pela 3ª ou 4ª vez :bem:
 
Estive usando o OpenWRT por mais de um ano na minha RB750GR3, mas há 2 semanas acabei voltando para o RouterOS pois gostaria de realizar alguns testes...

Percebi um comportamento estranho (que já tinha identificado no passado, porém havia esquecido: demorava cerca de 15s pro DHCP server liberar um IP para um novo dispositivo na rede (seja através de um access point, ou direto no cabo).

Após alguns testes, percebi que esse problema só acontecia no DHCP server da minha Bridge, eu tenho uma porta aqui com um DHCP server liberando outra faixa.
Pesquisei um pouco e vi outros relatos no forum do Mikrotik recomendando desativar uma opção chamada RSTP nas configurações da Bridge.

Havia percebido isso pois eu tinha um script no meu pc pessoal que executava algo ao ligar o computador e desde que havia voltado para o RouterOS, esse script não funcionava. Após a configuração relatada acima, tudo ficou 100%. Quando o PC entra no Windows ou Linux, a máquina já está com o IP certinho.

Segue o link de outro colega com o mesmo relato: https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?t=133156#p814042

Creio ser um problema uma configuração que atinja poucos (ou quase ninguém), mas é sempre válido descobrir algo assim.
 
Estive usando o OpenWRT por mais de um ano na minha RB750GR3, mas há 2 semanas acabei voltando para o RouterOS pois gostaria de realizar alguns testes...

Percebi um comportamento estranho (que já tinha identificado no passado, porém havia esquecido: demorava cerca de 15s pro DHCP server liberar um IP para um novo dispositivo na rede (seja através de um access point, ou direto no cabo).

Após alguns testes, percebi que esse problema só acontecia no DHCP server da minha Bridge, eu tenho uma porta aqui com um DHCP server liberando outra faixa.
Pesquisei um pouco e vi outros relatos no forum do Mikrotik recomendando desativar uma opção chamada RSTP nas configurações da Bridge.

Havia percebido isso pois eu tinha um script no meu pc pessoal que executava algo ao ligar o computador e desde que havia voltado para o RouterOS, esse script não funcionava. Após a configuração relatada acima, tudo ficou 100%. Quando o PC entra no Windows ou Linux, a máquina já está com o IP certinho.

Segue o link de outro colega com o mesmo relato: https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?t=133156#p814042

Creio ser um problema uma configuração que atinja poucos (ou quase ninguém), mas é sempre válido descobrir algo assim.
Obrigado pela informação.

Sobre o OpenWRT vs RouterOS, alguma vantagem pra um lado ou outro?
 
Obrigado pela informação.

Sobre o OpenWRT vs RouterOS, alguma vantagem pra um lado ou outro?

Nenhuma vantagem no meu uso. Pro uso convencional, prefiro o OpenWRT em função do IPv6 funcionando out of the box e as facilidades.
Para ter mais controle, mais de um DHCP server na LAN, configurar VLAN, etc. Prefiro o RouterOS.

Sobre throughput, acho que é equivalente, chutaria que o OpenWRT fica um pouco a frente, mas é algo muito latente, talvez até dentro da possível margem de erro.
 
Arrumei aquelas instancias ARM de 4vCPU e 24GB de memoria ram ALWAYS FREE na Oracle, alguém sabe me dizer se é possível usar o ubuntu 22.04 nela com um StrongSwan ou Libreswan para fechar VPN "site-to-site" com minha RB aqui de casa? ia ser massa subir Zabbix+Grafana e outras coisas legais tudo por lá heheheh...
 
  • Curtir
Reações: gkz
Arrumei aquelas instancias ARM de 4vCPU e 24GB de memoria ram ALWAYS FREE na Oracle, alguém sabe me dizer se é possível usar o ubuntu 22.04 nela com um StrongSwan ou Libreswan para fechar VPN "site-to-site" com minha RB aqui de casa? ia ser massa subir Zabbix+Grafana e outras coisas legais tudo por lá heheheh...
dica sobre o OCI "free": tenha backup de tudo que hospedar lá. (vários relatos que a Oracle simplesmente desativa a conta e apaga tudo sem aviso prévio)
 
dica sobre o OCI "free": tenha backup de tudo que hospedar lá. (vários relatos que a Oracle simplesmente desativa a conta e apaga tudo sem aviso prévio)
Sim estou sabendo mas muitos relatos que vi eram de pessoas que usavam cartão de crédito virtual e depois cancelava, eles de semana em semana ficam debitando 5 reais e dps reembolsando na hora para verificar se o cartão está ativo, dai eles fazem isso mesmo, esse do nada creio não ser tao 100% na maioria dos casos uma vez que isso com certeza já está incluso no contrato que ninguém lê e só aceita kkk tipo eu.
 
Pessoal, quero pontuar aqui algumas coisas que vi algumas pessoas tendo problemas/dúvidas.

Problemas com IPv6 nas versões 7.x do RouterOS
Após instalar o RouterOS versão 7.x através do NetInstall ou realizando upgrade da versão 6.x para 7.x, o IPv6 é desativado em alguns casos (eu não consegui entender os cenários em que o IPv6 é desativado...).
O que acontece é que você instala a versão 7, configura seu IPv6 e ele não sobe de jeito nenhum... Obviamente não vai subir porque está desativado, mas o RouterOS não te dá nenhuma indicação que o IPv6 está desativado e deixa você realizar todas as configurações normalmente...
Seguem exemplos.
Na imagem abaixo, mostro uma RB3011 com RouterOS v7.11 instalado através do netinstall. Por padrão veio com o IPv6 desativado.
Como podem ver, eu pude realizar a configuração do IPv6 normalmente, adicionando dois DHCPv6 client's... O problema é que eles não vão obter os blocos de ip da operadora pois o protocolo v6 está desativado, como mostrado na janela "IPv6 Settings".
RUxZFTL.png



Já nesta outra imagem, a única modificação feita foi desmarcar a caixinha "Disable IPv6" (ou seja, para ativar o protocolo). Notem que imediatamente o IPv6 começa a funcionar.
C3zDWcZ.png


Outra observação: Se você realiza uma instalação do RouterOS v7 (seja por netinstall ou upgrade) e em seguida reseta a RB para as configurações de fábrica, o IPv6 é ativado.

Então, caso você seja uma das pessoas com problemas no IPv6 usando as versões 7.x do RouterOS, dá uma conferida se é esse seu problema. Caso seu IPv6 já esteja habilitado e mesmo assim o problema permaneça, é necessário verificar mais à fundo seu problema. Certamente é um problema de má configuração.



Throughput da RB750Gr3
Vi também algumas pessoas reclamando da velocidade de transferência (download, upload ou ambos) da RB750Gr3.
Existem várias diferença por baixo dos panos entre o RouterOS v6 e o RouterOS v7, mas a mudança que mais impacta na relação de performance de roteadores de entrada como a RB750Gr3 é o "Route Cache". No RouterOS v7 não existe mais o Route Cache e isso impacta "negativamente" o desempenho desses dispositivos.
O que acontece é que a Mikrotik não implementou o famoso Fasttrack para o IPv6 no RouterOS. Com isso, o encaminhamento de pacotes fica todo para a CPU, sem aceleração por hardware. A falta do Fasttrack para IPv6 aliada à remoção do Route Cache causa essa degradação do desempenho do IPv6.
Na minha RB750Gr3, eu consigo um desempenho máximo de 310Mbps no IPv6, 270Mbps no IPv4 sem fasttrack e 934Mbps no IPv4 com Fasttrack.
IPv6 Fasttrack é algo que muita gente solicita à Mikrotik faz tempo, mas aparentemente a Mikrotik não vai implementar tão cedo (isso se implementarem).

Então, se você espera ter um bom desempenho com IPv6 utilizando a RB750Gr3, eu recomendo que você instale o OpenWRT (Tutorial de instalação aqui) e ative as funcionalidades de Hardware Offload (o OpenWRT para RB750Gr3 possui implementação de hardware offload para IPv4 e IPv6).
Outra solução seria comprar um roteador mais robusto, como a RB4011 ou a RB5009, mas entendo que para muitos não é interessante gastar em outro roteador quando já se tem um que funciona perfeitamente (e que inclusive a CPU suporta as funções desejadas, só não foram implementadas pela Mikrotik).

É isso, pessoal. Se eu me lembrar de algo, coloco aqui no fórum futuramente.
 
Última edição:
Pessoal, quero pontuar aqui algumas coisas que vi algumas pessoas tendo problemas/dúvidas.

Problemas com IPv6 nas versões 7.x do RouterOS
Após instalar o RouterOS versão 7.x através do NetInstall ou realizando upgrade da versão 6.x para 7.x, o IPv6 é desativado em alguns casos (eu não consegui entender os cenários em que o IPv6 é desativado...).
O que acontece é que você instala a versão 7, configura seu IPv6 e ele não sobe de jeito nenhum... Obviamente não vai subir porque está desativado, mas o RouterOS não te dá nenhuma indicação que o IPv6 está desativado e deixa você realizar todas as configurações normalmente...
Seguem exemplos.
Na imagem abaixo, mostro uma RB3011 com RouterOS v7.11 instalado através do netinstall. Por padrão veio com o IPv6 desativado.
Como podem ver, eu pude realizar a configuração do IPv6 normalmente, adicionando dois DHCPv6 client's... O problema é que eles não vão obter os blocos de ip da operadora pois o protocolo v6 está desativado, como mostrado na janela "IPv6 Settings".
RUxZFTL.png



Já nesta outra imagem, a única modificação feita foi desmarcar a caixinha "Disable IPv6" (ou seja, para ativar o protocolo). Notem que imediatamente o IPv6 começa a funcionar.
C3zDWcZ.png


Outra observação: Se você realiza uma instalação do RouterOS v7 (seja por netinstall ou upgrade) e em seguida reseta a RB para as configurações de fábrica, o IPv6 é ativado.

Então, caso você seja uma das pessoas com problemas no IPv6 usando as versões 7.x do RouterOS, dá uma conferida se é esse seu problema. Caso seu IPv6 já esteja habilitado e mesmo assim o problema permaneça, é necessário verificar mais à fundo seu problema. Certamente é um problema de má configuração.



Throughput da RB750Gr3
Vi também algumas pessoas reclamando da velocidade de transferência (download, upload ou ambos) da RB750Gr3.
Existem várias diferença por baixo dos panos entre o RouterOS v6 e o RouterOS v7, mas a mudança que mais impacta na relação de performance de roteadores de entrada como a RB750Gr3 é o "Route Cache". No RouterOS v7 não existe mais o Route Cache e isso impacta "negativamente" o desempenho desses dispositivos.
O que acontece é que a Mikrotik não implementou o famoso Fasttrack para o IPv6 no RouterOS. Com isso, o encaminhamento de pacotes fica todo para a CPU, sem aceleração por hardware. A falta do Fasttrack para IPv6 aliada à remoção do Route Cache causa essa degradação do desempenho do IPv6.
Na minha RB750Gr3, eu consigo um desempenho máximo de 310Mbps no IPv6, 270Mbps no IPv4 sem fasttrack e 934Mbps no IPv4 com Fasttrack.
IPv6 Fasttrack é algo que muita gente solicita à Mikrotik faz tempo, mas aparentemente a Mikrotik não vai implementar tão cedo (isso se implementarem).

Então, se você espera ter um bom desempenho com IPv6 utilizando a RB750Gr3, eu recomendo que você instale o OpenWRT (Tutorial de instalação aqui) e ative as funcionalidades de Hardware Offload (o OpenWRT para RB750Gr3 possui implementação de hardware offload para IPv4 e IPv6).
Outra solução seria comprar um roteador mais robusto, como a RB4011 ou a RB5009, mas entendo que para muitos não é interessante gastar em outro roteador quando já se tem um que funciona perfeitamente (e que inclusive a CPU suporta as funções desejadas, só não foram implementadas pela Mikrotik).

É isso, pessoal. Se eu me lembrar de algo, coloco aqui no fórum futuramente.
Sobre o OpenWRT, eu não estava vendo muito sentido em instalar ele na RB750gr3 pro meu caso que é de uso bem simples, mas eu não tinha pensado nesse caso do Fasttrack no IPv6.
Agora estou pensando seriamente em colocar o OpenWRT então.
Onde consigo testar a velocidade separada do ipv4 e ipv6?
 
Pessoal, quero pontuar aqui algumas coisas que vi algumas pessoas tendo problemas/dúvidas.

Problemas com IPv6 nas versões 7.x do RouterOS
Após instalar o RouterOS versão 7.x através do NetInstall ou realizando upgrade da versão 6.x para 7.x, o IPv6 é desativado em alguns casos (eu não consegui entender os cenários em que o IPv6 é desativado...).
O que acontece é que você instala a versão 7, configura seu IPv6 e ele não sobe de jeito nenhum... Obviamente não vai subir porque está desativado, mas o RouterOS não te dá nenhuma indicação que o IPv6 está desativado e deixa você realizar todas as configurações normalmente...
Seguem exemplos.
Na imagem abaixo, mostro uma RB3011 com RouterOS v7.11 instalado através do netinstall. Por padrão veio com o IPv6 desativado.
Como podem ver, eu pude realizar a configuração do IPv6 normalmente, adicionando dois DHCPv6 client's... O problema é que eles não vão obter os blocos de ip da operadora pois o protocolo v6 está desativado, como mostrado na janela "IPv6 Settings".
RUxZFTL.png



Já nesta outra imagem, a única modificação feita foi desmarcar a caixinha "Disable IPv6" (ou seja, para ativar o protocolo). Notem que imediatamente o IPv6 começa a funcionar.
C3zDWcZ.png


Outra observação: Se você realiza uma instalação do RouterOS v7 (seja por netinstall ou upgrade) e em seguida reseta a RB para as configurações de fábrica, o IPv6 é ativado.

Então, caso você seja uma das pessoas com problemas no IPv6 usando as versões 7.x do RouterOS, dá uma conferida se é esse seu problema. Caso seu IPv6 já esteja habilitado e mesmo assim o problema permaneça, é necessário verificar mais à fundo seu problema. Certamente é um problema de má configuração.



Throughput da RB750Gr3
Vi também algumas pessoas reclamando da velocidade de transferência (download, upload ou ambos) da RB750Gr3.
Existem várias diferença por baixo dos panos entre o RouterOS v6 e o RouterOS v7, mas a mudança que mais impacta na relação de performance de roteadores de entrada como a RB750Gr3 é o "Route Cache". No RouterOS v7 não existe mais o Route Cache e isso impacta "negativamente" o desempenho desses dispositivos.
O que acontece é que a Mikrotik não implementou o famoso Fasttrack para o IPv6 no RouterOS. Com isso, o encaminhamento de pacotes fica todo para a CPU, sem aceleração por hardware. A falta do Fasttrack para IPv6 aliada à remoção do Route Cache causa essa degradação do desempenho do IPv6.
Na minha RB750Gr3, eu consigo um desempenho máximo de 310Mbps no IPv6, 270Mbps no IPv4 sem fasttrack e 934Mbps no IPv4 com Fasttrack.
IPv6 Fasttrack é algo que muita gente solicita à Mikrotik faz tempo, mas aparentemente a Mikrotik não vai implementar tão cedo (isso se implementarem).

Então, se você espera ter um bom desempenho com IPv6 utilizando a RB750Gr3, eu recomendo que você instale o OpenWRT (Tutorial de instalação aqui) e ative as funcionalidades de Hardware Offload (o OpenWRT para RB750Gr3 possui implementação de hardware offload para IPv4 e IPv6).
Outra solução seria comprar um roteador mais robusto, como a RB4011 ou a RB5009, mas entendo que para muitos não é interessante gastar em outro roteador quando já se tem um que funciona perfeitamente (e que inclusive a CPU suporta as funções desejadas, só não foram implementadas pela Mikrotik).

É isso, pessoal. Se eu me lembrar de algo, coloco aqui no fórum futuramente.
Lol, obrigado pelas informações
 
Sobre o OpenWRT, eu não estava vendo muito sentido em instalar ele na RB750gr3 pro meu caso que é de uso bem simples, mas eu não tinha pensado nesse caso do Fasttrack no IPv6.
Agora estou pensando seriamente em colocar o OpenWRT então.
Onde consigo testar a velocidade separada do ipv4 e ipv6?
Eu uso o site https://velocidadedainternet.dualstack.speedtestcustom.com/ nos meus testes.

Para ter certeza que você vai testar apenas o IPv6 ou apenas o IPv4, você precisa desativar o protocolo que não for usar, lá nas configurações do adaptador de rede.
Exemplo: testar apenas IPv4: Desativa o protocolo IPv6. Testar Apenas IPv6: Desativa o protocolo IPv4.
Obs: Você precisa ter configurado tanto DNSv6 quanto DNSv4, como no print abaixo, para que o domínio do site consiga ser resolvido sem erros.
E8oPFj7.png



Como fazer:

1. Acessa as conexões de rede no painel de controle
2. Seleciona seu adaptador de rede (no meu caso é o adaptador wireless que conecto na rede wifi)
3. clica em Propriedades
4. Desativa (desmarcando a caixinha) o protocolo que você NÃO quer testar e deixa ativado apenas o que você quer testar.

Dá OK e fecha todas as janelas.

r5Z51vw.png


Depois, acessa o site que coloquei no início e seleciona um servidor que você sabe que tem um bom desempenho e vai conseguir saturar a velocidade da sua internet ao máximo.
Se o site não abrir quando estiver apenas no IPv6, ficando com uma tela branca sem nada, abre ele primeiro no IPv4 (para salvar no cache) e depois abre só no IPv6.

Você pode confirmar se o site de testes está usando seu IPv4 ou seu IPv6 na hora que começar o teste, no canto inferior esquerdo.


Usando v4
odrnAjc.png



Usando v6
l6d80Ml.png



Uma coisa que você tem que se atentar (e que já aconteceu comigo) é que se você deixar tanto IPv4 quanto IPv6 ativos, o teste pode ser feito em IPv4 mesmo que seja mostrado IPv6 no canto inferior esquerdo. Por isso eu desativo o protocolo na placa de rede: Para ter 100% de certeza que estou usando o protocolo correto.
 
Última edição:
Bom dia meus amigos, minha RB estava em perfeito funcionamento, quando resolvi dar um reset nela e voltar a configurar tudo do começo, a placa de rede não está reconhecendo a RB, não aparece no winbox e diz que está como "Rede não identificada", em nenhuma outra máquina está reconhecendo, poderiam me ajudar?
 
Bom dia meus amigos, minha RB estava em perfeito funcionamento, quando resolvi dar um reset nela e voltar a configurar tudo do começo, a placa de rede não está reconhecendo a RB, não aparece no winbox e diz que está como "Rede não identificada", em nenhuma outra máquina está reconhecendo, poderiam me ajudar?
nem pra acessar pelo MAC?

da um reset novamente nela...
 
Ela aparentemente não da o reset, faz o barulho de reset e não reseta, o pior de tudo é que não aparece nada no winbox pra acessar ela, nem MAC nem IP
pega o mac na etiqueta q tem embaixo e tenta forçar o acesso... cada porta é um mac, só ir aumentando os valores conforme o numero da porta
 
Bom dia meus amigos, minha RB estava em perfeito funcionamento, quando resolvi dar um reset nela e voltar a configurar tudo do começo, a placa de rede não está reconhecendo a RB, não aparece no winbox e diz que está como "Rede não identificada", em nenhuma outra máquina está reconhecendo, poderiam me ajudar?
Se você resetou e ela voltou para as configurações padrão (defconfig) você não consegue acessar pela porta 1, apenas da 2 à 5, que na configuração padrão fazem parte da bridge.
 
Se você resetou e ela voltou para as configurações padrão (defconfig) você não consegue acessar pela porta 1, apenas da 2 à 5, que na configuração padrão fazem parte da bridge.
Tô ligado disso, mas deveria aparecer la no winbox o MAC
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo