[TÓPICO DEDICADO] Monitor Alienware AW3418DW / AW3420DW

Seria isso alguma diferença de firmware? Verificou se ambos estavam em versões iguais?
O meu estava no 103 e o novo eu coloquei já no 104, única diferença.
Usando o mesmo cabo dp, e percebi as cores mais fortes, com a mesma configuração.
Uso cabo dp do meu antigo alienware aw3420dw
 
Mas quando ativa o HDR o brilho não vai pra 100%?

Pelo o que me lembro tanto o contraste qnto o brilho ficava indisponível

Até onde vi, todos os Dell quando ativados o HDR o brilho automaticamente vai para o máximo. Em TVs você pode manualmente alterar isso mas por algum motivo nos monitores ele fica fixo. Não que a maioria vá diminuir mas é interessante ter a liberdade de poder alterar isso. Se essa alteração vir pros demais modelos será uma boa adição.


Ah, falando sobre Firmware, ouvi dizer que o próximo FM pro AW2725DF vai permitir desativar o DSC da Nvidia, ou seja, será possível usar o DLDSR!
 
Última edição:
Até onde vi, todos os Dell quando ativados o HDR o brilho automaticamente vai para o máximo Em TVs você pode manualmente alterar isso mas por algum motivo nos monitores ele fica fixo. Não que a maioria vá diminuir mas é interessante ter a liberdade de poder alterar isso. Se essa alteração vir pros demais modelos será uma boa adiação.


Ah, falando sobre Firmware, ouvi dizer que o próximo FM pro AW2725DF vai permitir desativar o DSC da Nvidia, ou seja, será possível usar o DLDSR!
Sim, isso vai ser uma boa mesmo com hz mais baixo, já que será mais importante pra jogos singleplayer, então uns 100hz já tá safe.
 
Tinha comentado desse problema aqui no tópico e no outro dia liguei para Dell, o suporte técnico abriu um chamado, no outro dia eu embarquei e deixei no esquecimento esse chamado, depois de 10 dias eu recebo uma nf da Dell e para minha surpresa, enviaram outro aw3225qf novo.
Chegou hoje e outra surpresa, chegou com a película protetora igual as tvs da LG.
procurei e não achei nenhuma mancha e está impecável, demorou mas a Dell tomou vergonha na cara.
O meu recebido em fevereiro veio com essa pelicula protetora, boaa
 
DWF saiu firmware novo, M3B107.

Pessoal do Reddit ta testando, mas ninguem bateu o martelo ainda, parece que nao da pra ajustar o brilho em HDR mais.

Rtings vai testar, mas nao por agora.


Alguém ai testou?
Se alguém testar comentem aqui, nao atualizei ainda.
Vi um pessoal no reddit comentando que melhorou o HDR em alguns jogos, tipo Helldivers
 
Se alguém testar comentem aqui, nao atualizei ainda.
Vi um pessoal no reddit comentando que melhorou o HDR em alguns jogos, tipo Helldivers
Eu uso HDR automatico do windows porque sou burro, não consigo configurar manualmente para achar o que é o melhor kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


@GamesBrs
Eu percebi que pode ser um BUG tmb... as vezes uso o SDR e as cores ficam mais brilhantes do que com o HDR ligado, você liga o HDR parece que ta tudo mais apagado do que as cores vivas. Vendo aqui que outros modelos foram corrigidos depois, espero que chegue logo!
 
Eu uso HDR automatico do windows porque sou burro, não consigo configurar manualmente para achar o que é o melhor kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu percebi que pode ser um BUG tmb... as vezes uso o SDR e as cores ficam mais brilhantes do que com o HDR ligado, você liga o HDR parece que ta tudo mais apagado do que as cores vivas. Vendo aqui que outros modelos foram corrigidos depois, espero que chegue logo!
O que eu sinto, é que as vezes, entra um jogo, e ele ta com muito brilho e extremamente saturado, não me parece correto, ai depois "corrigi", mas tem jogo que fica zoado o HDR.
Helldivers 2 mesmo fica HORRÍVEL
 
Eu uso HDR automatico do windows porque sou burro, não consigo configurar manualmente para achar o que é o melhor kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu percebi que pode ser um BUG tmb... as vezes uso o SDR e as cores ficam mais brilhantes do que com o HDR ligado, você liga o HDR parece que ta tudo mais apagado do que as cores vivas. Vendo aqui que outros modelos foram corrigidos depois, espero que chegue logo!

O que eu sinto, é que as vezes, entra um jogo, e ele ta com muito brilho e extremamente saturado, não me parece correto, ai depois "corrigi", mas tem jogo que fica zoado o HDR.
Helldivers 2 mesmo fica HORRÍVEL
eu percebia isso em games que eu não tinha configurado o HDR corretamente, teve jogos igual o mw3, que tive que colocar o HDR em 940 e ficou bem melhor.
HDR para usar no windows eu não vejo muito sentido
 
eu percebia isso em games que eu não tinha configurado o HDR corretamente, teve jogos igual o mw3, que tive que colocar o HDR em 940 e ficou bem melhor.
HDR para usar no windows eu não vejo muito sentido
Em relação a usar no Windows, ta bem melhor isso do HDR, eu li em algum lugar que o Windows aprendeu a gerenciar isso.
O Helldivers especificamente é algo do jogo, vi muita gente reclamando na internet.
 
Em relação a usar no Windows, ta bem melhor isso do HDR, eu li em algum lugar que o Windows aprendeu a gerenciar isso.
O Helldivers especificamente é algo do jogo, vi muita gente reclamando na internet.
Garanto que continua o mesmo suco do lixo no Windows como sempre, uso o HDR somente quando vou ver uma série ou game que tenha suporte. No Windows parece que colocam um lençol na frente deixando tudo esbranquiçado
 
Aí. Meu AW2725DF veio com uma espuma protetora colada pelas bordas do monitor protegendo o Display. Essa todos acompanham né ?
O que brigam e que a Dell não coloca é uma película aderida na direto no Display, é isso?
 
Aí. Meu AW2725DF veio com uma espuma protetora colada pelas bordas do monitor protegendo o Display. Essa todos acompanham né ?
O que brigam e que a Dell não coloca é uma película aderida na direto no Display, é isso?
Isso!
 
Complicado não colocarem isso. Mas ontem joguei a luz no display e não vi nenhuma marca. Vou olhar direito hoje.

Fluidez de 360hz realmente é uma delicinha, pena que pouquissimos jogos chegam a isso, testei só no Valorant. Ficava alternando entre 144 e 360 pra sentir a diferença.
 
Encomendei o DWF. Joguei por horas Valorant aqui no 2725DF 360hz, mas irei devolver hoje. Gostei dos 360hz, fluidez total, eu percebi uma diferença boa entre 144 ou 165 para 360, mas de 240 para 360 achei bem pequena, 240hz já ficaria bem legal. Queria muito mesmo que o DWF fosse 240hz.
Joguei bem pouco CS2 (percebi uma diferença tbm) e joguei Apex um pouco (aqui quase não percebi diferença entre 165 e 360hz)

Para quem só joga Valorant, CS, Fortnite, Overwatch acho que esse monitor de 360hz é ideal, por tudo que oferece para esse tipo de cenário. Eu gosto bastante de multiplayer competitivo mas eu planejo jogar outros jogos, então espero que o DWF seja uma melhor escolha visto que quero experimentar a imersão do ultrawide pela 1ª vez em alguns jogos e aproveitar um multiplayer comp também.
 
Última edição:

@GamesBrs

Uma coisa interessante pela analise, essa diferença é mais perceptível na área de trabalho usando o modo SDR em HDR - o que praticamente não faço, como o app da Dell é bem prático de usar, geralmente só ativo o HDR por ele na hora de consumir conteúdo HDR. O Windows ainda não recebeu uma atualização de suporte a calibração para isso, mas tinha lido em algum lugar que em breve irá receber, quando isso acontecer, vai melhorar muito o uso do HDR no Windows.

Já em modo HDR, parece que a suposta diferença acontece porque tem um rastreamento da linha EOTF pior no Modo 1000 Nits que no modo 400 Nits... mas segundo o mesmo, é apenas em tons cinza médio dependendo da porcentagem de área, ou seja, nem todos os jogos terão essa diferença de forma bem nítida.

Confesso pra você que pelo menos na prática não consigo perceber essa diferença toda entre ambos, noto mais os pontos brilhantes do modo 1000 Nits - talvez isso prevaleça mais pra mim que essa diferença dos tons cinza médio, por isso minha preferencia, mas vai depender de cada usuário.

No fim, espero que a Dell melhore esse rastreamento da linha EOTF no modo 1000 Nits em algum firmware. Não duvido que isso possa acontecer, a Dell tem um histórico de trabalhar muito bem nas atualizações desses monitores.

O DWF passou por uma correção parecida no ano passado, vamos ver.
 
Última edição:
Alguém ja comparou lado a lado um Odyssey OLED G8 com esse alienware do topico? São similiares?

Apareceu por 5500 contanto com o investback da xp, é um bom negocio? Queria voltar para o ultrawide, tenho uma oled 42 atualmente.

 
Alguém ja comparou lado a lado um Odyssey OLED G8 com esse alienware do topico? São similiares?

Apareceu por 5500 contanto com o investback da xp, é um bom negocio? Queria voltar para o ultrawide, tenho uma oled 42 atualmente.


O Odyssey G8 usa o mesmo painel QD-OLED do Alienware AW3423DWF (165Hz c/ G-Sync Compatible e FreeSync) / DW (175Hz c/ G-Sync Ultimate).

Porém, de acordo com o RTINGS o modelo feito pela Alienware possui uma calibração de cores do painel superior ao G8, sem contar na garantia de 3 anos contra Burn-In (podendo estender para 5 anos). Pra mim este fator pós venda é decisivo e a Dell está há milhas na frente da Samsung neste quesito.

Vale lembrar que apesar do preço no site você consegue um bom desconto através dos consultores de televendas...
 
Sempre usei hdr 1000, depois que vi esse vídeo, testei o hdr400 e estou achando melhor que o 1000.
 
Sempre usei hdr 1000, depois que vi esse vídeo, testei o hdr400 e estou achando melhor que o 1000.

Pelo vídeo parece mais um problema das fabricantes com o 1000 para limitar risco de burn in. Acho que só mini LED não teria limitação pq eles tacam brilho até na mãe.
 
Pelo vídeo parece mais um problema das fabricantes com o 1000 para limitar risco de burn in. Acho que só mini LED não teria limitação pq eles tacam brilho até na mãe.
Sim, estou testando no cod aqui e estou achando o HDR 400 bem melhor, parece que as cores ficaram fortes, eu estou preferindo assim.
nao testei em outros jogos
 
Sim, estou testando no cod aqui e estou achando o HDR 400 bem melhor, parece que as cores ficaram fortes, eu estou preferindo assim.
nao testei em outros jogos

Desde o início tenho preferido o HDR400 True Black, como já havia comentando aqui no tópico. O único caso onde preferi o HDR Peak 1000 foram em jogos onde são naturalmente mais escuros e com picos de brilhos que se destacam mais como, por exemplo, o Dead Space Remake. Em outros jogos que usam maior área de tela brilhosa eu continuo preferindo o HDR 400.
 
Desde o início tenho preferido o HDR400 True Black, como já havia comentando aqui no tópico. O único caso onde preferi o HDR Peak 1000 foram em jogos onde são naturalmente mais escuros e com picos de brilhos que se destacam mais como, por exemplo, o Dead Space Remake. Em outros jogos que usam maior área de tela brilhosa eu continuo preferindo o HDR 400.
Eu lembro que já tinha lido isso na época que usei o DW/DWF, usar TB400 em jogos mais claros e P1000 em jogos mais escuros.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo