[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Galera, to com um colega que querendo assinar um provedor novo, porém, ele não quer cancelar o antigo ainda por medo do novo não ser bom, porém, nesse meio tempo ele gostaria de juntar o link dos dois! Eu sei que mikrotik faz load balance\link aggregation, agora a pergunta que fica é se qualquer rb faz isso ou se tem que ser uma especifica e a licença do router os também se em todos os levels já tem essa função ou tem que ser a partir de um level especifico.
Com qualquer RB é possivel fazer isso sim...
 
Estou querendo pegar um roteador novo e vejo muitos comentarios positivos alem de exaltar muito essa marca, pra um iniciante que pretende ir aprendendo mais sobre redes e afins voces recomendam o Mikrotik ? Como mal uso o wifi e quando uso é apenas pra navegar e usar WPP no celular qualquer roteador que tenho aqui me serve perfeitamente

Esse MIKROTIK - ROUTERBOARD RB 750GR3 HEX vale a pena ? Achei por menos de 300 reais, tenho um certo tempo de uso com firmwares alterativos no meu tplink como o OpenWRT/DD WRT
 
Estou querendo pegar um roteador novo e vejo muitos comentarios positivos alem de exaltar muito essa marca, pra um iniciante que pretende ir aprendendo mais sobre redes e afins voces recomendam o Mikrotik ? Como mal uso o wifi e quando uso é apenas pra navegar e usar WPP no celular qualquer roteador que tenho aqui me serve perfeitamente

Esse MIKROTIK - ROUTERBOARD RB 750GR3 HEX vale a pena ? Achei por menos de 300 reais, tenho um certo tempo de uso com firmwares alterativos no meu tplink como o OpenWRT/DD WRT

É o que mais vale a pena. Possui um hardware robusto para um roteador, com um excelente sistema operacional. Tô só esperando pegar em grana pra comprar o meu.
 
Estou querendo pegar um roteador novo e vejo muitos comentarios positivos alem de exaltar muito essa marca, pra um iniciante que pretende ir aprendendo mais sobre redes e afins voces recomendam o Mikrotik ? Como mal uso o wifi e quando uso é apenas pra navegar e usar WPP no celular qualquer roteador que tenho aqui me serve perfeitamente

Esse MIKROTIK - ROUTERBOARD RB 750GR3 HEX vale a pena ? Achei por menos de 300 reais, tenho um certo tempo de uso com firmwares alterativos no meu tplink como o OpenWRT/DD WRT
Vale muito a pena, como o colega acima falou Hardware de ponta para roteador, o RouterOS tambem é um excelente software de roteamento, tanto que e um dos mais usados por pequenos e medios provedores, e no da pau...
 
Só um relato rápido aqui, aqui na empresa temos 3 links, sendo 1 deles apenas para o WIFI dos visitantes, geralmente são 50-60 conexões simultâneas no WI-FI. A empresa que fornece o link inicialmente tinha colocado um router padrão da TP-LINK para gerenciar tudo isso, obviamente não ia dar certo, o router depois de um determinado tempo travava, ou seja, novos IPS não eram aceitos, lentidão imensa para adquirir um novo endereço IP, tinha que ficar reiniciando o router, reclamei e colocaram um RB no lugar, mudou da aguá para o vinho, não trava mais, já tive picos de 80 IPS simultâneos nele, a velocidade com que pega IP é absurda, vale muito a pena.
 
Apenas para relatar junto ao tópico, quando eu morava em apartamento eu utilizada 1 rb hap lite tc com 2 airport express, nunca tive problema algum com a minha rede. Quando terminei de construir a minha casa percebi que os airports apesar de eficientes, não ficaram bem nos locais que eu queria colocar eles, apenas por estética mente pois era uma casa toda nova, resolvi vender eles e adquirir dois unifi-ac-lite e para não ficar usando PoE injector para cada um deles, adquiri um RB960PGS (HEX PoE), este RB sim é poderoso e já deve atender qualquer casa tranquilamente.
Acho que quem pensa em investir em um 3011 ou 2011, pode rever seu investimento em um rb960, pois ele aceita 1 sfp, 1 eth poe in e 4 eth poe out, aceita poe passivo e 802.3af/at, além de todas as eth serem gigabit. Possui licença lvl 4 e não tem wifi, mas tem uma porta usb também.
 
porta usb dele, serve para o que?

Pode-se ligar um hd ou pendrive e utilizar para cache de proxy, compartilhar arquivos pela rede (via SMB) e possivelmente outras coisas que eu ainda não descobri heheheh.
 
Pode-se ligar um hd ou pendrive e utilizar para cache de proxy, compartilhar arquivos pela rede (via SMB) e possivelmente outras coisas que eu ainda não descobri heheheh.

foda que pra configurar mikrotik é complicado. terminei optando pelo edgerouter x e pensar mais um pouco se vale a dor de cabeça pra configurar.
 
foda que pra configurar mikrotik é complicado. terminei optando pelo edgerouter x e pensar mais um pouco se vale a dor de cabeça pra configurar.
Optou ou já comprou? Se queria algo mais plug and play devia ter optado por Asus, TP-Link ou D-Link que tem interfaces mais "amigáveis".

O edgerouter não é tão "menos complicado" que um mikrotik, mas é algo que você faz uma vez e esquece, obviamente quem compra qualquer um deles precisa ao menos entender o conceito de rede e algum conhecimento básico de infra, comprar "porque é melhor" não é uma justificativa. Qualquer um deles mal/configurado errado irá trabalhar pior que um TP-Link de entrada.

Quem fica acessando gerência de roteador todo santo dia como se fosse o Big Brother deve ter: 1) problema recorrente; 2) não tem nada melhor pra fazer da vida ou 3) paranoia excessiva.
 
Pode-se ligar um hd ou pendrive e utilizar para cache de proxy, compartilhar arquivos pela rede (via SMB) e possivelmente outras coisas que eu ainda não descobri heheheh.

foda que pra configurar mikrotik é complicado. terminei optando pelo edgerouter x e pensar mais um pouco se vale a dor de cabeça pra configurar.
Optou ou já comprou? Se queria algo mais plug and play devia ter optado por Asus, TP-Link ou D-Link que tem interfaces mais "amigáveis".

O edgerouter não é tão "menos complicado" que um mikrotik, mas é algo que você faz uma vez e esquece, obviamente quem compra qualquer um deles precisa ao menos entender o conceito de rede e algum conhecimento básico de infra, comprar "porque é melhor" não é uma justificativa. Qualquer um deles mal/configurado errado irá trabalhar pior que um TP-Link de entrada.

Quem fica acessando gerência de roteador todo santo dia como se fosse o Big Brother deve ter: 1) problema recorrente; 2) não tem nada melhor pra fazer da vida ou 3) paranoia excessiva.

comprei o Edgerouter pelo mercado livre. eu entendo de rede o básico pra mais um pouco. acredito que não terei grandes dificuldades pelo que andei pesquisando na net. terminei optando por ele ao invés do mikrotik pelos videos que olhei no youtube do mesmo, achei mais complicado a configuração.
 
Pode-se ligar um hd ou pendrive e utilizar para cache de proxy, compartilhar arquivos pela rede (via SMB) e possivelmente outras coisas que eu ainda não descobri heheheh.

essa "porta SFP" serve para o caso de usar uma internet fibra ótica e ligar direto nele, podendo excluir o modem/roteador da operadora?
 
essa "porta SFP" serve para o caso de usar uma internet fibra ótica e ligar direto nele, podendo excluir o modem/roteador da operadora?
Se a operadora permitir sim, porém se eles permitirem eu não sei se eles dariam o conector SFP ou se você teria que comprar, este conector dependendo do modelo é mais caro que o proprio routerboard heehe.
 
RouterOS é bom (tenho larga experiência com provedor), mas ultimamente tem deixado a desejar. As últimas versões estão com alguns bugs meio irritantes (por ex: a 6.42 tenho enfrentado problemas com IPv6, e sério problema de desempenho na hAP Lite), bem como algumas implementações nunca inseridas, como melhor suporte ao IPv6 (ex: DNS64/NAT64, melhor integração aos demais recursos, como PPP) e OpenVPN em udp c/ compressão LZO, bem como funcionar em IPv6, visto que meu provedor, por exemplo, não mais distribui IPv4 público.

Moral da história, peguei o hardware Mikrotik e instalei OpenWRT, só felicidade!
 
RouterOS é bom (tenho larga experiência com provedor), mas ultimamente tem deixado a desejar. As últimas versões estão com alguns bugs meio irritantes (por ex: a 6.42 tenho enfrentado problemas com IPv6, e sério problema de desempenho na hAP Lite), bem como algumas implementações nunca inseridas, como melhor suporte ao IPv6 (ex: DNS64/NAT64, melhor integração aos demais recursos, como PPP) e OpenVPN em udp c/ compressão LZO, bem como funcionar em IPv6, visto que meu provedor, por exemplo, não mais distribui IPv4 público.

Moral da história, peguei o hardware Mikrotik e instalei OpenWRT, só felicidade!

Pensei em fazer isso com meu OpenWRT, mas não vi vantagem, pois já tenho um Archer C7 com OpenWRT.
Como foi esse processo de upgrade rOS para o OpenWRT? Sabes dizer se o revert é tranquilo?
 
Pensei em fazer isso com meu OpenWRT, mas não vi vantagem, pois já tenho um Archer C7 com OpenWRT.
Como foi esse processo de upgrade rOS para o OpenWRT? Sabes dizer se o revert é tranquilo?

É tranquilo, pra fazer o revert utilize o netinstall.

Antes de fazer a troca pro OpenWRT, contudo, faça backup de sua licença pra evitar qualquer problema com isso.
 
É tranquilo, pra fazer o revert utilize o netinstall.

Antes de fazer a troca pro OpenWRT, contudo, faça backup de sua licença pra evitar qualquer problema com isso.

Vou ver se me aventuro nisso nesse fds. Não que haja necessidade, mas fiquei curioso.

Hoje meu Mikrotik é meu server DHCP, cache DNS, tenho duas subnets, uma pro Wireless que deixo free pros meus vizinhos, e outra pra minha rede interna.
Meu Archer C7 com Openwrt funciona basicamente como um switch com wireless.
 
Vou ver se me aventuro nisso nesse fds. Não que haja necessidade, mas fiquei curioso.

Hoje meu Mikrotik é meu server DHCP, cache DNS, tenho duas subnets, uma pro Wireless que deixo free pros meus vizinhos, e outra pra minha rede interna.
Meu Archer C7 com Openwrt funciona basicamente como um switch com wireless.

Bom, verifique se a necessidade é relevante pra ti... Por exemplo: verifiquei que você tem uma rede específica pros vizinhos, no OpenWRT pra configurar dois ou mais servidores DHCP você precisa criar uma instância específica, feito somente via CLI/SSH (Luci não suporta essa função ainda).

Eu precisei do OpenWRT pela OpenVPN em udp/lzo e em ipv6, que não funciona no RouterOS.
 
Bom, verifique se a necessidade é relevante pra ti... Por exemplo: verifiquei que você tem uma rede específica pros vizinhos, no OpenWRT pra configurar dois ou mais servidores DHCP você precisa criar uma instância específica, feito somente via CLI/SSH (Luci não suporta essa função ainda).

Eu precisei do OpenWRT pela OpenVPN em udp/lzo e em ipv6, que não funciona no RouterOS.

Entendi.
Eu realmente não tenho necessidade. Até pq se tivesse, eu usaria o Archer C7 no lugar do rOS.
Valeu!
 
Mais um entrando para o clube :vinho:

Depois de ver tanto o roteador da operadora quanto um Asus AC66U sofrendo para manter múltiplas conexões no meu link FTTH resolvi comprar um RB750Gr3 (hEX).

Devo recebê-lo até o inicio da próxima semana e assim que colocar o danado em operação volto com minhas impressões :joia:
 
Mais um entrando para o clube :vinho:

Depois de ver tanto o roteador da operadora quanto um Asus AC66U sofrendo para manter múltiplas conexões no meu link FTTH resolvi comprar um RB750Gr3 (hEX).

Devo recebê-lo até o inicio da próxima semana e assim que colocar o danado em operação volto com minhas impressões :joia:
Aguardando suas impressoes, se possível testar o QoS dele.
 
Verdinhas para o vendedor do ML e para os Correios, em menos de 24h já tá lá em casa :full: :free:

Whats_App_Image_2018-08-30_at_12.36.50.jpg


Se tudo der certo à noite começo os testes, talvez as impressões demorem um pouco pois estou enferrujado em MK e não fuço no WinBox há anos :haha:

[]´s
 
Verdinhas para o vendedor do ML e para os Correios, em menos de 24h já tá lá em casa :full: :free:

Whats_App_Image_2018-08-30_at_12.36.50.jpg


Se tudo der certo à noite começo os testes, talvez as impressões demorem um pouco pois estou enferrujado em MK e não fuço no WinBox há anos :haha:

[]´s
Me passa, via mp, o link do vendedor, por favor...
 
Me passa, via mp, o link do vendedor, por favor...
Lamento, fui olhar antes de te mandar e ele pausou o anuncio, provavelmente está sem estoque. Ontem fiz uma pergunta antes de comprar e peguei a penúltima unidade que ele tinha.

Eu filtrei e escolhi aleatoriamente um com frete grátis e parcelamento "sem juros" mas todos estão com valores bem similares (R$310 à vista e R$330 parcelado).
 
Mais um entrando para o clube :vinho:

Depois de ver tanto o roteador da operadora quanto um Asus AC66U sofrendo para manter múltiplas conexões no meu link FTTH resolvi comprar um RB750Gr3 (hEX).

Devo recebê-lo até o inicio da próxima semana e assim que colocar o danado em operação volto com minhas impressões :joia:

Eu tinha um AC66U até 2015, quando queimou (surto elétrico) :mad:. Eu usava o cliente torrent dele pra baixar direto no HD conectado na usb. A cpu batia fácil 90% quando eu deixava muito alta a quantidade de conexões.
Depois do AC66U, estou usando uma RB951G-2HnD atualmente. Interessante a diferença de desempenho entre ela e a RB750Gr3 (hEX).

https://mikrotik.com/product/RB951G-2HnD#fndtn-testresults

https://mikrotik.com/product/RB750Gr3#fndtn-testresults

Uma cpu dual core faz uma bela diferença.

Tenho um plano de 30/15, mas semana passada aconteceu algum bug (sei lá) na velocidade, que ficou "sem limite" aqui :wtf:.

7571964542.png

Ficou por dois dias assim. Só no teste, a cpu da RB951G-2HnD bateu 97% :putz:. Tem que ser dual core mesmo pra aguentar o tranco :true:.
 
Eu tinha um AC66U até 2015, quando queimou (surto elétrico) :mad:. Eu usava o cliente torrent dele pra baixar direto no HD conectado na usb. A cpu batia fácil 90% quando eu deixava muito alta a quantidade de conexões.
Depois do AC66U, estou usando uma RB951G-2HnD atualmente. Interessante a diferença de desempenho entre ela e a RB750Gr3 (hEX).

https://mikrotik.com/product/RB951G-2HnD#fndtn-testresults

https://mikrotik.com/product/RB750Gr3#fndtn-testresults

Uma cpu dual core faz uma bela diferença.

Tenho um plano de 30/15, mas semana passada aconteceu algum bug (sei lá) na velocidade, que ficou "sem limite" aqui :wtf:.

7571964542.png

Ficou por dois dias assim. Só no teste, a cpu da RB951G-2HnD bateu 97% :putz:. Tem que ser dual core mesmo pra aguentar o tranco :true:.
Nenhum mikrotik tem cliente torrent né?
Meu interesse é manter meu xiaomi 3g como NAS, torrent client e AP, e manter o mikrotik pra gerenciar a rede.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo